ME IO começou com um convite do Ben Davenward, proprietário da Travel-Games, uma loja inglesa especializada em carteados (vazas, sheddings e assemelhados), além de outros gêneros importados. Ele teve a ideia de criar um livro com jogos de cartas de designers espalhados pelo mundo, e pediu para algumas pessoas criarem um jogo que fosse possível ser jogado com um baralho comum e, se muito, algumas cartas extras.
Como o mesmo convite foi feito para mim e para o Fel, resolvemos desenvolver esse jogo juntos, já que não tínhamos ainda desenvolvido nenhum jogo em co autoria, apesar de conversar muito sobre desenvolvimento de jogos e do que gostamos de jogar (e gostaríamos de produzir).
Do meu lado, eu queria solucionar algo que sempre me incomodou nos jogos de vaza: o equilíbrio das cartas. Como lidar com uma mão muito forte, ou muito fraca, ou muito média? Alguns recursos já são muito explorados, como os palpites (bid), e alguns novos estão surgindo, como o exact bid (em que todos os jogadores têm que fazer o mesmo número de vazas). Mas eu gostaria de algo diferente, cuja responsabilidade recaísse totalmente nas decisões do jogador, e não na aleatoriedade das cartas.
Já Fel gostaria de algo com regras muito simples, que pudesse ser compreendido e jogado por qualquer pessoa rapidamente, ser explicado em menos de 5 minutos e, se possível, fosse jogado em duplas (já que os jogos em dupla são uma paixão compartilhada entre nós).
A ideia de separar a mão em duas partes e tentar equilibrá-las veio de repente - e veio como um jogo pronto, já que todo o restante segue regras clássicas de jogo de vaza. Apresentei a ideia para o Fel, que aprovou na hora. Ajustamos a distribuição do baralho para possibilitar o jogo em 3 e 4 jogadores, e assim foi publicado o ME IO, na sua versão “baralho comum”. Essa versão foi enviada para o Ben, e será publicada na sua coleção, e também foi disponibilizada junto com o BiriDeck, um instrumento para prototipagem e desenvolvimento de jogos de cartas que eu idealizei e produzi em 2024.
Entretanto, um jogo de baralho talvez não atraísse tantas pessoas, apenas um grupo muito específico de pessoas. Como o jogo ficou bastante redondo, quisemos atingir um público ainda maior, com um produto mais completo. Partimos então para novos desafios. Um deles, claramente, era criar e testar a versão em duplas, exigência do Fel. O outro era ampliar o número de jogadores (de 2 a 5). Finalmente colocar umas cartas especiais para dar uma graça maior no jogo. Como a mente criativa da dupla, Fel me manda em um determinado dia cerca de 25 sugestões de possíveis cartas especiais com a mensagem “vê aí o que você acha que funciona melhor”. Fiz uma triagem, testamos as mais promissoras e chegamos às 5 cartas que acompanham essa nova versão, mais completa e interessante, do ME IO.
O que começou com um jogo simples se tornou uma pequena joia, da qual nos orgulhamos muito. A primeira decisão - como separar a mão para conseguir o equilíbrio perfeito - é bastante desafiadora. Entretanto, a possibilidade de corrigir o ‘rumo’ no meio do jogo - caso você consiga mais ou menos vazas do que imaginava na primeira metade - torna tudo muito mais dinâmico e interessante.
Enfim, ME IO é um jogo que é bem definido pelo meme: um pouco de doce um pouco de salada - perfectly balanced, as everything should be.
ME IO já está disponível em pré-venda e será lançado no Diversão Offline 2025.