Thokmay::R_mntr:: Comprei o jogo a mais ou menos duas semanas e até agora joguei umas 3 partidas. Uma em 3 jogadores (mais experientes) e duas em 2 jogadores (sendo um menos experiente).
Não consegui vencer nenhuma das partidas.
Tentei combar os personagens para que o jogo ficasse mais equilibrado, tipo, uma com Sindra e Boldur (um mago e um tank) outra com Finkel e Alva, mas sempre no momento de investida dos monstros eu tomei um UAP dos monstros. Entrei nos fóruns do BGG e vi muita gente falando que gostou do jogo e que achou ele fácil. O manual também traz muitas outras possibilidades para dificultar mais o jogo, como o dado de monstros. O problema é que eu me senti muito burro, pois já no modo mais fácil possível eu não cheguei nem perto de ganhar.
Gostaria de saber se alguém mais está tendo essa experiência ou se sou eu que sou um jogador ruim mesmo kkkkkkkkk.
Sim, você é ruim.
O jogo passa anos sendo desenvolvido, pensado, testado e balanceado, para te apresentar um problema de modo que seja gratificante encontrar uma solução, e você quer encontrar essa solução em 3 partidas?
A facilidade ou dificuldade é um critério bastante subjetivo pois depende do conjunto de habilidades e experiências individuais de cada jogador.
Não sei a sua idade, mas caso seja um pouco mais velho vai lembrar de jogos digitais, tanto de console quanto de computador, em que a dificuldade de um jogo de aventura era em um nível bem alto, e exigia várias voltas ao checkpoint mais próximo até avançarmos em cada etapa do jogo.
Algumas pessoas utilizavam os "detonados", seguindo um passo a passo até finalizarem o jogo. Isso realmente é jogar? Ou jogar é descobrir a forma de enfrentar cada obstáculo que o autor do jogo nos apresenta?
Digo isso pois não quero que você se sinta mal em ser ruim nesse jogo, mas veja isso como algo positivo, pois você ainda tem muito jogo pela frente.
Cara, eu entendi o seu ponto, mas acho que eu não tenha deixado o meu tão claro assim:
Eu entendo que os jogos são pensados pra que a dificuldade seja desafiadora pros jogadores. Jogos fáceis demais são desinteressantes. E é parte do trabalho do designer fazer com que o jogo seja ao mesmo tempo desafiador, divertido, competitivo e recompensador (até mesmo punitivo, dependendo da proposta).
O que eu queria levantar era a experiência de outros jogadores com Fate, já que a minha experiência com o jogo não pareceu estar alinhada com o que o manual e alguns fóruns do BGG estavam mostrando. Como eu falei, eu apanhei quando joguei, e o manual só traz coisas para dificultar ainda mais o jogo. Queria saber mesmo se era possível ganhar ou se o jogo era quebrado, não querendo um "detonado".
O jogo é fantástico e estou ansioso para jogar de novo, algo que até me fez até questionar o grupo que eu estou jogando kkkk já que lá a galera gosta de variar mais os jogos, enquanto eu gosto muito mais de ir fundo em alguns poucos e realmente extrair algo dali.
É que como você mesmo falou, dificuldade é algo subjetivo. Mas nós temos que concordar que hoje em dia, com todas as demandas que alguém 30+ possui, gastar R$600 reais num jogo onde você vai precisar de 20 partidas pra ganhar é algo frustrante. Por isso que eu vim aqui discutir sobre isso.
Mas valeu por trazer o seu ponto de vista.