Produtora: Matagot (Galápagos Jogos)
Numero de Jogadores: 2 a 5
Duração: 90 Minutos
Ranking da Ludopedia: 23
Ranking na Boardgames Geek: 116
Minha Nota para o Jogo: 8.5
Olá galera, de volta para trazer mais uma resenha para vocês, dessa vez com Cyclades, um jogo onde cada jogador controla uma das grandes cidades da antiguidade, recebendo favores dos deuses e tentando construir a maior metrópole das ilhas de Cyclades. O jogo é para 2 a 5 jogadores e com um tempo médio de duração de 90 minutos.
Temática
No arquipélago das Cíclades, na costa de uma Grécia ainda desunida, as grandes cidades (Esparta, Atenas, Corinto, Tebas e Argos) estão se expandindo e lutando entre si para estabelecer sua supremacia sob o olhar benevolente dos Deuses.
Cada jogador controla uma dessas grandes cidades antigas e vão ao longo do jogo fazendo oferendas aos deuses para receberem os seus favores divinos, possibilitando assim que construções sejam feitas em suas cidades para que ele chegue a construir uma grande metrópole.
Mecânicas
As principais mecânicas do jogo são o leilão, controle de área e rolagem de dados.
A mecânica mais importante do jogo é o leilão, o jogo praticamente é vencido para aqueles que fizerem muito bem as suas apostas nessa fase. Durante cada rodada os jogadores poderão fazer as suas oferendas aos deuses do olimpo, mas apenas o jogador com a maior quantidade de moedas de ouro vai receber os benefícios de cada um dos deuses, logo é muito importante saber de qual deus você quer receber o benefício, e também a quantidade de moedas que você vai poder gastar para não ficar sem. Essa parte do jogo é muito interessante e bem divertida, também é a parte mais demorada do turno, mas é totalmente importante para a sua estratégia durante todo o turno.
O controle de área é bem simples e segue o mesmo padrão dos outros jogos, cada jogador deve controlar territórios para que possa construir as suas metrópoles neles, além disso, alguns territórios fornecem aos jogadores renda de ouro extra no início de cada turno, geralmente esses territórios serão bem disputados pelos jogadores.
Vamos falar da mecânica que muitos jogadores não acham legal, a rolagem de dados, que está presente nos combates nesse jogo. Apesar de ser um fator sorte dentro de um combate e que pode ser crucial para você tomar determinados territórios, ele é facilmente contornado com uma grande quantidade de tropas atacando, já que os dados que vêm no jogo são personalizados e o valor máximo a que eles podem chegar é 3.
Objetivo
O objetivo de cada jogador é fazer duas metrópoles em suas ilhas, eles podem conseguir isso fazendo as construções que os deuses lhe permitem fazer quando você recebe os favores deles, ou pode ganhar alguma construção ou até mesmo uma metrópole invadindo a ilha de um outro jogador.
Sequência de Turnos
O jogo é dividido em três etapas bem fáceis e rápidas, cada uma dessas etapas está melhor explicada logo abaixo.
1ª - Recolher receita: os jogadores recebem moedas de ouro igual ao número de cornucópia que tem nas ilhas que eles controlam, mas as que estão no comércio marítimo também controlado por ele.
2ª - Oferenda aos Deuses: os jogadores nessa fase vão fazer as suas oferendas aos deuses para receberem os seus favores. Começando pelo primeiro jogador ele oferece um valor “X” para um dos deuses disponíveis a sua escolha, e assim segue com todos os jogadores, cada um fazendo uma oferenda em ouro para um deus. Caso um jogador queira fazer uma oferenda a um deus que algum jogador já tenha feito, ele deve oferecer um valor em moedas de ouro maior que o valor que aquele jogador ofereceu e então expulsar o jogador que estava naquele deus para que ele vá fazer uma oferenda a outro deus. Os leilões continuam assim até que cada jogador esteja em algum deus, lembrando que apenas Apolo pode receber mais de um jogador e não custa nada para receber o seu favor.
3ª - Realizando Ações: os jogadores vão realizar as ações dos deuses os quais eles tenham recebido o seu favor, os jogadores fazem as ações na ordem até que todos tenham feito as ações possíveis permitidas pelo seu deus e então um novo turno se inicia.
Além do jogo ter poucas fases durante o seu turno, elas são bem fáceis de serem aprendidas logo de cara, no máximo um jogador novato pode ter alguma dificuldade quanto as cartas de criaturas e quanto as possíveis ações que um deus pode lhe oferecer, tirando isso todo o resto das regras são bem simples, combates, movimentos e afins.
As Grandes Cidades
Cada uma das grandes cidades que podem ser controladas pelos jogadores vem com os seus componentes próprios, entre esses componentes estão 8 miniaturas de tropas, 8 miniaturas de frotas, os marcadores de território, marcadores de oferendas e o escudo da sua cidade.
Ilustração de escudo do jogador.
O interessante aqui é que cada uma das tropas e frotas não apenas tem cores diferentes, como também os modelos de cada uma são todos diferentes, o que dá ao jogo um charme adicional e deixa cada uma das cidades com uma cara única dentro de uma partida.
Ilustração de escudo do jogador.
Além disso cada um dos escudos de cidade possuem uma ilustração única e muito bonita representando a grande cidade que você está controlando, o escudo além de servir para você guardar em segredo a quantidade de moedas que você tem, ainda lhe oferece todas as simbologias das cartas de criaturas que vêm no jogo, e pode lhe servir como um guia rápido para todas elas.
Os Deuses
O jogo vem com 4 dos grandes deuses do olimpo imprimidos em tiles, são eles: Zeus, Athenas, Ares e Poseidon. O deus Apolo está imprimido diretamente no tabuleiro do jogo onde os jogadores vão fazer as oferendas dos deuses, Apolo é o único deus que com certeza vai estar presente em todas as oferendas durante uma partida e também o único deus que aceita que mais de um jogador receba seu favor.
Cada um dos deuses que o jogador pode escolher vai lhe dá uma os mais vantagens durante aquele turno, como por exemplo, Ares lhe fornece tropas e permite que você as movimente, Zeus lhe fornece sacerdotes, Athenas lhe fornece filósofos e Poseidon lhe fornece frotas e um possível movimento com elas.
Tiles do quatros deus que podem esta nas partidas.
Além de dá algo de “graça” para os jogadores, cada um dos deuses lhe permite fazer uma das construções que servem para fazer as suas metrópoles, Zeus lhe permite fazer os templos aos deuses, Athenas lhe permite fazer as universidades, Ares lhe permite fazer as fortalezas de guerra e Poseidon lhe permite fazer os portos. Se o jogador tiver uma de cada dessas construções ele pode trocar por uma
metrópole.
Cartas
O jogo possui uma grande quantidade de cartas de vários tipos diferentes, eu vou explicar brevemente abaixo cada um dos tipos de cartas que vem dentro da caixa básica do jogo.
Sacerdotes
As cartas de sacerdotes são ganhas quando um jogador recebe o favor de Zeus, os sacerdotes lhe dão um desconto na hora de você fazer uma oferenda aos deuses. Cada sacerdote lhe dá um desconto de uma moeda de ouro durante a sua oferenda, o seu desconto na oferenda nunca pode chegar a 0, mesmo que você tenha mais sacerdotes que o valor oferecido para receber o favor de um deus.
Filósofos
As cartas de filósofos não servem para nada inicialmente, mas caso um jogador junte 4 delas ele pode imediatamente trocá-las por uma metrópole.
Cartas de Criaturas
No jogo existem dois tipos de cartas de criaturas, as que você recebe o seu benefício assim que as compra e as que lhe dão um benefício por mais de uma rodada. Na parte do tabuleiro do jogo onde fica o local para fazer a oferenda aos deuses tem uma pequena parte onde são colocadas as cartas de criaturas disponíveis na rodada e o valor que cada jogador pode pegar para receber o seu benefício, aqui vou citar uma carta de efeito imediato e citar o efeito de uma carta das criaturas especiais que podem ter seu efeito ativo por mais de uma rodada, além disso as mesmas vêm com belas miniaturas.
Esta carta é o Sátiro, ele lhe permite pegar um filósofo de outro jogador na mesa.
A carta de kraken destrói todas as frotas no espaço marítimo onde ele for colocado. Além disso o jogador pode pagar um valor adicional para fazer o kraken se mover durante a sua compra, para cada moeda de ouro extra que o jogador paga durante a compra do kraken ele vai poder mover a miniatura dele uma casa, por todas as casas que o kraken passa ele destrói todas as frotas nelas. Ao final do seu movimento o kraken permanece no local impossibilitando que quaisquer outras frotas entrem no espaço marítimo onde ele se encontra.
Algumas das outras miniaturas das criaturas do jogo.
Outros Componentes
O jogo ainda vem com alguns outros componentes como os marcadores de prosperidade, as moedas de ouro, marcadores das construções, marcadores de metrópoles e dois dados personalizados.
Moedas de ouro do jogo.
Componentes do Jogo
Não tenho do que reclamar muito sobre os componentes do jogo, são todos de ótima qualidade, as cartas são de um material muito bom, tabuleiro muito bom e com uma ilustração muito bonita, tiles e marcadores também de qualidade muito boa, e as miniaturas são de ótimo material, só um cuidado extra com as miniaturas de tropas e frotas, pois como elas são bem pequenas podem ser facilmente danificadas. Quanto as miniaturas das criaturas especiais eu tenho apenas uma reclamação que não chega a ser nem importante, seria com relação a base delas, bem que poderia ser padronizada, é muito estranho aquelas bases todas diferentes em vários tipos de formatos, mas isso não interfere em nada dentro do jogo, e só uma opinião visual minha.

Vamos falar um pouco sobre a arte desse jogo, ah a arte desse jogo... começa bem logo pela bela baixa que tem, a ilustração feita por toda a caixa é muito bonita e deixa o jogo muito atrativo, todo o resto das ilustrações desse jogo seguem o mesmo padrão da caixa, todas muito belas. As cartas de criaturas são uma obra de arte, com uma bela ilustração das criaturas mitológicas dos contos olimpianos, e cada uma dessas ilustrações representa muito bem o tema proposto pelo jogo.
algumas das belas ilustrações do jogo.
Considerações Sobre o Jogo
O jogo é muito bom, um dos melhores que eu tenho na minha coleção, ele é muito dinâmico e estratégico na hora de fazer as oferendas aos deuses, praticamente é nessa parte do jogo onde se define os ganhadores da partida, jogadas bem-feitas durante essa fase são essenciais para uma vitória. É um jogo com um tempo de duração mediano, mas com regras muito fáceis, podendo até mesmo ser apresentado para novos jogadores.
É um jogo com um combate muito fácil de se aprender, além de ser bem rápido, é um down time bem baixo já que você terá poucas ações disponíveis para fazer durante a sua rodada, visto que cada deus não oferece uma gama de ações muito grande.
No geral é um ótimo jogo de confronto, que pode ser levado para qualquer mesa que consiga ficar um pouco mais de uma hora jogando, rápido, fácil e bem estratégico.
Partida em andamento.
Existe um pequeno conflito ou dúvida para alguns jogadores quanto a qual jogo pegar, Cyclades ou seu irmão Kemet, eu tenho ambos e suas expansões e digo que eles são igualmente bons, não tem um melhor que o outro, só que eles têm algumas diferenças que fazem alguns jogadores preferirem pegar um e outro não, o Cyclades é um jogo mais estratégico, principalmente na parte do leilão, você não vai entrar em muitos combates com os outros jogadores, até porque apenas um deus lhe permite mover as suas frotas ou tropas, ele é um jogo mais parado. Já o Kemet é um jogo de pura porradaria, você vai estar constantemente entrando em conflitos com os outros jogadores para ganhar pontos e tomar os seus templos e territórios, além de ter um sistema de upgrades bem bacana para você modificar os seus exércitos e aprimorar a sua cidade. Abaixo eu vou deixar o link para uma resenha minha sobre o Kemet e a sua expansão, para quem quiser dá uma conferida no material.
RESENHA DE KEMET PELO CANAL: https://www.ludopedia.com.br/topico/5038/mestre-dos-dados-resenha-kemet
RESENHA DA EXPANSÃO DO KEMET TA-SETI: https://www.ludopedia.com.br/topico/5687/mestre-dos-dados-resenha-kemet-ta-seti
galera só para lembra também que esta ocorrendo uma promoção de 1 ano do canal aqui na Ludopedia e no facebook do canal, quem quiser participar e concorrer a vale compras nas lojas Jogos ao Quadrado e BG Express basta seguir a pagina do facebook ou o canal aqui na ludopedia, vou deixar o link abaixo da promoção aqui na ludopedia e da pagina do canal no facebook, e ate a próxima!!!