Danielmw98::gpierrotti::Emoções a parte, vamos falar de valores?
Esse envio da Meeple nada mais é do que um serviço logístico que barateia (e muito) os custos que você teria se quisesse comprar esse jogo da Awaken pelo gamefound dela
A Meeple está oferecendo 3 opções do jogo e abaixo vou colocar o equivalente do gamefound e as devidas conversões considerando o dólar de hoje (5,88):
Edição Básica Meeple: 749,90 reais
Standard Pledge: 59 dólares + 35 de frete, total 94 dólares
Comprando a Standard Pledge, que equivale ao Edição Básica, o total em reais considerando impostos de importação seria de 1065 reais (redução de 30%, taxa do dólar em 7,96)
Edição Especial Meeple: 1399,90 reais
Especial Edition Pledge: 95 dólares + 40 de frete, total 135 dólares
Comprando a Special Edition Pledge, que equivale ao Edição Especial, o total em reais considerando impostos de importação seria de 1530 reais (redução de 8,5%, taxa do dólar em 10,37)
Edição Premium Meeple: 2799,90 reais (essa é mais complicada porque virou um amálgama de opções do gamefound)
Landscape Pledge + Artbook + Sleeves: 195 dólares + 15 + 6 + 48 de frete, total 264 dólares
Comprando a Landscape Edition Pledge e adicionais, que equivale ao Edição Premium, o total em reais considerando impostos de importação seria de 2992 reais (redução de 6,5%, taxa do dólar em 10,60)
Em resumo, fica claro que a Meeple percebeu com as vendas do Burgundy que quem compra esses jogos está mirando ou numa versão premium ou premium+ (minis), fazendo com que a diferença entre importar solo ou comprar com eles ficasse pequena quando tratamos dessas versões.
Se você quer um Puerto Rico com uma arte nova, modo solo, uma qualidade impecável e todas as expansões e não liga para moedas de metal ou miniaturas (me pergunto inclusive o quão prático vai ser usar as minis de trabalhadores para ser honesto), de longe a versão básica é a que mais compensa.
Diferente do Burgundy que manipula muito os seus tiles, não vejo muito motivo para comprar os tiles de acrílico de Puerto Rico já que o desgaste vai ser mínimo se bem manuseado, só tenho preferência mesmo pelo playmat (fraqueza minha).
É muito possível que eu acabe comprando a edição especial por conta dos barcos, moedas de metal e caixas de produto e para talvez fazer uma coleção dos jogos da Awaken Realms tendo em vista que o próximo será o Agrícola, e eu amo esse jogo.
E emoções a parte e sem defender a Meeple, mas o trabalho que eles fazem aqui é honesto, comprar os produtos via gamefound fica mais caro e o custo alto do jogo se resume em impostos de importação e frete (e com esse último que eu tenho certeza de é como a Meeple encontrou a margem de lucro dela, além de com toda a certeza comprar os jogos num preço menor do que o listado no gamefound devido ao volume de compra)
Bom resumo! Eu também tenho o Burgundy e optei pela Special Edition + Playmat do Puerto Rico. Importar pelo gamefound sempre é uma caixinha de surpresas, e acho que nem tinha envio para o Brasil, e precisaria pedir para uma outra empresa encaminhar o jogo.
Infelizmente no caso não há como barganhar muito os valores, pois o preço desse jogo é quase esse lá fora, e o jogo vai ser traduzido e vendido sob encomenda, e imagino que ninguém vai comprar pra "revender" depois como objetivo.
Caros
Danielmw98 e
gpierrotti
Rapaziada, só para esclarecer, eu não defendi que a MeepleBR estivesse explorando as pessoas especificamente em relação ao preço do Puerto Rico 1897 Especial Edition. Eu acho que a MeepleBR como qualquer outra grande editora nacional de board games, erra quando promove o HYPE e o FOMO, e contribui fortemente para que os board games fiquem cada vez mais proibitivos, mas essa é outra questão.
O que eu defendo, é que nós brasileiros estamos jogando um jogo impossível de ganhar. Nós ganhamos nosso dinheiro em real, enquanto norte-americanos e europeus ganham em dólar e em euro. E não fosse só isso, mesmo proporcionalmente, nós ganhamos salários mais baixos, e no geral temos um padrão de vida mais baixo também. Do mesmo modo, moramos em um país com corrupção endêmica, que requer uma carga tributária que é uma verdadeira extorsão legalizada, para se sustentar. Além disso ainda temos uma infraestrutura de distribuição e alfandegária pífia, e mesmo assim caótica. Certamente nada disso é culpa das grandes editoras nacionais de jogos. Mas isso também não muda o fato de que um jogo que custa 100 dólares para um americano é proporcionalmente muito mais barato, do que custa para um brasileiro. Assim sendo, mesmo que a MeepleBR apresente uma opção mais barata, do que importar, para quem quer comprar o Puerto Rico 1897 Especial Edition, ainda assim, esse "mais barato", na verdade está mais para "menos caro".
Sei que muita gente vai discordar, mas pelo menos na minha opinião, 700 reais é muito caro, não apenas para o Puerto Rico 1897 Especial Edition, mas para qualquer jogo de tabuleiro. Eu também tenho total consciência de que se eu acho muito caro, basta eu não comprar. Só que o que me preocupa, é onde nós vamos parar se continuarmos nos convencendo de que está caro mas vale a pena, afinal de contas é o Puerto Rico 1897 Especial Edition. E isso certamente vai afetar até quem não tem mais condições de comprar nem os jogos família com os preços de hoje, quanto mais aqueles com os preços de amanhã. Se o preço aceitável do jogo médio (em termos apenas de peso) hoje é 700 reais daqui a dois anos será 1.000 reais, daqui a quatro anos será 1.500 reais, daqui a seis anos será 2.000 reais Nesse caso, onde é que nós vamos parar?!?!
Para terminar, eu deixo apenas um pensamento. Quando o Heat saiu por 500 reais, muita gente disse que o preço era um absurdo de caro, e que se esperava que ele viesse por algo em torno de 350 reais. Pois bem, esses mesmos 500 reais, caríssimos no ano passado, são os mesmos 500 reais que as pessoas esperavam que saísse o Puerto Rico 1897, pelo menos na versão mais básica. Com isso, se amanhã o aguardadíssimo Food Chain Magnate sair por 1.000 reais, as mesmas pessoas que hoje reclamam dos 700 reais do Puerto Rico 1897 talvez passem a defender que se o Food Chain Magnate, saísse por 700m reais estaria tudo bem, e assim por diante...
Isso só me faz ficar cada vez mais convicto, de que realmente board game não são mais para o bico da nossa cada vez mais combalida classe média, que eu acredito seja a maioria de quem escreve aqui no Ludopedia. Depois dessa Guerra Tarifária Trump X China, aí é que não será mesmo!!!!
Um forte abraço e boas jogatinas!
Iuri Buscácio
P.S. Eu adoro vinho, e de vez em quando até gasto um pouquinho em um rótulo ou dois, mas nem por isso estou disposto a pagar o quanto se cobra por uma garrafa de Domaine de la Romanée-Conti Gran Cru 2020.