Container foi meu primeiro jogo de tabuleiro fora do eixo dos nacionais e comuns (detetive, war, imagem e ação, jogo da vida, etc). Também foi o primeiro que eu mesmo importei, lá em 2009. Na verdade foi o único. E por muito tempo reinou absoluto na minha coleção, pois todos os outros games eram "comuns". Só este ano que fui me ceder ao prazer dos jogos de tabuleiros modernos. Tendo dito tudo isto, reconheço e assumo que tenho um grande carinho pelo jogo.
Diferente do que alguns colegas apontaram, não acho suas regras fáceis. Explico: não acho que deve ser apresentado a novos jogadores que não tenham o hábito de jogar jogos de tabuleiro regularmente. Tentei isto umas duas ou três vezes e o resultado foi péssimo. Inclusive não poso nem sonhar em sugerir jogar de novo esse jogo com esses jogadores, acho que apanho...
Ao meu ver, é ideal para apresentar para jogadores que sejam medianamente experientes com jogos de tabuleiro. Aí sim suas regras podem ser consideradas "leves".
Em relação a arte, não a acho tão simplória quanto o colega Rodrigo apontou. A começar pela capa, que é FENOMENAL!!!! A arte das cartas atende as minhas expectativas também. E em relação aos tabuleiros individuais, acho a arte elegante. A única arte que odeio neste jogo é a da ilha, que é sofrível!
Além disto, a escolha das cores dos "produtos" (containers) foi péssima... Marrom claro e marrom escuro??? Com tantas cores no mundo, podiam ter escolhido cores mais distintas, ao invés de terem pego uma cor em dois tons diferentes. Pode confundir um jogador desatento facilmente.
Os tokens dos containers podem ser personalizados. Vi uns caras fazendo isto, mas infelizmente não acho a foto agora para compartilhar. Eles meio que entalharam o relevo das portas e laterais dos containers, ficou muito maneiro!!
Para mim, a mecânica mais interessante do jogo é a da valorização/pontuação diferente de jogador para jogador. Isto realmente apimenta a jogada. Para mim é o diferencial do jogo. Sei que existem outros jogos assim, mas como foi o primeiro que joguei, meio que marcou.
Eu considero Container um jogo econômico, daqueles onde tudo o que importa é grana. E digo de antemão que não é tão fácil fazer grana no jogo. São muitas etapas (produção, venda, compra, leilão) e muitas vezes você se perde no caminho, ou alguém vem antes e te deixa na mão. Não entendo muito de economia, mas acredito que este jogo traz, com mais profundidade que a grande maioria dos jogos "econômicos", algumas mecânicas que reproduzem com alguma fidelidade características reais da economia. Vai além da "simples" lei de procura e oferta, por exemplo
Eu não me lembro aonde li, pois foi há muitos anos atrás (2009), mas lembro de ter lido um texto escrito pela esposa de um dos criadores do jogo (Franz-Benno Delonge) e um ponto me chamou muito a atenção. Ela relatou que seu marido (se não me engano a ideia original foi dele) e o outro criador, Thomas Ewert, jogaram o jogo TODOS OS DIAS durante um ano (ou aproximadamente um ano). Esta quantidade absurda de jogadas testes para deixar as regras redondas e aperfeiçoar a jogabilidade me impressionou. A partir daí eu passei a dar mais valor para os jogos de tabuleiro. É uma quantidade de trabalho e de detalhes e decisões que praticamente ignoramos quando abrimos os jogos e nos divertimos com nossos amigos.
Franz-Benno Delonge faleceu de câncer antes do lançamento do jogo. O manual de instruções traz uma página dedicada a sua memória. Deixou um belo legado!