Escrita por: Rodrigo Neves.

Ficha do Jogo:
Container é um jogo de 3 a 5 jogadores de Franz-Benno Delonge e Thomas Ewert, lançado em 2007 pela Valley Games, que visa construir e operar um sistema simples de oferta e procura. Em resumo, o objetivo deste jogo é levar Contêineres para um depósito de porto, então carregá-los num barco e transportá-los para a Ilha Estrangeira. No fim do jogo eles valerão pontos por estarem lá. A dificuldade aparece porque os jogadores não podem comprar ou transportar seus próprios Contêineres, eles precisam comprar os Contêineres de outro jogador sempre. Assim, cada jogador deve atrair os demais jogadores a comprar em suas fábricas e/ou comprar em seus portos.
Mecânicas:
- Colecionar Componentes,
- Especulação Financeira,
- Leilão,
- Pegar e Entregar.
Componentes:
Container é primeiro jogo da coleção de jogos modernos da extinta Valley, que lançou outros clássicos com Titan ou Die Marcher. Os componentes têm arte e acabamento muito simples, pecando na qualidade em alguns pontos. Container é um jogo único no fato de a própria mesa ser parte do jogo, já que funciona como mar aberto. É jogado em 5 tabuleiros individuais e em um tabuleiro da Ilha Estrangeira, todos com uma arte bem fraca e desbotada. Cada tabuleiro dos jogadores contém espaços para construir fábricas ou depósitos, assim como armazéns. Existe também uma área portuária, onde os barcos poderão atracar para carregar Contêineres.



As réplicas de navios cargueiros são um ponto forte e fraco do jogo, ao mesmo tempo. Eles são vistosos, coloridos e dão todo um charme à mesa. A proposta deles é fenomenal... porém o material escolhido para a produção destas peças é um tanto duvidoso. Eles são feitos de uma resina colorida bem fraca e que costuma a esfarelar. Mesmo em uma cópia pouco usada, rapidamente os danos ocorrem. Sem contar que algumas cores não batem com as respectivas nos tabuleiros.
Os depósitos, máquinas e contêineres são de madeira e de boa qualidade. Os produtos são de cinco cores: preto, branco, marrom, canela e laranja. Não existe no manual nenhuma associação temática de quais produtos elas representam, são genéricas mesmo.
O dinheiro do jogo é representado por cartas, no melhor estilo “mini magna cash”. As cartas são pequenas mesmo, tamanho minieuro, para poder serem ocultas na mão durante o leilão oculto que ocorre na entrega do carregamento à Ilha estrangeira. As cartas também são usadas para representar os documentos de empréstimo e cartas de valor para pontuação final dos contêineres entregues.
Síntese do Jogo:
Antes do turno do de cada jogador iniciar, ele deve pagar os juros de empréstimos, caso os possua. Paga-se $1 para o banco por cada Documento de Empréstimo que ele tiver. Se o jogador não pode pagar seus juros, o banco confisca um ou mais Contêineres do jogador delinquente para cada empréstimo, seguindo a prioridade: ilha estrangeira, porto e fábrica. Quem escolhe a cor é o jogador a direita. Caso não tenha contêineres, ele pode perder depósitos ou fábricas. É bastante tenso dever neste jogo... e o pior é que o dinheiro é curto, vai rápido e muitas vezes não vem quando precisamos.
Cada jogador tem duas ações para realizar, em quaisquer das atividades, independente da ordem. A mesma atividade pode ser feita duas vezes, com exceção da “Produzir Mercadorias”.
Comprar um Depósito OU Comprar uma Máquina: No começo, cada jogador possui apenas uma máquina e um depósito. Com esta ação o jogador pode comprar uma máquina ou depósito adicional. Ele deve pagar ao banco a quantia mostrada no próximo espaço disponível no seu tabuleiro. O jogador nunca pode possuir duas máquinas da mesma cor. Máquinas aumentam a capacidade de produção e capacidade de armazenamento fabril de um jogador e depósitos aumentam a capacidade de armazenamento do porto dele.


Comprar Contêineres para o Porto: Permite ao jogador comprar contêineres do Armazém das Fábricas de OUTRO jogador e os coloque no seu próprio Armazém do Porto. Qualquer número pode ser comprado, desde que exceda sua atual capacidade de armazenamento, que é igual a 1 container para cada depósito que possuir. Quando um container é comprado, o comprador pode colocá-lo em qualquer espaço, no seu Armazém do Porto, o que irá indicar que o container está à venda para outros jogadores. Se múltiplos contêineres são comprados, o jogador pode colocá-los todos no mesmo espaço.

Produzir Mercadorias: Permite que o jogador produza um número de contêineres em suas máquinas e os coloque no seu Armazém da Fábrica. A capacidade de produção é igual a um container para cada Máquina que o jogador possuir na sua Fábrica. A capacidade de armazenamento fabril é de 2 contêineres por máquina. Empilhamento de contêineres é encorajado para aumentar o realismo. Produzir mercadorias sempre custa $1 para realizar, pago ao jogador a direita. Esta ação só pode ser realizada uma vez por turno.
Mover o Barco: Existem duas áreas no jogo, Mar Aberto e Portos. Há portos em cada tabuleiro do jogador e no tabuleiro da Ilha Estrangeira. O resto do mesa é o Mar Aberto. Uma ação move o Barco de um Porto para um Mar Aberto e outra ação move do Mar para um Porto. Existe três cenários possíveis de como uma ação de Mover o Barco pode acabar:
- Movimento acaba no Mar Aberto: nada acontece e a ação acabou.
- Movimento acaba no porto de outro Jogador: o jogador tem agora a opção de comprar Contêineres daquele Armazém do Porto. Isto não requer uma ação adicional desde que seja feita NO FINAL da ação Mover o Barco. O jogador paga ao vendedor a quantia total dos contêineres que ele quiser comprar. Um jogador nunca pode recusar vender um container do seu Armazém do Porto, e um barco consegue carregar um máximo de 5 contêineres por vez, sem restrições de cor.
- Movimento acaba na Ilha Estrangeira: Uma vez que os Contêineres atinjam a Ilha estrangeira todos os jogadores trocam de papéis e se tornam os compradores para suas respectivas áreas na Ilha.
A entrega na Ilha é a parte mais nobre e tensa do jogo, onde o jogo será ganho basicamente. Cada jogador, exceto o que trouxe o navio faz um “lance cego” pelo carregamento inteiro. O dono da carga tem então duas opções: ou aceita o lance mais alto E recebe a mesma quantia do governo da ilha como incentivo (ou seja, recebe dobrado), ou paga o lance mais alto para o banco e fica com o carregamento inteiro para sua própria área na ilha. Algumas vezes as decisões podem ser bem difíceis já que o jogador precisa balancear a necessidade de dinheiro na mão versus suprir a Ilha para angariar pontos de vitória.

A qualquer momento o jogador pode pegar um empréstimo do banco. Isto não requer uma ação adicional e pode ser feito no meio de uma ação. Quando ele pega um empréstimo, recebe um documento de empréstimo da pilha e $10 do banco. O jogador pode, a qualquer momento durante seu turno após pagar os juros, pagar o empréstimo.
O jogo acaba quando duas das cinco cores de contêineres não estiverem mais disponíveis no estoque. Quando isto acontece, o jogador que disparou o final do jogo termina seu turno normalmente, e o jogo acaba. Ao final do jogo, todo o dinheiro na mão é adicionado ao valor que cada container vale para ele na ilha. Esses valores são conhecidos pelo próprio jogador, mas são secretos a todos os outros, e se encontram na carta de valor recebida no início do jogo. Outro ponto, se o jogador conseguiu coletar pelo menos um container de cada cor, ele recebe o dobro de pontos pelo seu container de dois valores na carta.
Porém, logo em seguida, cada jogador deve descartar os Contêineres do tipo que ele tiver mais, e não recebe nada por eles. Tematicamente ele coletou em excesso, fornecendo-os em demasia para a ilha e destruindo seu valor agregado. Mecanicamente, isto dificulta a leitura de jogo para os adversários, que não sabem com certeza qual a cor de maior pontuação de cada um.
Avaliação:
Um jogo econômico de pura raça. Em Container podemos comprar máquinas, produzir bens, abastecer os portos, vender aos navios e entregar na ilha estrangeira para garantir pontos no fim do jogo. Porém, você não pode comprar da sua própria fábrica ou vender para seu navio. Mas pode precificar seus produtos. A cabeça explode... especulação, demanda, inflação e leilões.
Em outras palavras, é um jogo que depende fortemente da leitura da mesa e da percepção dos jogadores. Apesar das regras simples, temos aqui uma curva de aprendizado muito alta. Especular e precificar corretamente são estratégias que necessitam de uma visão macro da dinâmica do jogo. É interessante que existe no Container um modelo de jogo muito diferente dos euros tradicionais de alocação de trabalhadores... das maquininhas de pontos.
É muito importante prever as ações dos oponentes, as segundas intenções e ser ágil na hora de calibrar suas ações. Por isto que é um jogo com forte presença de metagame e alta repercussão das ações dos adversários sobre as suas próprias. Isto incomoda bastante o eurogamer tradicional. Se você é fã dos jogos de baixa interação e de ter controle sobre sua estratégia até o fim, este não é um jogo para você. Muitos jogadores calejados no hobby não gostam do Container.
Outro ponto relevante aqui, é que o conjunto de regras é muito simples e não existem mecanismos ou gatilhos para impedir que os jogadores façam grandes besteiras. Isto torna o jogo um tanto punitivo. Mas a questão pior, é que por ser um jogo econômico, as suas decisões pesam nas estratégias dos adversários e na dinâmica do jogo, pois tudo está integrado. Quando um cara faz uma merda homérica aqui, ele afunda e sai literalmente cagando o jogo de todo mundo. Crises, inflações e bolhas podem fazer o jogo desandar.
Apesar de ser um jogo que visualmente me agrade, e seja honesto na mesa, a arte não é o ponto forte do Container. Ilustrações antigas e desbotadas, cores de componentes mal escolhidos, navios de resina muito frágeis... tudo isto faz com o jogo aparente sua idade e visual ultrapassado. Mas com a mesa certa, é baita jogaço, que serve de porta de entrada para outros clássicos econômicos!
Por causa do fechamento da Valley e do falecimento do autor, Container foi um jogo de baixa tiragem do mercado, fazendo que com que suas cópias inflacionassem rapidamente. Esgotado em todas as lojas, é um jogo vendido no Market do BGG a partir de $110,00. A ótima notícia é que foi anunciado um reprint do jogo para 2017, pela Mercury Games. Porém, muito provavelmente seguirá o mesmo modelo de financiamento coletivo do reprint deste ano, o Princes of the Renaissance, com entrega somente nos USA e Canadá.