Nesse vídeo, falo um pouco sobre um pensamento que estava constante na minha mente, que é o comportamento de diversas pessoas dentro das comunidades dos seus hobbies, principalmente em jogos de tabuleiro, pois vimos diversos tipos de incentivos para que mulheres se tornem uma parte ativa dentro dessa comunidade. Não é que elas não joguem, elas jogam e bastante, mas não vemos tantas interagindo nas páginas, sites ou perfis voltados para jogos de tabuleiro no geral. Por isso, quis trazer esse debate para o canal, a fim de entender esse comportamento, se vem por desmotivação ou falta de acolhimento. E você o que acha desse tema? Concorda com que falei ou discorda? Deixa aí nos comentários que quero saber!
Somos a Sarah e Marina, estamos sempre achando algo novo que nos fascina e falando sobre. Caso queira acompanhar um pouco mais da gente, nos sigam no Instagram ou TikTok, sempre como @Pintanerd.
Esperamos que gostem dos nosso vídeo, que falam de outros lados do hobby, mas sempre com uma listinha pronta de recomendações, englobando muito dessa bolha de jogos amados por nós hobistas. E se puder, deem uma força deixando o seu like, comentário e compartilhe o vídeo. Agradecemos demais por isso!
Eu não sei como é na sua cidade. Mas aqui em Brasília os eventos que faço o "Tem Mesa" geralmente tem bastante mulheres. Teve evento que chegou a ter 50% de mulheres, inclusive tem um grupo de mulheres que se reunem todo mês. Mas conheço uns grupos mais fechados onde tem pouquíssimas mulheres. Tudo tem a ver com a proposta dos grupos e eventos, a gente tenta sempre acolher nos eventos mulheres que vem sozinhas e agregar em mesas que vão se formando, nos eventos é proibido ter panelinhas. As pessoas que sabem disso nem vão, e ainda bem. rsrs
E acho a galera do boardgame mais acolhedora com novatos(as), talvez porque tem gente mais adulta, media de idade é 30+.
Seres humanos são "tóxicos", uns mais outros menos.
Não é nem de longe exclusividade de grupos de board game quando em qualquer outro grupo ou comunidade, ou meramente um aglomerado / coletivo qualquer de pessoas se observa o mesmo fenômeno... Escola, trabalho, religião, família, esporte... É tudo igual.
Concordo com o colega sobre ser uma problematização desnecessária. Não tem nada a ver com board games ou com o hobby.
Everbass::Caracas. . o que isso tem relação com o hobby? Simples. Nada. O lance é gerar views com assuntos polêmicos ainda que não existam.
Muitos canais novos de youtube de "board game" estão assim mesmo... Pouquíssimo conteúdo de jogos em si, análise de regras, complexidade e aí fica nesses assuntos "polêmicos". Falando de colecionismo, comportamento, fomo... Tudo menos jogos kkkkkk
Primeiramente gosto muito dos vídeos do canal, já comprei jogos "Cosy" devido a vídeos do PintaNerd e esse vídeo me deixou decepcionado pois somos uma comunidade madura sem discursos políticos de qualquer tipo.
Aqui na minha cidade em Minas Gerais, é um "parto" para trazer uma mulher para jogatina, um conselho é colocar aquelas bolas pretas de desenho animado amarradas no pé delas para não correrem da mesa nos primeiros 5 minutos de regras, e estou falando de family/party games, nada pesado. Acho que tem mais haver com as mulheres do que exclusão por parte de homens. Talvez por desinteresse mesmo.
E quando acontece, de jogar os elas é incrível! Forma de pensar diferente, a delicadeza... pena que por aqui são poucas chances, realmente é uma pena.
Me falaram... supostamente... que tem uns Bingo clandestino aqui cheio de Tiazona apostando os "deizão" da aposentadoria, o que que tem os Tiozão do dominó? Tô de brinks só pra descontrair!
Por aqui em SP nos eventos que fui até tinham bastante mulheres, mas homem sempre foi a maioria, fui em algumas tabuleirias sexta de noite e só tinham homem. Aí essas observações que me deram vontade de fazer o vídeo, ate porqa gente via rolando esses mesmos compartamentos em outras comunidades.
Muito legal saber dos eventos em Brasília, se a gente for um dia, já sabemos quem procurar pra jogar.
E sobre ser mais acolhedora pode ser mesmo por conta da idade, já tiveram mais experiência e vivências diferentes, uma coisa que a gente sempre vê é muito do quanto mais gente melhor hahaha