Caros Joabfast, CaueKO, l_goncalves3 e AllanLima86
Rapaziada, numa boa, vocês esperavam alguma coisa diferente da Conclave?!?!
Primeiro a editora caga o financiamento coletivo, perde todos os prazos possíveis, conforme resposta da editora gringa responsável pela tiragem mundial. Depois ela atrasa mais de dois anos a entrega do jogo, e tenta disfarçar mentindo ao jogar a culpa pelo atraso na fábrica chinesa, com aquela conversa fiada de "mudança na paleta de cores", o que a fábrica só teria feito com as cópias brasileiras. Não contente com isso, em seguida a editora entrega um jogo todo cagado, e diz que só vai devolver 80% do valor pago no apoio, para quem desistiu do jogo pedindo reembolso. Mais uma vez a editora joga a culpa na fábrica chinesa que teria, de sacanagem, impresso errado os tokens, coisa que eu não vi ser comentada tão fortemente nas cópias de outros países.
Mesmo com tudo isso, bastou a editora prometer que apenas em alguns meses iria corrigir todos os erros e repor as peças defeituosas, para muita gente esquecer por completo tudo de errado que editora fez anteriormente. Muitas pessoas simplesmente começaram a bater palmas, e dizer que a editora era um exemplo de correção só porque admitiu os erros e se comprometeu a consertar a cagada que ela própria fez, como se isso fosse um grande mérito. Como se isso não bastasse, logo começaram a pipocar tópicos dizendo que o jogo era fenomenal, um dos melhores board games de todos os tempos, defendendo a já muito manjada tese do "não afeta a jogabilidade", e que aqueles que reclamam não passam de uns encrenqueiros, "a turma do mimimi".
(EDIT esses comentários, segundo o arthurtakel, que processou a editora no Juizado de Pequenas Causas, a Conclave está imprimindo e juntando na defesa dela no processo para argumentar que o jogo foi um sucesso, que todo mundo está muito satisfeito, que erro aconteceu em apenas meia dúzia de unidades e que quem processa a empresa não tem razão alguma nisso, ou seja, até no judiciário quem passa pano acaba atrapalhando).
Com isso a Conclave conseguiu exatamente o que ela queria, ou seja, enrolar até o vexame, o verdadeiro show de horrores, que foi o financiamento desse jogo cair no esquecimento, e ninguém mais comentar a respeito. Nesse meio tempo já houve o desaparecimento relâmpago das cópias do Heat, o preço abusivo do Forest Shuffle, a safadeza da reedição do Cyclades trazer stands de papelão na versão standard, e as miniaturas apenas na versão de colecionador (o que antes já vinha direto na versão normal). Isso foi o mesmo que aconteceu recentemente com o relançamento do Everdell, em que a nova versão standard trás peças de papelão. A antiga versão normal do Everdell já trazia peças de resina, que agora só vêm na versão deluxe, muito mais cara. Portanto, de quase um ano para cá, diversas novas polêmicas surgiram (e eu citei apenas algumas), de modo que quase ninguém mais lembra ou comenta, e muitos até já se acostumaram a jogar o Old World do jeito que ele veio mesmo, todo errado.
No final das contas, por mais problemático que o Old World tenha sido, e ainda é, porque ainda não foi corrigido ele já se tornou "notícia velha". Por isso, quase ninguém mais se interessa em comentar (a não ser quem ainda está esperado a reposição), e quem não apoiou nem dá mais muita bola para esse jogo. Assim sendo, infelizmente ao que tudo indica, o Old World já caiu no esquecimento, e entrou para a longa lista de verdadeiros absurdos que ocorreram ao longo dos anos, no mercado nacional de board games (Letters from Whitechapel, Tsukiji, Selene, Masmorra do Mago Louco, Lucidity, Nemesis, Western Legends, só para citar alguns)
Apesar disso, eu espero, numa boa, que quem optou por acreditar na Conclave, apesar de todos as sinalizações indicando que isso não era uma boa, algum dia consiga ter suas cópias consertadas e que os componentes defeituosos sejam repostos. Porém, não consigo deixar de pensar que a cada mês que passa isso se torna mais improvável, principalmente pela falta de notícias sobre o andamento desse processo de reposição por parte da Conclave.
Por fim, eu sinceramente também desejo muito boa sorte e muita paciência, aos apoiadores do Old World, porque acho que vocês vão precisar, e muito!!!!
Um forte abraço e boas jogatinas!
Iuri Buscácio