fhdelrio:: Recebi minha cópia do jogo recentemente, e estou gostando bastante. O jogo tem um balanço muito bom entre: um jogo de estratégia absurdo e caos digno de um party game com as cartas podendo ser jogadas a qualquer momento. Espero que o jogo receba o reconhecimento merecido.
Notei uma coisa jogando ele com 2 / 3 / 4 players: a estratégia muda consideravelmente dependendo do número de players, especialmente devido à quantidade de cartas de lembrança disponíveis:
- em 2 jogadores, cada um tem 36 cartas pra jogar (da pra jogar cartas sem muita restrição)
- em 4 jogadores, cada um tem 18 cartas pra jogar (precisa jogar as cartas com cautela pra não ficar sem, no fim)
Fiquei pensando na possibilidade de fazer um modo de jogo 2 vs 2 (dupla versus dupla), poderia ser uma forma diferente de aumentar a pool de cartas jogando em 4, já que cada time teria 36 cartas no total.
Desenvolvedores do jogo: vocês já experimentaram algo parecido? Teve algum problema com essa abordagem?
Imagino que poderia ser uma dinamica legal, você poder fazer jogadas que beneficiem outros players que não você mesmo. Mas também imagino que talvez alguns ajustes sejam necessários pro jogo não ficar muito quebrado.
Opa, boa tarde, Querido
Calamandara foi realmente projetado inicialmente para ser um jogo cada um por si.
Mas nada impede você criar suas próprias regras.
Mas posso te adiantar que mesmo inicialmente sendo pensado cada um por si,
a expansão O Amago das Incertezas que traz uma total assimetria no jogo faz com que o jogo
possa ser jogado em duplas de uma maneira muito sinérgica e dinâmica.
Essa expansão adiciona personagens ao jogo, fazendo com que você tem um leque de habilidades
e um símbolo dogmático único(que é chama de marcador de propósito) para cada personagem e como dito pode ser combinado com seu parceiro(a) no modo de dupla. Além de trazer personagem que tem o modo de vitória diferente... Infelizmente não conseguimos bater a meta para liberar ela no financiamento coletivo do jogo base, mas pode ficar que tranquilo que faremos em breve o financiamento coletivo da expansão com muita coisa interessante.
E ficamos muito feliz que o jogo foi bem recebido, é uma alegria saber que o esforço no fim conseguiu alcançar o que queríamos, levar alegria para as pessoas.