gabriel::iuribuscacio::
Caro gtisot
Rapaz tem algo que não ficou muito claro no seu comentário, que eu gostaria que você explicasse se não for incômodo. Você disse que no Eclipse: "há um bom elemento de gestão de recursos e evolução, e não é necessário o conflito direto para vencer". Só que isso não vai de encontro ao "Exterminar", que é parte fundamental dos jogos 4x?
Se no Eclipse, que é considerado um jogo 4x, o conflito direto não é fundamental para a vitória, ou seja, se o Exterminar não é uma ação tão bem trabalhada, quanto o Explorar, o Extrair e o Expandir, isso não faz dele um jogo 3x, ou 3.5x?
Um forte abraço e boas jogatinas!
Iuri Buscácio
Para essa lógica fazer sentido vc teria que ser ousado a ponto de afirmar que o Civ de PC não é um 4X. Dá para vencer sem problemas uma partida de Civ sem nunca engajar em combate com outra civilização. E não consigo imaginar alguém dizendo que Civ não é 4X. O mesmo se aplica ao Eclipse (em menor grau, o combate lá tem bom potencial de pontuação).
Caro
gabriel e
fabiocavinatto
Rapaziada, realmente a ponderação do Gabriel faz sentido. Só que ela leva a uma reflexão ainda maior. Qual é o sentido de haver um conceito de jogos 3x, (que não é tão difundido quanto o 4x, mas existe), que se aplica a jogos em que umas das quatro ações principais (eXplorar, eXpandir, eXtrair e eXterminar) não é tão presente e fundamental, se alguns jogos em que isso ocorre ainda continuam sendo considerados 4x?
Desse modo, das duas uma, ou nós temos de reconhecer que o CIV do PC, não é 4x, ou temos de reconhecer que o conceito de 4x é bem menos concreto e rigoroso, do que a forma como ele se aplica hoje em dia. Nessa segunda hipótese, teríamos que admitir que não existem jogos 3x, porque até mesmo os jogos em que alguma das quatro ações aparece apenas para fazer figuração, também são 4x, mas não é isso que se vê hoje em dia. Está aí o comentário do
brunotron, que exemplifica esse entendimento, mais rigoroso do conceito de 4x.
Talvez, a solução para esse impasse fosse considerar 4x, qualquer jogo que tenha essa quatro ações possíveis, mesmo que não necessariamente fundamentais, ou mesmo que não fossem tão presentes ou tão bem trabalhadas, no design do jogo. Isso inclusive resolveria a questão da subjetividade de se determinar se aquela ação específica é ou não é fundamental no jogo. Assim, se o jogo permitir que o jogador explore, expanda, extraia e extermine, ele seria 4x, independente do peso e importância de que qualquer uma dessas ações.
Um forte abraço e boas jogatinas!
Iuri Buscácio