Cabessauro::Amigos e amigas, hoje joguei Wyrmspan com colegas que tentam sempre fritar o cérebro em qualquer jogo, buscando fazer uma quantidade absurda de pontos. Pois bem, um deles conseguiu ter 18 turnos, graças ao fato de que ele pegou cartas de caverna que dão moedas, dragões que dão moedas (há um dragão que dá duas moedas!), andou na trilha da Guilda pegando mais moedas e ainda pegou um dragão que repete a habilidade de outro dragão (no caso, o que dá duas moedas)... Não havia como interromper isso, porque, além do jogo não permitir interação direta com outros jogadores, ele respeitou o limite de nove moedas por turno... Os turnos desse jogador eram enormes, e embora ele fizesse as ações dele apressadamente, ele ficava jogando sozinho muitos turnos depois dos outros jogadores terem encerrado a rodada deles, justamente por causa desse montante de moedas. Preciso dizer se foi ele que venceu, por uma diferença absurda de pontos?
Não sei vocês, mas achei que houve um desequilíbrio enorme nas regras por isso. Eu sei que, quando um dragão / caverna tem a habilidade de dar moedas, essa carta deve ser disputada por todos, mas o fator sorte influencia bastante também. Não acho certo você poder jogar tantas vezes a mais do que os outros jogadores, pois aumenta em muito o tempo de jogo e diminui a diversão. Não vejo isso ocorrendo com o Wingspan, o irmão mais velho dele...
Alguma regra que deixamos passar que não permita esse combo? Ou há alguma possibilidade de minimizar essa situação?
Sim, isso pode acontecer.
Inclusive, um fato curioso: Quando Wingspan foi lançado, uma coisa que sempre era mencionada sobre Wingspan é que o jogo resolvia um grande problema de muitos Engine Builders: quanto mais o jogo avançava, mais ações os jogadores tinham, e isso fazia o final do jogo ficar cada vez mais cansativo.
Quando Elizabeth Hargrave lançou Wingspan com o uso dos cubinhos para representar os pontos de ação E para marcar o score, fazendo assim com que cada turno tivesse uma ação a menos que o turno anterior isso foi super elogiado e etc.
Aí muitos anos depois veio Wyrmspan, que faz O OPOSTO DISSO.
Eu joguei uma partida dele, e um amigo nosso jogou tipo, 4 ações a mais que a gente. E não foi como em Everdell, que isso só acontece quando você joga mal, o Wyrmspan simplesmente não te dá uma solução para evitar isso.
Nunca vi chegar a 18 ações a mais, mas definitivamente já vi 4-6 ações a mais. Infelizmente depois de algumas partidas eu preferi voltar pro nosso bom e velho Wingspanzinho com sua mecânica revolucionária de ter menos ações na última rodada, mesmo sendo todas de colocar ovo! hahahaha.
Abraços.