

Clássicos são jogos que nunca sairão de moda. O design de Torres é certamente um clássico e há várias edições que são lindas de se ver e apresentam componentes que tornam o jogo agradável.
Infelizmente a edição que veio para o Brasil é de baixa qualidade. Eu recomendo fortemente e se possível optar por uma das 3 primeiras edições americanas ou alemãs. São edições em que os cavaleiros são semelhantes a dedais de madeira sólidos e mais pesados. No caso da edição brasileira, os cavaleiros e miniaturas de rei, na minha opinião, são as peças de jogo com pior design em um jogo que já tive. Os cavaleiros são muito pequenos e não têm massa suficiente devido, em parte, ao seu design oco. Eles poderiam facilmente ter sido muito maiores em um mínimo de 150%, e são muito leves e instáveis. Vi alguns amigos colocarem massa epoxi para dar um peso maior e evitar que se caiam, mas esteticamente ficou feio.
Sobre o Torres, é um controle de área sensacional. É um típico jogo abstrato, naturalmente para os que gostam desse estilo, relativamente rápido e divertido. As cartas nem são tão importantes e até acrescentam alguma aleatoriedade.
Considero que Torres guarda algumas semelhanças com o Tikal. Ele tem subsídio de pontos de ação e é um jogo implacável, envolvente e agradável. As cartas de ação podem ser usadas para alguns movimentos inteligentes.
Os componentes são ótimos, exceto que tive que colar botões de plástico na base dos peões, para melhor estabilidade. Ele rodou bem em 2, 3 e 4 jogadores. Em partidas de 2 jogadores é interessante reduzir o tamanho da grade para 7x7. Dois jogadores também podem jogar usando duas cores cada (a cor mais alta vence). Além disso, gostamos de jogar a versão padrão sem cartas Master e todas as cartas de ação viradas para cima, então não há informações ocultas.
Em síntese, é um jogo versátil, inteligente e que combina com maestria estratégia e tática. E permite até ser apresentado a novos jogadores. E quase ia esquecendo: é um jogo dos premiados designers Michael Kiesling e Wofgang Kramer.
Recomendo conhecerem, de preferência uma das versões gringas!