
Dead Last é basicamente Ca$h 'n Guns se encontra com Diplomacy, é o melhor party game novo que eu joguei esse ano e é o primeiro jogo deste site que vai jogar de forma completamente diferente, dependendo do tamanho e formato de sua mesa.
Consegui o seu interesse? Então venha comigo! Eu prometo que não vou atirar em você.
Dead Last - e, por favor, tome um momento para apreciar esse nome - começa com 6-12 jogadores sentados ao redor de uma mesa, cada um com um stand de personagem colorido, um deck oculto de cartas e um olhar extraordinariamente evasivo. Assim que o jogo começa as pessoas vão começar a matar uns aos outros por consenso e / ou matar-se por acidente, e seu objetivo é ser um das últimas 2 pessoas de péa.
Não é que é uma introdução requintada para uma explicação regras?
Seu deck irá se parecer assim:

É simplesmente uma carta que mostra todos os outros jogadores, e um na sua própria de cor escrito "Ambush"(Emboscada).
As regras não poderiam ser mais simples. Assim que o jogo começa (ou possivelmente até mesmo antes disso), todo mundo começa a chegar a uma decisão quanto a quem matar sem deixar que o jogador descubra. Você pode fazer isso, inclinando-se para trás da mesa e gesticulando loucamente pelo seu vizinho. Você pode fazer contato visual com um jogador à sua frente e agite seus olhos em um alvo. Você pode mostrar rapidamente uma carta colorida para outras pessoas, aponta pra sua camisa (que passa a ser cor de alguém) ou usar essa cor em uma frase. O céu é o limite. Na verdade, não, não é. Se o céu é uma determinada cor que você poderia apontar para ele e usá-lo também.
Quando estiver pronto (o que geralmente não leva mais de 60 segundos), todo mundo coloca uma carta de face para baixo, mostrando a cor da pessoa que está tentando matar. Uma vez que as cartas de todos é escolhida, todos revelam suas cartas e quatro coisas acontecem, cada uma mais impressionante que a última.

As letras maiúsculas abaixo são uma mistura de terminologia do jogo e meu próprio entusiasmo. Eu não consigo me conter. Eu amo muito este jogo.
UM: Veja qual a cor que tem a maioria dos votos. Esse jogador é o ALVO e MORRE. Se houver um empate para a maioria dos votos, TODAS as cores empatadas são ALVOS e MORREM.
DOIS: Todos os jogadores que não votaram em um alvo TAMBÉM MORREM! Assim, mesmo se você estiver confiante de que ninguém vai te pegar, você ainda está sob pressão para jogar a carta certa.
TRÊS: Espere! Será que algum dos ALVOS jogaram a sua CARTA MANEIRA DE EMBOSCADA?! Se assim for, eles não morrem e pode escolher um de seus assassinos para morrer, presumivelmente porque eles estavam esperando no banheiro com uma espingarda.
É por isso que você não pode deixar ninguém saber que você está votando neles. Cada deck inclui um carta de emboscada em sua própria cor, e jogar é sempre uma opção.
QUATRO: Sim, ainda estamos indo. Você jogou sua carta de emboscada quando você não era o alvo? Ótimo! VOCÊ MORRE.
Além de Conan ser capaz de correr através de paredes no jogo Conan da Monolith pela mesma quantidade de pontos de ação que ele leva para abrir uma porta, a carta de emboscada do Dead Last é a minha regra única favorita de todos os jogos que eu experimentei na Gen Con. Qualquer um que jogou Lobisomem ou The Resistance vai saber o sentimento triste, irreprimível de consenso do grupo virando contra você. Não é apenas que Dead Last oferece uma saída, permitindo que você esquive de um golpe mortal. Quer a sua emboscada funcione ou não, é divertido para toda a mesa. Falando em termos gerais, metade das emboscadas jogadas significa que você fez uma jogada diabolica genial para escapar de sair do round, e outra metade das emboscadas são uma pura exibição de paranóia hilariante onde os jogadores em pânico eliminam a si mesmo.
Todos os jogadores mortos derrubam seus stands e os sobreviventes jogam de novo, gradualmente, talhando-se para baixo para duas pessoas em uma série de rodadas mais rápidas, mais perigosas e mais divertidas. Não se preocupe com a eliminação do jogador, este jogo é um fantástico esporte para se assistir e nada impede de você conspirar com outros jogadores mortos em preparação para a próxima rodada.
Quando o jogo chega a dois sobreviventes que, obviamente, não pode jogar o jogo de Dead Last por mais tempo, então eles têm que dividir as quatro cartas de saque do round, jogando o "Final Showdown" (Confronto Final).

Considerando a matança que ocorreu nos minutos anteriores, o confronto final é hilariantemente educado. Cada sobrevivente recebe três cartas com a palavra "Share"(Dividir) , "Steal" (Roubar) e "Grab One & Go" (Pega um e Corre). Ambos os jogadores, em seguida, discutem o que eles estão irão jogar, uma conversa que sempre se resume a ambos os jogadores dizendo "Nós vamos compartilhar isso, certo?", mas com quantidades variáveis de sinceridade e histeria na sua voz. Finalmente, cada sobrevivente coloca uma carta de face para baixo, e ambas as cartas são viradas de face para cima. Se ambos os cartas são "share", cada jogador recebe 2 dos 4 cartões de pilhagem. Se um roubo é jogado contra uma parte, o ladrão fica com todas as 4. Se os dois jogarem Steal, os dois pegam nada e cada jogador morto recebe uma carta de saque. Grab One & Go faz o que ele diz - quem joga ele recebe uma das carta de pilhagem, e o jogadoro que que escolheu roubar ou compartilhar fica com as outras três cartas.
Em outras palavras, sim, o Confronto Final é apenas o Dilema do Prisioneiro , mas com ambos os jogadores sentados em assentos ejetores. E honestamente, este tipo de felicidade emprestada é que eu adoraria ver mais em cena de jogos de tabuleiros. Eu apoio tudo para que os designers quebrem a cabeça para inventar novos conjuntos de regras selvagens, mas uma vez que você teve sua idéia brilhante(s) não há nenhuma vergonha em preencher as lacunas no seu design com idéias e sistemas levantadas de outros jogos. Dobre isso se for uma ideia que não temos visto por um tempo.
Uma vez que o saque foi dividido todo mundo se recupera de seus ferimentos de bala e você começa uma nova rodada, cheia de possibilidades, embora talvez não tanto como na primeira rodada já que os jogadores já podem ter decidido quem eles vão matar.
Quanto ao momento o jogo termina, há números aleatórios na parte de trás de cada carta de saque e você está correndo para recolher 25 ouros no total, o que significa ganhar cerca de sete cartas. Este processo pode demorar 30 minutos, mas é mais provável que chegue a 45 minutos, considerando que quanto mais um jogador saquear é mais provável é que os jogadores colocarem a sua cor na parte inferior de sseus decks, para melhor fazer gestos secretamente.
É isso aí! Esse é o seu jogo. E é tão, tão bom. E não apenas porque mágicos irão ter uma vantagem real ao fazer suas cartas aparecer e desaparecer.

Dead Last é tão simples quanto é engraçado e com macetes, mas o que eu mais gosto é que é diferente de tudo que já visto em cinco anos de SU & SD. É fresco como um bafo de bala de menta.
A partir do instante em que você começar a jogar todos é dada a chance de inventar técnicas de como jogar este novo jogo louco, que é ao mesmo tempo divertido e libertador, mas há muito mais do que isso. Como em Codenames , Dead Last é incrível, porque todo o humor vem de seus amigos serem espertos, de seus amigos que fazem erros, e de seus amigos fracassando em descobrir suas intenções. Exceto ao contrário de Codinomes, Dead Last permite que você assista e depois roube técnicas de outras pessoas. Ou devo dizer, tentar roubar técnicas de outras pessoas. É o jogo de tabuleiro equivalente a uma pista de dança. Você no começo faz o que sabe, fazendo suas coisas e observando outras pessoas, apreciando e julgando, mas ao mesmo tempo criando um único belo estilo, e adaptável.
Mas melhor ainda do que jogos engraçados são os engraçados erros que você vai fazer. Eu estive morto em Dead Last porque alguém foi capaz de me enganar no momento da explicação de uma regra, e enquanto eu estava inclinado sobre a mesa todos concordaram em me matar. Eu também estive morto porque eu passei uma mensagem de "matar laranja" para o meu vizinho, só para ele me emboscou porque eu esqueci que ele era laranja. O equivalente de entregar a um jogador uma carta em Kakerlakenpoker (Cockroach Poker) , esquecendo que ele ja a viu.
Mas, igualmente, é um jogo que lhe dá a chance de exibir níveis hediondos, insuperáveis de astúcia. A maneira mais fácil de sobreviver a uma rodada, quando há apenas 3 ou 4 pessoas restando é decidir quem vai morrer antes mesmo de ser iniciado. Fiquei surpreso quando alguém que trabalhou na Smirk & Dagger me avisou que eu ia morrer e me fez jogar uma Emboscada, o que me levou a gostar dele e protegê-lo para o resto do jogo. Houve também o caso quando alguém que eu estava jogando que ao decorrer do jogo por uns bons 15 minutos ele espalhava suas cartas com uma delas virada, deixando seus vizinhos matarem varias vezes, porque eles só podia ver os lados de suas cartas.

Se você está sempre em uma situação onde 6 a 12 pessoas estão dispostas a jogar algo um pouco desleal, você tem que comprar Dead Last. Isso é o quão forte eu me sinto sobre isso. E se você estiver querendo uma expansão, tudo que você precisa fazer é tentar jogar em uma mesa apertada, ou em uma que é muito grande, ou uma que é retangular ou redonda.
No momento, se eu tiver o mínimo de 6 jogadores eu absolutamente preferiria jogar Dead Last ao invés de Ca$h 'n Guns. Mas também nos trouxemos da Gen Con as duas novas expansões para o Ca$h 'n Guns, então quem sabe qual desses dois jogos vai sobreviver? Nós vamos ter que jogar essas expansões, ver se elas elevam C & G, e depois teremos uma boa, e antiquado Impasse Mexicano.
Traduzido a partir de https://www.shutupandsitdown.com/review-dead-last/
Valeu pessoal e desculpa ai qualquer erro!