Seu texto leva a crer que suas sugestões se aplicariam principalmente às escolhas de mídias audiovisuais.
Partindo disso eu, de verdade, não acredito que 'hobistas' como nós, quando resolvem criar canais com (seja através de vídeos, textos, podcasts) o façam para ganhar um prêmio por isso (este foi o seu intuito?).
Prêmios como o Oscar, Globo de Ouro, BAFTA, prêmios relacionados ao futebol são bem diferentes do prêmio Ludopedia e não digo isso diminuindo a Ludopedia e sim pelo simples fato de que, futebol, e cinema são “coisas” amplamente difundidas na sociedade, bem diferente do hobby jogos de tabuleiro moderno. Um OSCAR tem o poder de alçar um filme local (como O Parasita ou Ainda Estou Aqui à públicos novos. Um prêmio como o da Ludopedia ou do BGG tem pouquíssimo alcance fora do hobby, de forma geral, só grita o que os 'hobistas' sabiam para os próprios 'hobistas'.
Considerando ainda a realidade do hobby no Brasil e o público votante do prêmio Ludopedia (bem inferior ao total de inscritos no site) acredito não estar errado afirmar que, a maioria dos votantes, de forma geral, são as pessoas que acessam o site com frequência e vivem ativamente o hobby (compram e vendem jogos, acompanham os lançamentos, escrevem nos fóruns, ouvem os podcasts, leem os conteúdos dos canais escritos). Podemos inferir então que os responsáveis por “entregar” os prêmios aos vencedores são aqueles que buscam, ativamente, por vontade própria, os conteúdos que consumirão.
Concordemos também que quase não há, por parte dos canais, campanhas de divulgação, de nenhuma forma (não há banners no Google, não há outdoors nas cidades, não há propagandas no rádio ou na tv).
Você poderia argumentar que os canais vencedores são os que mais aparecem na página inicial da Ludopedia e estaria correto, mas também está correto afirmar que estes não aparecem porque pagam para isso e sim porque são os que mais postam conteúdo. O Covil aparece muito porque posta muita coisa; o Romir aparece cada vez menos mas porque está postando cada vez menos; O canal De Jogo em Jogo aparece cada vez mais porque está gerando muito conteúdo.
Assim, de forma geral, não acredito que os prêmios audiovisuais da Ludopedia sofrem interferência de propagandas que aumentariam suas popularidades num público "novo". Popularidade esta que vem exclusivamente da qualidade do conteúdo gerado e não do alcance (que, para mim, é o mesmo para todos... a Ludopedia).
Lembremos também que os atuais grandes campeões nasceram pequenos e HOJE, depois de muito aprendizado são vencedores e merecedores dos louros.
E mais uma vez, apesar de reconhecimento ser muito bom, acredito que os objetivos finais dos canais não seja a conquista do Prêmio Ludopedia e sim mais uma forma de viver o hobby que tanto amam.
Sobre categorizar mais
Penso que acabaria virando o sistema SpieldesDjows de avaliação (excelente canal diga-se de passagem, adoro), com criação de categorias tão específicas, que acaba tendo um tom de piada. Poderíamos pensar num “Prêmio de melhor canal pseudoencerrado com menos de 2 apresentadores que apresenta de cócoras”.
Sobre popularidade, qualidade e seu exemplo da Anitta, Iza ou Maria Bethânia
Acredito que esta comparação deixa muito claro nosso olhar muito particular do “nosso tempo” (me incluo aqui, por isso coloco no plural e cada vez mais estou tentando identificar este comportamento e entende-lo).
Para as gerações mais novas o conceito de melhor e popular se misturam. Um artista bom tem muitos inscritos (mais inscritos fazem com que o artista seja mais divulgado, o que faz com que chegue a ´mais pessoas que gostam, que se inscrevem....).
Os artistas da nossa geração ou não conversam com a geração atual ou não são conhecidos por eles, e o mesmo vale para os artistas de hoje, talvez eles simplesmente não “conversem” com a gente... o que não quer dizer que são piores ou melhores.
Será que este tipo de comparação não existiu lá pelos idos de 1960 ou 1970, com os mais velhos questionando a novata Maria Bethania tomando espaço da Emilinha Borba, Dircinha Batista, Dalva de Oliveira?
Mas em fim, como coloquei anteriormente, realmente acho que o quesito popularidade não influencia em nada o resultado dos prêmios audiovisuais da Ludopedia e também sigo com o Nero1990 sobre a questão de subdivisões dentro das categorias.
Editado para corrigir alguns erros sintáticos e de concordância.