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  3. Por um Prêmio Ludopedia Mais Justo...

Por um Prêmio Ludopedia Mais Justo...

  • FredLisboa
    11 mensagens MD
    avatar
    FredLisboa14/03/25 13:39
    FredLisboa » 14/03/25 13:39

    fabiomoon007::
    FredLisboa::Acho estranho analisar que um canal está ganhando prêmios por sua popularidade. É muito fácil chegar e falar isso. 

    O difícil é avaliar se realmente o canal é, de fato, melhor. Se realmente é o q mais entrega conteúdo de qualidade, o q mais traz convidados de outros canais em suas lives, o canal que mais conversa com o público de maneira envolvente e com facilidade, o canal que mais traz informações.

    Talvez não seja o melhor em todos aspectos, mas na média pode ser o q mais acerta. Será q é só popularidade?

    Ah, e as comparações bem nada haver neh rs

    Enfim, vote em quem vc achar q trouxe um conteúdo bom para vc.

    Como que se avalia objetivamente se um canal é melhor que outro?
    Na raiz, o que é que define que um conteúdo é melhor que o outro ou que uma análise é melhor que outra ou que uma entrevista é melhor que outra?
    Não há parâmetro objetivo pq tudo isso é produção cultural, totalmente diferente de compararmos objetos. Comparar liquidificadores ou notebooks é possível pq esses objetos possuem parâmetros, qualidades e defeitos objetivos.
    Então produção cultural acaba sendo avaliada por gosto e isso vai levar à popularidade.
    Até hoje eu acho o Tabulices o melhor podcast já feito no hobby, mas salvo engano eles nunca ganharam um prêmio Ludopedia.
    Para o meu gosto, ele ainda é o melhor, e eu consigo explicar os motivos pelos quais ele sempre me agradou muito. Porém ele nunca foi o mais popular, ou seja, ele não agradou à maioria das pessoas.
    E como o prêmio é definido por votação, então sim...os mais populares tendem a ser os mais premiados.

     Faça a sua analise objetiva e tire suas conclusões em quem votar. Se vc acha o podcast que vc citou o melhor, cabe a vc votar nele. Mas vc achar melhor não significa q realmente seja. E talvez ele não seja popular justamente pq não é o melhor. Não estou aqui criticando o podcast, só usando o exemplo q vc deu.
    Igual falei, vote em quem vc acha melhor sem se preocupar se os outros estão votando pela popularidade ou não.

    2
  • Joabfast
    901 mensagens MD
    avatar
    Joabfast14/03/25 13:52
    Joabfast » 14/03/25 13:52

    Vocês estão esquecendo que, aqueles que são mais populares, ao pedir votos em suas mídias sociais, alcançam uma quantidade de público muito maior, justamente por serem mais populares e terem canais/redes sociais com mais seguidores.

    Só expondo um fato. ;)

    3
  • iuribuscacio
    3120 mensagens MD
    avatar
    iuribuscacio14/03/25 14:04
    iuribuscacio » 14/03/25 14:04

    Caros Nero1990, FredLisboa, fabiomoon007, danipeixoto87 e orlandocn

    Quando a gente escreve um texto ou artigo, principalmente na Internet, em que há a possibilidade de se interagir com quem lê, evidentemente é impossível cobrir todos os aspectos do assunto tratado. Além disso, nos comentários sobre o texto surgem novos pontos, e é dessa discussão sadia que saem novas conclusões, e que é o fim precípuo de um fórum. Por isso eu gostaria de fazer alguns esclarecimentos.

    Qualquer premiação tem de ter basicamente três elementos: um grupo de candidatos pré-selecionados de alguma forma, um corpo de votantes e o parâmetro de escolha do vencedor. Nesse sentido, a popularidade seja na pré-seleção dos candidatos, ou na escolha do vencedor, é apenas um dos parâmetros, que se tornou o mais utilizado, especialmente através da Internet, pelas vantagens que eu citei no texto (praticidade, rapidez, economia, etc).

    Então não é que eu ache a popularidade um critério intrinsecamente ruim, por si só, afinal de contas, se um canal é popular, no mínimo aquilo que ele produz agrada uma grande quantidade de pessoas, em algum nível. O problema que eu vejo nisso, e essa é uma opinião minha, é que há uma distorção no critério popularidade. Quando um canal que já é muito popular, ganha o Prêmio Ludopedia, ele se torna ainda mais popular, ganha maior visibilidade, tem uma maior probabilidade de conseguir mais inscritos, mais padrinhos e mais patrocinadores. Isso aumenta drasticamente as suas chances de ganhar o Prêmio Luidopedia no ano seguinte, simplesmente porque mais gente conhece aquele canal. Essa distorção se torna fundamental principalmente quando o critério é popularidade, ou seja, em condições normais, normalmente ganha o canal que mais gente conhece, porque dificilmente alguém vai votar em um canal do qual jamais ouviu falar.

    Nesse sentido, eu acho que seria muito legal, e importante, que o Prêmio Ludopedia servisse como uma forma das pessoas conhecerem o trabalho de canais que não conheciam antes, e que só ficaram sabendo por conta da indicação. Só que eu acho que isso quase não acontece tão frequentemente como deveria, e certamente não em um nível capaz de influenciar o resultado final da premiação.

    Quanto à dicotomia "popularidade x qualidade", aí se entra em uma seara difícil porque não há nada que determine que algo popular não pode ter qualidade, nem que algo de qualidade não pode ser popular. Só para ficar em um exemplo, basta citar o Covil dos Jogos, um canal que eu curto, e sou muito grato porque aprendi a jogar muitos jogos através dos vídeos de gameplay do canal, além de assistir regularmente, desde aquele remoto vídeo do Lords of Waterdeep, que o Paulo (Tankbr) detesta, mas apenas porque ele ainda estava começando e ainda buscando sua identidade (Fala Povo! ao invés do FAAAAALLLLLAAAA POVO!!!!). Quem se interessar, eu recomendo procurar, para ver o quanto o canal evoluiu de lá para cá. Mas voltando à questão, eu acho que não há dúvida de que o Covil dos Jogos não é um canal extremamente popular, e com uma enorme base de fãs, por acaso, mas sim pela enorme quantidade e alta qualidade do material produzido. Só que quando se utiliza predominantemente o critério popularidade, a qualidade deixa de ter o peso que deveria, e o Prêmio Ludopedia é muito mais baseado no quesito popularidade do que qualquer outro. Assim sendo, mais uma vez na minha opinião não é a qualidade do Covil de Jogos que está sendo laureada, mas sim a sua popularidade, mesmo que se considere que a popularidade é uma consequência da qualidade. E isso eu acho que isso também se aplica a diversos outros canais.

    Então a solução é criar um corpo de jurados especializado pra definir o ganhador? Essa é uma possibilidade, mas que também tem seus problemas. 

    Em primeiro lugar, porque a comunidade boardgamer é muito pequena, e fica difícil encontrar pessoas que não tenham nenhum vínculo com qualquer dos candidatos a ponto de pôr em xeque a imparcialidade do corpo de jurados. A única forma de se contornar isso é ter uma quantidade muito grande de pessoas de onde se selecionar os jurados, ou utilizar uma quantidade de tão grande de jurados, que uma eventual ligação ou desavença com algum candidato influencie muito pouco a decisão final. Por uma questão de tamanho, nenhuma das duas opções é viável, em se tratando da comunidade boardgamer.

    Em segundo lugar, como disseram antes fica difícil analisar objetivamente algo que é eminentemente subjetivo, e isso inclui a arte, a produção cultural, e a produção de conteúdo sobre board games. Nesse caso, como avaliar, e justificar (que é fundamental em uma premiação, pelo menos internamente)  que o conteúdo do Romir Paulino (Romir Playhouse) é melhor ou pior que o do Rafael "dequemeavez" Studart (De Quem é A Vez)? Como avaliar se o Cacá "DrGrayrock"do (E Aí Tem Jogo?) escreve melhor ou pior que o Rodrigo  Djow_, do Spiel Des Djows? Tudo o que se pode dizer é que esse ou aquele produtor de conteúdo é melhor, para aquela pessoa específica.

    Por outro lado, a popularidade é um critério quantitativo, de certa forma, do mesmo modo que quantidade de inscritos e visualizações também é, e que por isso são muito mais fáceis de avaliar. Então vejam que eu não sou totalmente contra a utilização do critério popularidade. Eu apenas gostaria, que houvesse algum mecanismo me que se avaliasse um igual competindo com outro igual, e não um igual competindo com um desigual, porque eu não acho isso justo.

    Na questão da relevância, eu entendo que as pessoas têm visões diferentes do quanto o Prêmio Ludopedia é importante ou não. Porém, como eu já expliquei no texto, esse prêmio pode não ser relevante, principalmente para quem apenas vota, mas para muitos produtores de conteúdo (não é o meu caso, mas é o de muita gente), essa premiação é muito relevante e faz muita diferença, pela razões que eu já defendi, portanto não vou me estender nesse particular.

    Para terminar, é claro que receber ou não receber o Prêmio Ludopedia não é a única coisa que conta para a consagração de um canal de board games, seja ele escrito ou audiovisual. Muito gente não recebeu e já está mais do que consagrada, do mesmo modo que muita gente já recebeu e também j;a se consagrou. Mas eu acho que ninguém dúvida de que alguns grandes canais de board games já deveriam estar no Hall da Fama Ludopeia há muito tempo, como o E Aí Tem Jogo?, Romir Playhouse, Covil dos Jogos, De Quem É a Vez?, Spiel Des Djows, Inteligências Lúdicas, Casa Nerd LoL, Igor Knop Jogos, After Match, e muitos outros que eu infelizmente vou ter de cometer a indelicadeza de não citar.  

    Um forte abraço e boas jogatinas!

    Iuri Buscácio

    P.S. Só para não dizer que não falei das flores, no caso da comparação entre Anitta, Iza e Maria Bethânia, eu reconheço que a minha idade, minha opinião e gosto pessoal foram determinantes para estabelecer que a última é melhor cantora do que as duas primeiras. Sem dúvida alguma, Anitta e Iza são mais populares por dialogarem melhor com as novas gerações do que Maria Bethânia (o que para mim é uma lástima). Porém, em se tratando de arte, uma coisa que conta muito é a prova do tempo, e nesse quesito Maria Bethânia mais do que já se provou enquanto artista, e isso durante décadas. Assim sendo, se daqui a 50 anos, quando Anitta e Iza deixarem de ser bonitas e gostosas anos atrás (coisa inclusive que Maria Bethânia nunca foi e sempre dependeu exclusivamente da voz), e ainda se mantiverem relevantes e com uma grande base de fãs, aí eu mudo o meu ponto de vista. Falando nisso, alguém ainda lembra da Valeska Popozuda?!?! Então, eu acho que a coisa é por aí...

    Só para não deixar passar em branco a oportunidade de deixar uma referência eu recomendo muito que os mais jovens, e até alguns nem tão jovens assim, deem uma olhada nesse vídeo fantástico, de uma música muito antiga, mas completamente atemporal chamada "Talento e Formosura", cantada pelo excelente Paulo Tapajós, e quem versos do imortal poeta Catulo da Paixão Cearense (esse era o nome dele mesmo), que escreveu nada mais nada menos que "Luar do Sertão". Aliás a história da música, é tão legal quanto ela própria e está contada na descrição do vídeo. Quem quiser saber mais basta acessar:

    https://www.youtube.com/watch?v=Q2G0gNi7Rcc    
       

      

    4
  • orlandocn
    163 mensagens MD
    avatar
    orlandocn14/03/25 14:15
    orlandocn » 14/03/25 14:15

    Joabfast::Vocês estão esquecendo que, aqueles que são mais populares, ao pedir votos em suas mídias sociais, alcançam uma quantidade de público muito maior, justamente por serem mais populares e terem canais/redes sociais com mais seguidores.

    Só expondo um fato. ;)


    Sim.... mas, ao meu ver, quem os acompanha já está no hobby, seguem muitos conteúdos relacionados e não necessariamente votarão nos “pedintes”. Os canais de board games falam quase que exclusivamente para “hobistas”.
     
    O Canal X, ao pedir votos dificilmente vai atingir um público que já não seja habitualmente votante e por habitualmente quero me referir aos ‘hobistas’ – pessoas que buscam ativamente conteúdos; que “orbitam” a Ludopedia e justamente por isso conhecem quase que todos os canais mais relevantes e são capazes de determinarem o que, para si, é melhor (se preferem um texto mais culto ou formal; textos de análise de jogos ou análise de comportamentos; canais que abordem vários assuntos ou canais que sejam especificamente determinados assuntos).
     
    Como já dito, o melhor é relativo, pessoal, subjetivo. É uma categoria técnica, não estamos, por exemplo, avaliando quais canais utilizam melhor o vernáculo. Poderia ser feito? Poderia... mas a maior quantidade de categorias acabaria por banalizar o prêmio e ainda assim haveria descontentamento da comunidade, (aqui elevando a milhonésima potência) que logo questionaria sobre a necessidade de cada vez mais subcategorias até que chegaria num ponto em que “todos” seriam premiados.
     
    Sobre popularidade deixo uma questão: (i) é bom porque é popular ou (ii) é popular porque é bom? Acredito que a resposta seja as duas colocações, uma condição alça a outra e assim por diante.

    1
  • iuribuscacio
    3120 mensagens MD
    avatar
    iuribuscacio14/03/25 14:18
    iuribuscacio » 14/03/25 14:18

    dharrebola::Comentei, pensei e depois exclui Iuri.

    Concordo com quase tudo.

    Gostaria que o Análise Escrita ganhasse ou pudesse competir de forma igualitaria com criadores de maior alcance.

    Mas no final, pensando bem "se ganhar bem, se não ganhar amém".

    Me dá mais medo perder meu espaço de desabafo.
    Se uma ou outra alma for impactada pela "voz no deserto" do hobby, já valeu a pena.

    Um Forte abraço e boas Jogatinas!

    RaphaelGuri::
    Ciro:::Mermaooooooooooooo

    O cara reclama ate do premio ludopediaaaaaaaaaaaaa

    AHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHH QUE CHATOOOOOOOOOOOOOOOOO

    AINDA BEM QUE EXISTE FORUM BGG, ONDE AS PESSOAS FALAM SOBRE JOGOS!!!

    E cara, nao vou ler seu textao que vc vai tentar justificar sua chatisse... 



    Po, colega, tu vai reclamar de alguma coisa dando grito? Hahaha
    .
    Ai fica difícil. Se o dono do post ta errado, ele não fica errado sozinho.
    .
    Fora que tem mais um mooonte de post sobre jogos. Acho que você está dando muita atenção pra esse, para que ele sozinho te mande pro BGG. Você tá dando poder demais pro iuribuscacio, e isso por não ligar - imagina se ligasse hahah
    .
    Além disso, falar sobre o hobby vai além do simples "falar de jogo".
    .
    E nem se deu ao trabalho de ler. Existe um padrão ai, cara, e não é bom.
    .
    Abraços 


    Caros dharrebola e RaphaelGuri

    Meus amigos, agradeço as palavras, e concordo em número, gênero e grau, que contrariamente ao saber popular, esse último pode concordar, só não é obrigado a concordar, com os dois primeiros (Ex: casa grandíssima e casarão grandíssimo). Quanto ao que escreveu o Ciro, eu já estou mais do que acostumado com esse tipo de comentário. Algumas vezes eu até levo na esportiva e respondo, mas é mais comum eu simplesmente ignorar, para "não bater palmas para..." vocês sabem o resto. 

    De todo o modo, aproveito o ensejo para convidar a todos que por um acaso lerem essas "mal traçadas linhas", muito mais do que apenas simplesmente votarem tanto no Análise Escrita do Davi Henrique, quanto no Sociedade do Boards do Raphael Guri, para o Prêmio Ludopedia, mas principalmente conhecerem esses dois canais de board games que eu acho fenomenais. Os links são:

    https://ludopedia.com.br/canal/AnaliseEscrita

    e

    https://ludopedia.com.br/canal/sociedadedosboards

    Um forte abraço e boas jogatinas!

    Iuri Buscácio

    5
  • orlandocn
    163 mensagens MD
    avatar
    orlandocn14/03/25 14:44
    orlandocn » 14/03/25 14:44

    iuribuscacio::
    Qualquer premiação tem de ter basicamente três elementos: um grupo de candidatos pré-selecionados de alguma forma, um corpo de votantes e o parâmetro de escolha do vencedor. Nesse sentido, a popularidade seja na pré-seleção dos candidatos, ou na escolha do vencedor, é apenas um dos parâmetros, que se tornou o mais utilizado, especialmente através da Internet, pelas vantagens que eu citei no texto (praticidade, rapidez, economia, etc).

    Então não é que eu ache a popularidade um critério intrinsecamente ruim, por si só, afinal de contas, se um canal é popular, no mínimo aquilo que ele produz agrada uma grande quantidade de pessoas, em algum nível. O problema que eu vejo nisso, e essa é uma opinião minha, é que há uma distorção no critério popularidade. Quando um canal que já é muito popular, ganha o Prêmio Ludopedia, ele se torna ainda mais popular, ganha maior visibilidade, tem uma maior probabilidade de conseguir mais inscritos, mais padrinhos e mais patrocinadores. Isso aumenta drasticamente as suas chances de ganhar o Prêmio Luidopedia no ano seguinte, simplesmente porque mais gente conhece aquele canal. Essa distorção se torna fundamental principalmente quando o critério é popularidade, ou seja, em condições normais, normalmente ganha o canal que mais gente conhece, porque dificilmente alguém vai votar em um canal do qual jamais ouviu falar. 


    Nossa discordância neste ponto vem do fato de eu acreditar que, se tratando dos prêmios de mídias audiovisuais da Ludopedia, a grande maioria dos eleitores conhecem e seguem consumindo conteúdos da grande maioria dos canais (obviamente, ao longo do tempo nossos gostos nos guiam para vertentes específicas e deixamos de seguir alguns geradores... ainda assim, na minha opinião, este processo é valido para determinarmos os “nossos melhores”). Assim, acredito que o resultado final da votação desta categoria do prêmio seja pouco influenciado pelo desconhecimento dos eleitores.
     
    O mesmo não acontece com as escolhas dos melhores jogos dentro de suas categorias, isso porque, como amplamente discutido nos fóruns, a quantidade de títulos lançados aumentou muito e impossibilitou que todos tenham possibilidade de conhecerem todos os jogos. Esta categoria sim acho que é fortemente influenciada pelas opiniões dos geradores de conteúdo e pelas campanhas das editoras.
     
    Posso estar completamente equivocado em relação a acreditar que os eleitores são “hobistas convictos”. Gostaria de ter esse parâmetro. Seria interessante se, ao final do prêmio, a Ludopedia disponibilizasse alguns dados como: média da quantidade de acessos dos votantes nos últimos 12 meses; tempo de registro no site dos votantes; e média de jogos jogados dos votantes, por exemplo.

    2
  • Lucas Fratini
    172 mensagens MD
    avatar
    Lucas Fratini14/03/25 14:50
    Lucas Fratini » 14/03/25 14:50

    Opa, fala Iuri!

    Falei bastante sobre isso no meu último podcast, caso tenha paciência para ouvir. Ou aqui na Ludo.

    No mais, a chave aqui é que toda premiação diz muito mais sobre ela mesma do que qualquer baliza de mérito do que ela está julgando. Você mencionou o Oscar, por exemplo, ele é um prêmio da indústria do cinema americano para o cinema americano por excelência. Mas essa ideia de que é o "melhor" vem de um trabalho de soft power de marketing e influência cultural de quase um século. Aliás, no Brasil ele influencia sim na distribuição comercial e no calendário de estreias, mas nos EUA são filmes que já foram assistidos e circulados, o que é requisitado como condição para concorrer. Assim, é algo "póstumo", de certa forma.

    Da mesma maneira, o prêmio Ludopédia diz muito mais sobre o perfil de consumo do usuário da Ludopédia e a influência dos canais que aqui orbitam do que qualquer coisa. Os canais que visam público em outros espaços e possuem uma comunidade fora daqui, não cabem nesse perfil.

    Acho que o debate é longo, mas espero ter contribuído.

    Abraços!

    8
  • iuribuscacio
    3120 mensagens MD
    avatar
    iuribuscacio14/03/25 14:55
    iuribuscacio » 14/03/25 14:55

    orlandocn::
    iuribuscacio::
    Qualquer premiação tem de ter basicamente três elementos: um grupo de candidatos pré-selecionados de alguma forma, um corpo de votantes e o parâmetro de escolha do vencedor. Nesse sentido, a popularidade seja na pré-seleção dos candidatos, ou na escolha do vencedor, é apenas um dos parâmetros, que se tornou o mais utilizado, especialmente através da Internet, pelas vantagens que eu citei no texto (praticidade, rapidez, economia, etc).

    Então não é que eu ache a popularidade um critério intrinsecamente ruim, por si só, afinal de contas, se um canal é popular, no mínimo aquilo que ele produz agrada uma grande quantidade de pessoas, em algum nível. O problema que eu vejo nisso, e essa é uma opinião minha, é que há uma distorção no critério popularidade. Quando um canal que já é muito popular, ganha o Prêmio Ludopedia, ele se torna ainda mais popular, ganha maior visibilidade, tem uma maior probabilidade de conseguir mais inscritos, mais padrinhos e mais patrocinadores. Isso aumenta drasticamente as suas chances de ganhar o Prêmio Luidopedia no ano seguinte, simplesmente porque mais gente conhece aquele canal. Essa distorção se torna fundamental principalmente quando o critério é popularidade, ou seja, em condições normais, normalmente ganha o canal que mais gente conhece, porque dificilmente alguém vai votar em um canal do qual jamais ouviu falar. 


    Nossa discordância neste ponto vem do fato de eu acreditar que, se tratando dos prêmios de mídias audiovisuais da Ludopedia, a grande maioria dos eleitores conhecem e seguem consumindo conteúdos da grande maioria dos canais (obviamente, ao longo do tempo nossos gostos nos guiam para vertentes específicas e deixamos de seguir alguns geradores... ainda assim, na minha opinião, este processo é valido para determinarmos os “nossos melhores”). Assim, acredito que o resultado final da votação desta categoria do prêmio seja pouco influenciado pelo desconhecimento dos eleitores.
     
    O mesmo não acontece com as escolhas dos melhores jogos dentro de suas categorias, isso porque, como amplamente discutido nos fóruns, a quantidade de títulos lançados aumentou muito e impossibilitou que todos tenham possibilidade de conhecerem todos os jogos. Esta categoria sim acho que é fortemente influenciada pelas opiniões dos geradores de conteúdo e pelas campanhas das editoras.
     
    Posso estar completamente equivocado em relação a acreditar que os eleitores são “hobistas convictos”. Gostaria de ter esse parâmetro. Seria interessante se, ao final do prêmio, a Ludopedia disponibilizasse alguns dados como: média da quantidade de acessos dos votantes nos últimos 12 meses; tempo de registro no site dos votantes; e média de jogos jogados dos votantes, por exemplo.

    Caro orlandocn

    Meu camarada, então vamos concordar em discordar :), até porque eu acho que a nossa discordância nem é tão grande assim, dado que eu concordo com você em parte.

    Um exemplo disso, é que no quesito melhores jogos você está totalmente com a razão. Inclusive eu gostaria de ressaltar que a minha objeção quanto à utilização indiscriminada do critério popularidade, no Prêmio Ludopedia, se resume aos canais de mídia escrita e audiovisual. Isso se deve ao fato de que, diferentemente dos jogos que aparecem apenas na premiação de um ano específico, os canais de conteúdo continuam participando um ano atrás do outro.

    Do mesmo modo também, concordo e achei muito interessante essa sua sugestão de divulgação dos dados médios dos votantes, porque obviamente divulgar dados específicos está totalmente fora de questão. Mas com a média dos dados, dava para fazer uma bela análise do panorama geral do Prêmio Ludopedia.

    Um forte abraço e boas jogatinas!

    Iuri Buscácio

    P.S. Quanto à discussão que você propôs, respondendo ao Joabfast: "Sobre popularidade deixo uma questão: (i) é bom porque é popular ou (ii) é popular porque é bom? Acredito que a resposta seja as duas colocações, uma condição alça a outra e assim por diante.", eu vejo nisso um verdadeiro "Dilema Tostines", aplicado aos board games, que eu sinceramente acho difícil responder!!!! :):):)


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  • Djow_
    2022 mensagens MD
    avatar
    Djow_14/03/25 14:58
    Djow_ » 14/03/25 14:58

    Tema polêmico, obrigado pelas citações. 

    Não vou dar minha opinião para não perder nossos contratos vitalícios com as editoras. 

    Abraços e boa discussão.

    7
  • fabiomoon007
    215 mensagens MD
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    fabiomoon00714/03/25 15:14
    fabiomoon007 » 14/03/25 15:14

    Djow_::Tema polêmico, obrigado pelas citações. 

    Não vou dar minha opinião para não perder nossos contratos vitalícios com as editoras. 

    Abraços e boa discussão.

    "Se vcs soubessem o que aconteceu, ficariam enojados"

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