Aprenda a fazer o PIOR Game Design Document – E faça um jogo mesmo assim!
Uma das maiores lições que aprendi desenvolvendo jogos digitais – e que trouxe para os jogos de tabuleiro – foi a importância do Game Design Document (GDD). Mas calma, se você não sabe o que é isso, eu vou te ensinar… do pior jeito possível! ?
Passo 1: Escolha seu método de desastre
Eu costumo usar dois modelos infalíveis para transformar aquela ideia genial (ou nem tanto) em algo mais concreto:
Modelo 1 - Anotações no Bloco de Notas
Modelo 2 - Um Documento “sério” – o tal do Game Design Document
Ambos ajudam a resolver um problema crucial: tirar a ideia da sua cabeça e jogá-la no mundo real. Isso evita que seu jogo continue sendo só uma conversa animada no bar ou um devaneio no banho.
Modelo 1 – O Bloco de Notas Caótico
Eu adoro usar o Google Keep para anotar ideias assim que elas aparecem. É rápido, gratuito e ideal para capturar aqueles insights que somem mais rápido que ficha em fliperama.
Exemplo? Quando tive a ideia do Fucazul, só anotei coisas como:
Bug race - Conhecido hoje como FUCAZUL
Ganha a maior carta da rodada
Porém o trunfo é a casa onde está o primeiro Fusca
O trunfo ganha de qlqr carta
O Fusca ganha de todas outras
Quem vence a rodada avança o Fusca
Match de número anda +1
2-5 jogadores 10 cartas
6 jogadores 8 cartas
7 Jogadores 7 cartas
8 jogadores 6 cartas
9 jogadores 5 Cartas
10 jogadores 5 Cartas
Parece confuso? ÓTIMO! Depois você tenta dar sentido.
Modelo 2 – O Game Design Document “de verdade”
Agora, se você realmente quer organizar as coisas, aí entra o GDD. Ele tem mais estrutura e serve para quem pretende levar o projeto a sério (ou pelo menos fingir que sim). Para meu jogo Skim Session, fiz um modelo mais elaborado, detalhando:
✔ Conceito do jogo
✔ Mecânicas principais
✔ Como diabos isso tudo vai virar um jogo de tabuleiro
EXEMPLO - GDD SKIM SESSION:
1. Título do Jogo
Skim Session
2. Visão Geral do Game Design
Em Skim Sesion, você e seus amigos estão fazendo uma sessão irada de skimboard disputando ondas e manobras! Para descobrir quem é o melhor de todos, vocês precisam se arriscar na maré profunda.
TENHA CUIDADO!
Você pode levar uma vaca a qualquer momento e precisar de ajuda!
Na maré profunda o jogador não pode ver as cartas disponíveis, diferente da maré rasa.
3. Público Alvo
Faixa etária: 8+. Jogo: Família. Complexidade: simples.
Tema: esportes e skimboard.
4. Mecânicas
Estrutura: Competitivo e Solo
Ordem do turno: Fixa
Ações: ação de recuperação (action retrieval)
Final do jogo e pontos de vitória: pontos de vitória ao final do jogo (Victory Point Game State)
Incertezas: Force a sua sorte (push your luck), informação desconhecida e escondida, gerenciamento de probabilidade
Economia: Troca
Coleção de conjuntos (Set collection): atribuição de valores para conjunto (Set valuation)
Mecanismos de cartas: combinação de cartas (melding and splaying cards), compra de cartas, limites e exaustão do baralho, gestão de mão, construção de baralho e draft de cartas.
5. História
O melhor Skimboarder em Skim Session é aquele que obtiver a maior somatória de pontuação em duas ondas. Para surfar as ondas você precisa de uma carta de drop e para realizar as manobras você precisa de uma carta de onda. Existem três tipos de cartas de ondas: marola, onda e BOMBA! Com a onda dropada você desce suas manobras, são quatro tipos de cartas de manobra: shove it, wrap, aéreo e tubo. Além disso, tem cartas especiais que permitem alcançar ondas distantes e escapar das vacas! Essas têm dois tipos de cartas: ollie e side slip. Finalizando com o último tipo de carta que é a VACA! Caso o jogador pegar uma, ele precisa dar uma carta para o oponente.
6. Estética
As cartas de ondas se conectam e são colocadas dessa maneira na mesa.

7. Tecnologia/Plataforma
O jogo terá sua versão analógica como jogo de cartas e sua versão digital (tabletop simulator e tabletopia). Futuramente o jogo deve ser lançado em plataformas maiores como BoardGameArena (desenvovlimento de acordo com o BGA) e versões para celular (desenvolvimento na Unity).
Conclusão: NÃO faça seu jogo de tabuleiro!
Eu avisei! Criar um jogo é uma jornada sem volta. Você vai perder tempo, amigos (que serão obrigados a testar versões horríveis), e possivelmente sua sanidade. Mas, se mesmo assim insistir… bem, seja bem-vindo ao clube! ??
Existem vários templates de GDD por aí, principalmente voltados para jogos digitais. Se quiser, dá uma pesquisada – ou então inventa um do zero e finge que tá tudo certo!
AGORA TEM CAMPANHA POLÍTICA AQUI!!! KKKKK
É com muita alegria que anunciamos nossa participação no Prêmio Ludopedia 2024, a maior premiação de jogos de tabuleiro do Brasil! E estamos concorrendo em cinco categorias! ?
CATEGORIAS E INDICAÇÕES:
Melhor Jogo Família Designer Nacional – Skim Session e Fucazul!
Melhor Jogo Família Designer Global – Skim Session e Fucazul
Melhor Arte – Fucazul (Arte por Giu Andrian)
Mídia Audiovisual - Esporte na Mesa
Mídia Revelação - Esporte na Mesa