@DWilliam , cada partida de GT tem 3 eras, cada era tendo a fase de montagem de nave e a fase da viagem.
O tempo real ocorre na fase de montagem. Todas as peças começam fechadas e quando virarem a ampulheta, os jogadores podem pegar uma peça, levar até sua cartela e DAÍ decidir o que fazer com ela (devolver aberta, encaixar na nave ou por em um dos 2 espaços reserva) ANTES DE PEGAR UMA NOVA PEÇA. Isso é importante para não virar mercado de peixe ou liquidação de black friday; nada de sair pegando rapidamente multiplas peças até achar o que quer. Apesar de ser simultâneo entre os jogadores, o ato de levar a peça até sua cartela e decidir o que fazer com ela faz com que haja um mínimo de ordem.
Pode acabar o tempo antes de você terminar a nave? Pode, mas isso depende mais dos jogadores do que da ampulheta. Isto porque a ampulheta pode ser virada 1/2/3 vezes antes de esgotar o tempo da 1a/2a/3a viagem, respectivamente. SÓ QUE a última virada da ampulheta (sendo a única virada na viagem 1) só pode ser feita por um jogador que já completou a nave! Entao, se na viagem 1 a areia da ampulheta já correu toda, ela só será virada quando o primeiro jogador terminar a sua nave, restando aos demais AÍ se preocuparem em acabar logo a nave deles. Um jogador pode acabar antes só para prejudicar o amiguinho? Pode, mas como cada espaço da nave é importante, geralmente quem faz rush acaba sofrendo problemas na viagem. Um jogador experiente pode acabar antes dos novatos e fazer correr a ampulheta enquanto os outros estão quebrando a cabeça? Pode, o jogo tem uma curva de aprendizado ABSURDA, mas cabe ao veterano tentar pegar leve não traumatizar os marinheiros de primeira viagem. E quanto à viagem 1 e 2, que tem respectivamente uma e duas viradas de ampulheta antes da final? Nesse caso, qualquer jogador pode virar a ampulheta, acelerando a urgência de terminar a nave (cujos modelos exigem mais peças), mas não necessariamente ditando o fim da fase de construção (que só ocorre quando a virada final de ampulheta for feita por um jogador que completou sua nave).
Agora, quanto à sorte, ela ocorre através das cartas de viagem. Na viagem 1/2/3 são sorteadas 8/12/16 cartas que ficam fechadas e que podem ferrar MUITO um caminhoneiro desprotegido. Durante a fase de construção, um jogador pode, ao invés de pegar uma peça, olhar secretamente uma das cartas de viagem para ter idéia do que vem por aí. Se você quer diminuir o impacto da surpresa, pode fazer isto, mas a eficácia estratégica não é perfeita por alguns motivos:
- Apenas 3/4 das cartas de viagem são permitidas serem olhadas. Sempre haverá surpresas.
- As cartas são embaralhadas no inicio da viagem, entao as cartas que voce olhou pode aparecer em qualquer ordem. Logo, mesmo que você saiba que vem uma tempestade de meteoros, vai que aparece antes uma nave pirata inesperada que enche de tiros a sua nave e destroi aqueles escudos e canhões que voce estava pretendendo usar contra os meteoros?
- Enquanto você olha uma carta, seus oponentes pegam peças que poderiam ser úteis para você e tem mais chances de terminar a nave antes de você. Isso é um pouco alarmista, mas existe essa possibilidade.
- Na medida que você fica mais experiencia e conhece os tipos de cartas possíveis de aparecer, pode deixar a nave mais resguardada. Eu costumo jogar sem olhar cartas.