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  3. Galaxy Trucker
  4. Galaxy Trucker: seja um caminhoneiro das galáxias

Galaxy Trucker: seja um caminhoneiro das galáxias

Galaxy Trucker
  • avatar
    tabulaquadrada12/08/16 08:30
    avatar
    tabulaquadrada
    12/08/16 08:30
    954 mensagens MD

    Postado originalmente em: http://tabulaquadrada.com.br/galaxy-trucker-seja-um-caminhoneiro-das-galaxias por @saygoce


    Prepare seu boné e a frase de para-choque, a jornada para se tornar o melhor caminhoneiro das galáxias começou. Que ser caminhoneiro é uma parada maneira e máscula pra caramba nós sabemos, mas ser um caminhoneiro das galáxias é algo bem superior.
    Galaxy Trucker é um jogo de Vlaada Chvátil, para 2 a 4 jogadores, com uma mecânica de colocação de peças e rolagem de dados, em que você será um caminhoneiro das galáxias, para ser mais preciso você fará parte de uma corporação que constrói sistemas de esgotos intergalácticos, porque até em outra galáxia o saneamento básico é algo muito importante.


    http://tabulaquadrada.com.br/wp-content/uploads/ingame-galaxy-trucker9.png
    Você vai acabar precisando de um caminhão pra transportar o jogo


    Nesse jogo você não apenas deverá mostrar o quão bom piloto você é, mas vai ter que mostrar que sabe como construir uma nave espacial resistente o suficiente para enfrentar tempestades de meteoros, armada para enfrentar piratas espaciais (ou quem sabe até o império) e tão grande quanto a estrela da morte para que você possa carregar uma tripulação pra lá de grande e transportar cargas valiosíssimas (quem sabe o sabre de luz do próprio Luke). Mas, de nada vai adiantar todo esse investimento se você não for hábil e rápido o suficiente para fazer tudo isso e chegar antes de todos.
    Mais um jogo imperdível lançado pela Devir que já havia sido anunciado no ano passado (conforme noticiamos aqui). O jogo encontra-se em pré-venda nas lojas e tem sua previsão de entrega para setembro deste ano, isso se não houver nenhum atraso por parte do transporte intergaláctico é claro.

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    Comentários:

  • Victor
    2517 mensagens MD
    avatar
    Victor12/08/16 08:40
    Victor » 12/08/16 08:40

    Jogaço!


    2
  • DWilliam
    650 mensagens MD
    avatar
    DWilliam12/08/16 08:48
    DWilliam » 12/08/16 08:48

    Dúvidas: Como é o uso do "tempo real" nesse jogo? E o fator sorte é muito presente?

    3
  • RMaia8
    2286 mensagens MD
    avatar
    RMaia812/08/16 08:49
    RMaia8 » 12/08/16 08:49

    Esse lance de montar a nave me lembrou muito Eclipse, mas parece ser essa a única comparação.
    Queria uma dica da galera: não curto o tema espacial, mas Eclipse me deixou interessado por ter "muito mais" do que tema.
    É o caso desse jogo? Há esperança pra alguém que não goste do tema espacial? As mecânicas e interações sobrepõe de forma relevante o tema?
    Obrigado! ;)

    2
  • Filipe Oliveira
    627 mensagens MD
    avatar
    Filipe Oliveira12/08/16 09:31
    Filipe Oliveira » 12/08/16 09:31

    RMaia8::Esse lance de montar a nave me lembrou muito Eclipse, mas parece ser essa a única comparação.
    Queria uma dica da galera: não curto o tema espacial, mas Eclipse me deixou interessado por ter "muito mais" do que tema.
    É o caso desse jogo? Há esperança pra alguém que não goste do tema espacial? As mecânicas e interações sobrepõe de forma relevante o tema?
    Obrigado! ;)

    Com certeza! Independente do tema (que eu, particularmente, adoro), é disparado o melhor jogo que já joguei de real-time e certamente um dos melhores da minha coleção. Fica excelente com qualquer número de jogadores (inclusive com 2, pra quem só joga com a esposa :)). 

    O tema é bastante presente no jogo (pela montagem das naves, pelos eventos das cartas, pela arte, etc.), mas, mesmo assim, a mecânica se sobressai, e durante a montagem você vai ficar tão tenso e tão focado para buscar as peças que precisa que nem vai se lembrar que está jogando um jogo "espacial". :D

    2
  • Filipe Oliveira
    627 mensagens MD
    avatar
    Filipe Oliveira12/08/16 09:41
    Filipe Oliveira » 12/08/16 09:41

    DWilliam::Dúvidas: Como é o uso do "tempo real" nesse jogo? E o fator sorte é muito presente?

    DWilliam, existem dezenas de peças das naves espalhadas pela mesa, viradas para baixo. Os jogadores têm que, com apenas uma mão, ir desvirando peça por peça e decidindo se serão utilizadas em suas naves ou descartadas (abertas) na mesa. Nessa parte do jogo há pouco fator sorte, quase irrelevante, pois quem souber quais peças procura e for ágil o suficiente para colocá-las de forma eficiente na nave (que possui várias regras de montagem), certamente vai mitigar bastante a aleatoriedade e vai se sobressair a qualquer pessoa que eventualmente encontrou peças melhores mas não conseguiu ser eficiente e rápido ao utilizá-las.

    Depois disso vem a viagem (são três tipos de naves e três viagens a cada partida). Aí pode-se até afirmar que há sorte, pois há o uso de cartas aleatórias e dados para tirar os resultados dos ataques de naves inimigas, meteoros, contrabandistas, etc. Entretanto, tudo vai depender da primeira fase: se você montou bem sua nave (que, acredite, só vai acontecer depois de várias e várias partidas), os eventos danosos serão mínimos e você vai chegar ao fim da viagem com a nave (quase) inteira, e com os recursos e pontos que conseguiu na rodada.

    Recomendo demais o jogo, tente assistir a um gameplay no Youtube para você sentir o que eu disse, explicado por palavras não reflete bem a dinamicidade e genialidade do jogo.

    Abraço!

    4
  • RMaia8
    2286 mensagens MD
    avatar
    RMaia812/08/16 09:44
    RMaia8 » 12/08/16 09:44

    Filipe Oliveira::
    DWilliam::Dúvidas: Como é o uso do "tempo real" nesse jogo? E o fator sorte é muito presente?

    DWilliam, existem dezenas de peças das naves espalhadas pela mesa, viradas para baixo. Os jogadores têm que, com apenas uma mão, ir desvirando peça por peça e decidindo se serão utilizadas em suas naves ou descartadas (abertas) na mesa. Nessa parte do jogo há pouco fator sorte, quase irrelevante, pois quem souber quais peças procura e for ágil o suficiente para colocá-las de forma eficiente na nave (que possui várias regras de montagem), certamente vai mitigar bastante a aleatoriedade e vai se sobressair a qualquer pessoa que eventualmente encontrou peças melhores mas não conseguiu ser eficiente e rápido ao utilizá-las.

    Depois disso vem a viagem (são três tipos de naves e três viagens a cada partida). Aí pode-se até afirmar que há sorte, pois há o uso de cartas aleatórias e dados para tirar os resultados dos ataques de naves inimigas, meteoros, contrabandistas, etc. Entretanto, tudo vai depender da primeira fase: se você montou bem sua nave (que, acredite, só vai acontecer depois de várias e várias partidas), os eventos danosos serão mínimos e você vai chegar ao fim da viagem com a nave (quase) inteira, e com os recursos e pontos que conseguiu na rodada.

    Recomendo demais o jogo, tente assistir a um gameplay no Youtube para você sentir o que eu disse, explicado por palavras não reflete bem a dinamicidade e genialidade do jogo.

    Abraço!


    Muito obrigado pelas ricas dicas, Filipe!!! Absurdamente úteis!!!!!!
    Eu sou fã demais do Uwe e do Feld, mas vou te dizer que não consigo pensar em um designer mais criativo e capaz de diversificar o portfolio do que o Vlaada. Impressionante!!!

    1
  • Victor
    2517 mensagens MD
    avatar
    Victor12/08/16 10:11
    Victor » 12/08/16 10:11

    @DWilliam , cada partida de GT tem 3 eras, cada era tendo a fase de montagem de nave e a fase da viagem. 

    O tempo real ocorre na fase de montagem. Todas as peças começam fechadas e quando virarem a ampulheta, os jogadores podem pegar uma peça, levar até sua cartela e DAÍ decidir o que fazer com ela (devolver aberta, encaixar na nave ou por em um dos 2 espaços reserva) ANTES DE PEGAR UMA NOVA PEÇA. Isso é importante para não virar mercado de peixe ou liquidação de black friday; nada de sair pegando rapidamente multiplas peças até achar o que quer.  Apesar de ser simultâneo entre os jogadores, o ato de levar a peça até sua cartela e decidir o que fazer com ela faz com que haja um mínimo de ordem.

    Pode acabar o tempo antes de você terminar a nave? Pode, mas isso depende mais dos jogadores do que da ampulheta. Isto porque a ampulheta pode ser virada 1/2/3 vezes antes de esgotar o tempo da 1a/2a/3a viagem, respectivamente. SÓ QUE a última virada da ampulheta (sendo a única virada na viagem 1) só pode ser feita por um jogador que já completou a nave! Entao, se na viagem 1 a areia da ampulheta já correu toda, ela só será virada quando o primeiro jogador terminar a sua nave, restando aos demais AÍ se preocuparem em acabar logo a nave deles. Um jogador pode acabar antes só para prejudicar o amiguinho? Pode, mas como cada espaço da nave é importante, geralmente quem faz rush acaba sofrendo problemas na viagem. Um jogador experiente pode acabar antes dos novatos e fazer correr a ampulheta enquanto os outros estão quebrando a cabeça? Pode, o jogo tem uma curva de aprendizado ABSURDA, mas cabe ao veterano tentar pegar leve não traumatizar os marinheiros de primeira viagem. E quanto à viagem 1 e 2, que tem respectivamente uma e duas viradas de ampulheta antes da final? Nesse caso, qualquer jogador pode virar a ampulheta, acelerando a urgência de terminar a nave (cujos modelos exigem mais peças), mas não necessariamente ditando o fim da fase de construção (que só ocorre quando a virada final de ampulheta for feita por um jogador que completou sua nave). 

    Agora, quanto à sorte,  ela ocorre através das cartas de viagem. Na viagem 1/2/3 são sorteadas 8/12/16 cartas que ficam fechadas e que podem ferrar MUITO um caminhoneiro desprotegido. Durante a fase de construção, um jogador pode, ao invés de pegar uma peça, olhar secretamente uma das cartas de viagem para ter idéia do que vem por aí. Se você quer diminuir o impacto da surpresa, pode fazer isto, mas a eficácia estratégica não é perfeita por alguns motivos:      

    - Apenas 3/4 das cartas de viagem são permitidas serem olhadas. Sempre haverá surpresas. 
    - As cartas são embaralhadas no inicio da viagem, entao as cartas que voce olhou pode aparecer em qualquer ordem. Logo, mesmo que você saiba que vem uma tempestade de meteoros, vai que aparece antes uma nave pirata inesperada que enche de tiros a sua nave e destroi aqueles escudos e canhões que voce estava pretendendo usar contra os meteoros?
    - Enquanto você olha uma carta, seus oponentes pegam peças que poderiam ser úteis para você e tem mais chances de terminar a nave antes de você. Isso é um pouco alarmista, mas existe essa possibilidade.
    - Na medida que você fica mais experiencia e conhece os tipos de cartas possíveis de aparecer, pode deixar a nave mais resguardada. Eu costumo jogar sem olhar cartas. 

    5
  • Victor
    2517 mensagens MD
    avatar
    Victor12/08/16 10:14
    Victor » 12/08/16 10:14

    @RMaia8, o Filipe já respondeu muito bem, mas deixe dar um conselho: leia o manual. Sério, é um dos manuais mais divertidos e engraçados que já li (junto com o do Dungeon Lords) e ao mesmo tempo dá uma boa idéia do jogo. Se pensar em mecânica, se gosta de puzzle e tile-placement, não tenho como não recomendar o GT a você, independente do tema.

    3
  • RMaia8
    2286 mensagens MD
    avatar
    RMaia812/08/16 10:34
    RMaia8 » 12/08/16 10:34

    Victor::@RMaia8, o Filipe já respondeu muito bem, mas deixe dar um conselho: leia o manual. Sério, é um dos manuais mais divertidos e engraçados que já li (junto com o do Dungeon Lords) e ao mesmo tempo dá uma boa idéia do jogo. Se pensar em mecânica, se gosta de puzzle e tile-placement, não tenho como não recomendar o GT a você, independente do tema.

    Feito, vou buscar esse.
    Valeu, senhores!!!!

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