alanmv742::Não sei se é besteira minha, mas me sinto feito de besta quando vejo o scythe sendo feito pra fazer vc comprar as expansões, principalmente o invasores das terras além, já que já vem impresso no tabuleiro e me dá um certo TOC ver as facções lá no jogo e não ter, qual a opinião de vocês sobre isso?
É apenas um modo de manipular o mercado para não assustar com um preço alto, de modo que o consumidor vá comprando pouco a pouco. Quem tem condições, já comprará tudo de uma forma ou outra.
Anachrony sem as miniaturas é outro exemplo claro disso.
Como já comentaram anteriormente, pegaram essa prática do digital, pois lá jogos que são lançamentos já saem de fábrica com uma expansão. 400 reais assusta num jogo de computador, mas 250 reais no jogo base + 150 reais na expansão, parece mais justo.
A Stonemaier Games tem um público alvo bem específico, prezando mais pela qualidade de produção do que qualidade de gameplay. Descobriram um nicho de pessoas que têm uma condição financeira boa, e preferem jogos bonitos, diria que até instagramáveis, ao invés de jogos que sejam bons mecanicamente, mas "feios".
Mas isso não é exclusividade deles, inúmeros outros jogos são tratados como "desbalanceados", e alguém sempre diz que a expansão X ou Y corrige isso.
Sim, foi pensado nisso desde o início. Críticas a jogos também geram engajamento, e marketing gratuito.
A dica é, antes de comprar, sempre pense nos jogos de tabuleiro como o pacote completo: jogo + expansão. Avalie se tudo faz sentido entre si, e o preço total.
Nessa análise vai perceber que muitos jogos base se sustentam sozinhos, enquanto outros necessitam de uma ou mais expansões, por design.
Quanto aos lançamentos, já tem bastante gente emocionada no hobby disposta a errar primeiro. Use-os como fonte de informação.