Logo Ludopedia
Novidades
  • Informações
  • Ludonews
  • Lançamentos
  • O que vem por ai
  • Em Breve
  • Anúncios
  • Financiamento Coletivo
Jogos
  • Pesquisa
  • Todos os Jogos
  • Editoras
  • Domínios
  • Categorias
  • Temas
  • Mecânicas
  • Ranking
  • Board Games
  • RPG
  • +Rankings
  • Por Dentro
  • Ludozine
  • Análises
  • Dúvida de Regras
  • Aprenda a Jogar
  • Jogatinas
  • Ludopedia
  • Prêmio Ludopedia
  • Censo Ludopedia
  • Colaborar
  • Cadastro de Jogo
Comunidade
  • Fórum
  • Todos os fóruns
  • Tópicos Recentes
  • Últimas 24 horas
  • Listas
  • Todas as listas
  • Listas Mais Vistas
  • Mídias
  • Canais
  • Podcasts
  • Conteúdo
  • Grupos
  • Arquivos
  • Imagens
  • Videos
Mercado
  • Ludostore
  • Marketplace
  • Leilões
  • Todos os Anúncios
  • Quero Vender
  • Smart Trails
  • Últimos Cadastros
Jogos ({{totalJogos}}) Mercado ({{totalAnuncios}}) Tópicos ({{totalTopicos}}) Usuários ({{totalUsuarios}}) Canais ({{totalCanais}}) Listas ({{totalListas}})
Nenhum Jogo Encontrado
  • {{jogo.nm_jogo}} ({{jogo.ano_publicacao}}) {{jogo.nm_distribuidora}} {{jogo.qt_jogadores_str}} {{jogo.tempo_jogo}}
Nenhum Anúncio Encontrado
  • {{anuncio.nm_item}} {{anuncio.qtde}} anúncios A partir de {{anuncio.vl_venda|formataValor}}
Nenhum Tópico Encontrado
  • {{topico.titulo}} Por {{topico.usuario}} {{topico.nm_jogo}}
Nenhuma Lista Encontrada
  • {{lista.nm_lista}} Por {{lista.usuario}} {{lista.qt_itens|plural('item', 'itens')}}
Nenhum Usuário Encontrado
  • {{usuario.usuario}} Membro desde {{usuario.dt_cadastro|mesAnoExtenso}}
Nenhum Canal Encontrado
  • {{canal.nm_canal}} {{canal.qt_postagens|plural('postagem','postagens')}} Última {{canal.dt_ultima_postagem|dataHoraHuman}}
Ver todos os resultados ({{totalJogos}}) Ver todos os resultados ({{totalAnuncios}}) Ver todos os resultados ({{totalTopicos}}) Ver todos os resultados ({{totalUsuarios}}) Ver todos os resultados ({{totalCanais}}) Ver todos os resultados ({{totalListas}})
Entrar Cadastre-se

Acesse sua conta

Crie sua Conta
Ou acesse com as redes sociais

Crie sua conta

Ou utilize suas redes sociais

Menu de Navegação

  • Novidades
    • Informações
    • Ludonews
    • Lançamentos
    • O que vêm por aí
    • Em Breve
    • Anúncios
    • Financiamento Coletivo
  • Jogos
    • Pesquisa
    • Todos os Jogos
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
    • Ranking
    • Board Games
    • RPG
    • +Rankings
    • Por Dentro
    • Ludozine
    • Análises
    • Dúvida de Regras
    • Aprenda a Jogar
    • Jogatinas
    • Ludopedia
    • Prêmio Ludopedia
    • Censo Ludopedia
    • Colaborar
    • Cadastro de Jogo
  • Comunidade
    • Fórum
    • Todos os fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Últimas 24 horas
    • Listas
    • Todas as listas
    • Listas Mais Vistas
    • Mídias
    • Canais
    • Podcasts
    • Conteúdo
    • Grupos
    • Arquivos
    • Imagens
    • Videos
  • Mercado
    • Ludostore
    • Marketplace
    • Leilões
    • Todos os Anúncios
    • Quero Vender
    • Smart Trails
    • Últimos Cadastros

Minha Conta

Avatar

0
  • Usuário
  • Perfil
  • Coleção
  • Partidas
  • Partidas Pendentes
  • Badges
  • Chamados
  • Grupos
  • Canais
  • Edições
  • Seguindo
  • Meeps
  • Saldo Meeps
  • Atividades Meeps
Ver tudo
  • {{notificacao.dt_notificacao|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{mensagem.assunto}} ({{mensagem.resumo}})
    {{mensagem.usuario}} - {{mensagem.dt_mensagem|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{config.descricao}}
  • Como Comprador
  • Meu Mercado
  • Minhas Compras
  • Avaliações Pendentes
  • Reembolsos
  • Endereços
  • Como Vendedor
  • Minhas Vendas
  • Meus Anúncios
  • Meus Leilões
  • Pergunta não Respondidas
  • Aguardando Envio
  • Meu Saldo
Fale conosco Ajuda Sair da conta
  • Menu
  • Jogos
    • Lançamentos Nacionais
    • Ranking
    • Prêmio Ludopedia
    • Cadastrar um jogo
    • Pesquisa
    • Pesquisa Avançada
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
  • Canais
    • Últimas Postagens
    • Últimas Postagens - Inscritos
    • Canais
    • Canais - Inscritos
    • Meus Canais
  • Fórum
    • Fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Tópicos que sigo
    • Últimas 24 Horas
    • Tópicos Não Lidos
    • Tópicos Favoritos
    • Criar um Tópico
  • Listas
    • Listas Recentes
    • Listas Não Lidas
    • Minhas Listas
    • Listas Favoritas
    • Criar uma Lista
  • Mercado
    • Ludostore
    • Meu Mercado
    • Anúncios
    • Leilões
    • Trocas
    • Criar um anúncio
    • Criar um Leilão
  • Vídeos
    • Todos os Vídeos
    • Análise
    • Customização
    • Entrevista
    • Evento
    • Jogatina
    • Regras
    • Unboxing
    • Subir um vídeo
  • Multimídia
    • Arquivos
    • Imagens
    • Subir Arquivo
    • Subir Imagens
  • Podcasts
    • Todos Podcasts
    • Últimos episódios
  • Grupos
    • Pesquisar um Grupo
    • Meus Grupos
    • Criar um Grupo
  • Partidas
    • Minhas Partidas
    • Cadastrar uma Partida
  • Sobre
    • Fale Conosco
  1. Fórum
  2. Dúvida de Regras
  3. Nucleum
  4. Ação - Colocar peça de ferrovia

Ação - Colocar peça de ferrovia

Nucleum
  • avatar
    daviaraujo77703/03/25 09:51
    avatar
    daviaraujo777
    03/03/25 09:51
    7 mensagens MD

    Olá pessoal, eu tenho dificuldades com a regra da colocação de ferrovia. No geral eu tenho sempre tentado construir a ferrovia combinando as cores dois lados, no entanto pode ocorrer de não conseguir combinar ou de fato concluir na hora as duas ações. Quando isso ocorreu, acabei nem fazendo a ação. 
    Daí vieram minhas dúvidas. Eu jogo em 2 pessoas; 

    Começando pelo manual, que diz o seguinte:
    1 - Coloque uma peça de Ação em uma conexão, usando um
    Trabalhador para marcar a propriedade.
    2 - Resolva a(s) ação(ões) por cores que combinarem.
    3 - Verifique se a linha férrea foi concluída. Caso tenha sido,
          a. ganhe a recompensa de inauguração, se houver alguma; então,
          b. vire a(s) peça(s) para baixo.


    No meu entendimento, a colocação teria essas possibilidades:
    1 - Combinação dos dois lados 
    1.1 - Consigo realizar, nessa rodada, as duas ações. Realizo as duas ações e viro o trilho para cima. Posso usar a conexão para levar energia, etc.
    1.2 - Só consigo, nessa rodada, realizar uma das ações. Realizo uma das ações nessa rodada e mantenho a figura da ação pra cima. Posso realizar a ação em outra rodada. Posso usar a conexão para levar energia,  antes mesmo de fazer a ação faltante.
    1.3 - Não consigo, nessa rodada, realizar nenhuma das ações. Deixo a figura da ação pra cima. Posso realizar a ação em outra rodada. Posso usar a conexão para levar energia, antes mesmo de fazer a ação faltante.

    2 - Combinação de um dos lados somente. 
    Mesmo raciocínio do anterior, no caso aplicado a somente um dos lados. Posso usar a conexão para levar energia, etc.

    3 - Nenhuma combinação. 
    Coloco somente o tile, não realizo qualquer ação e viro pra cima o trilho. Posso usar a conexão para levar energia, etc.

    Nos casos 1 e 2, para eu realizar a ação faltante do trilho, eu gastaria uma ação da minha rodada(ou caso façam conexão com um dos meus trilhos, na rodada do oponente); 
    A ideia de virar a peça para baixo é pra marcar que ali não tem mais ação possível e claro, deixar o trilho no jogo. 

    Quando fala em linha férrea concluída enxergo dessa maneira:
    1 - [cidade A][trilho][cidade b] 
    2 - [cidade A][trilho][trilho][cidade b]

    Linha férrea não concluída seria: [cidade A][trilho][espaço vazio][cidade b]; 

    Faz sentido meu entendimento dessa regra? Ou o que estou vendo de forma errada? 

    Obrigado.



    3
    0
    0
  • Compre agora o jogo Nucleum na LUDOSTORE
    R$ 320,00 (no boleto)
    Visualizar OfertaVer
  • JulianZG
    90 mensagens MD
    avatar
    JulianZG04/03/25 21:41
    JulianZG » 04/03/25 21:41

    Opa! Vamos lá.
    A ação de "Colocar uma peça de ferrovia" (pag. 11) resumidamente, diz:
    Colocar a peça de ação, resolver as cores que combinarem e verificar se a linha férrea foi concluída.
    Isto posto, mais abaixo o manual explica como proceder em cada caso de combinação de cor - com a cidade ou com outra peça de trilho. Note que, no último parágrafo existe uma explicação voltada para o caso de algum jogador não conseguir realizar a ação no momento da colocação da peça. Ou seja: não se pode fazer a ação em outro turno. 
    Todas as resoluções de peças de trilho acontecem quando a peça é jogada no tabuleiro. 
    Combinou a cor, executa a ação.
    Se um dos lados não combina ou você não consegue fazer a ação, perdeu. Tendo feita a conexão, vira o tile e deixa o trabalhador em cima.
    Um lado ficou aberto e outro (ou você) combinou a cor com outra peça, resolve-se todas as ações (primeiro as da peça recém colocada) e vira o tile.
    Somente tiles virados contam como rede para transportes.

    Espero ter ajudado.
    Qualquer dúvida a mais, mandae.

    Boas jogatinas .o/

    0
  • daviaraujo777
    7 mensagens MD
    avatar
    daviaraujo77704/03/25 23:33
    daviaraujo777 » 04/03/25 23:33

    JulianZG:: Opa! Vamos lá.
    A ação de "Colocar uma peça de ferrovia" (pag. 11) resumidamente, diz:
    Colocar a peça de ação, resolver as cores que combinarem e verificar se a linha férrea foi concluída.
    Isto posto, mais abaixo o manual explica como proceder em cada caso de combinação de cor - com a cidade ou com outra peça de trilho. Note que, no último parágrafo existe uma explicação voltada para o caso de algum jogador não conseguir realizar a ação no momento da colocação da peça. Ou seja: não se pode fazer a ação em outro turno. 
    Todas as resoluções de peças de trilho acontecem quando a peça é jogada no tabuleiro. 
    Combinou a cor, executa a ação.
    Se um dos lados não combina ou você não consegue fazer a ação, perdeu. Tendo feita a conexão, vira o tile e deixa o trabalhador em cima.
    Um lado ficou aberto e outro (ou você) combinou a cor com outra peça, resolve-se todas as ações (primeiro as da peça recém colocada) e vira o tile.
    Somente tiles virados contam como rede para transportes.

    Espero ter ajudado.
    Qualquer dúvida a mais, mandae.

    Boas jogatinas .o/

    Beleza, entendido!
    No fim das contas eu tava jogando assim mesmo, ainda que o meu entendimento estivesse equivocado, pois eu só jogava o trilho que eu podia fazer a ação e combinando as cores.
    Tua explicação ficou melhor que o manual pra mim, clareou completamente a ação!
    Na parte do manual que fala sobre não poder realizar a ação no turno e perder a chance, eu achava que era somente relacionado ao oponente que realizaria ação numa combinação com trilho que eu acabei de colocar, mas realmente não faz sentido. 
    Essa era a regra que eu mais me enrolava no jogo(eu acho hahaha), então agora vou jogar melhor :D

    Brigadão! 

    1
  • alexfenrir
    4 mensagens MD
    avatar
    alexfenrir17/03/25 17:14
    alexfenrir » 17/03/25 17:14

    Não  entendi dessa forma.. pois no manual diz: "Resolva as ações com a peça  recém colocada (em qualquer ordem ) e então das peças que foram combinadas"... Note que o manual diz em seguida: "Como resultado da colocação de uma peça você será capaz de resolver entre 0 e 4 ações". Pra mim isso só e possível se ficou uma peça desvirada, no meio um espaço  vaizio e outra peça minha na outra ponta e ao colocar uma nova peça no meio me permite realizar 4 ações..

    Outra coisa que corrobora esse pensamento é que um pouco abaixo do manual destacado em roxo diz que dessa forma você inclusive é capaz de negar uma ação de outro jogador.

    0
Responder
Nucleum - Ação - Colocar peça de ferrovia
  • Logo Ludopedia
  • LUDOPEDIA
  • Ludopedia
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Apoiador
  • Mídia Kit
  • API
  • LudoStore
  • Acesso a Loja
  • Leilões
  • Meeps - Cashback
  • Quero Vender
  • Ajuda
  • Políticas
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Devolução e Reembolso
  • Redes Sociais
  • Mee - Mascote da Ludopedia
LUDOPEDIA COMERCIO LTDA - ME | CNPJ: 29.334.854/0001-96 | R Dr Rubens Gomes Bueno, 395 - São Paulo/SP | contato@ludopedia.com.br

Este site utiliza cookies, conforme explicado em nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições.