Alloc::
Ressuscitando o tópico, quais seriam essas opções melhores no mercado na sua opinião? Fiquei curioso. Estou pesquisando também para ver se entro no mundo de Zombicide, e estou considerando o BP como o primeiro haha
Obrigado! 
Caro
Alloc
Na minha opinião, existem alguns pontos que precisam ser considerados quando se fala de Zombicide.
Essa é uma ótima franquia de jogos, principalmente para quem curte dungeons crawlers, e que tem muita, mas muita coisa lançada mesmo. Assim sendo, o que não falta no mercado é uma versão do Zombicide para cada gosto. O grande problema na minha humilde opinião é que muitas pessoas encaram esse jogo de um modo equivocado. O Zombicide é basicamente um jogo onde os personagens percorrem o "labirinto" do tabuleiro, matando zumbis, coletando itens para cumprir as missões, e buscando equipamentos para matar mais zumbis. Por isso, obviamente esse não é um jogo sério, então eu não vejo sentido em falar em balanceamento e profundidade estratégica. Quem joga e aprecia Zombicidade não deveria se preocupar se um personagem é mais forte do que o outro (até porque o jogo é cooperativo), nem deveria se incomodar se alguma regra desequilibra a partida. A coisa é só rolar dados e mandar bala nos zumbis.
Um exemplo bem claro disso é a questão entre as duas edições, do Zombicide contemporâneo que é o jogo original. A primeira edição é de 2012, muita gente comprou e se divertiu. Como eu disse antes nessa época os jogos da Galápagos quase não vinham mofados, então a probabilidade de alguém comprar uma cópia dessa primeira edição mofada é bem pequena. Por outro lado, quando saiu a segunda edição, os jogos da Galápagos já apresentavam sérios problemas de mofo, mesmo em cópias lacradas. Só que essa segunda edição aproveitou o feedback de milhares de fãs do jogo, e corrigiu algumas "falhas" da primeira edição. Então a questão é a seguinte: comprar uma primeira edição do Zombicide mais barata, sem mofo, mas com essas pequenas "falhas" de regras e design, ou comprar uma segunda edição, mais nova, com regras mais equilibradas, porém pagando bem mais caro (se estiver muito barato provavelmente a cópia está bem mofada), e correndo o risco de receber um jogo mofado, que dará um trabalho enorme para resolver.
Na minha opinião, como eu encaro o Zombicide como um jogo mais divertido, exagerado e descompromissado, e não faço questão alguma de um jogo mais equilibrado e com regras melhores, eu não vejo sentido em comprar uma cópia da segunda edição mais cara e provavelmente mofada, só para ter regras e materiais melhores. Mas essa é apenas a minha opinião, e tem muita gente que preferiu arriscar e comprar a segunda edição apesar dos problemas que eu relatei.
Fora isso, em se tratando de Zombicide, e principalmente para quem está se interessando pela franquia agora, há uma grande variedade de versões. No início havia apenas o Zombicide no mundo moderno, o original (Season 1), a Prison Outbreak (Season 2) e a Rue Morgue (Season 3). Depois de algum tempo surgiu o Zombicide Black Plague, que transportou o jogo para o ambiente medieval, em um esquema lembrando um pouco uma partida de RPG. Na minha opinião o Black Plague é a melhor versão do Zombicide. Na mesma linha medieval saiu, algum tempo depois, o Zombicide Green Horde, com a novidade de que ao longo do jogo é necessário inundar o tabuleiro com zumbis (a chamada Green Horde que dá nome a essa versão). EM seguida a franquia migrou para a ficção científica com os Zombicide Invader e o Black Ops, que transformou os zumbis em alienígenas. Até aqui ainda não haviam tantos relatos de mofo.
Em 2021 saiu a segunda edição do jogo original e o problema das cópias lacradas e mofadas surgiu com toda a força. Além disso, a franquia Zombicide começou a atirar para todos os lado em termos de tema. Surgiu o Zombicide Undead or Alive (velho oeste), também tem o Marvel Zombies e o DCeased (super-heróis), o Zombicide White Death, que tem uma puxada mais asiática (também chamado de Zombicide Thundercats), e os Zombicide de filmes como o Night of the Living Death (baseado no filme do George Romero) e o Army of Dead (baseado no filme do Zach Snyder). Fora isso, há um verdadeiro oceano de material extra e até algumas extravagâncias como a Minitura do Bataman, dos Thundercats, dos Ghostbusters, o Zombicide Monty Python, entre outras tranqueiras.
Desse modo, como você pode ver, existe Zombicide para todos os gostos, e cabe a você escolher o que melhor lhe atende. Para isso, existe um infinade de vídeos de jogatinas nos canais de board games, para te orientar. Eu particularmente gosto muito do original (tenho as três primeiras "temporadas") e acima de todos do Black Plague, mas esse é o meu gosto.
Espero ter sido útil.
Um forte abraço e boas jogatinas!
Iuri Buscácio