Xultz::
Tenho algumas dúvidas sobre regras do jogo e gostaria de saber se vocês podem me ajudar a elucidá-las, visto que a meeple me ignorou e o autor do jogo só está preocupado com o mais recente lançamento dele, a expansão do World Wonders.
As dúvidas são:
1) Quando o jogo termina, caso eu não tenha concluído as missões de Era 2, mas tenha concluído uma missão de Era 3 que dá 1 ponto de vitória, esse ponto é meu ou pra concluir as de Era 3 preciso concluir as de Era 2?
2) Posso anunciar que concluí minha Era 2 logo que inicia meu turno, antes de eu fazer uma ação ou somente depois? Se eu puder fazer no início do turno eu consigo construir coisas de Era III ja nesse turno!
3) Quando o monarca diz que “suas 3 primeiras serrarias valem 2pv e produzem 3 pau brasil e 1 ouro, significa que elas produzem no total 5 pau brasil e 1 ouro ou ja ta contabilizando os 2 base dessa construção?
4) o movimento livre pode ser na agua? Ou para agua so posso ir no movimento extra de reforma?
5) Um território com um palácio pode ser atacado? Caso sim, conta-se quantos pontos de defesa para ele? Por exemplo, se é um palácio que dá 1 pv por fundição e tenho 2 fundições, ele conta 2 pontos de defesa? Se o palácio é derrotado, ele volta pro tabuleiro? Caso não, o que acontece com os pv que ele dá em caso de tentativa de retomada do espaço? Voltam a ser pontos de ataque meus ou pertencem ao novo possuidor do espaço como defesa?
1) O ponto é seu. Se está na Era 3, é a Era atual para todos então todos podem pontuar.
2) Sim, pode. Se passou de Era, pode construir da Era 3 no mesmo turno.
3) Acho que vc está se referindo a D. Manuel, mas não são 3 pau brasil, são 2 pau brasil e 1 ouro. No caso é o valor absoluto que está escrito na ficha de monarca, não "soma" com o que já tinha na peça de construção. O efeito de somar é só nos quadros quando vem o "+" antes.
4) Sim, movimento livre pode ser na água.
5) Sim, pode ser atacado. O palácio não tem utilidade no mapa e não muda nada no jogo, e nem sai do mapa e volta... ele apenas impede que a peça de construção seja virada numa ação de Reforma e te dá os benefícios do seu tabuleiro de jogador.
PS: É uma pena que os palácios não tenham uma função melhor no mapa. Aliás, coincidentemente, eu tenho trabalhado a algumas semanas numa variante que melhora a função do palácio, bem como força a partida a terminar com um grande combate, como num bom 4x (ou seja, atrela o engine building com conquista militar). Depois de mais alguns testes estarei publicando.