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  3. World Wonders
  4. Variante Guerra!

Variante Guerra!

World Wonders
  • avatar
    Cuco25/02/25 10:51
    avatar
    Cuco
    25/02/25 10:51
    6 mensagens MD

    Tenho jogado com uma variação rápida fácil e interessante.
    Fiz uns tolkens de exercito. 

    Cada jogador pode comprar por 2 ouros 1 tolken de exército.
    O exercito funciona como ataque ou defesa.
    Na sua rodada o jogador pode gastar seu exercito para destruir qualquer construção (exceto maravilhas) de qualquer oponente, pagando o custo em ouro pela construção uma vez por turno (mas ele pode comprar o exercito e usar imediatamente na sua vez).
    Se o jogador tiver comprado um exercito ele pode gastar seu exercito para defender o ataque. 

    Simples, interessante, cria interação entre os jogadores, cria complôs e intrigas e não muda nada do core do jogo.
    Tenho que testar mais mas tem dado resultado bom.

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  • Pes Soberbos
    1078 mensagens MD
    avatar
    Pes Soberbos25/02/25 11:50
    Pes Soberbos » 25/02/25 11:50

    Você não acha que o deveriam existir exércitos com forças diferentes, com custos diferentes?
    Ou seja, exércitos mais caros para destruir construções mais caras.
    Não me parece uma boa você poder destruir qualquer tipo de construção pelo mesmo valor.

    0
  • Cuco
    6 mensagens MD
    avatar
    Cuco25/02/25 12:00
    Cuco » 25/02/25 12:00

    Valeu pela resposta @Pes Soberbos
    Acho que não fui claro.
    A gente paga o valor em outro da construção que se quer destruir para destruí-la!

    Interessante que para atacar uma construção que vale 5 ouros o atacante gasta 7 ouros (2 do exercito + 5 da construção) mas se o defensor tiver 1 exercito estará imune a primeira tentativa do atacante. Isso gera um driver bem legal em uma corrida armamentista.... ao mesmo tempo que quem está de fora tem virtualmente mais ouro que os outros (afinal não gastou nada). E aparecem intrigas... se um jogador tiver exercito para defender o ataque ambos (o atacante e o defensor) ficam sem exercito e se um terceiro jogador tiver um exercito ele pode escolher quem atacar...
    A dinâmica fica muito bacana!

    Diz ai @JoseRMendes o que acha?
    (top demais seu jogo)

    5
  • iuribuscacio
    3159 mensagens MD
    avatar
    iuribuscacio25/02/25 21:33
    iuribuscacio » 25/02/25 21:33


    Caros Boardgamers

    Com todo o respeito à divergência, eu tenho três "contras" em relação a essa chamada variante guerra.

    Meu primeiro contra é que o World Wonders é um jogo onde se constrói monumentos e não se destrói. Além disso, essa maravilhas são monumentos da humanidade e não de um determinado povo. Sinceramente eu não vejo nenhum cenário, nem mesmo em um board game, em que faria sentido, hordas de soldados budistas chineses invadirem a Índia e destruírem o Taj Mahal, que é um mausoléu, mas de certa foram também um templo muçulmano. Claro que jogos não são calcados na realidade, e que se formos levar ao extremo, qualquer jogo em que há confronto, mesmo que econômico, contém algum nível de violência implícita. 

    Isso cai meio que naquela história elfos matarem anões ou vice-versa, ou como ocorre nos 4x, exterminar outro povo pode, mas destruir monumentos não. Concordo que isso é meio complicado, mas confesso que me incomoda muito mais quando isso ocorre em um jogo baseado na realidade, com monumentos reais. Além disso, vale recordar que uma das grandes sacadas dos jogos euros, e que em última análise deu origem à Era dos Jogos Modernos, foi o conceito de vitória baseada em uma melhor administração e um melhor gerenciamento os recursos disponíveis do que os seus adversários, ao invés de simplesmente eliminá-los no confronto direto. Essa diferença fica ainda mais gritante para mim, quando se pega um jogo em que originalmente e essencialmente se deve construir algo, e se incluí uma variante em que se tem, ou ao menos se pode, destruir algo. Isso talvez seja divertido para alguns, e até dê vazão ao "selvagem violento e destruidor, no melhor estilo Gengis Khan", que cada um tem dentro e si. Mas numa boa, para mim isso não tem nada a ver com o World Wonders. 

    Meu segundo "contra" é que, quando se busca uma variante de um jogo, normalmente isso é um forte indicativo de que aquele jogo já deu o que tinha que dar, na sua proposta original, tornando necessário introduzir algum elemento novo, para reacender o interesse pelo jogo. Nesse sentido, o World Wonders foi lançado em setembro de 2023, portanto temos pouco mais de um ano que o jogo está disponível, e eu acho isso muito pouco tempo para alguém ter jogado tanto a ponto de achar necessária a implementação de uma variante. Evidentemente se a pessoa passou os últimos meses jogado o World Wonders e apenas o World Wonders, possivelmente a pessoa já deva ter enjoado, e queira alguma novidade. Só que nesse caso, eu acho que o problema está mais na própria pessoa do que no jogo.

    O terceiro e último contra é que eu a princípio sou muito avesso a "house rules", adaptações, e inovações dessa natureza. Obviamente, é a pessoa que jogo a o jogo e não o contrário, então se aquela "inovação" atende, e deixa o jogo mais divertido para a pessoa, ela tem mais é que utilizar a referida "inovação", e extrair o máximo de diversão que o jogo propiciar, seja do modo que for. Porém, qualquer "inovação" tem de ser implementada com muito cuidado e sabedoria, porque na maioria esmagadora das vezes, elas acabam mais piorando do que melhorando os jogos. E quanto maior e mais profunda for a "inovação", maior é a chance disso acontecer. É sempre preciso ter em mente que um jogo de tabuleiro, especialmente aqueles de médio para pesados, são criações complexas, e que o balanceamento é fruto de muita, pesquisa, muitos testes, e muito trabalho, até se atingir o equilíbrio. Por isso, qualquer alteração pode alterar profundamente esse equilíbrio e acabar estragando o jogo, deixando-o muito fácil, dificultando muito as coisas, criando estratégias obrigatórias sem as quais as chances de vitória são nulas (jogo scriptado), ou fortalecendo exageradamente alguma facção, de modo que todos só queiram jogar com ela. Esses são os perigos quando se tenta melhorar aquilo que não tem nenhuma necessidade de ser melhorado.

    Meus dois centavos.

    Um forte abraço e boas jogatinas!

    Iuri Buscácio 

     
        

       

    1
  • Cuco
    6 mensagens MD
    avatar
    Cuco25/02/25 21:50
    Cuco » 25/02/25 21:50

    Boa Iuri. Sempre é bom ler, ouvir e absorver o contraditório!
    Entretanto....

    A variante Guerra, não destrói as maravilhas (monumentos) somente as construções. E tem tornado nossas interações muito divertidas!

    Variantes e "regras da casa" sempre vão existir, enriquecem e fazem a gente pensar e se divertir (o que é o objetivo final). Aqui mesmo no forum do ludopédia o @JoseRMendes (criador do jogo) apoiou uma variante na qual a maravilha ponte romana poderia ser usada como uma estrada. 
    https://ludopedia.com.br/topico/72747/as-pontes-funcionam-como-estradas

    Veja outro exemplo do fantástico 7 Wonders.... a quantidade de regras da casa que aqui na Ludopédia são até tratadas como "Expansões" ou melhor "Fan Expansion".
    https://ludopedia.com.br/jogo/7-wonders?v=expansoes

    Volto a repetir: adoro o jogo puro... adoro o jogo com a expansão Mundo... e estou adorando brincar com a regra da casa "Guerra"!

    Boa jogatina!!!!

    2
  • iuribuscacio
    3159 mensagens MD
    avatar
    iuribuscacio26/02/25 00:40
    iuribuscacio » 26/02/25 00:40

    Cuco::Boa Iuri. Sempre é bom ler, ouvir e absorver o contraditório!
    Entretanto....

    A variante Guerra, não destrói as maravilhas (monumentos) somente as construções. E tem tornado nossas interações muito divertidas!

    Variantes e "regras da casa" sempre vão existir, enriquecem e fazem a gente pensar e se divertir (o que é o objetivo final). Aqui mesmo no forum do ludopédia o @JoseRMendes (criador do jogo) apoiou uma variante na qual a maravilha ponte romana poderia ser usada como uma estrada. 
    https://ludopedia.com.br/topico/72747/as-pontes-funcionam-como-estradas

    Veja outro exemplo do fantástico 7 Wonders.... a quantidade de regras da casa que aqui na Ludopédia são até tratadas como "Expansões" ou melhor "Fan Expansion".
    https://ludopedia.com.br/jogo/7-wonders?v=expansoes

    Volto a repetir: adoro o jogo puro... adoro o jogo com a expansão Mundo... e estou adorando brincar com a regra da casa "Guerra"!

    Boa jogatina!!!!


    Caro Cuco

    Rapaz você tem razão. 

    Quando eu falei nos chineses destruírem o Taj Mahal, faltou explicar melhor que eu estava me referindo ao contraste construir/destruir, de uma maneira mais geral e não específica. Do mesmo modo, faltou detalhar isso melhor, em relação às construções, na parte em que eu falei do conceito de euro mais no sentido de administrar e construir, do que o confronto direto e destruir.

    No mais, meu camarada, eu quero deixar claro que acredito piamente que o jogo é que nos serve e não nós é que servimos ao jogo. Portanto, jogos são para acima de tudo fornecer diversão. Dito isso, mesmo recomendando muita cautela na aplicação de inovações, e que essa variante guerra não faz muito sentido para mim e apenas para mim, eu acredito piamente na diversão acima de tudo. Assim sendo, se esse acréscimo de conceito de guerra/destruição das construções fizer sentido e tornar o World Wonders mais divertido para a pessoa, ela não deve pensar duas vezes em utilizar essa variante.

    No fim das contas, o que conta mesmo é jogar o World Wonders, que é um jogaço, seja puro ou com a variante ao gosto do freguês. 

    Um forte abraço e boas jogatinas (com ou sem "guerra"!!!:))

    Iuri Buscácio   

    1
  • Pes Soberbos
    1078 mensagens MD
    avatar
    Pes Soberbos26/02/25 08:25
    Pes Soberbos » 26/02/25 08:25

    Eu achei interessante, pode ser que agrade algumas mesas que gostam de take that (traduzido para o português: dedo no cu e gritaria).
    Mas eu, particularmente, não usaria.
    No World Wonders você passa o seu tempo planejando e fritando sobre como encaixar melhor o maldito tetris, de acordo com as regras de pontuação e os objetivos em jogo. Frita aqui, frita ali, conta as peças, compra ordem de turno apostando que aquela última peça daquele formato e cor que você precisa vai aparecer no próximo turno, etc. Pra alguém vir e tirar de você aquela peça que destrói todo aquele padrão que você lutou pra construir, arruinando sua pontuação.
    Acho que esse take that tem potencial pra ser um fator que vai gerar mais frustração do que diversão. Take that muito duro.

    Mas, como eu disse, tem perfis de mesa que com certeza vão curtir.

    2
  • Pes Soberbos
    1078 mensagens MD
    avatar
    Pes Soberbos26/02/25 08:51
    Pes Soberbos » 26/02/25 08:51

    E se vocês gostam de take that, vou deixar uma sugestão de um jogo que eu acho que é bem subestimado, caso você não conheça: The Manhattan Project.
    Gosto muito desse jogo e tem um take that muito legal, e que você pode até fazer alianças com outros jogadores no mesmo turno pro estrago ser maior. Mas é um take that que, mesmo que possa gerar um bom estrago, acho que é equilibrado dentro do contexto geral do jogo.

    1
Responder
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