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  4. É sério esse preço?

É sério esse preço?

Forest Shuffle
  • Apoan
    378 mensagens MD
    avatar
    Apoan22/02/25 19:33
    Apoan » 22/02/25 19:33

    Podia ter um post tipo : "Pós Galápagos Spoiler Fest! Reclame do preço do jogo aqui que é só carta e não vale o preço"

    3
  • Patrelcus
    21 mensagens MD
    avatar
    Patrelcus22/02/25 20:09
    Patrelcus » 22/02/25 20:09

    O que mais me surpreende é a quantidade de gente que ainda acha que a precificação do jogo é baseada no custo dos componentes.

    5
  • fantafanta
    484 mensagens MD
    avatar
    fantafanta22/02/25 21:52
    fantafanta » 22/02/25 21:52

    Infelizmente os jogos estão ficando cada vez mais inacessíveis. E por uma série de fatores diferentes.
    Sem entrar no mérito econômico da coisa ou de quem realmente é a culpa, quero lembrar que é possível se divertir de outras maneiras que não seja comprando o jogo no lançamento. Você pode alugar, adquirir uma cópia usada e até mesmo pegar emprestado, se fizer parte de uma comunidade bacana.
    Fato é que, para mim, é possível substituir o Forest Shuffle por alternativas tão boas quanto e até melhores, mas que são mais baratas.
    Não vou dizer que ele não vale o preço cobrado, pois o jogo é divertido sim e percepção de valor acaba sendo algo bem subjetivo, maaaaas... 
    Eu é que não gasto meu suado dinheirinho com isso.

    4
  • iuribuscacio
    3120 mensagens MD
    avatar
    iuribuscacio22/02/25 22:45
    iuribuscacio » 22/02/25 22:45

    fantafanta::Infelizmente os jogos estão ficando cada vez mais inacessíveis. E por uma série de fatores diferentes.
    Sem entrar no mérito econômico da coisa ou de quem realmente é a culpa, quero lembrar que é possível se divertir de outras maneiras que não seja comprando o jogo no lançamento. Você pode alugar, adquirir uma cópia usada e até mesmo pegar emprestado, se fizer parte de uma comunidade bacana.
    Fato é que, para mim, é possível substituir o Forest Shuffle por alternativas tão boas quanto e até melhores, mas que são mais baratas.
    Não vou dizer que ele não vale o preço cobrado, pois o jogo é divertido sim e percepção de valor acaba sendo algo bem subjetivo, maaaaas... 
    Eu é que não gasto meu suado dinheirinho com isso.

    Caro fantafanta

    Meu amigo você tem toda a razão. 

    Eu acho que ao longo dos anos as pessoas começaram a desenvolver um certo "complexo de sommelier de board games", de modo que apenas aquele jogo e nenhum mais é capaz de saciar a volúpia lúdica das pessoas. Só para ficar em um exemplo, o sujeito gosta de jogos de corrida, mas para ele só vale a pena se for o Heat: Pedal to the Metal, que está batendo os 600 reais, porque o Rallyman GT, ou o Rallyman DIRT, que custam na faixa de 100 reais, não prestam. Portanto, a questão não é jogar jogos de corrida, mas sim jogar apenas o Heat. Isso na verdade é um capricho, e os caprichos costumam sair muito caros.

    Por isso, cada vez mais eu indico que as pessoas olhem mais para o Mercado de Usados, não apenas no sentido de comprar jogos mais baratos, mas também para vender aquele jogo parado na estante há anos na estante pegando poeira, que a pessoa tem a ilusão de que vai jogar um dia. Aliás isso é uma coisa boa que infelizmente nós não importamos dos americanos, que é vender aquilo que nós não usamos mais e que só serve para entulhar a nossa casa. E eu digo isso, não em relação aos jogos, mas principalmente em relação a livros. Obviamente nós temos sebos no Brasil, mas a anos luz de distância do tamanho que essa indústria tem nos Estados Unidos (nem tudo dos "ianques", é ruim!!!). Desse modo, se as pessoas não têm dinheiro para comprar o livro "zero bala", na loja, ela pode a alguma das diversas lojas de usados e comprar um exemplar de segunda mão. Durante anos eu comprei livros no "site do Carequinha, com nome de estado brasileiro", que custavam 1 dólar, e que o frete era mais caro que o livro.

    Assim sendo, continuo achando que o melhor remédio para os altos preços dos lançamentos é o Mercado de Usados, onde se pode encontrar verdadeiras pérolas de board games, desde que o que mais importe seja o jogo ser bom por si só, do que a data de seu lançamento.

    Um forte abraço e boas jogatinas!

    Iuri Buscácio
        

    1
  • Patrelcus
    21 mensagens MD
    avatar
    Patrelcus23/02/25 00:40
    Patrelcus » 23/02/25 00:40

    iuribuscacio::A autorregulação do mercado é uma falácia, já demonstrada exaustivamente, que só favorece quem detém o poder econômico. 

    Amigo iuribuscacio,
    Acho que vc está se confundindo aqui. O que está acontecendo e acontece sempre é justamente a autorregulação do mercado. Não tem nada de falácia. O nicho dos boardgames BR é um exemplo claro.
    Demanda determina o preço.
    Se tem quem pague 300 reais num Forest Shuffle, então esse é o preço. Na verdade podia ser 1000, mas aí talvez a quantidade de pessoas dispostas não justificaria manter a esse preço, então se baixa a 900, ops, ainda não, 800, 700, 600, 500, 400, pouca gente.... opa, 300! Aí sim, muita gente está disposto a comprar. Pronto. Determinou-se o preço. Autorregulação de mercado na sua mais pura forma.
    Inclusive eu achei engraçado quando o Lula veio com aquela do "Tá caro, não compre", porque ao dizer isso ele validou justamente a "mão invisível do mercado". Dele, conforme preconiza a esquerda, eu esperava intervenção estatal pra baixar os preços artificialmente, mas não veio.... Será nosso presidente um capitalista disfarçado? hehehe

    4
  • iuribuscacio
    3120 mensagens MD
    avatar
    iuribuscacio23/02/25 01:30
    iuribuscacio » 23/02/25 01:30

    Patrelcus::
    iuribuscacio::A autorregulação do mercado é uma falácia, já demonstrada exaustivamente, que só favorece quem detém o poder econômico. 

    Amigo iuribuscacio,
    Acho que vc está se confundindo aqui. O que está acontecendo e acontece sempre é justamente a autorregulação do mercado. Não tem nada de falácia. O nicho dos boardgames BR é um exemplo claro.
    Demanda determina o preço.
    Se tem quem pague 300 reais num Forest Shuffle, então esse é o preço. Na verdade podia ser 1000, mas aí talvez a quantidade de pessoas dispostas não justificaria manter a esse preço, então se baixa a 900, ops, ainda não, 800, 700, 600, 500, 400, pouca gente.... opa, 300! Aí sim, muita gente está disposto a comprar. Pronto. Determinou-se o preço. Autorregulação de mercado na sua mais pura forma.
    Inclusive eu achei engraçado quando o Lula veio com aquela do "Tá caro, não compre", porque ao dizer isso ele validou justamente a "mão invisível do mercado". Dele, conforme preconiza a esquerda, eu esperava intervenção estatal pra baixar os preços artificialmente, mas não veio.... Será nosso presidente um capitalista disfarçado? hehehe

    Caro Patrelcus

    Meu amigo, entendo o seu ponto de vista e gostei da sua argumentação. Eu inclusive acho até que na teoria as coisas talvez funcionassem assim, mas apenas na teoria, porque na realidade a história é muito diferente. Mas antes de prosseguir quero te assegurar que escrevo com todo o respeito, e peço desculpas antecipadamente se eu, mesmo sem querer, carregar demais nas tintas ou me exceder, na minha contra argumentação.

    Dito isso, em se tratando do mercado de board games, talvez a autorregulamentação funcionasse, ao menos em tese, se as pessoas não comprassem movidas por um imenso HYPE e um FOMO gigantesco, que são financiados e promovidos pelas editoras através de seus parceiros. Assim sendo, do jeito que você fala é como se a empresa lançasse um jogo muito caro, as pessoas naturalmente chegassem à conclusão que o jogo estava caro demais e ninguém comprasse, e com isso o jogo iria baixando até atingir o tal preço autorregulamentado ideal. 

    Só que não é isso que acontece, porque quem detém o poder econômico é quem dita as regras do jogo. As editoras podem simplesmente manipular as tiragens, disponibilizando uma pequena parte, para que o jogo se esgote em tempo recorde, porque existem poucas cópias disponíveis, muito menos do que a demanda. Com isso o jogo esgota artificialmente e pouco tempo depois ele reaparece nas lojas custando mais caro. Esse é o tipo de covardia a que os consumidores estão sujeitos em um mercado autorregulamentado. 

    Além disso, esse "acomodamento natural" do preço decorrente da autorregulação eu só vejo na teoria, porque na prática o que eu vejo, foi o desastre da Crise de 2008, causado por essa chamada autorregulação do setor imobiliário e bancário norte-americano. Essa crise, que se iniciou nos EUA, teve um efeito cascata mergulhando o mundo inteiro em uma crise, com precedentes somente vistos no crash da bolsa em 1929. Acredito que você tenha assistido, mas se não viu eu te recomendo fortemente assistir ao documentário Inside Job de 2010, e a série "Na Rota do Dinheiro Sujo", da Netflix, especialmente o episódio sobre a indústria farmacêutica. Agindo dentro da lei, e com base na autorregulamentação do mercado, empresas elevaram centenas de vezes o preço de medicamentos essenciais à vida das pessoas. No mesmo sentido, a autorregulamentação transformou a saúde nos Estados Unidos, em uma das mais caras do mundo, a ponto o Barack Obama ter tentado copiar, veja só, o nosso SUS, através do Obamacare. Em outras palavras, o Presidente dos Estados Unidos da América queria fazer algo nos moldes daquele mesmo SUS do qual tanta gente reclama, mas que não é baseado na autorregulamentação de mercado. De todo modo, esses são documentários sérios, baseados em fatos e informações reais, e não filmes de ficção como A Grande Aposta, que apesar disso também vale uma conferida.

    Só para dar outro exemplo, o Brasil é o maior produtor de soja do mundo, e mesmo com a regulamentação estatal, um litro de óleo de soja custa quase R$10,00, ou até mais dependendo de onde se more. O Brasil é produtor de petróleo, mas o preço da gasolina é tão alto, mais uma vez mesmo com a regulamentação estatal, que países como o Paraguai conseguem comprar a nossa gasolina, imbutir a sua própria carga tributária, e ainda assim vender a gasolina mais barata, do que o preço do mercado brasileiro. Alguns anos atrás, os brasileiros cruzavam a fronteira para encher o tanque do carro no Paraguai, porque a gasolina (que era originalmente nossa), era mais barata do que aqui. Ainda no tema combustíveis, alguns anos atrás o GNV era tão mais barato que a gasolina, que todo mundo colocava o kit gás no carro. Isso porque os problemas que o GNV poderia gerar no veículo eram compensados, pelo preço muito mais barato. Só que hoje a diferença do GNV para a gasolina não é tanta assim, e o desgaste do carro não compensa. Isso faz com que o GNV seja muito menos procurado do que antes. Segundo a sua teoria, como as pessoas não estão comprando GNV o preço deveria ter voltado à época em que ele era muito mais barato, mas não foi isso que se viu.  

    Agora imagine como seriam os preços da soja, da gasolina e do GNV, se não houvesse uma mínima regulamentação estatal. As pessoas literalmente estariam voltando a cozinhar com banha de porco, o que inclusive talvez fosse mais saudável, porque ninguém sabe o que se coloca no óleo de soja hoje em dia.

    Mas ainda tem outra coisa que mina essa sua teoria de aplicação da autorregulação na sua mais pura forma. A Galápagos é uma só, e os consumidores milhares. Considerando isso, para que o seu exemplo funcionasse, todos os consumidores, ou uma grande parte deles teria de pensar e agir da mesma forma e deixar o jogo baixar, até atingir o seu preço de mercado ideal autorregulamentado. Mas as pessoas não pensam igual, não tem as mesmas condições sócio econômicas, nem os mesmo gostos, o que inviabiliza essa ação conjunta como forma de influenciar na autorregulamentação do mercado. E se isso não fosse o bastante, o público consumidor ainda têm de lidar com fatiamento de mercado, manipulação de tiragens, muito HYPE e muito FOMO, financiado pelas editoras, que desse modo acabam moldando o mercado sempre no seu benefício. Não fosse assim, os jogos não teriam preços altíssimos no lançamento, não haveria uma cacetada de vídeos saindo quase que ao mesmo tempo promovendo o jogo, só para ver esse preço despencar, depois que a onda passasse e o "jogo da vez" fosse outro.

    É por isso que eu digo que autorregulamentação de mercado só é bom para quem detém o poder econômico, porque para quem está do outro lado da corda isso sempre foi um péssimo negócio. Basta dar uma olhada na situação da sociedade brasileira, onde a grande maioria da população consome quase que o mínimo para a subsistência, e onde o consumo baseado na exclusão é uma realidade. Está aí o mercado de board games que não me deixa mentir.

    Por fim, numa boa, no caso do mercado de board games, que segundo a sua opinião (bem defendida por sinal, mesmo eu não concordando), até hoje eu só vi as editoras levando vantagem, só elas e mais ninguém. Por isso, talvez a falácia não seja de que não haja autorregulamentação, mas sim de que ela seja benéfica para ambas as partes, empresas e consumidores, e muito mais ainda, de que estes últimos tenham alguma possibilidade real e viável (não o velho "se ninguém comprar...", porque já está mais do que claro que isso só funciona aqui nos comentários do Ludopedia), de mudar o cenário atual do mercado nacional de jogos. 
       
    Um forte abraço e boas jogatinas!

    Iuri Buscácio

    P.S. Em tempo, e mais uma vez numa boa, eu te pergunto se você realmente acha que a autorregulamentação que você defende é uma coisa boa para você e para as outras pessoas ao seu redor, que compram board games? Você realmente acha que os preços atuais dos jogos são justos e de acordo com o que eles entregam? Você realmente acha que está tudo bem com o mercado de jogos e que ele está indo de vento em popa, tanto para as editoras e para os compradores? Porque, com toda a sinceridade, meu camarada não é isso que eu vejo, e acho que muita gente concorda comigo...  

    5
  • Ciro
    67 mensagens MD
    avatar
    Ciro23/02/25 07:03
    Ciro » 23/02/25 07:03


    Importa o jogo entao

    Tem varias lojas la fora q entregam no Brasil

    0
  • Danielmw98
    256 mensagens MD
    avatar
    Danielmw9823/02/25 07:42
    Danielmw98 » 23/02/25 07:42

    No ano passado, a situação dos preços estava muito melhor mesmo. Harmonies por exemplo era vendido por 35 dólares lá fora, e aqui chegou por 250 (ou 225 à vista, o que seria praticamente a conversão em dólar). Hoje o Forest Shuffle, que seria 30 dólares lá fora (até por menos já vi, mais barato e componentes mais simples) está por 280 no Brasil (ou 260 à vista), algo que deveria ser mais barato, está como se o dolar fosse mais de 9 reais na conversão. Então sim, a situação já foi melhor antes.

    4
  • Nadia Cruzeiro Ferre
    110 mensagens MD
    avatar
    Nadia Cruzeiro Ferre23/02/25 09:15
    Nadia Cruzeiro Ferre » 23/02/25 09:15

    Daqui a pouco vai dar pra fazer um Tiwlight Struggle versão Ludopedia. (E com assimetria bem grande)

    0
  • flordeliberdade
    21 mensagens MD
    avatar
    flordeliberdade23/02/25 10:09
    flordeliberdade » 23/02/25 10:09

    iuribuscacio::
     Nadia Cruzeiro Ferre::
    adolfocaetano::
    Com relação ao preço, relações de mercado e autorregulação (o santo graal dos anarcocapitalistas) - tudo se regula e se ajeita: para cada anúncio escroto, chove gente disposta a se deixar enganar.  


    Mas daí se você questiona isso falam para você procurar um país com outro regime. Bom ponto, só vai se auto regular só pra cima. Como o iuri falou aí, o melhor procurar antigos esquecidos.

    Cara Nadia Cruzeiro Ferre e adolfocaetano

    A autorregulação do mercado é uma falácia, já demonstrada exaustivamente, que só favorece quem detém o poder econômico. Qualquer negociação só é justa quando os dois lados tem poder de barganha. Se alguém duvida, basta acompanhar os últimos desdobramentos da Guerra da Ucrânia, cujo fim está sendo negociado por duas grandes potências, SEM a Ucrânia. E no caso do mercado, o público consumidor só tem a força dos números, mas que depende de um enorme comprometimento, de muita união e grande capacidade de mobilização. Isso é quase impossível de conseguir. 

    O próprio mercado de board games comprova isso. Todo mundo brada aos quatro ventos que se o jogo vier caro, basta ninguém comprar que a editora não terá saída a não ser baixar o preço. O mesmo deveria valer também para jogos mofados e com erros de produção. Eu mesmo sou um que defende isso com unhas e dentes, e ao longo dos anos vi aparecer um jogo caro atrás do outro, mas o tal consumo consciente e autovalorização do consumidor nunca dar as caras.

    Mas a verdade é que isso é uma ilusão, bastando ver quantas vezes isso deu certo. O que faz as pessoas não comprarem um jogo caro são basicamente duas coisas: se ele for médio/ruim, ou se a proposta não agradar. Mas se o jogo for médio/bom, e houver suficiente investimento em geração de HYPE e FOMO, pode custar o que for que o jogo vende. Nossa comunidade boardgamer aceita até jogo mofado, com um desconto mínimo que faça o preço cair de supercaro, para apenas caro, então preço realmente não é o problema.   

    Anos atrás quando o e-mail estava se popularizando, começaram a surgir iniciativas para fazerem os postos de gasolina abaixarem o preço da gasolina, A estratégia era simples e bem bolada. Uma grande quantidade de pessoas só abasteceria seu carro nos postos de uma determinada empresa/bandeira, não interessa o quanto a fila demorasse, e isso durante uma semana. Com isso as outras empresas de postos de gasolina teriam de baixar seus preços. Na semana seguinte seria outra empresa/bandeira a agraciada, e por aí vai. Obviamente apesar da ideia ser boa, mesmo com o sacrifício de tempo envolvido, ela nunca deu certo. Isso porque, assim que alguns postos baixavam alguns centavos no preço do combustível, todo mundo abandonava a estratégia e o preço tornava a subir. 

    Desse modo, fica claro que a autorregulação do mercado é uma disputa em que um lado tem todas as vantagens e o outro todas as desvantagens, portanto isso nunca deu, e eu acredito que nunca dará certo. A própria crise de 2008 mostrou o tamanho da catástrofe que pode ocorrer quando há apenas a autorregulação do mercado, sem interferência da regulamentação estatal, ou quando ela é insuficiente.  

    Por fim, falar em autorregulação de mercado é como se um lobo faminto (empresas) e um rebanho de ovelhas (consumidores) fossem discutir em pé de igualdade, como resolver as coisas quando a fome aperta. Ninguém tem dúvida sobre qual será o fim dessa história...

    Um forte abraço e boas jogatinas!

    Iuri Buscácio

    P.S. Não sou comunista, nem fã de sindicatos, mas eu acho que qualquer um que acha que essas instituições são o que de pior existe, e que não servem para nada, deveria experimentar negociar sozinho com o patrão o índice do seu reajuste salarial ou reivindicar melhores condições de trabalho, para ver qual será o resultado (só não esqueça de atualizar o currículo e rodar algumas cópias antes, porque vai precisar)... Essa é a ilusão da autorregulamentação.

    Me lembrou o jogo "Hegemony". 
    Sou super fã dos sindicatos, se temos o pouco de direitos que temos é por conta de lutas sindicais. 
    Isso não quer dizer que não podemos fazer críticas e apontar seus limites hoje em dia. 
    Mas mais que isso, a vida não é um jogo de tabuleiro. Se a gente só mexe as peças atrás do jogo, nada muda na realidade! 
    Mudanças exigem ações coletivas e organizadas! ;-)

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