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É sério esse preço?

Forest Shuffle
  • sfranco
    46 mensagens MD
    avatar
    sfranco24/02/25 15:01
    sfranco » 24/02/25 15:01

    O imposto sempre foi de 60%, inclusive abaixo de 50 dólares, exceto quando vendido de pessoa física para pessoa física. cmte_sulivan::
    sfranco::
    cmte_sulivan::Os custos estão elevados devido ao alto custo de importação. O Brasil vive momento difícil nesse setor. As taxas e impostos federais para produtos que vem de fora, estão absurdas.

    Além do mais, desde que a Galápagos fez sociedade com as Asmodee ( a qual comprou boa parte da empresa) os royalties dos títulos aumentou bastante. E praticamente tudo da Asmodee é fabricado atualmente na China.

    Sinceramente, eu não espero mais nada abaixo disso no mercado. É desse nível pra cima. Nossa nova realidade, infelizmente. :'(

    O imposto de importação é o mesmo há décadas.

    Sim, imposto sempre houve. No entanto desde 2024 as alíquotas subiram.
    20% para produtos até 50 dólares. E 60% para produtos acima de 3 mil dólares.

    Como a Galápagos importa em grande quantidade, 60% é o aplicado nesse caso.
    Pra você ter idéia, em 2020, a alíquota para importação de brinquedos e jogos era de 35%.

    Desde 2024, segundo a lei 14.902/2024 a alíquota passou para 60% em jurídica acima de 3 mil dólares.

    Então não. O imposto não é o "mesmo a décadas". Últimos anos subiu muito. 

    Quem dera se fosse. Assim a teríamos equilíbrio com a inflação.

    0
  • iuribuscacio
    3120 mensagens MD
    avatar
    iuribuscacio24/02/25 18:33
    iuribuscacio » 24/02/25 18:33

    Nadia Cruzeiro Ferre::Seguindo o raciocínio do igoreg


    Baralho Copag: R$ 40,00 - 52 cartas. (Uma média por cima numa pesquisa rápida)

    150 cartas: R$ 120,00 (R$ 0,8 por carta)


    Dominion (preço inflacionado usado, no lançamento o preço era metade): R$ 514,00 - 500 cartas

    150 cartas: R$ 154,00 (R$ 1,02 por carta)


    No caso de Forest Shuffle R$ 1,60 por carta.

    Cara Nadia Cruzeiro Ferre

    Seu cálculo diz tudo, e olha que você nem incluiu o UNO na equação (112 cartas / R$ 11,00 = 0,098 por carta)!!!

    Um forte abraço e boas jogatinas!

    Iuri Buscácio 

    0
  • iuribuscacio
    3120 mensagens MD
    avatar
    iuribuscacio24/02/25 18:54
    iuribuscacio » 24/02/25 18:54

    diegoassef::Meus 2 centavos sobre o assunto são: o tempo todo ouvimos o discurso "o mercado de boardgame no Brasil é pequeno" ou "está só engatinhando" ou "precisamos atrair mais pessoas para o hobby", certo? Só que uma pessoa que não faça parte da comunidade, ao se interessar pelo assunto e procurar por jogos, vai se assustar com os preços! Ao invés de dar um passo para frente, vai dar dois para trás. Mas eu sei o que você vai dizer: "é por isso que existem jogos de entrada, mais baratos", claro, claro! Os traficantes de drogas usam essa mesma técnica! A verdade é que precisamos mesmo ter consciencia e fazer uma reflexão: você não precisa desse jogo, você sabe disso. Ele já é parecido com aquele outro que você já tem.

    Caro diegoassef

    Rapaz eu concordo totalmente. Após um tempo considerável de board games, e sempre tentando trazer pessoas para o hobby, eu conto nos dedos a quantidade de pessoas para as quais eu apresentei os jogos modernos, e que efetivamente se converteram em consumidores de jogos, no sentido de comprar jogos. E mesmo esses, normalmente compram apenas jogos família e party games. 

    É sempre a mesma história, eu mostro o Ticket to Ride, o Pandemic, o Azul, o Barenpark, o Kingdomino, Splendor, o King of Tokyo, o Carcassonne, o Dixit, e dependendo do público até o 7 Wonders, o Isle of Skye, o Mansions of Madness (se houver tempo), o Stone Age, o Viagens de Marco Polo ou o Lords of Waterdeep (porque eu acho alocação de trabalhadores um conceito fácil de explicar, e porque eu gosto da mecânica). No início as pessoas ficam encantadas e querem saber onde eu compro os jogos porque elas também querem. Só que quando eu falo dos preços, que no casos desses jogos varia entre 200 a 400 reais (um pouco mais caro no caso do Mansions of Madness e do Lords of Waterdeep, um pouco mais barato no caso do Kingdomino e do Isle of Skye), o encanto termina na mesma hora e passa a ser espanto por esses jogos custarem tão caro, e por eu estar disposto a gastar tanto dinheiro com jogos de tabuleiro. No final, as pessoas até topam jogar de vez em quando, mas apenas os jogos que eu, que já sou do hobby comprar. Esse tipo de consumidor de jogos que só joga mas não compra, não impacta em nada em termos de crescimento, de mercado.

    Por isso, eu acho que a única esperança de algum crescimento no mercado de jogos são mesmos os party games, mas isso desde que não aconteça com eles, o que aconteceu com os jogos família, que hoje já batem tranquilamente na casa dos 300 reais. Assim sendo, fica muito claro pelo menos para mim que o grande entrave para o crescimento e popularização dos board games no nosso país sempre foi e sempre serão os altos preços, e as baixas tiragens. Nesse sentido as editoras sempre alegam que não compensa aumentar as tiragens porque o mercado mal absorve as tiragens que já são praticadas. Mas se os preços não baixarem, de alguma forma, e não houve investimento em aumento das tiragens (coisa que só as editoras podem fazer), o mercado nunca vai crescer e se solidificar, ficando sempre nesse mesmo esquema que se vê hoje, e que aparentemente está estagnado já faz um tempo. 

    Eu não sei quanto a vocês, mas só para ficar em um exemplo, eu não tenho nenhuma dúvida de que se o Heat: Pedal to the Metal tivesse saído a 300 reais, a Galápagos poderia tranquilamente ter produzido uma tiragem duas vezes maior que o jogo teria vendido quase toda essa tiragem maior.

    Um forte abraço e boas jogatinas!

    Iuri Buscácio
       
     

    1
  • Patrelcus
    21 mensagens MD
    avatar
    Patrelcus25/02/25 18:27
    Patrelcus » 25/02/25 18:27

    iuribuscacio::Caro Patrick (Patrelcus)

    Meu camarada, deixa eu aproveitar o ensejo e fazer uma retificação, porque relendo o que eu escrevi, percebi que não fui claro o suficiente. Quando eu disse que você DEFENDIA, a autorregulamentação na verdade, eu não quis dizer que você era À FAVOR da autorregulamentação, mas sim que defendia a sua aplicabilidade no mercado de jogos.

    Nesse sentido, o meu texto também ficou um pouco confuso, porque não ficou claro que o que eu defendi é que no mercado de usados, e na verdade no demais setores econômicos, o que não existe é aquela autorregulamentação teórica, que se aprende nos livros, em que as duas partes possuem paridade de armas, e podem negociar livremente, chegando a um preço que é bom para os dois. Eu acho que é isso que fica implícito, quando se diz que se tem gente pagando o preço dos jogos é porque o preço dos jogos se autorregulou.

    O problema é que quando se defende isso, fica parecendo que esse preço autorregulado é justo, porque foi o que as pessoas aceitaram pagar, e a história não é bem essa. Na verdade, a situação dos consumidores fica mais próxima de coação, porque quem detém o poder econômico, manipula a relação, de forma a obter resultados absurdamente mais vantajosos para si. Nesse sentido, eu acho que o que existe na verdade é uma deturpação do conceito de autorregulação.

    Essa inclusive é uma questão muito interessante quando se fala em capitalismo, porque o sistema se baseia em dois pilares: a iniciativa privada e a livre concorrência. O problema é que muito se fala na iniciativa privada, mas muito se esquece da livre concorrência. Nesse caso, quando a legislação permite que uma empresa praticamente monopolize o mercado, a livre concorrência vai para o saco, e ao invés de capitalismo, o que nós temos é o capitalismo selvagem, que é a forma com que nós brasileiros sempre convivemos, e isso desde que Cabral aportou na Bahia. O mesmo se aplica quando meia dúzia de empresas se unem para fatiar o mercado, mantendo o preço dos produtos lá em cima, mesmo que não haja propriamente o monopólio de uma delas. O setor automobilístico brasileiro é um bom exemplo, porque aqui se paga pelo carro popular, o que em outros países se paga por categorias acima. 

    É por isso, ou seja, que com um mercado de jogos praticamente na mão de uma única empresa, a Galápagos, as pessoas se sujeitam a pagar preços exorbitantes pelos jogos no lançamento. Porém, "misteriosamente" esse preços despencam alguns meses depois, afinal de contas o jogo da vez, recém lançado com preço astronômico, passa a ser outro. É por isso também que as pessoas se sujeitam a aceitar jogo com tradução mal feita, com tabuleiro/cartas impressos errados, e até o famigerado "lacrado, mas mofado". 

    Por isso, talvez a questão não seja existir ou não a autorregulamentação do mercado, mas sim que ele é sempre nociva, e funciona sempre em prejuízo da parte mais fraca dessa relação econômica, que são os consumidores, evidentemente considerando a inviabilidade de mobilização e organização da massa.

    Um forte abraço e boas jogatinas!

    Iuri Buscácio
     
      

    Meu caro, muito bem posto.

    No entanto, discordamos no sentido em que percebo que vc quer acomodar o conceito de autorregulação como paridade de poder de barganha, mas são coisas diferentes. Não existe autorregulação na questão de vendedor e consumidor. É um "jogo" onde se busca máxima eficiência.

    E também não acho que o problema seja a falta de livre concorrência. Uma característica desse nosso hobby é que os objetos de desejo (os jogos) são únicos. Se a Galápagos, ou a MeepleBR ou a Mosaico lançam um jogo, não ha competição por aquele jogo. Outra empresa não vai lançar o mesmo. E os fetiches/desejos são por jogos específicos. Não tem como fazer competição.

    MAS uma coisa que o "cartel" pode ter "instituído" coletivamente com o passar do tempo foi a definição do 'price ceiling' que a comunidade estava disposta a pagar. Como já havia mencionado na questão de ser um "jogo" entre vendedor e consumidor, creio que com as repetidas experiências dos jogos sendo lançados ao longo do tempo, as empresas começaram a definir esse price ceiling justamente por perceber o valor do desejo em obter o jogo por parte dos consumidores. Ou seja, as empresas buscaram a máxima eficiência na busca do lucro, o que é esperado no mecanismo de livre mercado. Em outros mercados/países pode ser que o mesmo 'price ceiling' tivesse encontrado um público menos disposto a gastar o que gastamos, caso em que alienaria o público, e esse teto baixaria.

    Existe também o fator de fetiche em cima de determinados jogos e certamente temos vários compradores que mais do que o desejo de jogar o jogo tem o desejo de ostentar a propriedade do jogo junto ao seu playgroup, ainda mais jogos que ainda não foram lançados no BR para poderem dizer que o tem antes dos demais, ou jogos importados, principalmente kickstarters, que não tem muita perspectiva de serem lançados aqui. Isso sempre vai existir, são os esnobes do hobby.

    O único mecanismo que o consumidor tem a seu favor é a decisão de comprar ou não. Mas o problema é que essa decisão já é levada em consideração para a definição do price ceiling, ou seja ela já ocorre a priori, não a posteriori.

    Nem sempre eles acertam, por isso um jogo como John Company 2nd começou sendo vendido na casa dos 700 e hoje pode ser encontrado na casa dos 300-400. Mas considerando o lucro em escala ainda assim saem ganhando.

    Basicamente chegamos na conclusão clássica. O preço dos jogos no Brasil está desse jeito porque o mercado consome. Reclama, esperneia, mas vai lá e compra igual.

    3
  • flordeliberdade
    21 mensagens MD
    avatar
    flordeliberdade25/02/25 19:41
    flordeliberdade » 25/02/25 19:41

    arthurtakel::
     

    Só pra constar gosto das suas argumentações! Apesar de achar um pouco extensa as vezes! =)
    Os docs que indicou são ótimos.
    Autorregulação econômica dentro do sistema capitalista não existe! 

    Existe sim e se chama crise financeira. Geralmente vem associada com a quebra de bolsa de valores. A autorregulação dentro do sistema capitalista já ocorreu fortemente em duas ocasiões. Uma em 1929 e outra em 2008. Também pode ser vista em outros episódios em menor grau com quebradeira de megaempresas como a Kodak com surgimento de novas tecnologias que destroem o sistema empresário antigo para gerar um novo num ciclo que vai se renovando com o passar dos tempos. 

    Isso não é autorregulação: crises são intrínsecas ao sistema capitalista! Não dá pra enriquecer, dividindo. O sistema capitalista concentra e centraliza capital e para que isso ocorra as crises são essenciais. 

    4
  • alicesantos
    2 mensagens MD
    avatar
    alicesantos26/02/25 08:37
    alicesantos » 26/02/25 08:37

    cmte_sulivan::
    sfranco::
    cmte_sulivan::Os custos estão elevados devido ao alto custo de importação. O Brasil vive momento difícil nesse setor. As taxas e impostos federais para produtos que vem de fora, estão absurdas.

    Além do mais, desde que a Galápagos fez sociedade com as Asmodee ( a qual comprou boa parte da empresa) os royalties dos títulos aumentou bastante. E praticamente tudo da Asmodee é fabricado atualmente na China.

    Sinceramente, eu não espero mais nada abaixo disso no mercado. É desse nível pra cima. Nossa nova realidade, infelizmente. :'(

    O imposto de importação é o mesmo há décadas.

    Sim, imposto sempre houve. No entanto desde 2024 as alíquotas subiram.
    20% para produtos até 50 dólares. E 60% para produtos acima de 3 mil dólares.

    Como a Galápagos importa em grande quantidade, 60% é o aplicado nesse caso.
    Pra você ter idéia, em 2020, a alíquota para importação de brinquedos e jogos era de 35%.

    Desde 2024, segundo a lei 14.902/2024 a alíquota passou para 60% em jurídica acima de 3 mil dólares.

    Então não. O imposto não é o "mesmo a décadas". Últimos anos subiu muito. 

    Quem dera se fosse. Assim a teríamos equilíbrio com a inflação.

    Você está esquecendo que antes do remessa conforme era tudo 60% em cima do produto E frete? O negócio é que antes era loteria (e não existe esse negócio de 50 dólares não pega). Eu, inclusive, já fui taxado num cabo de 15 REAIS. Com o imposto e o "café" dos correios, o preço triplicou. Então para nós, consumidores finais, a taxa não aumenentou, como você falou... a depender do caso, até diminuiu.

    1
  • gabriel
    1470 mensagens MD
    avatar
    gabriel26/02/25 12:05
    gabriel » 26/02/25 12:05

    cmte_sulivan::
    sfranco::
    cmte_sulivan::Os custos estão elevados devido ao alto custo de importação. O Brasil vive momento difícil nesse setor. As taxas e impostos federais para produtos que vem de fora, estão absurdas.

    Além do mais, desde que a Galápagos fez sociedade com as Asmodee ( a qual comprou boa parte da empresa) os royalties dos títulos aumentou bastante. E praticamente tudo da Asmodee é fabricado atualmente na China.

    Sinceramente, eu não espero mais nada abaixo disso no mercado. É desse nível pra cima. Nossa nova realidade, infelizmente. :'(

    O imposto de importação é o mesmo há décadas.

    Sim, imposto sempre houve. No entanto desde 2024 as alíquotas subiram.
    20% para produtos até 50 dólares. E 60% para produtos acima de 3 mil dólares.

    Como a Galápagos importa em grande quantidade, 60% é o aplicado nesse caso.
    Pra você ter idéia, em 2020, a alíquota para importação de brinquedos e jogos era de 35%.

    Desde 2024, segundo a lei 14.902/2024 a alíquota passou para 60% em jurídica acima de 3 mil dólares.

    Então não. O imposto não é o "mesmo a décadas". Últimos anos subiu muito. 

    Quem dera se fosse. Assim a teríamos equilíbrio com a inflação.

    Bom dia amigo, sem fazer nenhum juízo de valor aqui sobre se é bom ou ruim, certo ou errado, nem nada do tipo. Só apontar que sua interpretação da legislação é equivocada por dois motivos:

    1. Estas alíquotas a que você se refere se aplicam apenas ao regime de tributação simplificada, que só pode ser utilizado em importações abaixo de três mil dólares (e isso está inclusive na lei que você citou, segue abaixo um print:

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/a0094_70aeys.png

    Ou seja, é objetivamente ERRADO dizer que acima de três mil dólares a alíquota do imposto de importação no regime de tributação simplificada é de 60%. Esta alíquota se dá apenas para importações entre cinquenta e três mil dólares.

    2. Quaisquer editoras que importam em grandes quantidades, justamente pelo exposto acima, não se utilizam do sistema de tributação simplificada. Neste caso o que define o valor dos tributos não é uma única alíquota unificada de 60%, mas pelo menos outras quatro (PIS, COFINS, II e IPI), fora ICMS. A depender da classificação fiscal utilizadas para o produto em questão, estas alíquotas podem, inclusive, ficar acima dos 60% da tributação simplificada, quando somadas todas. Veja por exemplo a NCM de jogos de cartas (9504.40.00):

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/04d10_70aeys.png

    Veja que, fazendo um cálculo bem grosseiro (porque o IPI é inserido na conta de outra forma), a alíquota total sem o ICMS é de 41,55% contra os 60% da tributação simplificada. Com o ICMS, novamente de forma bem grosseira porque o ICMS é mais complicado ainda de se calcular porque ele integra sua própria base de cálculo, fica 59,55% contra 78% em São Paulo. Isso evidentemente sem nenhum benefício fiscal. Acredito que as editoras que importam por SC tenham redução da alíquota de ICMS. Ou seja, os números que você apresentou não condizem com a realidade porque você misturou o regime de tributação simplificada com o tratamento tributário específico por NCM. Também adiciono que em muito pouco agrega os consumidores discutirem esse tipo de tecnicalidade porque, novamente, não sabemos a realidade das empresas. Existem mil formas de manipular estas alíquotas dentro da lei, sem maracutaias, e não sabemos a estratégia de cada uma das editoras (nem nunca saberemos).

    Acima também fica ilustrado um dos motivos pelos quais é muito mais barato comprar jogos nacionalizados por editoras do que comprar de fora como pessoa física: além das editoras terem (potencialmente) acesso a menores alíquotas de impostos, eles também negociam melhores preços tanto no valor do produto, quanto no frete, quanto inclusive na compra da moeda estrangeira. E, apesar de ter que pagar pessoal e a operação, ainda acaba saindo mais barato para o consumidor brasileiro do que importar. O que de forma alguma quer dizer que os jogos estejam baratos hoje.

    9
  • muclemente
    4 mensagens MD
    avatar
    muclemente09/03/25 23:15
    muclemente » 09/03/25 23:15

    Soluçao:

    Tabletop simulator
    Pnptools
    Impressora
    Paciência

    0
  • trprado
    41 mensagens MD
    avatar
    trprado13/03/25 12:18
    trprado » 13/03/25 12:18

    muclemente::Soluçao:

    Tabletop simulator
    Pnptools
    Impressora
    Paciência


    Solução da solução:
    Não compra nada, guarda o dinheiro que com a Selic ou CDB em alta, em um ano você compra um jogo extra quando ele entrar em uma boa promoção. 

    0
  • lucianavf
    10 mensagens MD
    avatar
    lucianavf17/03/25 14:45
    lucianavf » 17/03/25 14:45

    E os dobble que tão na faixa de 90 reais? 
    Até os joguinhos da linha micro da papergames estão inflacionados. 
    Tô com medo do valor do Sagrada qd voltar ?

    0
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