Post original: https://www.boardseyeview.net/post/castlescape
O design de Josh Horsley para
CastleScape combina duas mecânicas muito familiares de uma forma original. Os jogadores representam guildas competindo pelo favor de um rei medieval não especificado ao participar da construção de um castelo. As ações dos jogadores são conduzidas por cartas jogadas de um baralho que modificará usando uma mecânica de construção de baralho, mas a pontuação é baseada principalmente no controle de área. O tema é reforçado pelas peças de parede de plástico da Praetorian Board Games e pela arte de Traci Van Wagoner.

Os 2-4 jogadores começam com baralhos iniciais idênticos de 10 cartas, dos quais eles compram e jogam cinco a cada turno. Existem cartas que permitem que pegue e coloque peças de parede do castelo e cartas que permitem que coloque cubos representando recrutas com os quais competirá por maiorias de controle de área. A única restrição sobre como joga suas cartas é que só pode adicionar recrutas ao tabuleiro depois de posicionar quaisquer paredes que está colocando. A razão para isso é que os cubos de recruta não podem ser colocados em cima de paredes, mas eles são automaticamente reposicionados em cima quando uma parede é colocada em um espaço já ocupado por um cubo. Cubos de recruta que estão em cima de uma parede têm o dobro do valor de controle de área daqueles que não estão, então a regra que dita a ordem em que joga as cartas impede que os jogadores coloquem cubos e adicionem paredes imediatamente no mesmo local.

Os jogadores tem cartas de contrato escondidas com objetivos de pontuação de fim de jogo, mas está competindo principalmente por espaços fechados no castelo. Eles são pontuados pelo número de quadrados fechados assim que uma área é completamente fechada. O controle da área é determinado pela soma do número de cubos que cada jogador tem dentro do recinto e nas paredes de fechamento.

Embora o controle de área seja a maneira principal de pontuar, grande parte do essencial do jogo está na construção do baralho. Além das cartas que te permitem construir muros e colocar cubos, há cartas que te dão ouro para gastar no mercado comprando outras cartas adicionais ao seu baralho. Além disso, há cartas no baralho inicial e no mercado que lhe dão um benefício, mas apenas por meio do que pode ser considerado uma prática criminosa ou corrupta. Cartas com esses ícones negativos te colocam em trilhas de corrupção e infâmia. Peças de muro são armazenadas em um tabuleiro de pedreira e, sempre que a pedreira é esvaziada, o Rei realiza uma inspeção e pune a infâmia, em primeira instância removendo cubos de recruta do tabuleiro. Há um dilema então sobre se deve ir atrás ou evitar cartas que te dão corrupção e infâmia...

CastleScape é altamente interativo; não tanto por causa de ações diretas de "Toma Essa", mas porque há muita manobra para posicionamento sobre colocação de muros. Os jogadores obviamente vão querer evitar terminar cercados onde não têm controle de área, mas também podem deduzir das ações de outro jogador que tipo de cartas de contrato eles têm e, portanto, podem posicionar muros para fechar áreas com a intenção de frustrar um objetivo de contrato percebido.
Como seu baralho fica cada vez mais poderoso ao longo do jogo, CastleScape tem um arco de jogo forte. Jogadores astutos manterão uma nota mental de quais cartas seus oponentes compraram porque os decks de outros jogadores podem ter um impacto significativo nas táticas; se sabe que outro jogador tem cartas que permitem que coloque três peças de parede de cada vez em vez das duas normais, precisa ajustar sua jogada de acordo.
https://www.boardseyeview.net/
https://www.facebook.com/boardseye
Nos posts do Board's Eye View vocês podem visualizar fotos 360º...
Traduzido*** por
Marcelo GS
***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto
* Todas as imagens são do post original ou publicadas pela editora.