Depende muito. Eu não tenho problema em ler e reler manual se o jogo tem potencial de me entregar. Também ajuda muito se o jogo tem player aids de qualidade, videos de tutorial, etc. O maior problema q EU tenho é que os amiguinho são preguiçosos não se prestam a ler manual/ver video (malditos millenials) Se tiver um grupo q esteja disposto a dividir o peso de aprender jogo novo, não haverá problema.
Por exemplo, recentemente comprei o civolution e achei q ele seria cansativo de aprender, mas com player aid consegui fazer meu grupo jogar super rapido, não que seja intuitivo, mas as fases são bem simples de resolver e está tudo no tabuleiro. Root é a mesma coisa, vc só precisa entender algumas coisas chave e depois o próprio tabuleiro de facção é bem auto explicativo.
Já um jogo que não me prestei foi o voidfall, primeiro pelas regras e em segundo pq tem litros de modos de jogar diferentes com minúcias que não me agradam. Outro que estou lutando ainda é o hegemony, que já joguei 2 vezes, jogamos bastante coisa errada, inclusive eu de estado fui a falência pq cobrei imposto de menos. Ainda não desisti dele, mas já levemente irritado.