Rhapsody::Tenho uma coleção de respeito e acesso a outros vários jogos pesados pra mais, extremamente complexos e difíceis de pôr na mesa, além de alguns familiares "casca grossa" também. O que me intriga é que em todos eles a idade mínima recomendada não passa de 14 anos, não importa qual seja o jogo.
Aí, esses dias fui olhar a caixa do Anachrony e - BUM - 15 anos.
- O que faz o Anachrony ser tão diferente do resto do mercado mundial, a ponto de só ele colocar uma idade mínima diferente?
- A partir do momento que uma pessoa completa 14 anos, ela está automaticamente apta a jogar qualquer jogo do mercado mundial?
- Qual é o tipo de relevância que devemos dar para a idade mínima na caixa?
Caro
Rhapsody
Rapaz, uma rápida pesquisa no BGG informa que existe uma infinidade de jogos bem mais pesados que o Anachrony. O mais pesado que eu consegui encontrar foi "A World at War: Second World War in Europe and at Pacific" (lançamento 2003, peso 4.86), que fica brigando com o Europa Universallis (lançamento 1993, peso 4.82), pelo primeiro lugar. Na lista abaixo, com os jogos mais pesados do BGG, as posições de ambos aparecem invertidas.
https://boardgamegeek.com/geeklist/188270/the-heaviest-games-on-the-geek
Mas tem um detalhe que conta bastante, o "A World at War" é um amálgama de três outros pesos pesados, o que explica o seu peso e a sua impressionante duração, e que são Advanced Third Reich (lançamento 1992, peso 4.54), Empire of the Rising Sun (lançamento 1995, peso 4.32) e Rise and Decline of the Thrid Reich (lançamento 1974, peso 4.34). Aliás esse último tem praticamente o mesmo título daquele que é considerado (humildemente inclusive por mim), como o livro mais completo sobre a II Guerra Mundial, o Ascenção e Queda do Terceiro Reich de William L. Shirer (no original Rise and Fall of the Third Reich), realmente obrigatório para quem se interessar pelo assunto. Com toda a certeza o nome do board game foi alterado para evitar pagar os royalties. Eu já escrevi um artigo sobre esse livro e sobre a série Axies & Allies (olha a Unidos do Auto-Jabá na avenida aí, gente!!!). Quem tiver curiosidade é só acessar:
https://ludopedia.com.br/topico/84547/axis-allies-um-livro-um-filme-um-jogo
Também vale destaque o Advanced Squad Leader original, com um livro de regras de inacreditáveis 400 páginas. Esse jogo era tão "barra pesada", até para os "wargames cascudos", que posteriormente ele foi dividido em três módulos. Outra linha de jogos normalmente bem pesados são os 18xx, como o 1830 (peso 4.17), o 1837 (peso 4.17), o 1812 (peso 4.40), o 1831 (peso 4.50) e o 1817 (peso 4.79), que o
GabrielAlmeida citou.
Porém uma coisa a se notar é que todos esses títulos citados acima são wargames (o Europa Universallis é discutível pela ausência de grade hexagonal) ou 18xx, que representam um outro patamar de board games em torno de duração e peso. E são todos anteriores à Era dos Jogos Modernos (O A World at War até é de 2003, mas os jogos que eles reimplementou são todos anteriores). Entretanto, a data de lançamento importa menos do que parece, porque outros board games modernos também são bem mais pesados que o Anachrony, como o Food Chain Magnate (peso 4.19), o Hegemony (peso 4.19), o Trickerion (peso 4.25), o Madeira (peso 4.31), e o Twilight Imperium 4 (peso 4.33), e isso para citar apenas cinco.
Claro que complexidade tem muito a ver com o "felling" de cada um. Eu posso achar o jogo XYZ muito complexo e difícil de entender, e o jogo ZYX simples e fácil, enquanto outra pessoa pode achar exatamente o contrário. Mas independente disso, ao menos de acordo com os dados do BGG, que representam uma opinião geral e não individual, o Anachrony está longe de ser o board game mais pesado de todos os tempos, e isso mesmo desconsiderando os wargames pesadões da Avalon Hill e companhia, e os 18xx igualmente pesados.
Um forte abraço e boas jogatinas!
Iuri Buscácio.