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  1. Fórum
  2. Geral
  3. Os jogos de antigamente são melhores?

Os jogos de antigamente são melhores?

  • avatar
    Sven13/02/25 00:54
    avatar
    Sven
    13/02/25 00:54
    1302 mensagens MD

    Oi, pessoal.

    Eu costumava escrever muito aqui no fórum, há algum tempo, mas fui desanimando com o hobby de uns anos para cá e hoje, praticamente, parei de escrever. Tenho notado que de um tempo para cá alguns designers têm ficado sem criatividade e começam a lançar variações de jogos seus que foram sucesso no passado. Como, por exemplo, podemos citar os inúmeros lançamentos para o Concórdia, os exaustivos lançamentos do GWT, as variações do Dr. Knizia de jogos de sucesso dele - o Babylonia é uma variante do Samurai, o Yellow & Yangtse uma variante do Tigris & Euphrates e por aí vai. E toda essa mesmice foi me cansando. Somado a isso o fato de que, na minha modestíssima opinião, os jogos de antigamente são bem melhores que os de hoje. Antigamente presenciávamos o surgimento de mecânicas novas a cada jogo lançado, víamos o hobby se moldando e se fortalecendo. Atualmente, a impressão que tenho é que, na maioria esmagadora, os jogos de hoje são variações dos jogos antigos. E, somando-se novamente, ocorrem enxurradas de lançamentos todo ano que não vejo sentido algum nessa prática. Eu estava me transformando em um indivíduo consumista, gastando dinheiro em vão, sem sentido algum, às vezes em detrimento de outras coisas mais importantes. Enfim, não nego que tenho uma boa coleção de jogos, mas praticamente de jogos mais antigos - os novos e de hype deixo para a moçada do meu grupo comprar. Além disso, prefiro garimpar jogos desconhecidos e que são verdadeiras pérolas escondidas, mas até para isso tenho ficado desanimado. Ano passado prometi para mim mesmo que compraria no máximo 5 jogos e terminei o ano comprando 5 jogos. Fiquei muito feliz com o atingimento da minha meta.

    Alguns excelentes jogos que marcaram minha história no hobby, primeiro pela dificuldade em comprá-los e depois pelos excelentes jogos que são:

    • Cuba + expansão el presidente.
    • Navegador + as 2 expansões.
    • Among Nobles.
    • Rurik.
    • Tigris & Euphrates (meu top 2).
    • Puerto Rico (meu top 1).
    • Die Macher.
    • Dominant Species.
    • Finca.
    • Concordia.
    • The Manhattan Project 2: Minutes to Midnight.
    • Grand Austria Hotel + expansão.
    • Diplomacy.
    • etc.


    Excelentes jogos antigos, que me dão nostalgia de quando eles eram lançados. Talvez os mais novos no hobby não entenderão o que escrevi, mas certamente os mais antigos no hobby entenderão.

    Vou ficando por aqui, foi só mesmo um desabafo e um breve saudosismo vindo à tona.

    Obrigado por lerem e um grande abraço a todos.

    8
    0
    34
  • Patanga
    1211 mensagens MD
    avatar
    Patanga13/02/25 01:13
    Patanga » 13/02/25 01:13

    Eu me sinto igual, quase igual, e conheço outros assim.

    Pelo menos comigo, é porque sou de outra "geração", a dos lançamentos de antes, não a dos lançamentos atuais. Comecei a vender jogos que comprei por último para recomprar os jogos que joguei antigamente.

    Vale pra outras coisas também: já viu aqueles senhores de bastante idade, andando de camisa social abotoada na rua para ir comprar pão? E pois é, é igual a gente com nossos jogos da geração passada. Eles andavam assim quando eram jovens também. Eu tenho 41 anos (geração da camiseta reta de algodão), mas quando vejo o jeito que os mais jovens se vestem com roupa apertada (mesmo masculina), acho muito estranho. Vale pra muito mais coisa - ex. tênis de corrida. Essa geração do agora está experimentando as coisas, já nós estamos satisfeitos (se bom) ou estagnados (se mal)

    Só acompanha lançamento e compra jogo novo se estiver nessa pegada da nova geração. O resto usa camiseta reta de algodão ou camisa social de botão - e a geração de hoje vai estar obsoleta no futuro usando ainda camisa apertada.

    Como último ato, seremos adubo. Plantarão flores nos nossos túmulos.

    19
  • rarnautdf
    25 mensagens MD
    avatar
    rarnautdf13/02/25 01:27
    rarnautdf » 13/02/25 01:27

    Os jogos antigos eram feitos pra serem jogados inúmeras vezes. Hoje se um jogo vê mesa 10 vezes é um feito, e isso provavelmente reflete no design. O engraçado é que em geral o pessoal se preocupa com a " rejogabilidade " na hora de comprar. Vai entender... Mas se der uma garimpada dá pra encontrar muito jogo atual bom e criativo. Na verdade até entre os hypados ainda tem muita coisa boa. Por outro lado, se manter nos Tigris e Eufrates e Diplomacia da vida é com certeza uma excelente  maneira de curtir o hobby de forma saudável 

    10
  • Raio
    2000 mensagens MD
    avatar
    Raio13/02/25 01:54
    Raio » 13/02/25 01:54

    Então, eu também. Desanimei tem uns dois anos.

    Desanimei? Acho que foi quando eu percebi que, para mim, os jogos não tinham mais alma.

    Daí eu não me encaixo no fascínio estranho que algumas pessoas tem por determinados jogos e aliada a minha falta de vontade de experimentar coisas que não me chamam mais atenção eu meio que parei de comprar.

    Quero ir atrás de alguns jogos que vendi quando não entendiam a forma de joga-los e eu precisava de dinheiro para novos jogos (Le Havre, Kanban DE e Tikal), ir atrás de algumas expansões porque gosto de expansões e arrumar um grupo bacana e definitivo de jogatinas.

    Quando eu era criança eu tinha Banco Imobiliário, War Júnior, Detetive, Damas e Dominó. Já estava bom.

    Não quero mais apenas subir nas trilhas, quero contar histórias. É por isso que acho tão legais os relatos de jogatinas que o pessoal posta por aqui de vez em quando.

    O senhor não está sozinho.

    8
  • RaphaelGuri
    1388 mensagens MD
    avatar
    RaphaelGuri13/02/25 07:16
    RaphaelGuri » 13/02/25 07:16

    O ano passado foi fraco mesmo.
    .
    Claro que olhando o passado, veremos com mais clareza inovações, pois não havia muito com o que comparar. Era um mundo inexplorado e repleto de potencial. Chegamos hoje em um ponto que inovar se torna difícil, pois já estão postos os limites aparentes da mídia. O mesmo vale para outras: Street Fighter 2 teve um impacto que talvez nenhum outro jogo de luta terá. Não existirá outro The Beatles.
    .
    Contudo, mesmo atento ao movimento natural das coisas, não é saudosismo. 2024 foi bem fraco e anos antes não foram lá grande coisa (talvez o último "boom" ocorreu com mecânicas de "rolar e escrever" e o aumento da relevância de modos solo - ambos provocados como efeito decorrente do distanciamento físico da pandemia). Cheguei a fazer um texto sobre isso (https://ludopedia.com.br/topico/82583/que-2024-e-esse). 
    .
    Abraços!

    6
  • Ricardo Florest
    109 mensagens MD
    avatar
    Ricardo Florest13/02/25 07:18
    Ricardo Florest » 13/02/25 07:18

    Discordo viu meu camarada.
    Todo ano muita coisa boa sai do do forno. 

    12
  • ChrisOliveira
    452 mensagens MD
    avatar
    ChrisOliveira13/02/25 07:39
    ChrisOliveira » 13/02/25 07:39

    Há uns dias eu comentei em outro tópico que estava saturado do hobby e do ecossistema lúdico em geral. Eu estava doente aquela semana e depois pensei se não tinha sido isso que poderia ter me causado ou ao menos potencializado a impressão. Quase um mês depois, descansado e recuperado, percebi que não, realmente o hobby (do qual eu já tenho algum tipo de contato desde 2008) está em franca decadência pra mim. É a mesma sensação que tenho com a indústria musical (estava com bastante esperança com o álbum de reestréia do Portnoy no DT, mas que decepção...o negócio é me manter nos antigos). Hoje em dia parece que tudo que é entretenimento é meio genérico, jogos, livros, músicas, filmes, séries... Parece que se não seguir "a fórmula", está fora. Até então eu ficava procurando coisas fora dessa fórmula... Hoje eu só quero o que eu já tenho ou já conheço. Pareço um velho de 93 anos no auge dos meus 39... 

    Enfim... Não tenho intenção de vender a minha coleção, ou lukitar, mas a aquisição de jogos novos acabou aqui em casa. Não tenho pretensão nem de ir atrás de jogos antigos. No máximo vou imprimir alguma coisa extra para o que eu já possuo... por exemplo, os manuais novos da versão deluxe do Fields of Fire, que finalmente está mais acessível. Além disso, acho que a minha coleção já contém alguns títulos que podem me satisfazer e manter ocupado pelas próximas décadas sem a menor necessidade de outros jogos. 

    Só cuidar do que já tenho e tá ótimo.:)

    7
  • miucha
    25 mensagens MD
    avatar
    miucha13/02/25 08:08
    miucha » 13/02/25 08:08

    Sou nova no hobby, mas vejo isso em vários ramos (Vi e vivi isso em maquiagem e planners/papelaria). Um nicho não tão expandido, que começa a ganhar espaço, criar coisas interessantes que vendem. Algumas pessoas e empresas se voltam e investem apenas pelo lucro e o mercado se satura de "mais do mesmo", onde o foco deixa de ser o que o produto proporciona para apenas possuir mais e mais produtos. É realmente uma pena. 

    12
  • EGO1ST
    52 mensagens MD
    avatar
    EGO1ST13/02/25 08:15
    EGO1ST » 13/02/25 08:15

    Nem sou tão velho no hobby como uma galera aí e já sinto isso, tanto que apesar de comprar alguns lançamentos, as minhas maiores prioridades são dos jogos usados, reprints ou "lançamentos", que estão vindo para o Brasil agora.

    Minhas maiores aquisições ano passado foram Trickerion que estava muito no aguardo, Projeto Gaia, Yokohama, Age of Steam, Ora et Labora e Ganges. Esse ano consegui Keyflower com expansões já. Alguns desses jogos nem tãão antigos assim, mas jogos já bem conceituados e com tempo de mercado.

    Eu vejo a galera explodido a cabeça com alguns lançamentos de 2024/2025 que ao meu ver não fazem nem sentido. Agora é tudo reimplementações, duels e expansões pro colecionadorzinho médio gastar.

    4
  • fantafanta
    486 mensagens MD
    avatar
    fantafanta13/02/25 08:23
    fantafanta » 13/02/25 08:23

    Olá, Sven!
    Eu super entendo o seu sentimento e até certo ponto compartilho dessa mesma impressão, mas... não posso deixar de comentar sobre alguns pontos que eu considero relevantes. Eu acho que discuti essa mesma questão em outros tópicos e por isso vou tentar ser sucinto.

    A indústria cultural como um todo funciona exatamente da maneira como você descreveu. É justamente sobre a criação de padrões retóricos que se estabelecem os gêneros comerciais. O mesmo "problema", como você o reconhece, se apresenta na literatura, cinema, pintura etc... E os motivos para essa ocorrência são diversos. Só que é fundamental perceber que em nossa sociedade toda obra está submetida a alguma relação de poder econômico pré-estabelecida, é  dependente das condições materiais para a sua realização.
    Gosto sempre de lembrar desse aspecto, pois a suposta "falta de criatividade" não é necessariamente vista como um problema pela indústria. Muito pelo contrário. A criatividade pode ser inclusive muito mal vista. Ela simplesmente não é o foco das empresas.
    Não quero dar carteirada... rs... mas como trabalho diretamente na indústria criativa, isso não me surpreende nem um pouco.
    Apenas para ilustrar o meu ponto eu gostaria de explicar um conceito bastante difundido atualmente, de Mínimo Produto Viável, que é abertamente utilizado em vários segmentos industriais. Nada mais é que uma abordagem estratégica para testar ideias inovadoras, obter retorno dos clientes e validar produtos sem precisar realizar o seu ciclo de desenvolvimento completo. É uma versão simplificada de um produto, pensada para atender somente a necessidade imediata ou principal de um usuário.
    Além de permitir que as empresas validem suas propostas comerciais com o mínimo esforço, tanto de tempo quanto de recursos, para elas também há inúmeras outras vantagens. Ela reduz riscos financeiros, acelera a chegada do produto no mercado, possibilita explorar novos mercados etc... Ela concentra esforços "no que interessa" e evita desperdícios. Permite uma evolução contínua dos produtos e supostamente flexibiliza mudanças. 
    Na realidade, se você investigar mais a fundo, irá perceber que serve unicamente para validar tecnicamente um produto antes de escalar a sua produção e atrair investidores ou parceiros comerciais estratégicos. Os problemas começam quando essa lógica torna-se a norma e a manufatura "enxuta" a forma de uma nova dinâmica de acumulação de capital. 
    O MVP cerceia a criatividade cada vez mais a aspectos sutis, pontuais, e menos estruturais. Ele tende a padronização de produtos e experiências. Outro ponto é que ela é  uma ferramenta que só funciona sobre uma plataforma de produtos já desenvolvida anteriormente, pois não justifica o desenvolvimento de uma nova. Ela condiciona a evolução de um determinado produto no tempo ao fluxo de consumo cada vez mais imediato e acelerado, sem o qual não é possível e nem financeiramente viável aplicar os ajustes e atender ao feedback dos clientes. Pressupõe a existência de um projeto de produção e de consumo, um comprometimento a longo prazo para a sua realização que a maioria das empresas simplesmente não  conseguem ter. Elas apenas "seguem a onda". Não menos importante: submete a inovação a uma lógica de dependência do capital financeiro, sem o qual jamais será possível atingir a distribuição em larga escala e a acessibilidade que gera tantos debates acalorados na Ludopedia. Tudo isso dentre outras coisas mais que poderia enumerar.
    Embora pareça nova, essa ideia é bem antiga. Apenas está formatada, embalada, e sofisticada para nossa realidade neoliberal atual. Não posso afirmar, mas acredito que esteve presente em todas as sociedades mercantis. Vale a investigação.
    Quantas vezes já não vimos uma empresa que inicia as suas operações vendendo brigadeiros maravilhosos e vai depreciando o produto com o tempo para manter os custos diretos no mesmo patamar e assim elevar a sua margem de lucro líquido, por exemplo? Embora não seja o mesmo fenômeno, obedece à mesma lógica. E curiosamente, apesar de ninguém reclamar da "falta de criatividade" dos "projetistas" de brigadeiro e afins, sou capaz de apostar que você já passou muita raiva nesse sentido com algum gênero alimentício exatamente por ser apenas mais do mesmo ou por não ser tão bom quanto o que se fazia antigamente.

    Então, essa discussão dá muito pano pra manga. E até mesmo a noção do que é "melhor" é bastante discutível. Eu mesmo tive Tigris & Euphrates. Vendi e hoje tenho o Yellow & Yangtze. Acho que o segundo é melhor, ao contrário do que você apontou. rs É válido também lembrar que a nostalgia revela uma dor ou saudade de um passado que muitas vezes é idealizado. Evidencia também sentimentos de vazio e solidão que podem ser extremamente negativos para o próprio indivíduo. Com tudo que disse não quero invalidar de forma alguma o seu texto, pois também me sinto extremamente frustrado e perdido com a enxurrada de títulos publicados atualmente e que não me dizem absolutamente nada!
    Só quis refutar o seu argumento que coloca tudo isso na conta de uma "falta de criatividade" generalizada. O buraco é bem mais em baixo!

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