Daniel Frenda::Bom dia.
Gostei muito do texto! O jogo me parece bem interessante, especialmente por ser jogado exclusivamente em duplas. Esse ponto, no entanto, ainda não me convenceu a adquirir minha cópia. Não é nem por não ter com quem jogar (de fato, não tenho, rs), mas porque ainda não entendi bem as nuances da interação entre os parceiros.
Sou jogador de truco desde sempre e nunca recuso uma partida em duplas (jogar individualmente ou em trio nem passa pela minha cabeça). No truco, a interação entre os parceiros é enorme, seja pelos sinais, pela leitura das jogadas ou pelo "deixa que eu faço", etc.
Poderia falar um pouco mais sobre como essa interação funciona no jogo?
Valeu!
Opa. Bom dia.
Excelente pergunta. Então, ele é diferente do Truco, no sentido de não ter sinais, pelo menos não explicitamente. O que normalmente ocorre são convenções de jogadas e uma leitura da mesa.
Alguns exemplos:
- É comum desmembrar um par da sua mão, passando cada uma das cartas para os adversários para evitar que eles formem uma bomba de 4 cartas iguais.
- Quando a sua mão está fraca, também é normal passar a sua carta mais alta para o parceiro, a fim de maximizar as chances de ele fazer Tichu e salvar a dupla.
- Passar a vez também pode indicar algumas nuances. Se o parceiro constantemente passa quando apenas uma carta é jogada por vez, muito provavelmente ele tem uma sequência maior na mão que ele não quer quebrar.
- Quando o oponente pede Grand Tichu, uma tática comum é passar o Mahjong para o parceiro que joga antes dele, para que ele inicie com o Mahjong e peça um Ás, gastando um Ás do jogador que pediu GT.
- Há quem passe o Cachorro para o jogador que pediu Grand Tichu, pois é uma carta que não pode entrar numa sequência, mas isso é arriscado, porque se a mão dele estiver muito boa, ele vai terminar primeiro E passar a vez para o parceiro, correndo o risco da dupla terminar primeiro com 400 pontos.
- É comum também passar mais a vez quando o parceiro pede Tichu, para que ele possa se livrar das cartas ruins com mais facilidade.
- Quando você tem uma mão passível de Tichu e um Cachorro, é comum passar o Cachorro para o parceiro, para que ele possa servir de suporte, vencendo uma vaza que você não consiga e te passando a vez.
- É recomendável passar cartas fortes como o Dragão e a Fênix para o parceiro, porque isso dá uma informação importante: "A Fênix/O Dragão está conosco". Então você já tem uma noção do desenrolar de certas vazas por conta disso, sabendo que seus oponentes não estão com tal carta.
- Se um Mahjong pedir uma carta sua que forma uma bomba, jogue a bomba antes da vez do próximo jogador, evitando que ele se desfaça de uma carta baixa, melhorando a mão dele. Você teria que desperdiçar a bomba de qualquer jeito.
Mas Tichu é muuuuito mais profundo do que isso. Cada partida é uma situação completamente diferente.