A plataforma de financiamento coletivo de jogos de mesa Gamefound deu um passo mais próximo de sua meta ambiciosa de superar a gigante da indústria Kickstarter na categoria este ano, com novos dados indicando que o financiamento total da última caiu pelo terceiro ano consecutivo.
O CEO da Gamefound, Marcin Świerkot, disse ao BoardGameWire que estabeleceu uma “meta extremamente ambiciosa, mas alcançável” de superar o Kickstarter em financiamento de jogos de mesa em 2025, depois que sua empresa viu o financiamento de projetos no site crescer 49% em 2024, ultrapassando US$ 85 milhões.
Somado ao valor arrecadado por meio do sistema de late pledge e do gerenciador de apoios da Gamefound, o total arrecadado pelo site com os financiadores no ano passado chegou a cerca de US$ 156 milhões.
Esse número ainda está abaixo dos US$ 220 milhões arrecadados na categoria de jogos de mesa do Kickstarter neste ano, segundo dados recém-divulgados pela empresa – mas, enquanto a Gamefound tem crescido de forma significativa desde a pandemia de Covid-19, o total arrecadado pelo Kickstarter para financiamento coletivo de jogos de mesa tem seguido na direção oposta.
Os valores arrecadados para jogos de mesa através do veterano portal de financiamento coletivo cresceram a cada ano desde 2015, até atingirem um recorde de US$ 270 milhões em 2021, um ano impulsionado pelo aumento da demanda de jogadores que passaram mais tempo em casa durante os lockdowns da Covid-19.
Porém, segundo dados do próprio Kickstarter e pesquisas coletadas pelo serviço de terceiros Tabletop Analytics, esse valor tem caído ano após ano. Em 2023, o Tabletop Analytics preencheu a lacuna deixada pelo Kickstarter, que, pela primeira vez em uma década, optou por não divulgar seus próprios números.
Esses dados mostram que os valores arrecadados no Kickstarter caíram 12,4% em 2022, cerca de 4,3% em 2023, segundo a Tabletop Analytics, e 2,7% no ano passado.
Enquanto isso, o número de projetos de jogos de mesa financiados com sucesso no Kickstarter continuou a crescer anualmente na última década, ultrapassando 5.300 no ano passado. No entanto, a média de arrecadação por projeto tem caído desde a pandemia – e a média de US$ 41.400 do ano passado foi a menor desde 2014.
O Kickstarter ainda conseguiu o projeto de jogos de mesa mais financiado do ano passado – e, de fato, de todos os tempos – com os US$ 15,1 milhões arrecadados para o
Cosmere RPG de Brandon Sanderson, publicado pela Brotherwise Games.
No entanto, o Gamefound conquistou seis das dez campanhas mais financiadas de 2024, incluindo US$ 7,6 milhões para o jogo de tabuleiro
Cyberpunk 2077, que ficou em segundo lugar, e US$ 7,4 milhões para
Lands of Evershade. O Kickstarter ocupou apenas três das dez primeiras posições, com
Cosmere, o quarto colocado
Altered TCG e
Trench Crusade, que ficou em décimo lugar, enquanto o BackerKit garantiu a quinta maior campanha com cerca de US$ 5 milhões para o
MCDM RPG.
Críticos do Gamefound apontam que grande parte de seu financiamento coletivo vem de projetos multimilionários e focados em miniaturas lançados por sua empresa irmã, a Awaken Realms, fundada por Świerkot antes da criação do Gamefound como um gerenciador de promessas do Kickstarter em 2015.
Os jogos da Awaken Realms representaram pouco menos de US$ 20 milhões em 2023, cerca de 35% do total arrecadado pelo Gamefound. No entanto, essa participação caiu para 20% no ano passado, com campanhas da Awaken Realms arrecadando US$ 17 milhões, incluindo
Lands of Evershade,
Grimcoven e edições especiais de
Puerto Rico 1897 e
The Castles of Burgundy.
O Gamefound também teve um grande impulso em seus números – e causou um impacto significativo no Kickstarter – ao atrair a gigante do financiamento coletivo de jogos de tabuleiro CMON como parceira exclusiva no início de 2024, encerrando uma trajetória de 12 anos no Kickstarter, onde arrecadou mais de US$ 108 milhões.
Essa mudança provocou um deslocamento significativo no total arrecadado para o Gamefound – a CMON havia levantado US$ 11,8 milhões em quatro campanhas em seu último ano no Kickstarter e arrecadou US$ 12,1 milhões em seis projetos no Gamefound no ano passado.
Outras editoras que usavam o Kickstarter e posteriormente realizaram campanhas multimilionárias no Gamefound incluem Chip Theory Games, Archon Studios e Go On Board.
Świerkot disse ao BoardGameWire que o Gamefound está implementando novos recursos e suporte para projetos de RPG e acessórios, visando aumentar sua participação no setor de jogos de mesa além dos jogos de tabuleiro.
Ele acrescentou que a "próxima grande novidade" do Gamefound será o AdFound, que espera oferecer melhores – e acessíveis – resultados de marketing para criadores grandes e pequenos. A ferramenta automatizada permitirá que criadores configurem campanhas de marketing no Facebook indiretamente pelo Gamefound, que usará um algoritmo para alocar fundos de anúncios da melhor forma possível.
Enquanto isso, o Kickstarter está tentando devolver o golpe ao Gamefound, tendo lançado sua própria funcionalidade de late pledge em maio passado – uma função que, por muitos anos, foi desempenhada pelo Gamefound e pelo BackerKit antes de ambos também passarem a oferecer operações de financiamento coletivo.
Świerkot disse ao BoardGameWire que, em termos de tendências observadas no Gamefound, jogos de aventura com modos solo e cooperativo fortes estão se destacando, enquanto os financiadores demonstram grande interesse em apoiar campanhas que oferecem componentes extras, como miniaturas ou fichas de acrílico.
Quando questionado sobre conselhos para criadores que estão se preparando para lançar uma campanha de financiamento coletivo em 2025, Świerkot afirmou:
Construa seu público com antecedência e não espere por um milagre no primeiro dia da campanha.
- Mostre informações sobre preços, envio e conteúdo da caixa básica cedo, para que ainda seja possível fazer ajustes com base no feedback.
- Certifique-se de que a oferta seja atraente. Por que as pessoas deveriam comprar agora e não esperar pelo varejo? Um desconto de 10% não é suficiente para justificar mais de um ano de espera e risco.
- Itere! Mostre o rascunho da página da campanha cedo, colete feedback e trabalhe nele! A mágica do financiamento coletivo só funciona quando você está colaborando com a comunidade.
Fonte:
https://boardgamewire.com/index.php/2025/02/06/our-ambition-for-2025-is-to-be-number-one-in-tabletop-gamefound-closes-gap-on-kickstarter-again-as-crowdfunding-giants-2024-dollars-raised-remains-flat/