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Cyclades: Legendary Edition
  • jordhammoraes7
    6 mensagens MD
    avatar
    jordhammoraes708/02/25 00:11
    jordhammoraes7 » 08/02/25 00:11

    Um detalhe importante: acho complicado comparar o preço dessa versão do jogo com a anterior. Além de todas as questões que envolvem o tempo (marcado atual, inflação, correção e tudo mais), essa nova versão vem com mais coisas (arte nova, mais componentes, jogabilidades novas). Não faz sentido só comparar 1x1.

    Outra coisa: lógico que o preço praticado por esses jogos é um absurdo. É surreal e indecente em alguns casos. Mas quem financia isso são os próprios jogadores. Esses jogos gigantescos com miniaturas são na sua grande maioria um acúmulo de excessos. São produtos pensados dessa forma para suprir o ego dos jogadores que não se contentam mais em ser simples jogadores "casuais". O resultado disso é esse mercado mais nichado a cada dia e sem grandes perspectivas de melhora. 

    O público "normal" ou simples pessoas em sã consciência jamais vão embarcar nessa viagem que é normalizar 500 reais em papelão.

    2
  • Ciro
    67 mensagens MD
    avatar
    Ciro08/02/25 14:17
    Ciro » 08/02/25 14:17

    Sempre q eu vejo o pessoal reclamando de preco, eu me pergunto...

    Pq nao importa o jogo entao?

    Pq nao abre uma editora e fica rico, afinal eles cobram precos exorbitantes e devem ficar ricos, certo?

    Vivem em qual pais que a cotacao nao eh os 6 reais para 1 dolar q a gente paga? Ou que a taxa de importacao nao chega a quase 100%? (Taxa importacao, icms)

    Pq nao abrem uma empresa para se deliciar com os custos de manutencao de uma empresa... assim como os custos em ter funcionario... alem do risco de trazer um jogo e floopar.. o que é capital parado e prejuizo para a empresa

    Custos de logistica, marketing, estoque... etc


    Esta caro?? Nao compra

    Eh o melhor que vc pode fazer

    Nada contra o criador do topico... eh mais fadiga desse pessoal reclamando de preco

    Vivem em uma realidade paralela... pq no Brasil nao pode ser

    Nao devem acompanhar os precos da habitacao, automoveis, ensinos de qualidade, vestuario, restaurantes e etc...

    Gostam de comparar preco do jogo em relacao ao salario minino, mas esses outros itens (carro, casa, etc..) que falei, acha q esta como?



    3
  • LrzPlays
    793 mensagens MD
    avatar
    LrzPlays08/02/25 17:02
    LrzPlays » 08/02/25 17:02

    Ciro::Sempre q eu vejo o pessoal reclamando de preco, eu me pergunto...

    Pq nao importa o jogo entao?

    Pq nao abre uma editora e fica rico, afinal eles cobram precos exorbitantes e devem ficar ricos, certo?

    Vivem em qual pais que a cotacao nao eh os 6 reais para 1 dolar q a gente paga? Ou que a taxa de importacao nao chega a quase 100%? (Taxa importacao, icms)

    Pq nao abrem uma empresa para se deliciar com os custos de manutencao de uma empresa... assim como os custos em ter funcionario... alem do risco de trazer um jogo e floopar.. o que é capital parado e prejuizo para a empresa

    Custos de logistica, marketing, estoque... etc


    Esta caro?? Nao compra

    Eh o melhor que vc pode fazer

    Nada contra o criador do topico... eh mais fadiga desse pessoal reclamando de preco

    Vivem em uma realidade paralela... pq no Brasil nao pode ser

    Nao devem acompanhar os precos da habitacao, automoveis, ensinos de qualidade, vestuario, restaurantes e etc...

    Gostam de comparar preco do jogo em relacao ao salario minino, mas esses outros itens (carro, casa, etc..) que falei, acha q esta como?





    Eu abri o tópico especificamente para perguntar se havia alguma diferença entre a versão da pré venda e a versão que está nas lojas, uma vez que eu (erroneamente) achei que existia uma disparidade grande no preço.

    Eu nunca reclamei de preço de jogo em nenhum tópico nesse site, inclusive, na época do financiamento do Apex Legends eu comentei que queria o jogo mas estava fora do meu orçamento.

    Não tive a intenção de criar mais um tópico sobre um jogo ser caro demais. Se foi essa a impressão que passou, eu peço desculpas.

    Abraços!

    4
  • iuribuscacio
    3147 mensagens MD
    avatar
    iuribuscacio08/02/25 19:04
    iuribuscacio » 08/02/25 19:04

    jordhammoraes7::Um detalhe importante: acho complicado comparar o preço dessa versão do jogo com a anterior. Além de todas as questões que envolvem o tempo (marcado atual, inflação, correção e tudo mais), essa nova versão vem com mais coisas (arte nova, mais componentes, jogabilidades novas). Não faz sentido só comparar 1x1.

    Outra coisa: lógico que o preço praticado por esses jogos é um absurdo. É surreal e indecente em alguns casos. Mas quem financia isso são os próprios jogadores. Esses jogos gigantescos com miniaturas são na sua grande maioria um acúmulo de excessos. São produtos pensados dessa forma para suprir o ego dos jogadores que não se contentam mais em ser simples jogadores "casuais". O resultado disso é esse mercado mais nichado a cada dia e sem grandes perspectivas de melhora. 

    O público "normal" ou simples pessoas em sã consciência jamais vão embarcar nessa viagem que é normalizar 500 reais em papelão.

    Caro jordhammoraes7

    Concordo completamente, embora ainda ache que mesmo considerando tempo, inflação, correção e tudo o mais, o jogo veio muito mais caro do que deveria. Mas essa é apenas a minha opinião, porque em 2015, os jogos de tabuleiro em média custavam algo em torno de R$ 150,00 ou R$ 200,00. 

    Mas a questão que mais pega, pelo menos para mim, é que mesmo que os R$ 150,00/R$ 200,00 de dez anos atrás realmente equivalham aos R$ 500,00 de hoje, ainda assim a questão da ausência das miniaturas é o principal problema. E entendo perfeitamente todas  as dificuldades de ser empresário no nosso país, mas o que eu não concordo é que se apliquem dois pesos e duas medidas, e sempre em prejuízo do consumidor. Isso é mais ou menos como aquela conversa de que quando o preço do barril de petróleo sobe, o preço da gasolina também sobe, o que é até natural, mas quando o preço do barril de petróleo desce, ainda assim o preço da gasolina continua subindo, porque o preço do barril de petróleo deixa de ter qualquer influência, e aí o problema passa a ser a tal da "memória de preço" e mais uma cacetada de desculpas esfarrapadas para justificar a ganância por lucro das empresas envolvidas. Quando o Governo Bolsonaro cortou os impostos sobre a gasolina (uma das poucas coisas boas que ele fez), para ver se o preço menor chegava até o consumidor, toda essa diferença ficou na mão das distribuidoras, e do postos de gasolina e o preço na bomba não baixou um centavo sequer.   

    Assim sendo, as editoras, seus diretores e associados durante anos, cansaram de vender a historinha de que jogo com miniatura é sempre mais caro, porque plástico é caríssimo (até parece, porque caro mesmo é o molde, e ele é utilizado por editoras do mundo todo, o mesmo moldezinho, já o plástico é uma das coisas mais baratas que existem). Mas aí quando o jogo vem sem as benditas miniaturas ele ainda continua muito caro. Assim sendo, seguindo essa lógica, mesmo que o preço do Cyclades de 2015 fosse o mesmo do seu preço em 2025, como no primeiro lançamento o jogo vinha com miniaturas, se ele viesse com standees, ele então teria de ser muito mais barato, e com isso não corresponderia aos R$ 500,00 de hoje em dia.

    No mais, eu concordo totalmente que se os board games custam tão caro no lançamento, e apenas alguns meses depois, o preço virtualmente despenca, é porque as editoras contam com o afobamento da comunidade boardgamer, que precisa ter o jogo para ontem, e isso acontece com praticamente todos os lançamentos. Por isso, muita gente reclama, mas na prática e de forma geral, é a própria comunidade boardgamer quem ratifica os altíssimos preços atuais dos jogos de tabuleiro, conforme você disse, e com isso eu concordo totalmente. 

    Por fim, não quero de forma alguma ser o "fiscal de gastos do salário alheio", afinal cada um tem o direito de fazer o que quiser com seu próprio dinheiro, mas também é preciso ter consciência de que toda a ação, toda a postura, todo o comportamento, ou a falta de algum deles, sempre trás consequências, nem sempre as mais agradáveis, com por exemplo, pagar R$ 500,00 em plástico e papelão, embora no caso do Cyclades seja mais papelão do plástico. 

    Um forte abraço e boas jogatinas!

    Iuri Buscácio

    5
  • Ciro
    67 mensagens MD
    avatar
    Ciro08/02/25 23:18
    Ciro » 08/02/25 23:18

    LrzPlays::
    Ciro::Sempre q eu vejo o pessoal reclamando de preco, eu me pergunto...

    Pq nao importa o jogo entao?

    Pq nao abre uma editora e fica rico, afinal eles cobram precos exorbitantes e devem ficar ricos, certo?

    Vivem em qual pais que a cotacao nao eh os 6 reais para 1 dolar q a gente paga? Ou que a taxa de importacao nao chega a quase 100%? (Taxa importacao, icms)

    Pq nao abrem uma empresa para se deliciar com os custos de manutencao de uma empresa... assim como os custos em ter funcionario... alem do risco de trazer um jogo e floopar.. o que é capital parado e prejuizo para a empresa

    Custos de logistica, marketing, estoque... etc


    Esta caro?? Nao compra

    Eh o melhor que vc pode fazer

    Nada contra o criador do topico... eh mais fadiga desse pessoal reclamando de preco

    Vivem em uma realidade paralela... pq no Brasil nao pode ser

    Nao devem acompanhar os precos da habitacao, automoveis, ensinos de qualidade, vestuario, restaurantes e etc...

    Gostam de comparar preco do jogo em relacao ao salario minino, mas esses outros itens (carro, casa, etc..) que falei, acha q esta como?





    Eu abri o tópico especificamente para perguntar se havia alguma diferença entre a versão da pré venda e a versão que está nas lojas, uma vez que eu (erroneamente) achei que existia uma disparidade grande no preço.

    Eu nunca reclamei de preço de jogo em nenhum tópico nesse site, inclusive, na época do financiamento do Apex Legends eu comentei que queria o jogo mas estava fora do meu orçamento.

    Não tive a intenção de criar mais um tópico sobre um jogo ser caro demais. Se foi essa a impressão que passou, eu peço desculpas.

    Abraços!

    Magina... eh como eu disse ali... nada contra o criador do topico
    mesmo pq a sua duvida faz sentido... saber oq vem numa versao ou na outra, com preços diferentes
    O foda eh a galera q sempre vem com o mesmo papo de preço... vivem em uma realidade alternativa e nao conhecem o Custo Brasil

    1
  • iuribuscacio
    3147 mensagens MD
    avatar
    iuribuscacio09/02/25 10:31
    iuribuscacio » 09/02/25 10:31

    Ciro::Sempre q eu vejo o pessoal reclamando de preco, eu me pergunto...

    Pq nao importa o jogo entao?

    Pq nao abre uma editora e fica rico, afinal eles cobram precos exorbitantes e devem ficar ricos, certo?

    Vivem em qual pais que a cotacao nao eh os 6 reais para 1 dolar q a gente paga? Ou que a taxa de importacao nao chega a quase 100%? (Taxa importacao, icms)

    Pq nao abrem uma empresa para se deliciar com os custos de manutencao de uma empresa... assim como os custos em ter funcionario... alem do risco de trazer um jogo e floopar.. o que é capital parado e prejuizo para a empresa

    Custos de logistica, marketing, estoque... etc


    Esta caro?? Nao compra

    Eh o melhor que vc pode fazer

    Nada contra o criador do topico... eh mais fadiga desse pessoal reclamando de preco

    Vivem em uma realidade paralela... pq no Brasil nao pode ser

    Nao devem acompanhar os precos da habitacao, automoveis, ensinos de qualidade, vestuario, restaurantes e etc...

    Gostam de comparar preco do jogo em relacao ao salario minino, mas esses outros itens (carro, casa, etc..) que falei, acha q esta como?




    Caro Ciro

    Eu sou uma das pessoas que normalmente critica o alto preço dos jogos, e numa boa, eu não vivo em nenhuma realidade paralela não.

    Nesse sentido, eu concordo totalmente consigo, de que nós temos uma moeda fraca, nossa infraestrutura, principalmente de distribuição e frete é ruim, de que a carga tributária é escorchante, de que a corrupção é altíssima, e que a concentração de renda aqui é uma das maiores do mundo, de modo que o grosso da população mal tem dinheiro para subsistir, quem dirá consumir alguma coisa supérflua como jogos de tabuleiro. 

    Eu concordo com tudo isso, mas o problema que eu vejo é que esse alto Custo Brasil não pode ser apontado como um salvo conduto para as ilegalidades que as empresas em geral cometem, como sonegar impostos e violar o CDC, nem para práticas eticamente reprováveis como manipulação de preços, fatiamento do mercado, formação de monopólio, promoção indiscriminada de HYPE e FOMO, (essa última específica das grandes editoras nacionais de jogos), entre outros estratagemas deploráveis. E exemplos disso não faltam:

    Quando a Conclave mentiu descaradamente para seus apoiadores de que o atraso de mais de dois anos do Old World, foi culpa exclusiva da fábrica chinesa, com aquela historinha de mudança da paleta de cores (o que foi desmentido pela editora gringa), o que é que isso tem a ver com Custo Brasil? Nada.

    Ainda em relação ao Old Wolrd, quando a Conclave decidiu unilateralmente que só iria devolver uma parte do dinheiro pago pelos apoiadores que resolveram devolver o jogo, descontando 20% ilegalmente, o que é que isso tem a ver com Custo Brasil? Nada.

    Quando a Devir relançou o Stone Age sem usar nenhuma precificação que fosse, mas apenas tacando o preço altamente inflacionado do Mercado de Usados, por conta da escassez, o que é que isso tem a ver com Custo Brasil? Nada.

    Quando a Devir lançou o Guerra do Anel, com uma tradução defeituosa, e disse em um comunicado que só reveria os erros que na opinião dela eram graves, o que quer dizer nenhum, o que é que isso tem a ver com Custo Brasil? Nada. 

    Quando a Grok foi à público em uma live, e disse inicialmente que os erros do Ark Nova tinham acontecido apenas em um meia dúzia de cópias, quando todo mundo viu que o problema erra muito mais grave, a ponto da editora não ter jeito a não ser se resignar a consertar o jogo, o que só ocorreu pelas inúmeras reclamações e porque as pessoas começaram a devolver o jogo e pegar o dinheiro de volta, o que é que isso tem a ver com Custo Brasil? Nada.  

    Quando a CopyCat tentou na maciota vender o APEX Legends versão standard, pelo preço da versão de luxe, e depois ainda saiu com aquela historinha de que baixou o preço porque "ouviu a comunidade", quando todo mundo sabe que isso só ocorreu porque as pessoa denunciaram isso, e ninguém estava embarcando nessa furada, o que é que isso tem a ver com Custo Brasil? Nada.

    Quando a Galápagos lança jogos mofados de fábrica, descobre que eles estão mofados, e ao invés de recolher o jogo continua vendendo, e depois ainda faz "promofões" com desconto, ao invés de consertar esse erro, e quando a empresa ainda por cima não faz nada para resolver esse problema sério, tanto que isso se repete várias vezes, o que é que isso tem a ver com Custo Brasil? Nada.

    Quando a Galápagos tentou, sem sucesso felizmente, estabelecer uma política de monopólio na venda, no caso do Frostpunk (porque a produção e lançamento dos jogos no mercado nacional ela praticamente já monopoliza), estabelecendo que o jogo só seria vendido inicialmente em 4 lojas, e só depois de meses é que estaria disponível nas outras, o que é que isso tem a ver com Custo Brasil? Nada.

    No caso do Cyclades, o que se está contestando é o uso de dois pesos e duas medidas, como inclusive eu já disse em comentário anterior. Quando o jogo vem com miniaturas, ele é caro por causa das miniaturas, que é o que as editoras alegam para justificar o alto preço cobrado. Mas quando o jogo vem sem as miniaturas, ele continua vindo muito caro, e as miniaturas deixam de ter qualquer peso no alto preço do jogo. Isso demonstra que o que a editora fez foi reduzir os custos para maximizar os lucros mantendo o mesmo preço elevado, em prejuízo dos compradores. Além disso, a editora apostou no resultado do HYPE e do FOMO que ela mesma promoveu maciçamente, para lançar um jogo em que as miniaturas são o diferencial, sem elas no jogo base, e ainda cobrar muito mais caro pela versão com miniaturas, conforme o Lorenzo (LrzPlays) relatou. 

    Obviamente, apesar de ser uma tática comercial altamente reprovável, pelo menos isso não tem nada de ilegal, de modo que a editora realmente pode fazer isso. Porém, do mesmo modo, os boardgamers (eu entre eles) que acham isso um absurdo, e realmente é, têm todo o direito de denunciar e reclamar dessa prática injusta, indecente e míope no longo prazo.  

    Outra coisa que não tem nada a ver com o Custo Brasil, mas principalmente com o HYPE e o FOMO, é que normalmente os jogos saem super caros nos lançamentos, para se aproveitar da ânsia da comunidade boardgamer de consumir novidades, pagando o preço que for. Depois de apenas alguns meses, esse mesmo jogo caríssimo no lançamento, baixa de preço. Um ano depois, dependendo do jogo, o preço cai pela metade. Isso demonstra claramente que o preço dos jogos no lançamento é superfaturado. Isso demonstra também, que certamente haveria margem para um preço menor, se não fosse a ambição desmedida pelo lucro fácil e rápido. Essa é uma situação corriqueira no mercado nacional dos jogos de tabuleiro, e exemplos não faltam, para não me deixar mentir. Todo mundo sabe disso. 

    E essa estratégia (lucro alto no curto prazo) só funciona pela forma como as grandes editoras manipulam o hobby em todos os sentidos. São elas, e mais ninguém, as principais fomentadoras do HYPE e do FOMO. Com isso elas perpetuam e reforçam o conceito fortemente estabelecido, de que aquele jogo recém lançado é o "melhor jogo de todos os tempos e obrigatório na coleção", mesmo que em cada mês seguinte haverá outro lançamento do "melhor jogo de todos os tempos e obrigatório na coleção". Além disso, são as grandes editoras, que controlam as tiragens, e que promovem a ideia de que se a pessoa não comprar no lançamento, se sujeitando ao preço caríssimo, ela ficará sem o jogo e nunca mais conseguirá comprá-lo. Nada disso tem a ver com Custo Brasil, mas sim com fazer muito dinheiro, no menor espaço de tempo possível, desprezando a consolidação do mercado, e optando pelo estabelecimento de produtos com pouca longevidade, em termos de produção e venda. Infelizmente, esse modus operandi não é uma exclusividade das grandes editoras nacionais de jogos, mas elas não pensam duas vezes antes de seguir essa cartilha.   

    Então veja que o Custo Brasil realmente existe e que é muito árduo ser empresário no Brasil, e isso ninguém discute. Mas isso não pode ser visto como uma carta branca para os absurdos cometidos pelas editoras, que foi o que deu para entender do seu comentário ("as pessoas reclamam dos preços, mas esquecem do Custo Brasil"), como se o Custo Brasil fosse uma justificativa aceitável para esses mandos e desmandos e inclusive ilegalidades. 

    Por fim, eu entendo que eu penso de um jeito e você pensa de outro, e tudo bem, um fórum é assim mesmo, e é natural as pessoas divergirem. Mas, numa boa, entre a sua forma de pensar, que eu respeito mas discordo totalmente, e a minha forma de pensar, eu acredito que tem muito mais gente que concorda mais comigo do que consigo.

    Um forte abraço e boas jogatinas!

    Iuri Buscácio 
          
       

    6
  • niconico
    15 mensagens MD
    avatar
    niconico11/02/25 16:06
    niconico » 11/02/25 16:06

    iuribuscacio::
    Gente boa, eu não fui atrás desse pelo projeto, porque sinceramente já tenho mais jogos do que preciso, portanto vocês me perdoem qualquer besteira. 

    Dito isso, deixa ver se eu entendi direito, e seu eu estiver errado por favor me corrijam. O Cyclades é um jogo de 2009, que quando pintou por aqui em 2015 chamava a atenção justamente pelas miniaturas, que era o seu grande diferencial. O tempo passou e 10 anos depois foi feito um reprint, mas ao invés de miniaturas, que eu disse antes que era o diferencial, a nova versão vem com standees de papelão o que em tese é um recurso para baratear o custo, o que em tese levaria ao um barateamento do preço, mas mesmo assim o jogo custa quase R$ 500,00. E se o sujeito quisesse as miniaturas, ele teria que pagar R$ 700,00. 

    É isso mesmo?!?!

    Numa boa, isso para mim é uma grande palhaçada da editora, e só me faz ter mais vontade ainda de nunca mais comprar board game algum. Quer dizer que quando o jogo tem miniaturas ele custa um absurdo por conta das miniaturas, porque esse é o principal fator do alto preço, mas quando o jogo substitui as miniaturas por papelão, como num passe de mágica elas deixam de ter qualquer peso no preço, porque mesmo sem elas o jogo continua caríssimo?!?!

    Não quero desfazer do jogo, de forma alguma, mas o acréscimo das miniaturas faz com que o Cyclades passe a custar o valor que se consegue pelo Gloomhaven no Mercado de Usados, um dos melhores jogos já feitos e com 10k de componentes. Isso, para mim, demonstra o total absurdo que foi o preço desse Cyclades. E o pior é que daqui a seis meses ou um ano, muito possivelmente haverá no mercado de usados, ofertas do Cyclades com miniaturas, custando hoje o que se cobra pelo jogo com standees, ou quem sabe até menos. Basta ver o caso do Heat: Pedal to the Metal, que muita gente achou que não conseguiria comprar o jogo porque ele esgotou muito rápido. Hoje já se encontram cópias lacradas no Mercado de Usados, custando apenas 10% a mais do que o preço do lançamento, mas essas são todas cópias lacradas, e certamente quando começarem a aparecer ofertas das cópias usadas o preço deve baixar bastante.  

    Outra prova disso que eu falo é o caso do Kemet: Blood and Sand, que curiosamente foi um grande concorrente do Cycaldes, digamos assim, porque apesar de diferentes, os dois falavam de deuses antigos, os dois tinham miniaturas e os dois foram lançados nacionalmente  o mesmo anos de 2015. Como o relançamento da versão Kemet Blood and Sand aconteceu mais ou menos três anos atrás, hoje você compra esse jogo, com as benditas miniaturas por menos do que se está cobrando pelo Cýclades com standees. Portanto, pelo menos do meu ponto de vista, é só uma questão de esperar, jogar outra coisa e comprar o jogo que você quer por um preço bem menor.  

    Assim sendo, em relação a essa queda de preço em questão de meses, respeito totalmente a opção do Lorenzo por comprar o jogo no lançamento, mas as editoras estão contando com isso, e cada vez cobrando mais caro por esse privilégio, de receber o jogo assim que ele sai. Por isso, eu sempre defendo que vale muito mais esperar alguns meses e comprar o jogo por um preço menos indecente, do que ceder a essa política de preços das editoras. Se o jogo esgotar, ou as cópias mofarem, paciência. Eu acho que esse é um risco que vale a pena correr, e mesmo nessa eventualidade, jogo similar e muito mais barato é o que não falta no Mercado de Usados. 

    Um forte abraço e boas jogatinas!

    Iuri Buscácio
     
      

    Reduzir o Cyclades a um jogo que chama atenção por mini, e que é isso o grande diferencial dele, é um pouco desinformado. Talvez isso tenha sido um chamariz lá em 2009 (2015 no Brasil), mas o jogo dispensa minis, sinceramente. A ausência de plástico cinza adicional não afeta os pontos fortes do jogo, que estavam presentes desde a versão original e se mantém na nova edição: o sistema de leilão inovador, a interação do cabo de guerra entre os jogadores, a tensão da corrida pela condição de vitória. Só achei importante levantar esse ponto pois vi que você usou esse argumento mais de uma vez nesse tópico; que estão vendendo um "jogo de minis" sem minis. Na minha opinião, o jogo se sustenta pelas suas mecânicas, e foi isso que manteve ele revelante a ponto de justificar um relançamento caprichado depois de uma década e meia, enquanto inúmeros outros jogos deslumbrantes com minis suficientes para encher prateleiras e mais prateleiras caíram no esquecimento.

    Afinal, se fosse esse o diferencial realmente, o Kickstarter nem ofereceria a versão apenas com meeples e standees que está sendo vendida agora em retail, não acha?

    Dito isso, não comprei nenhuma das caixas de miniaturas oferecidas aqui no Brasil, porque acho maluquice pagar o dobro do preço do jogo em si em duas caixinhas de minis que não fazem nenhuma diferença para a jogabilidade.

    1
  • iuribuscacio
    3147 mensagens MD
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    iuribuscacio11/02/25 16:36
    iuribuscacio » 11/02/25 16:36

    niconico::
    Reduzir o Cyclades a um jogo que chama atenção por mini, e que é isso o grande diferencial dele, é um pouco desinformado. Talvez isso tenha sido um chamariz lá em 2009 (2015 no Brasil), mas o jogo dispensa minis, sinceramente. A ausência de plástico cinza adicional não afeta os pontos fortes do jogo, que estavam presentes desde a versão original e se mantém na nova edição: o sistema de leilão inovador, a interação do cabo de guerra entre os jogadores, a tensão da corrida pela condição de vitória. Só achei importante levantar esse ponto pois vi que você usou esse argumento mais de uma vez nesse tópico; que estão vendendo um "jogo de minis" sem minis. Na minha opinião, o jogo se sustenta pelas suas mecânicas, e foi isso que manteve ele revelante a ponto de justificar um relançamento caprichado depois de uma década e meia, enquanto inúmeros outros jogos deslumbrantes com minis suficientes para encher prateleiras e mais prateleiras caíram no esquecimento.

    Afinal, se fosse esse o diferencial realmente, o Kickstarter nem ofereceria a versão apenas com meeples e standees que está sendo vendida agora em retail, não acha?

    Dito isso, não comprei nenhuma das caixas de miniaturas oferecidas aqui no Brasil, porque acho maluquice pagar o dobro do preço do jogo em si em duas caixinhas de minis que não fazem nenhuma diferença para a jogabilidade.

    Caro niconico

    Rapaz, entendo o seu ponto de vista, e como eu sempre digo, é fundamental haver uma divergência respeitosa aqui no Ludopedia.

    Quando eu digo que as miniaturas são o diferencial do jogo, é porque ele sempre foi vendido assim, especialmente em 2015. E isso não foi uma exclusividade do Cyclades, porque o Keme e o Blood Rage, na mesma época, bem como o Rising Sun e o Lords of Hellas um pouco depois, surfaram na mesma onda de "jogaço principalmente por conta das miniaturas, lindas de morrer, pintada então, nem se fala!!!! :)".  

    Claro que isso talvez não seja tão sentido hoje em dia, mas não porque as miniaturas deixarem de ser o diferencial, mas sim porque,  em 2025, o Cyclades passou a ser apenas mais um jogo de miniaturas, como existe inúmeros por aí. Portanto, de forma alguma eu quero, nem nunca foi minha intenção, falar mal do jogo, porque ele é um jogo bom (e eu me retrato caso você tenha ficado com essa impressão, porque não foi o que tentei dizer). Só que na minha humilde opinião as miniaturas do Cyclades ainda são o grande diferencial, e que tornam um jogo bom, em mais legal ainda.

    Além do mais, ao longo desses 10 anos de mercado nacional de jogos, as miniaturas sempre foram tratadas como diferenciais, e isso em todos os jogos, principalmente para justificar o aumento do preço, que é o que eu defendo. Eu tenho sérias dúvidas se o Zombicide, que é um jogo que eu e mais uma cacetada de gente gosta, teria feito o mesmo sucesso, se ao invés de miniaturas, ele viesse com standees de papelão. Só para ficar em um exemplo, o Dead of Winter é um jogo também de zumbis, com uma proposta que me parece mais sólida e mais adulta, mas que veio com standees de papelão ao invés de miniaturas, e não fez nem de longe o mesmo sucesso que o Zombicide.

    A verdade é que algumas pessoas até preferem standees, mas são muito poucos, porqueo grosso da comunidade costa mesmo é de miniautras. Caso contrário ninguém explicaria o sujeito gastar uma fortuna para jogar Zombicide com a Miniatura do Batmam ou dos Thundercats, e muita gente faz isso e mais gente ainda gostaria de fazer. Também não se explicaria o furdunço criado pelo Descent: Lendas da Escuridão, por conta dos cenários 3d, que para mim acabaram mais atrapalhando do que ajudando.  E aí quando a editora lança um jogo, com miniaturas legais, como é o caso do Cyclades, essas passam a ser um grande diferencial, pelo menos na minha opinião, e de muita gente dentro do hobby.

    Por fim, pelo menos em uma cosia a gente concorda, com todo o respeito ao Lorenzo (LrzPlays), que normalmente faz comentários muito lúcidos e acertados, que eu frequentemente referendo, é realmente um absurdo pagar R$ 700,00, para poder jogar o Cyclades com miniaturas.  

    Um forte abraço e boas jogatinas!

    Iuri Buscácio

    3
  • LrzPlays
    793 mensagens MD
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    LrzPlays12/02/25 03:43
    LrzPlays » 12/02/25 03:43

    iuribuscacio::
    niconico::
    Reduzir o Cyclades a um jogo que chama atenção por mini, e que é isso o grande diferencial dele, é um pouco desinformado. Talvez isso tenha sido um chamariz lá em 2009 (2015 no Brasil), mas o jogo dispensa minis, sinceramente. A ausência de plástico cinza adicional não afeta os pontos fortes do jogo, que estavam presentes desde a versão original e se mantém na nova edição: o sistema de leilão inovador, a interação do cabo de guerra entre os jogadores, a tensão da corrida pela condição de vitória. Só achei importante levantar esse ponto pois vi que você usou esse argumento mais de uma vez nesse tópico; que estão vendendo um "jogo de minis" sem minis. Na minha opinião, o jogo se sustenta pelas suas mecânicas, e foi isso que manteve ele revelante a ponto de justificar um relançamento caprichado depois de uma década e meia, enquanto inúmeros outros jogos deslumbrantes com minis suficientes para encher prateleiras e mais prateleiras caíram no esquecimento.

    Afinal, se fosse esse o diferencial realmente, o Kickstarter nem ofereceria a versão apenas com meeples e standees que está sendo vendida agora em retail, não acha?

    Dito isso, não comprei nenhuma das caixas de miniaturas oferecidas aqui no Brasil, porque acho maluquice pagar o dobro do preço do jogo em si em duas caixinhas de minis que não fazem nenhuma diferença para a jogabilidade.

    Caro niconico

    Rapaz, entendo o seu ponto de vista, e como eu sempre digo, é fundamental haver uma divergência respeitosa aqui no Ludopedia.

    Quando eu digo que as miniaturas são o diferencial do jogo, é porque ele sempre foi vendido assim, especialmente em 2015. E isso não foi uma exclusividade do Cyclades, porque o Keme e o Blood Rage, na mesma época, bem como o Rising Sun e o Lords of Hellas um pouco depois, surfaram na mesma onde de "jogaço principalmente por conta das miniaturas, lindas de morrer, pintada então, nem se fala!!!! :)".  

    Claro que isso talvez não seja tão sentido hoje em dia, mas não porque as miniaturas deixarem de ser o diferencial, mas sim porque,  em 2025, o Cyclades passou a ser apenas mais um jogo de miniaturas, como existe inúmeros por aí. Portanto, de forma alguma eu quero, nem nunca foi minha intenção, falar mal do jogo, porque ele é um jogo bom (e eu me retrato caso você tenha ficado com essa impressão, porque não foi o que tentei dizer). Só que na minha humilde opinião as miniaturas do Cyclades ainda são o grande diferencial, e que tornam um jogo bom, em mais legal ainda.

    Além do mais, ao longo desses 10 anos de mercado nacional de jogos, as miniaturas sempre foram tratadas como diferenciais, e isso em todos os jogos, principalmente para justificar o aumento do preço, que é o que eu defendo. Eu tenho sérias dúvidas se o Zombicide, que é um jogo que eu e mais uma cacetada de gente gosta, teria feito o mesmo sucesso, se ao invés de miniaturas, ele viesse com standees de papelão. Só para ficar em um exemplo, o Dead of Winter é um jogo também de zumbis, com uma proposta que me parece mais sólida e mais adulta, mas que veio com standees de papelão ao invés de miniaturas, e não fez nem de longe o mesmo sucesso que o Zombicide.

    A verdade é que algumas pessoas até preferem standees, mas são muito poucos, porqueo grosso da comunidade costa mesmo é de miniautras. Caso contrário ninguém explicaria o sujeito gastar uma fortuna para jogar Zombicide com a Miniatura do Batmam ou dos Thundercats, e muita gente faz isso e mais gente ainda gostaria de fazer. Também não se explicaria o furdunço criado pelo Descent: Lendas da Escuridão, por conta dos cenários 3d, que para mim acabaram mais atrapalhando do que ajudando.  E aí quando a editora lança um jogo, com miniaturas legais, como é o caso do Cyclades, essas passam a ser um grande diferencial, pelo menos na minha opinião, e de muita gente dentro do hobby.

    Por fim, pelo menos em uma cosia a gente concorda, com todo o respeito ao Lorenzo (LrzPlays), que normalmente faz comentários muito lúcidos e acertados, que eu frequentemente referendo, é realmente um absurdo pagar R$ 700,00, para poder jogar o Cyclades com miniaturas.  

    Um forte abraço e boas jogatinas!

    Iuri Buscácio

    Eu também acho caríssimo o valor das miniaturas. Não sei onde eu estava com a cabeça quando decidi comprar o pacote completo lá no DOFF. Talvez por ser um jogo que tenha uma história aqui em casa? Talvez, não sei.

    Certamente não cometerei o mesmo erro de novo em futuros DOFFs.

    Grande Abraço!

    PS: Obrigado pelo elogio, Iuri

    1
  • iuribuscacio
    3147 mensagens MD
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    iuribuscacio12/02/25 11:01
    iuribuscacio » 12/02/25 11:01

    LrzPlays::
    Eu também acho caríssimo o valor das miniaturas. Não sei onde eu estava com a cabeça quando decidi comprar o pacote completo lá no DOFF. Talvez por ser um jogo que tenha uma história aqui em casa? Talvez, não sei.

    Certamente não cometerei o mesmo erro de novo em futuros DOFFs.

    Grande Abraço!

    PS: Obrigado pelo elogio, Iuri

    Caro Lorenzo (LrzPlays)

    Meu camarada, quem sou eu para "atirar a primeira pedra"?!?!

    Também já cometi dessas loucuras e já caí em alguns "cantos de sereia", nesse meu tempo de hobby. Só não vou relatar aqui para não passar vergonha!

    Aliás, sinceramente, acredito que todo mundo que joga board games há 5, 10 ou 15 anos (e alguns mais até) já cometeu esse tipo de equívoco. Pelo menos, dá para argumentar que lá no começo, quando só havia jogo importado, quando só havia eventos locais com meia dúzia de gatos pingados, e quando os jogos começaram a sair por aqui (2013/2014), havia muito pouca discussão sobre HYPE e FOMO, e a quantidade de lançamentos nacionais era bem pequena, coisa de pouco mais de uma dúzia. Por isso, meio que não havia ninguém para avisar.

    Hoje, entretanto, o mercado nacional cresceu muito, embora continue mínimo comparado a outros países com mais tradição, e além disso, muito mais gente já joga board games e muito mais gente já tem alguma bagagem. E é justamente por isso que eu sou tão chato e bato tanto na tecla de alertar aos recém chegados para tomarem cuidado com as armadilhas do HYPE e do FOMO, para que eles vejam os meus erros e não cometam os mesmos equívocos que eu e muita gente boa aqui do Ludopedia, já cometeu.

    Eu acredito que só assim, mesmo com esse trabalho sendo de "formiguinha", e que nós, quem sabe um dia, construiremos uma comunidade boardgamer mais consciente, mais saudável, e que não aceita barato certos abusos. Sei que eu sou um "Brancaleone" nessa luta, e as vezes me sinto pregando no deserto, mas com tudo isso, simplesmente não consigo deixar de fazer ao menos o meu melhor possível. 

    Um forte abraço e boas jogatinas!

    Iuri Buscácio 
       

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