Entendo que o discurso da vez é o grande complô das empresas malvadas para extorquir os pobres jogadores, mas fora do conto de fadas, vale lembrar o processo de design é processo de busca.
O game designer tem uma ideia para uma experiência e essa experiência tem fronteiras difusas. São pequenos e médios detalhes que mudam muito o público alvo do jogo. O Knizia é um que usa isso de lema, inclusive: pequenos detalhes conduzem a um jogo novo. Já o Uwe faz essas modificações um pouco mais acentuadas enquanto outros evitam completamente.
Cabe ao processo de desenvolvimento (feito pela equipe da editora) colocar essa experiência em foco, deixando um público de fora para ser mais efetivo no retorno do investimento.
Quando a editora ou autor têm recursos, eles excursionam nas partes cortadas, em busca de uma experiência ou público que não foi atendido anteriormente. Isso pode acontecer em módulos extras, expansões ou novas versões dos jogos.
Existem sim editoras que querem vender o mesmo jogo no mesmo público. Mas, com raras exceções, é feito por novas edições, anos depois da anterior ter rodado (Agrícola é o melhor exemplo).
A série *span tá muito mais com cara de estar explorando o espaço de design (wyrm mais pesado, fin mais leve). A experiência básica do wing ainda está indo bem, e com expansões para quem quer se manter nela e só ter variedade. A meu ver, isso é uma característica de respeito por parte da SM Games (que nem gosto muito dos jogos, antes que me chamem de fanboy). Mas o trabalho bem feito de divulgação ao longo dos anos colocou eles como vitrine. E quem vira vitrine recebe pedras.
Sobre flopar no Brasil, só olhar os números. Qualquer jogo que passe dos 400 Tenho na ludopedia não é um jogo que foi mal (só se teve uma aposta irreal por parte da editora, que acredito que ninguém mais faça).
Fica sempre a máxima: faz o trabalho de casa de ver como o jogo funciona antes de comprar; não compre por recomendação de desconhecidos/influencers com perfil diferente do seu; você não tem obrigação de ter (ou dar opinião sobre) tudo que sai.