Isquedo::Todo jogo que é reimplementação chega nos lábios da galera como killer do original. Parece que a comunidade mundial do hobby é emocionada. Sempre a novidade mata o antigo. Com o Wyrmspan não foi diferente. Os criadores de conteúdo da gringa tudo dizendo que só teria o dos dragões na coleção em detrimento dos passarinhos. Aí, um ano depois, você vê mais de 20 lojas oferecendo o Wyrmspan e o reprint do irmão mais velho já esgotou sendo lançado quase um ano depois. O caçula dos Targaryen flopou? Será que teremos o mesmo fenômeno com os peixinhos? Será o público do Wingspan tão fiel assim? Deixamos de ser trouxas ou falta dinheiro mesmo pra tetudo?
Não vejo todas as reimplementações chegando como "killer" do original. É muito mais comum citarem esse termo com relações entre jogos diferentes, por exemplo Century: A rota das especiarias x Splendor, ou Cascadia x Harmonies. Em outros casos, há amplo debate sobre qual seria melhor, Terra Mystica x Projeto Gaia. E tem casos em que isso nem chega a ser uma discussão, vide Azul x todos os demais jogos da franquia Azul.
A comunidade é sim emocionada, o que movimenta o hobby e o mercado, optando por decisões nem sempre racionais por estarem tomados pelos sentimentos de ansiedade e FOMO, já bastante discutido.
Criadores de conteúdo não são parâmetro para determinar se um jogo vai vender bem ou não. Já ouviu algum deles falar nesses vídeos de "jogos que você precisa conhecer em 2025" sobre War, Banco Imobiliário, Coup, Dixit e Black Stories? Mesmo assim esses jogos têm vendas muito altas se comparados a outros jogos que a comunidade e "influenciadores" consideram melhores, "modernos". Quando entro em uma livraria no shopping e vou até o setor de jogos de tabuleiro, fico observando as pessoas e noto que sempre pegam na mão para observar as caixas dos jogos que citei acima, mas raramente vejo alguém pegar um Stone Age, Agrícola, ou qualquer outro jogo com preço mais elevado.
Por último, qual seria na sua análise o conceito de "flopar"? Vejo que o público geral adaptou essa expressão das redes sociais mas não tem critérios técnicos para embasar esse comentário.
Não sou de forma alguma defensor de editoras, mas qual será a quantidade de exemplares que trouxeram desse jogo que prometiam ser um sucesso? Será que desta vez foram felizes em trazer unidades suficientes para não esgotar nos primeiros dias (Heat / Sky Team), e a comunidade não correspondeu? Será que não foram obrigados por acordos comerciais a trazerem um número alto de unidades por conta do sucesso do Wingspan e toda a carga comercial que vem com o nome da marca "Span"? Grandes empresas de marcas já consolidadas no mercado trabalham sempre com pedidos mínimos. Será que o jogo está precificado corretamente em relação aos seus concorrentes? Essa faixa de preço próxima aos R$ 400 costuma ser bem disputada, com muitos jogos excelentes.
Alex Dalbianchi:: Acho que a arte afasta brasil por conta dos dragões não serem mais de ded e sim uma mistura celta com asiática . E acho povo tem medo de ser muito mais difícil.
fivinh0:: Acho a temática do Wyrmspan pouco apelativa e fantasiosa além da conta, além de ser mais complexo que o jogo base.
Wingspan não é Wingspan porque tem um gameplay ultra divertido ou mecânicas inovadoras.
O que faz o Wingspan é a arte maravilhosa e o fato de ser fácil amigável a novos jogadores.
A complexidade extra do Wyrmspan, ao meu ver, me faz ter mais interesse por outros engine buildings com temáticas mais a meu gosto e que são um pouco mais complexos.
cdbergonzini:: Eu achei o Wyrmspan muito mais gostoso de jogar que o Wingspan. Mas para o público geral, pássaros chamam mais a atenção que dragões.
piogovieira:: Particularmente dragões me atraem mais que pássaros porém a arte e as espécies ali foram pouco atraentes.
ryotgg:: Eu não consigo imaginar alguém tendo interesse por um jogo sobre pássaros (ao invés de sobre dragões).
Pra mim é um mistério porque wingspan faz mais sucesso também
Aqui precisamos entender qual é o público utilizado como base para esses comentários. Só pelo fato de estarem comentando em um fórum específico de um hobby, já os separa do "público médio". A proposta de jogos leves como Wingspan / Wyrmspan é jogar com familiares, apresentar para pessoas de fora do hobby, e nisso o tema ajuda muito. Não vejo meus pais tendo interesse em jogar algo sobre dragões após um almoço de domingo. Já sobre passarinhos, creio ser muito mais palatável.
Nós somos nerds, gostamos de dragões. Anos atrás, no geral, nós não iríamos participar de atividades sociais com pessoas de fora do hobby. Estaríamos no nosso quarto jogando World of Warcraft. Esse gosto nós trazemos até hoje, seja na escolha de séries, livros, HQs e jogos de tabuleiro. Pessoas de fora desse universo não compartilham desses mesmos gostos, ou compartilham apenas parcialmente. Assistir uma série sobre dragões não quer dizer, necessariamente, que a pessoa irá se interessar por um jogo sobre fantasia medieval.
Quanto ao fato do jogo ser mais complexo que o seu antecessor, isso claramente tem importância e impacta diretamente nas vendas, pois acrescentar mais conteúdo em um jogo pode fazer com que ele fique deslocado em relação ao público alvo, além de mudar os concorrentes diretos a ele.
Com base no BGG, o Wingspan tem um tempo de jogo entre 40-70 minutos, já o Wyrmspan tem o tempo de jogo de 90 minutos. Lógico que isso vai variar de acordo com o número de jogadores e também com a experiência destes jogadores. Haja vista que é um jogo para ser "familiar" e "leve", provavelmente você sempre esteja jogando com pelo menos algum jogador novo ou iniciante.
Alguns jogos são considerados "redondos", com as mecânicas fluídas e bem amarradas. Se você adiciona qualquer elemento a mais nessa equação, pode estragar a fórmula inicial.
iuribuscacio::
Isquedo::: Deixamos de ser trouxas ou falta dinheiro mesmo pra tetudo?
P.S. Não entendi o que é que tem a ver ter a teta grande, com falta de dinheiro?!?!
Não sei se ele escreveu errado, se foi apenas uma interação do autocorretor, ou se foi genial e cirúrgico em trazer à discussão o fato do nerd que gosta de dragões (e fantasia, de um modo geral) ter a fama de ser tetudo, e hoje estar mais consciente com os gastos devido ao cenário econômico brasileiro e também mais criterioso nas escolhas do conteúdo que deseja consumir. Talvez a principal mudança de chave do nosso hobby seja essa diferença geracional que passou a adquirir mais produtos com base em mídias sociais, nas quais é mais fofinho fazer conteúdo sobre gatos e passarinhos, do que sobre magos e dragões. Atualmente o hobby está com as cores mais saturadas, cores mais vivas, pois o público em geral prefere essa questão do "fofo". O próprio atual Top 1 do BGG, nosso querido Brass Birmingham, tem em seu tabuleiro dois lados, representando dia e noite. Jogos para vender bem precisam necessariamente serem considerados "bonitos", e quem entendeu isso muito bem foi o Jamey Stegmair em conjunto com a Stonemaier Games (Scythe, Tokaido, Wingspan, Apiary, Viticulture, Tapestry, Charterstone, Expeditions).