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  3. Imperial 2030
  4. Esse jogo ainda vale a pena ser comprado?

Esse jogo ainda vale a pena ser comprado?

Imperial 2030
  • Victor
    2502 mensagens MD
    avatar
    Victor29/01/25 07:58
    Victor » 29/01/25 07:58

    Eu nunca joguei o Imperial 2030, só o original. Mas posso dizer que, mesmo o Imperial NÃO fazendo o meu tipo de jogo (nao é para o gosto de todos, precisa de uma mesa dedicada e varias partidas para realmente brilhar, NÃO É PARA TRATAR COMO UM JOGO DE GUERRA), eu considero o design brilhante, um clássico que merece ser conhecido. Teste primeiro, se possivel, para ver se fará o gosto do grupo.

    Dito isso, me incomoda muito essa tendência de perguntarem se jogo velho ainda vale a pena, como se fosse um iogurte. Embora existam jogos que envelheçam mal, nunca recomendo tratar dessa premissa só por ver a data de jogo. Só para exemplificar, os seguintes jogos abaixo fazem parte do meu top 15 e todos eles tem mais de 15 anos (lançados antes de 2010):

    - Scepter of Zavandor
    - Antiquity
    - Dungeon Lords
    - Puerto Rico
    - Race for the Galaxy

    4
  • Moritz
    157 mensagens MD
    avatar
    Moritz29/01/25 08:39
    Moritz » 29/01/25 08:39

    Opa, me lembrei que tenho que anunciar o meu para venda aqui.

    Problema do jogo aqui foi mais o quesito tempo de jogo que é demasiado alto, tá parado faz uns 2 anos sem ver mesa.

    1
  • gusdzilla
    209 mensagens MD
    avatar
    gusdzilla29/01/25 09:19
    gusdzilla » 29/01/25 09:19

    Eu acho esse jogo sensacional. Com a mesa cheia, mesmo que o jogo demore bastante,  as reviravoltas devido as escolhas dos jogadores são pura alegria (pelo menos pra quem estiver ganhando). 

    1
  • RaphaelGuri
    1385 mensagens MD
    avatar
    RaphaelGuri29/01/25 09:47
    RaphaelGuri » 29/01/25 09:47

    pablogbo::Não vale.
    Ele foi lançado em maio de 2017 aqui no BR e todo mundo sabe que o prazo de validade de um jogo é de no máximo 1 ano.
    Tá vencido há uns 7 anos. Deve tá podre já.

    Agora falando sério, é um jogão, mas de outra época de design. O grande brilho dele só vai se revelar depois de várias partidas, pois depende de uma relação mais profunda com as nuances do jogo. 
    Se o seu grupo estiver mais acostumado com esse design "fast-food" de hoje em dia, pode ser que não curtam de primeira e nem tenham disposição para "aprender" o jogo.



    Já deve estar cheio de mofo... Tem jogo que "vence" ainda no estoque da editora até! Hahaha (chorrindo aqui)
    .
    Piadoca a parte, acho que é muito mais questão de gosto pessoal, aliado a um gamedesign rebuscado demais, do que "a época que foi feito".
    .
    Temos, mais ou menos na mesma época (e alguns quase uma década antes), por exemplo:
    .
    Caylus
    El Grande
    Hansa Teutonica
    Village
    Catan
    Palácios de Carrara
    Rá 
    Fresco
    Trajan
    The Castles of Burgundy
    Amun-Re
    Cyclades
    Agricola
    Tigris e Euphrates
    Mexica
    Notre Dame
    Troyes
    Puerto Rico 
    Dungeon Lords
    Entre muitos outros.
    .
    Logo, não acho que a analogia "esquema fast-food" seja necessariamente o caso aqui. Muitos dos jogos acima citados são profundos e cheios de camadas, mas mesmo assim entregam uma boa primeira experiência, um primeiro contato amigável e que encanta o jogador (talvez nem tanto um ou outro, como Agicola e Dungeon Lords, mas ainda assim julgo melhor do que Imperial). 
    .
    A questão que deixo é: se precisa de várias partidas 'para ficar bom', mediante a tantas opções boas no mercado, vale mesmo a pena o sacrifício de ter diversas partidas "mais ou menos" iniciais?
    .
    Abraços!

    0
  • viniciusjf
    2703 mensagens MD
    avatar
    viniciusjf29/01/25 09:50
    viniciusjf » 29/01/25 09:50

    Victor::Eu nunca joguei o Imperial 2030, só o original. Mas posso dizer que, mesmo o Imperial NÃO fazendo o meu tipo de jogo (nao é para o gosto de todos, precisa de uma mesa dedicada e varias partidas para realmente brilhar, NÃO É PARA TRATAR COMO UM JOGO DE GUERRA), eu considero o design brilhante, um clássico que merece ser conhecido. Teste primeiro, se possivel, para ver se fará o gosto do grupo.

    Dito isso, me incomoda muito essa tendência de perguntarem se jogo velho ainda vale a pena como se fosse iogurte. Embora existam jogos que envelheçam mal, nunca recomendo tratar dessa premissa só por ver a data de jogo. Só para exemplificar, os seguintes jogos abaixo fazem parte do meu top 15 e todos eles tem mais de 15 anos (lançados antes de 2010):

    - Scepter of Zavandor
    - Antiquity
    - Dungeon Lords
    - Puerto Rico
    - Race for the Galaxy

    Legal você citar o Zavandor, é um jogo maravilhoso, e terá uma nova versão.

    1
  • Victor
    2502 mensagens MD
    avatar
    Victor29/01/25 10:14
    Victor » 29/01/25 10:14

    viniciusjf::
    Victor::Eu nunca joguei o Imperial 2030, só o original. Mas posso dizer que, mesmo o Imperial NÃO fazendo o meu tipo de jogo (nao é para o gosto de todos, precisa de uma mesa dedicada e varias partidas para realmente brilhar, NÃO É PARA TRATAR COMO UM JOGO DE GUERRA), eu considero o design brilhante, um clássico que merece ser conhecido. Teste primeiro, se possivel, para ver se fará o gosto do grupo.

    Dito isso, me incomoda muito essa tendência de perguntarem se jogo velho ainda vale a pena como se fosse iogurte. Embora existam jogos que envelheçam mal, nunca recomendo tratar dessa premissa só por ver a data de jogo. Só para exemplificar, os seguintes jogos abaixo fazem parte do meu top 15 e todos eles tem mais de 15 anos (lançados antes de 2010):

    - Scepter of Zavandor
    - Antiquity
    - Dungeon Lords
    - Puerto Rico
    - Race for the Galaxy

    Legal você citar o Zavandor, é um jogo maravilhoso, e terá uma nova versão.

    Infelizmente, Vinicius, desde 2021 estou esperando um anuncio oficial de quando realmente será relançado por aquela empresa coreana e nada de concreto :(

    0
  • caiom88
    414 mensagens MD
    avatar
    caiom8829/01/25 11:31
    caiom88 » 29/01/25 11:31

    A recomendação de ouro é sempre jogar o jogo antes de comprá-lo. 

    Imperial 2030 é daqueles jogos que dividem o hobbie. Muita gente ama e muita gente odeia.

    2
  • pablogbo
    731 mensagens MD
    avatar
    pablogbo29/01/25 15:46
    pablogbo » 29/01/25 15:46

    RaphaelGuri::
    pablogbo::Não vale.
    Ele foi lançado em maio de 2017 aqui no BR e todo mundo sabe que o prazo de validade de um jogo é de no máximo 1 ano.
    Tá vencido há uns 7 anos. Deve tá podre já.

    Agora falando sério, é um jogão, mas de outra época de design. O grande brilho dele só vai se revelar depois de várias partidas, pois depende de uma relação mais profunda com as nuances do jogo. 
    Se o seu grupo estiver mais acostumado com esse design "fast-food" de hoje em dia, pode ser que não curtam de primeira e nem tenham disposição para "aprender" o jogo.



    Já deve estar cheio de mofo... Tem jogo que "vence" ainda no estoque da editora até! Hahaha (chorrindo aqui)
    .
    Piadoca a parte, acho que é muito mais questão de gosto pessoal, aliado a um gamedesign rebuscado demais, do que "a época que foi feito".
    .
    Temos, mais ou menos na mesma época (e alguns quase uma década antes), por exemplo:
    .
    Caylus
    El Grande
    Hansa Teutonica
    Village
    Catan
    Palácios de Carrara
    Rá 
    Fresco
    Trajan
    The Castles of Burgundy
    Amun-Re
    Cyclades
    Agricola
    Tigris e Euphrates
    Mexica
    Notre Dame
    Troyes
    Puerto Rico 
    Dungeon Lords
    Entre muitos outros.
    .
    Logo, não acho que a analogia "esquema fast-food" seja necessariamente o caso aqui. Muitos dos jogos acima citados são profundos e cheios de camadas, mas mesmo assim entregam uma boa primeira experiência, um primeiro contato amigável e que encanta o jogador (talvez nem tanto um ou outro, como Agicola e Dungeon Lords, mas ainda assim julgo melhor do que Imperial). 
    .
    A questão que deixo é: se precisa de várias partidas 'para ficar bom', mediante a tantas opções boas no mercado, vale mesmo a pena o sacrifício de ter diversas partidas "mais ou menos" iniciais?
    .
    Abraços!

    Pra mim vc fez justamente uma lista de jogos muito táticos, cujo o brilhantismo que os fizeram clássicos, vem do profundo conhecimento que a comunidade adquiriu jogando-os inúmeras vezes ao longo dos anos, ou seja, jogos que vão se agigantando à medida que vc joga mais e mais vezes.

    0
  • RaphaelGuri
    1385 mensagens MD
    avatar
    RaphaelGuri29/01/25 16:49
    RaphaelGuri » 29/01/25 16:49

    Okpablogbo::
    RaphaelGuri::
    pablogbo::Não vale.
    Ele foi lançado em maio de 2017 aqui no BR e todo mundo sabe que o prazo de validade de um jogo é de no máximo 1 ano.
    Tá vencido há uns 7 anos. Deve tá podre já.

    Agora falando sério, é um jogão, mas de outra época de design. O grande brilho dele só vai se revelar depois de várias partidas, pois depende de uma relação mais profunda com as nuances do jogo. 
    Se o seu grupo estiver mais acostumado com esse design "fast-food" de hoje em dia, pode ser que não curtam de primeira e nem tenham disposição para "aprender" o jogo.



    Já deve estar cheio de mofo... Tem jogo que "vence" ainda no estoque da editora até! Hahaha (chorrindo aqui)
    .
    Piadoca a parte, acho que é muito mais questão de gosto pessoal, aliado a um gamedesign rebuscado demais, do que "a época que foi feito".
    .
    Temos, mais ou menos na mesma época (e alguns quase uma década antes), por exemplo:
    .
    Caylus
    El Grande
    Hansa Teutonica
    Village
    Catan
    Palácios de Carrara
    Rá 
    Fresco
    Trajan
    The Castles of Burgundy
    Amun-Re
    Cyclades
    Agricola
    Tigris e Euphrates
    Mexica
    Notre Dame
    Troyes
    Puerto Rico 
    Dungeon Lords
    Entre muitos outros.
    .
    Logo, não acho que a analogia "esquema fast-food" seja necessariamente o caso aqui. Muitos dos jogos acima citados são profundos e cheios de camadas, mas mesmo assim entregam uma boa primeira experiência, um primeiro contato amigável e que encanta o jogador (talvez nem tanto um ou outro, como Agicola e Dungeon Lords, mas ainda assim julgo melhor do que Imperial). 
    .
    A questão que deixo é: se precisa de várias partidas 'para ficar bom', mediante a tantas opções boas no mercado, vale mesmo a pena o sacrifício de ter diversas partidas "mais ou menos" iniciais?
    .
    Abraços!

    Pra mim vc fez justamente uma lista de jogos muito táticos, cujo o brilhantismo que os fizeram clássicos, vem do profundo conhecimento que a comunidade adquiriu jogando-os inúmeras vezes ao longo dos anos, ou seja, jogos que vão se agigantando à medida que vc joga mais e mais vezes.

    Concordo totalmente que eles vão se agigantando com o tempo, mas existem diferenças crucial entre qualquer um deles e o Imperial, como a acessibilidade das primeiras partidas e a robustez criativa das regras sem rebuscamento exagerado. Essa lista está para demonstrar que dá para ser um clássico sendo também fluído sem necessariamente ser visto pejorativamente como um "fast food".
    .
    Os jogos da lista causam um primeiro impacto melhor, sem precisar de muita justificativa como "era coisa da época", reforçando meu argumento inicial de que tem jogos melhores da mesma época do Imperial.
    .
    Talvez eu que não tenha entendido também o que você considra "fastfood" nesse caso. Qual seria a sua definição?
    .
    Abraços!

    0
  • pablogbo
    731 mensagens MD
    avatar
    pablogbo29/01/25 17:41
    pablogbo » 29/01/25 17:41

    RaphaelGuri::
    Concordo totalmente que eles vão se agigantando com o tempo, mas existem diferenças crucial entre qualquer um deles e o Imperial, como a acessibilidade das primeiras partidas e a robustez criativa das regras sem rebuscamento exagerado. Essa lista está para demonstrar que dá para ser um clássico sendo também fluído sem necessariamente ser visto pejorativamente como um "fast food".
    .
    Os jogos da lista causam um primeiro impacto melhor, sem precisar de muita justificativa como "era coisa da época", reforçando meu argumento inicial de que tem jogos melhores da mesma época do Imperial.
    .
    Talvez eu que não tenha entendido também o que você considra "fastfood" nesse caso. Qual seria a sua definição?
    .
    Abraços!

    Evidentemente que tudo que eu disse é baseado única e exclusivamente na minha experiência individual no hobby. Dito isso, me parece que em jogos feitos há 10/15/20 anos +, o designer levava em consideração que os jogos possivelmente veriam mesa muuuitas vezes e que essa quantidade maior de partida por jogador ao longo dos anos, favoreceria complexidades táticas, mesmo em jogos levíssimos de regra, como o Imperial 2030.
    Hoje a dinâmica do mercado e de jogatina parece diferente. Não consigo imaginar que editoras e desingers estejam projetando jogos, para serem exaustivamente jogados por anos (claro há exceções, como o Glomheaven , TCGs, colecionaveis...).
    Então, na minha opinião, não há nenhum problema com o Imperial 2030, ele é fruto de uma outra época, onde jogos eram pensados para serem consumidos de outra forma.
    Os jogos que eu tinha em mente quando falei em design fast-food, (e sem julgamento de valor, até pq são jogos que tenho e gosto), eram wingspan, invasores do mar do norte, everdell, 

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Imperial 2030 - Esse jogo ainda vale a pena ser comprado?
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