Pessoal, eu tenho jogado muito ultimamente o High Frontier em modo solo (CEO) com o Módulo 4 (Exodus) e curti bastante. Só que preocupações da vida real, o volume de informações dessa expansão e até a dificuldade das regras têm me impedido em fazer um texto mais abrangente. Então, para tentar abordar pelo menos alguns pontos, resolvi criar essa postagem focada em uma de suas mecânicas novas (contratos), incluindo uma imagem de carta de contrato como exemplo:

Os contratos são uma novidade desta expansão e se dividem em azuis (fáceis a medianamente trabalhosos), dourados (trabalhosos a difíceis) e Exodus (muito difíceis).
Obs: Neste texto, não falarei dos contratos Exodus, por serem muito avançados e ligados à estratégia final da partida. Também não detalharei o porquê da divisão de contratos azuis e amarelos, basta saber aqui que eles sao lados diferentes da mesma carta e tornam-se acessiveis ou não dependendo de certas condições durante a partida.
*** Como os contratos não-Exodus são divididos
Os baralhos dos contratos azuis/amarelos sao divididos em 3 pilhas, correspondentes aos 3 pares das 6 Ideologias da Assembléia Política (Individualidade/Liberdade, Honra/Unidade, Autoridade/Igualdade). A menos que você possua uma habilidade especial, *você só pode iniciar o leilão de um contrato se este for de uma ideologia a qual esteja liderando a Assembléia*.
Por exemplo, o contrato que escolhi para fazer esse texto é da pilha Honra/Unidade (veja o canto superior direito da carta). Então, se a Legislaçao Vigente não estiver na Honra ou Unidade do quadro da Assembléia, eu NÃO posso colocar esta carta para leilão.
*** Iniciando o leilão de um contrato
Você pode ganhar uma carta de contrato no final de uma ação de fund-raising (onde voce aloca e move cubos no quadro da Assembléia Política politica). A partir daí, você tem a opcao de iniciar um leilao entre os jogadores num valor decrescente de 12 até zero (em jogo solo, é um valor fixo de 6). Esse valor significa *o número de turnos que você se compromete a cumprir o contrato* (começa no lance mínimo de cumprir o contrato em 12 rodadas e vai sendo reduzido em lances até o valor de zero, que significa que promete cumprir o contrato nessa mesma rodada). Esta mecânica considerei positivamente simples e de excelente execução.
*** Preparando o transporte do contrato
A carta de contrato funciona como uma carta de patente por ter Massa, Rad-Hard, devendo ser lançada em órbita do LEO (ou Bernal ancorado em Órbita Inicial), equipada num Acervo de veículo espacial (geralmente, seu foguete) e enfim, transportada para a localização exigida na carta de contrato (no caso dessa carta, um sobrevôo orbital em Saturno e depois chegar a um ponto de Perigo).
*** Benefícios
Quais os incentivos de obter estes contratos?
* Primeiro, logo após ganhar a licitação do contrato, você ganha como adiantamento uma quantidade de Aquas (um excelente incentivo), descrito na carta dentro do símbolo de uma gota de água e o termo "Advance" (nesta carta, ganha-se um adiantamento de 9 Aquas).
* Segundo, toda carta de contrato cumprido confere Pontos de Vitória no final do jogo. No caso desta carta, 2 VP.
* Terceiro, os contratos azuis e dourados que forem cumpridos conferem o acesso a Cybernetic Augmentations (traduzo leigamente como "Aprimoramentos Cibernéticos"). Estes Aprimoramentos vêm na forma de tiles de 6 formas diferentes, que se tiver acesso você pode implantá-los em seus colonizadores, concedendo a eles beneficios poderosos. Por exemplo, o contrato cumprido da imagem confere acesso aos Aprimoramentos de "triângulo" (que uma vez implantado a um colonizador aumenta a extraçao de tanques hídricos OU isotópicos se o colonizador aprimorado estiver presente) e "bateria" (que se implantado serve como OU como um reator virtual do tipo X OU como um gerador virtual do tipo -[]- , integrado ao colonizador ). Finalmente, os Aprimoramentos são *obrigatórios* para promover colonizadores, cargueiros, bernais e propulsores GW. Além de exigir a presença da colônia apropriada (ou Laboratório) é PRECISO que haja a presença de um colonizador com 1/2/3/4 Aprimoramentos para promover um colonizador/cargueiro/bernal/propulsor GW.
* Finalmente, alguns contratos podem conceder outros benefícios especiais, por vezes únicos. É o caso desta carta, que além de conceder imunidade ao Perigo de travessia de anéis de corpos celestes, ela permite que suas fábricas móveis (seu cargueiro promovido e qualquer cubo de fábrica), caso estejam estacionadas num anel, funcionem como uma fábrica de Classe Espectral C (inclusive para pontos de vitória). Do ponto de vista estratégico, esse benefício é MUITO situacional. Isto porque as fábricas C são as mais acessíveis de construir e se chegou ao ponto de ter um cargueiro promovido e conseguiu cumprir este Contrato, as chances são boas de já ter uma fábrica C estabelecida. Mas se nao tiver e for prático ter uma fábrica anelar orbital em Saturno, Urano ou Netuno, acho a idéia SENSACIONAL e certamente tentaria!
*** Penalidades
Agora, o que acontece se você NÃO cumprir o contrato dentro do previsto? Há duas opções:
a) Continua comprometido com o contrato, mas tem que *no início de todo turno* pagar uma taxa de atraso (uma multa contratual por não ter entregue ainda o que prometeu). O valor desta multa pode ser visualizada na carta dentro do símbolo do relógio com o termo "Late Fee". No caso deste contrato, no início de cada turno ao qual você ainda não entregou a carta na localizaçao descrita (sobrevôo orbital de Saturno + Perigo), você tem que pagar 3 Aquas. Não há limite de tempo para cumprir o contrato, desde que continue pagando essa multa a cada turno. Caso não possa ou não queira mais pagar as aquas, a única alternativa obrigatória é a próxima opção descrita.
b) Declarar calote. Essa opção é irreversível. Você abandona e descarta o contrato, não precisa pagar mais nenhuma multa, mas ganha um marcador de -3 VP ou -6 VP (dependendo se o contrato quebrado for azul ou amarelo) e que só sai de sua posse numa partida multiplayer e OUTRO jogador cometer calote. Num jogo solo você não tem essa escapatória. Em adição, certos contratos tem o símbolo "humans on board" e seu abandono contratual significa que você condenou o projeto de pessoas engajadas nele e portanto nunca mais poderá pegar qualquer projeto que contenha humanos: a sua reputaçao foi para o ralo. A única vantagem do calote sobre o pagamento contínuo da multa é que ao dar calote você descarta a carta de contrato e pode se comprometer com outro contrato (cada jogador só pode ter um contrato por vez).
Ou seja: não entre levianamente em contratos, tenha certeza que consiga cumprí-los (mesmo atrasado) e lembre-se que contratos são cartas colocadas em um acervo, podendo ser potencialmente desativadas (decomissioned) se passarem por cinturões de radiaçao, pontos de Perigo e tempestade solares.
*** Considerações finais
Idealmente em sua estratégia você desejará cartas de contrato que concedam muitas Aquas para ajudar no lançamento do seu foguete e seu abastecimento de combustível, que tenham um destino igual ou próximo à localidade que queira chegar na sua missão (seja para obter fichas de Gloria, industrializaçao, etc) e que concedam acesso à Aprimoramentos Cibernéticos que você ainda não tem.
Porém, nem sempre as missões a cumprir são viaveis. Pode não haver acesso ao contrato desejado devido à diferença de Ideologia. Ou simplesmente o benefício concedido da carta não é atraente. Nestes casos, recomendo paciência e esperar para que mudem as cartas ou trabalhe para alterar a conjuntura política. Esta abordagem conservadora é mais segura do que arriscar um contrato que periga não cumprir. Como em muitas decisões em High Frontier, o arrependimento pode vir depois e cobrar um preço alto...
FIM