Post original: https://www.boardseyeview.net/post/star-trek-away-missions
Os fãs de Star Trek ao verem o subtítulo Battle of Wolf 359 podem estar esperando um jogo envolvendo batalhas entre naves estelares. Na tradição histórica de Star Trek, Wolf 359 foi o local de um grande confronto entre a Federação Unida dos Planetas e os Borg. Foi o coração do episódio de duas partes de Star Trek Next Generation The Best of Both Worlds que formou o final de suspense da 3ª temporada de STNG e o primeiro episódio da 4ª temporada. A frase operativa aqui é Away Missions: este jogo foca em equipes visitantes competindo em vez de batalhas espaciais...
O foco de
Star Trek: Away Missions é o rescaldo da batalha espacial. As peças modulares de tabuleiro de dois lados podem ser preparadas como uma nave da Federação ou Borg e, no jogo principal, um jogador assume o papel da Federação e o outro controla os Borg. O jogador da Federação tem miniaturas para os principais membros da tripulação Riker, Data, Wolf e Shelby. Se assistiu a qualquer STNG, estará muito familiarizado com os três primeiros, mas a Comandante Shelby apareceu em apenas alguns episódios, embora ela tenha sido proeminente nas duas partes de The Best of Both Worlds. O jogador Borg controla Locutus (o Capitão Picard Borgificado) e cinco drones Borgs. As miniaturas em si são boas, mas não são nem de longe tão boas quanto as miniaturas produzidas pela Modiphius para seu RPG Star Trek Adventures.

Para cada miniatura, os jogadores têm um tabuleiro individual mostrando as habilidades específicas do personagem e suas estatísticas. Os espaços do tabuleiro de pinos começam inicialmente preenchidos, mas um pino é removido quando um personagem sofre dano e sua eficácia é correspondentemente reduzida; por exemplo, personagens da Federação com força total podem se mover 4 espaços como uma ação, mas se um personagem perder um pino no movimento, uma ação só os moverá 2 espaços. Os tabuleiros de pinos são uma ideia bacana, e gostamos em particular que eles dão aos jogadores uma escolha de onde aplicar dano, mas os pequenos pinos são um tanto complicados.
Desde a preparação,
Star Trek Away Missions tem a aparência de um jogo de guerra e seus personagens podem de fato estar envolvidos em combates à distância e corpo a corpo. Felizmente, não há necessidade de fitas métricas ou regras complicadas de alcance neste jogo: phasers e seus semelhantes são armas eficazes e os alvos sempre estarão ao alcance, desde que tenha uma linha de visão clara. E, ao contrário da maioria dos outros jogos, os próprios personagens de um jogador podem obstruir a linha de visão um do outro... Mas embora haja combate neste jogo, e o jogador Borg possa muito bem também estar tentando assimilar personagens oponentes (ou seja: colocá-los sob o controle Borg, assim como Picard foi evidentemente controlado antes do início do jogo), esse não é o principal objetivo. Em cada uma das três rodadas da partida, os jogadores terão uma mão de cinco cartas de Missão e cinco cartas de Suporte que podem jogar. O objetivo principal é completar as cartas de Missão que lhe dão pontos, principalmente passando nas verificações de habilidades necessárias em locais específicos da nave.

Testes de perícias e combates são resolvidos por meio de rolagens de dados. O número de dados rolados depende das estatísticas do seu personagem, se ele tem ou não suporte (tem um aliado no mesmo espaço) e se ele tem habilidades relevantes. Cartas de suporte também podem afetar quantos dados são rolados. O jogo usa dados convencionais de seis lados, exceto que o 6 é representado com o símbolo da facção. Onde um teste de perícia é incontestado, obtém sucesso em uma rolagem de 4 ou mais. Para rolagens contestadas (normalmente combate), os dados de ataque e defesa mais altos são comparados, bem como em
Risk. Não é essencial, mas o jogo vem com um modelo de escada para que os dados possam ser colocados uns contra os outros. Onde em combate um atacante rola mais dados do que o defensor, qualquer dado incontestado marcará acertos se mostrar 4 ou mais.

Com seu foco em Missões, este é um jogo muito voltado para cartas. É uma força notável do design de Andrew Haught, Mike Haught e Phil Yates que os jogos vêm com baralhos pré-construídos de 20 cartas de Missões e 20 de Suportes para cada facção. Com eles, pode jogar direto da caixa. Há um lote adicional de cartas, no entanto, assim que tiver jogado o básico, pode construir seu próprio baralho para sua próxima partida, sujeito à única condição de que os baralhos devem sempre compreender exatamente 20 cartas de Missões e 20 de Suportes. Temos boas lembranças de jogar o Jogo de Cartas Personalizáveis Star Trek da Decipher. Com seus baralhos personalizáveis integrados, Star Trek Away Missions oferece muito do sabor de uma experiência CCG, mas sem o incômodo e a despesa de um jogo de cartas colecionáveis em constante expansão. E embora não tenhamos nos apaixonado pelas miniaturas deste jogo, não temos reclamações sobre a arte das cartas, que faz excelente uso de cenas da série de TV.

Mas há expansões para Star Trek Away Missions... Embora jogue como Federação vs Borg direto da caixa, os jogadores podem desejar jogar como Klingons ou Romulanos. Gale Force Nine tem tudo o que precisa. Há expansões para ambos, com uma equipe visitante Klingon liderada por Gowron e uma equipe visitante Romulana sob o comando de Sela. Isso não será uma surpresa, já que essas facções são realmente citadas em exemplos mostrados no livro de regras principal. Para nós, a grande vantagem das diferentes facções é que elas foram expressamente projetadas para jogar de forma diferente: as missões foram geralmente bem escolhidas para direcionar os jogadores a modelar suas táticas naquelas que combinam com as características motivadoras de sua facção. Novamente, isso será particularmente apreciado pelos fãs dedicados de Star Trek.
Star Trek Away Missions é então um jogo evocativo com grande valor de repetição. Com as expansões, pode substituir as facções no jogo principal (por exemplo, jogando Klingons vs Borg) ou pode transformar o jogo de dois jogadores em um jogo para três ou quatro jogadores.
Nós achamos que a Gale Force Nine tem planos de transportar mais expansões, adicionando mais personagens das várias séries de Star Trek. Mal podemos esperar para experimentá-las!
https://www.boardseyeview.net/
https://www.facebook.com/boardseye
Nos posts do Board's Eye View vocês podem visualizar fotos 360º...
Traduzido*** por
Marcelo GS
***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto
* Todas as imagens são do post original ou publicadas pela editora.