Por: Linauro. Apaixonado por literatura, música e jogos, desde sempre. Descobriu nos jogos de tabuleiro uma desculpa perfeita para passar mais tempo com amigos e pessoas amadas.
Kariba é um
pocket card game do multipremiado
designer Reiner Knizia, lançado no ano de 2010, com arte simpática assinada por
Felix Kindelan e lançado no Brasil pela
PaperGames. No
último post, apresentamos o
ranking dos jogos jogados no ano de 2024 e falamos sobre como a crise climática é um tema socialmente irreversível. Com o aquecimento global, sofremos a elevação da temperatura, alterando os padrões climáticos e desafiando o equilíbrio comum de toda a natureza, cujo resultado pode ser um cataclismo simplesmente.

Embora sem maiores pretensões, Kariba fala justamente sobre o fino equilíbrio ecológico subsistente nas savanas africanas, local de altas temperaturas, no qual os animais disputam espaço para ter acesso às escassas fontes de água. Suas mecânicas principais são gestão de mão e uma variação inteligente de pedra, papel e tesoura. A cada turno, os jogadores fazem uma única ação, a qual é a de baixar da sua mão uma ou mais cartas do mesmo animal e colocá-las na posição numérica correspondente (1 a 8) do pequeno tabuleiro central, que representa a poça de água.
Ainda, se forem acumuladas 3 ou mais cartas do mesmo animal que o jogador acabou de baixar, aquele animal afasta o animal mais fraco, ou seja, de menor número, que esteja mais próximo. Assim, o elefante (8) espanta o rinoceronte (7) e o rinoceronte (7) espanta o camundongo (1), etc. Porém, nem sempre vence o maior. Os elefantes têm medo de camundongos. Então, o camundongo (1) é o único capaz de espantar o elefante (8)! Os animais que foram espantados são então retirados da poça de água e empilhadas pelo jogador à sua frente. Ao final, cada carta de animal espantado vale 1 ponto e vence a partida quem tiver acumulado mais pontos.

Um detalhe interessante é que o jogo possui uma única expansão, a carta do Camaleão, lançada com exclusividade para o Brasil, em razão do sucesso que o jogo alcançou por aqui. O Camaleão funciona como um curinga que, disfarçando-se, substitui qualquer animal do jogo. Kariba é um jogo compacto e com ótimo custo-benefício. É rápido, divertido e de fácil aprendizado. Destaco, enfim, que é também ótimo para se jogar com crianças em processo de alfabetização matemática, por apresentar conceitos como números maiores e menores e formação de conjuntos.
Imagens: acervo pessoal.