IagoAfonso:: Salve antigos espíritos do mal
Me surgiu algumas dúvidas em jogos com o "Trapaceiro risonho incita problemas" nas regras pelo visto.
Quando em seu poder inato ele pede para que ao descartar um poder menor use os efeitos de "até" no máximo e todos os "OU" trate como "E".
Em cartas como:
(1) VELAR A CAÇA NOTURNA
RÁPIDO / 2 ALCANCE / DAHAN NO TERRENO
Cada dahan causa 1 Dano a um invasor
OU
Empurre até 3 Dahan.
Primeira dúvida: Posso escolher a ordem dos efeitos? ou é sempre realizado na ordem do texto, no exemplo: causo dano e depois empurro os dahan? (não que seja útil inverter, mas tem outras cartas que valeria a pena)
Segunda dúvida: No caso se o terreno tiver apenas 2 dahan, vou poder empurra-los ainda mesmo não sendo no máximo?
Baseando-se nas regras do manual do jogo base em português:
(finalzinho da página 16, seção que trata da anatomia dos poderes): “
Execute os efeitos na ordem, pulando apenas aqueles que não podem ser seguidos.”
(Princípio Geral página 17): “
Quando resolver os efeitos de um Poder, faça o máximo que puder.”
Eu interpreto que:
1 – Os efeitos devem ser realizados na ordem;
2 – Faça o máximo que puder, no caso do seu exemplo, empurre 2 Dahan;