miqueiaslopes::fivinh0::Thokmay::
Ao acompanhar os dois conteúdos, notamos que um foi feito por alguém que está a muito mais tempo no hobby, enquanto o outro ingressou recentemente. Um tem o objetivo de apresentar o hobby e os jogos de uma forma positiva, ao passo que o outro traz uma visão mais crítica dos bastidores do hobby, seja falando sobre outros criadores de conteúdo, editoras, preços, etc.
Mas o cara chegou agora, sem estrutura, sem conhecimento, e quer trazer uma visão mais crítica dos bastidores do hobby?
Meu irmão, o cara chegou agora e fala com uma propriedade que não tem. Isso é muito doido.
É a minha percepção também. Ele mesmo já falou diversas vezes que é novo no hobby, que não conhece os donos de editoras e mesmo assim, se coloca em uma posição de especialista de mercado, marketing, vendas, logistica e finanças.
Simplesmente não da!
Uma coisa é ele tentar fazer um paralelo com a área de atuação dele, outra coisa é ele simplesmente querder determinar o certo e o errado sem ter o mínimo de conhecimento sobre a cadeia comercial/produtiva de um board game.
Evidente que existe espaço pra crítica, mas o modo como ele faz é muito "adolescente xingando no twitter"
Pontos válidos e interessantes, mas creio que ele tenha total direito de fazer esses questionamentos e essas críticas.
Se isso será levado a sério ou não, depende de quem está consumindo o conteúdo que ele está fazendo.
Por exemplo, é só abrir o Youtube que vai aparecer alguma recomendação de alguém muito novo dando dicas sobre investimentos e sobre o mercado financeiro internacional, falando com propriedade e como especialista.
Nem por isso vou pegar minhas economias e fazer exatamente o que eles estão sugerindo.
O que mais tem na mídia é gente falando com propriedade sobre um assunto que não domina.
Tirando um pouco o foco sobre as pessoas em si, e trazendo para o assunto a ser discutido, se estamos criticando um canal novo por falar sobre essas particularidades do hobby, quem deveria estar falando sobre isso?
E por que não estão? Creio que essa pergunta seja mais alarmante do que qualquer polêmica criada por um novo criador de conteúdo.
Se temos criadores de conteúdo com anos de bagagem, não seriam eles os melhores para questionarem esses acontecimentos, trazendo sua vasta experiência?
Alguns deles já foram convertidos pelas próprias editoras.
Outros ainda estão independentes, supostamente.
Creio que uma reclamação de um jogador / consumidor sobre qualquer um dos assuntos, seja ele mofo, qualidade dos componentes, qualidade da tradução, tem muito menos peso do que um vídeo de um grande canal fazendo essa mesma reclamação / questionamento.
Quando isso não ocorre, percebemos que os criadores de conteúdo estão deixando de ser próximos aos jogadores (e a eles mesmos) e se aproximando apenas das editoras, comercialmente.
Sobre o foco do conteúdo, o hobby tem tantos jogos excelentes já lançados em anos interiores, por vezes muito melhores que os lançamentos, e esses jogos não tem o mesmo tratamento pelos criadores de conteúdo em comparação aos lançamentos. Será que não tem gente interessada em vídeos sobre Brass, Terraforming Mars, Terra Mystica, e até mesmo jogos mais leves como Splendor, Potion Explosion e Dragon Castle? Quem tem interesse que os jogadores comprem novos jogos deveria ser somente as editoras, e não ser o foco dos criadores de conteúdo, a não ser que eles estejam ganhando algo em troca, aí faz parte do negócio.
Quem sabe se o marketing de um produto tiver que ser feito apenas pela editora, eles sintam vergonha de entregar jogos novos já mofados, ou com erros de produção e de tradução. Como esse marketing é feito pelos criadores de conteúdo, que ainda por cima defendem essas editoras desses erros, não tem motivo algum para pensar em implementar melhorias. O primo do dono ainda pode continuar de tradutor pois fez um ano de cursinho de inglês. O revisor pode continuar sendo o irmão, pois precisa de um complemento de renda. Nós, consumidores, querendo adquirir um produto que só é disponibilizado por essa editora em específico, temos que aceitar comprar a eNpansão de um jogo.
Chegamos em um ponto do hobby que os unboxing tem que ser feitos de uma caixa já aberta previamente para não correr o risco de ter algo errado e ter que fazer malabarismos durante a gravação do vídeo para esconder pontos de mofo ou defeitos nos componentes.
Outro ponto que gostaria de comentar é sobre a falta de comunicação das editoras. O próprio Spoiler Board estava com a data do Clank Catacombs ainda prevista para 2024 nessa semana. Foi alterado para 1º Semestre de 2025. Qual o motivo? Algum problema no envio? Na produção? Só devemos acreditar que vai ser cumprido esse prazo dessa vez? Talvez chegue o mês de Julho e ainda não tenha sido lançado, só vão trocar o 1º Semestre por 2º Semestre, sem qualquer justificativa, e teremos que aceitar.
Quem tem mais chances de conseguir uma resposta? Eu, enviando um e-mail? Ou um criador de conteúdo com 50 mil inscritos que tem contato (seja qual for o objetivo) com essa editora?
Deixando claro que não estou contra e nem a favor de nenhum dos dois canais, e não estou contra nenhuma editora em particular, mas sim no geral dos canais criadores de conteúdo e no geral das editoras aqui do Brasil. Creio que podemos aproveitar o que eles tem a oferecer de positivo ao hobby, mas também temos que cobrar o que está afetando negativamente.
Aquela frase que sempre dizem aqui no fórum "é só parar de comprar" não resolve, pois se você não comprar, algum desavisado vai comprar, e o ciclo vai resetar. Até esse então desavisado ficar ciente dos problemas, vai ter outra leva de desavisados que vai estar consumindo enquanto ele estiver parando, e os problemas vão se manter os mesmos, a única diferença é que os preços estarão mais altos.
Não vou nem entrar nas questões de quantidade de exemplares trazidos ao Brasil de X ou Y jogo, se esgotam rápido ou se ficam meses parados para reprodução dos mofos, pois, se analisarmos a qualidade dos funcionários que essas editoras têm em vários outros setores, não faz sentido pensar que teriam algum especialista em logística / estatística de mercado, deve ser o tio aposentado.
Para finalizar, ocasionalmente ligo a TV e me deparo com um programa de um repórter chamado Celso Russomanno, creio que muitos devem conhecer ou pelo menos já ouviram falar dele. Sinto que por menor que seja o nosso hobby faz falta uma pessoa assim, que vai atrás da denúncia, vai mostrar como é dentro de um estoque das editoras, medir os níveis de umidade, entender como são feitos os cálculos dos prazos de produção e de distribuição dos nossos queridos jogos de tabuleiro. No momento estamos nos acostumando a olhar para o outro lado e deixar os problemas nas sombras, pois, vejam, mais um lançamento! Já tem até unboxing e gameplay, mas só chega nas lojas em 2026. A não ser que seja um jogo bom, aí venderemos no nosso próprio site, e se flopar mandamos o restante do estoque para os lojistas. Mas vamos ter certeza que os lojistas recebam antes de quem comprou o KS.