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  2. Jogatinas
  3. High Frontier 4 All
  4. Pequenos relatos sobre uma primeira partida completa

Pequenos relatos sobre uma primeira partida completa

High Frontier 4 All
  • avatar
    Healfull04/01/25 15:04
    avatar
    Healfull
    04/01/25 15:04
    268 mensagens MD

    Já iniciando com um adendo:



    Em um rompante de entusiasmo tentamos jogar este jogo em uma segunda-feira pós expediente, resumo da ópera: depois de 1h30 de explicação do modo base e mais 4h16 de partida (coop free style) decidimos parar antes da metade da partida (22 anos haviam se passado) pois já eram quase 2h da manhã, mas esta primeira experimentação nos deu a base para a partida a seguir.

    Em um sábado pós almoço...


    O inicio.

    Jogando novamente em 3p, agora com as regras do modo Base + Altruísmo (metade das patentes saíram de jogo) o inicio foi mais rápido, compras um pouco mais assertivas e alguns esboços de planos já traçados durante o primeiro ciclo solar de 12 anos, mas sem nenhuma lançamento para fora de LEO durante este período.

    Meu amigo JJ focou em cartas V, com o intuito de industrializar Vesta, uma localidade de tamanho 6 e hidratação 2 pois ele já estava com algumas cartas do espectro V.

    Meu amigo caioff estava com a tripulação Astronautas Nórdicos (K) e logo quis focar em um propulsor sedimentar para complementar, e testar, este tipo de propulsão, mais para frente adquirindo o propulsor Catapulta Eletromagnética 4*3 (Powersat/Sedimentar). Além de que sua habilidade de facção, em um modo cooperativo ajudou muito contra as Falhas Técnicas.

    Mas posso dizer mais com certeza sobre as minhas até então estratégias, pois este é um jogo que tu tem que pensar tão a frente e ter planos A, B e C que fica difícil acompanhar o que todo mundo está fazendo, ainda mais quando se está aprendendo.

    Já eu consegui um Robonauta Laser com Bombeamento por Corpo Negro de ISRU 2-Arma de feixe e espectro S e estava querendo ir para o Agrupamento Karin, que é onde o manual do Geoff sugere, mas depois de mais alguns turnos de compra e uma boa olhada no mapa vi que poderia ir para a Cratera Polar Shacklethon da Lua, visto que o primeiro jogador ia permitir por ser coop.


    O caioff estava convicto levar uma missão de industrialização até Vesta uma localidade 3M de hidratação 3, este era o seu único plano, o seu plano A, B e C junto e todos estávamos torcendo para que desse certo, mas não podíamos falar o mesmo de sua Plataforma de Lançamento... Pois seu gerador de massa 4 explodiu ou foi atingido por detritos pelo menos umas 4 vezes e montar toda a logística de lançamento novamente levou uns bons 12 anos no mínimo.

    Já o JJ, como sempre (pela segunda vez), conseguiu boas cartas de um mesmo espetro e ainda por cima leves, o jogo parece que sorriu mais para ele (e ele sorriu de volta), já partindo para o asteroide Vesta.


    Eu realmente mudei de planos e resolvi ir para a Lua, mas havia um problema, a Refinaria era muito pesada para ser levada em uma missão apenas, mesmo com Afterburn, então a solução seria fazer duas missões, uma para levar o Robonauta e seus apoios e outra para a Refinaria, o problema passou a ser as Aquas para custear todos estes lançamentos e propelentes, coisa que foi resolvida com alguns empréstimos dos meus amigos (que levaram uns bons anos para serem pagos de volta).

    O meio.

    Mais uns anos se passam e o JJ já industrializou e colonizou Vesta à esta altura e estava se preparando para ir para Eichsfeldia após algumas Produções ET.


    Eu já havia industrializado um lado da Lua e feito umas Produções ET e estava em sentindo preso devido a gravidade até que lembrei da Decolagem Assistida por Fábrica, na minha lembrança isso poderia ser feito em uma localidade não atmosférica sem utilizar um Avião-Foguete reforçado com Reforçadores de Acetileno, mas acabei de consultar as regras e no Manual-Base sessão H6c é dito que esta ação não pode ser feita para decolar por um ponto de queima, podendo fazer justamente com a ação descrita anteriormente, comi bola nessa aí, teria de ter feito umas ações de Remessa e decolando de LEO novamente my bad. Mas com este erro a parte decidi ir para Ceres, estava meio sem ideias do que fazer em seguida.

    O caioff chegou em seu destino em Herta e foi realizar a operação de Reivindicação, esta rolagem de dado seria a diferença entre a continuidade de seu jogo ou a perda total de rumo dele, todos prendendo a respiração, o D6 rolando sobre a mesa e... 3, um exato 3 na face virada para cima, todos comemoramos!

    O JJ, já começou a montar suas missões para as luas de Júpiter, Calisto e Ganimedes e tendo sucesso em sua empreitada, ele não só sorriu para o jogo como entendeu ele, faria mais pontos com certeza.

    Depois de Ceres acabei indo para o Agrupamento Karin mesmo, conseguindo algumas Reinvindicações e até uma Industria, enquanto o caioff foi para alguma família de asteroides que não consegui lembrar olhando o mapa aqui.

    O fim.

    Já na reta final do jogo o JJ já havia colonizado totalmente Calisto e estava fazendo o mesmo em Ganimedes, o caioff foi para a Família Hígia em busca de uma fábrica D em Badênia ou Friederike visto que seria a primeira deste espectro e renderiam muitos pontos.

    Já eu tinha voltado para Vesta para buscar uma Refinaria preta, visto que não haviam Refinarias S em jogo, após umas contas vimos que era possível eu chegar no Aeróstato de Saturno, combinando os Reatores Projeto Valquíria +8 (1/4) e o Armadilha de Radicais-Livres de Hidrogênio tudo com um uso do Radiador Dissipador Térmico de Fonte Termoquímica em seu lado pesado, mas não conseguiria ir em uma queima só, então decolei com ajuda de outro conjunto de Reator/Radiador menos potentes e teria que esperar 1 ano em uma Intersecção de Hommann um pouco mais próxima, mas tinha um chance de um pequeno grande problema, estávamos no Ciclo de Manchas Solares Vermelho e uma Ejeção de Massa Coronal muito forte poderia colocar tudo a perder, mas a chance era baixa, mas Murph (aquele da lei) se fez presente, Evento = 6, EMC = 6 e lá se foi um Reator e um Gerador além do sonho de chegar à Saturno.

    Faltando poucos anos para o fim do jogo, o fim das minhas esperanças chegou antes. Mas o que seria de uma empresa aeroespacial se não fosse seus amigos, com a ajuda de algumas 
    patentes e umas Aquas conseguimos montar uma missão de emergência para colonizar o Planalto de Aristarco o outro lado da Lua no último ano possível.

    O desfecho.

    Depois de 6h20 de partida todos ficamos com mais de 30 pontos, como o JJ ficando em primeiro e o caioff, mesmo com um começo lendo ficando em segundo, talvez tenhamos jogado com mais de 4 Discos de Idade Avançada mas nos nossos corações essa partida foi uma vitória para todos nós. Mal posso esperar pelas próximas partidas.

    2
    0
    10
  • Victor
    2516 mensagens MD
    avatar
    Victor04/01/25 17:16
    Victor » 04/01/25 17:16

    Vamos lá, comentando por partes:

    "Mas posso dizer mais com certeza sobre as minhas até então estratégias, pois este é um jogo que tu tem que pensar tão a frente e ter planos A, B e C que fica difícil acompanhar o que tudo mundo está fazendo, ainda mais quando se está aprendendo."

    Isso é MUITO verdadeiro :)

    "O caioff estava convicto levar uma missão de industrialização até Vesta uma localidade 3M de hidratação 3, este era o seu único plano

    Perigoso ter um plano só :) , mas será que nao quis dizer Hertha ao invés de Vesta? Mas que bom depois vi que ele teve sorte. 

    "Pois seu gerador de massa 4 explodiu ou foi atingido por detritos pelo menos umas 4 vezes e montar toda a logística de lançamento novamente levou uns bons 12 anos no mínimo."

    Prazer, High Frontier :D

    "Depois de 6h20 de partida todos ficamos com mais de 30 pontos, como o JJ ficando em primeiro e o caioff, por mais que com um começo lendo ficando em segundo, talvez tenhamos jogado com mais de 4 Discos de Idade Avançada mas nos nossos corações essa partida foi uma vitória para todos nós. Mal posso esperar pelas próximas partidas."

    Muito legal o relato e mais importante que qualquer vitoria, que bom que curtiram e se empenharam tanto. Por mais relatos de jogas como essa :)




    4
  • cdbergonzini
    419 mensagens MD
    avatar
    cdbergonzini04/01/25 18:16
    cdbergonzini » 04/01/25 18:16

    Isso é o mais gostoso desse jogo. A história que vai sendo montada seria história para livros

    3
  • Raio
    2000 mensagens MD
    avatar
    Raio04/01/25 18:25
    Raio » 04/01/25 18:25

    Cara, muito bom seu relato. Eu ri em algumas partes kkkkk. Jogo rank M de Masoquista kkkkk 

    Esse jogo é muito bom! Ver o foguete do amiguinho explodindo devido a mancha solar não tem preço :'(

    2
  • Victor
    2516 mensagens MD
    avatar
    Victor04/01/25 18:33
    Victor » 04/01/25 18:33

    cdbergonzini::Isso é o mais gostoso desse jogo. A história que vai sendo montada seria história para livros


    Com toda a certeza, cdbergonzini . É muito legal ver como vai o progresso tecnológico-industrial de seu programa espacial, como as missões vão ficando cada vez mais complexas. 

    Por exemplo, hoje joguei uma partida do meu cenario-solo (CEO), usando os módulos 0 1, 2 e 4. Foi uma sessão atipica por ter conseguido dois Futuros bem diferentes. No  primeiro Futuro criei um Imperio Espacial através do colonizador robótico promovido Singularidade.  Já no segundo conseguir criar um filho prodígio (wunderkind) de colonizador humano spaceborn, que normalmente não é permitido. 

    A foto abaixo detalha a situacao do final da partida no extremo do sistema solar, seguido de texto descrevendo a estrategia final e como o tempo é limitado e importante:
    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/808dd_1tzeee.jpeg

    Uma dos aspectos que mais curto nesse jogo é que apesar de durar 7 Ciclos Solares de 12 anos cada (equivalente no jogo a 84 rodadas), NÃO DÁ para fazer tudo. 

    Raras foram as partidas que falei "todas as missões que queria realizei, agora só vou pegar uns pontinhos nessas rodadas finais". Nessa partida por exemplo, até o 5o ciclo solar eu basicamente só usei vela solar e o propulsor da carta de tripulacao. Só daí que produzi e promovi o melhor propulsor terawatt do jogo (Dédalo) para fazer uma gigantesca missão: 

    1) Cumprir obrigatoriamente um projeto Êxodo ao longíssimo objeto transnetuniano 2002TX (canto inferior direito da foto, coberto apenas por um disco)

     2) Em seguida industrializar e criar uma colônia astrobiológica no  planetóide-anão Haumea (canto inferior esquerdo da foto com disco, cubo pequeno e domo), cumprindo o Futuro Nanite Goo (colonizador espacial Sunburn League). Para reduzir a Massa do Foguete, Deixei essa carta de colonizador espacial na colônia como um Posto Avançado. A carta foi para a minha cartela no espaço de Acervo de Posto avancado 1 e no mapa a ficha de valor 1 ao lado da colonia  de Haumea indica que é lá que a carta do colonizador está.

    3) Orbitar brevemente Haumea para criar um elevador espacial, graças ao cargueiro promovido GCR. Na foto, o elevador está representado pela trave de madeira cinzenta. Note que Haumea e o elevador espacial NÃO estão conectados nem estão próximos da fábrica em Sedna no canto inferior esquerdo (disco + cubo grande)

    4) Ir ainda mais distante para chegar ao objeto transnetuniano mais longe do tabuleiro, o planetóide Sedna para aí reivindicar e cumprir o Futuro Busca por Exoplanetas. Deixei o cargueiro promovido por lá. Isto foi um erro estratégico (leia mais abaixo)

    5) *Teoricamente* retornar em triunfo para a Terra (Home Bernal) com a Ficha de Glória de Netuno, que concede 6 VP se fizer isso, ao invés de simplesmente alocar ela direto na sua cartela virada no valor basico (1 VP). No alto da foto, próximo de Jupiter, está o foguete quando a partida terminou. Mesmo com o propulsor mais poderoso e eficiente de High Frontier, faltou uma rodada para chegar na Terra e tive que me contentar com a ficha no valor de 1 VP. 

    Se tivesse calculado exatamente, teria sido mais recompensador em esquecer do plano de retornar à Terra e, ao invés de deixar o cargueiro/Fábrica Móvel em Sedna (classe espectral H, ja tinha uma fábrica dessa em Luna), reivindicaria e estabeleceria o cargueiro promovido numa localidade do tipo M, a única que ainda nao tinha industrializado na partida. Os candidatos seriam o objeto transnetuniano 5M Huya (1-5 de  sucesso em 1d6) e a lua 8M Tritão de Netuno (sucesso automatico, mas nao tinha fundo para bancar Falhar Não é opçao, teria uma chance de 1 em 1d6 de destruir o foguete). 

    Mas novamente, não dá para ter tudo em HF e esse é um dos charmes do jogo. Placar final: 176 VP. Mesmo com o erro, fiquei muito satisfeito com o cumprimento quase total da missão!

    4
  • Healfull
    268 mensagens MD
    avatar
    Healfull05/01/25 01:02
    Healfull » 05/01/25 01:02

    Victor::
    cdbergonzini::Isso é o mais gostoso desse jogo. A história que vai sendo montada seria história para livros


    Com toda a certeza, cdbergonzini . É muito legal ver como vai o progresso tecnológico-industrial de seu programa espacial, como as missões vão ficando cada vez mais complexas. 

    Por exemplo, hoje joguei uma partida do meu cenario-solo (CEO), usando os módulos 0 1, 2 e 4. Foi uma sessão atipica por ter conseguido dois Futuros bem diferentes. No  primeiro Futuro criei um Imperio Espacial através do colonizador robótico promovido Singularidade.  Já no segundo conseguir criar um filho prodígio (wunderkind) de colonizador humano spaceborn, que normalmente não é permitido. 

    A foto abaixo detalha a situacao do final da partida no extremo do sistema solar, seguido de texto descrevendo a estrategia final e como o tempo é limitado e importante:
    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/808dd_1tzeee.jpeg

    Uma dos aspectos que mais curto nesse jogo é que apesar de durar 7 Ciclos Solares de 12 anos cada (equivalente no jogo a 84 rodadas), NÃO DÁ para fazer tudo. 

    Raras foram as partidas que falei "todas as missões que queria realizei, agora só vou pegar uns pontinhos nessas rodadas finais". Nessa partida por exemplo, até o 5o ciclo solar eu basicamente só usei vela solar e o propulsor da carta de tripulacao. Só daí que produzi e promovi o melhor propulsor terawatt do jogo (Dédalo) para fazer uma gigantesca missão: 

    1) Cumprir obrigatoriamente um projeto Êxodo ao longíssimo objeto transnetuniano 2002TX (canto inferior direito da foto, coberto apenas por um disco)

     2) Em seguida industrializar e criar uma colônia astrobiológica no  planetóide-anão Haumea (canto inferior esquerdo da foto com disco, cubo pequeno e domo), cumprindo o Futuro Nanite Goo (colonizador espacial Sunburn League). Para reduzir a Massa do Foguete, Deixei essa carta de colonizador espacial na colônia como um Posto Avançado. A carta foi para a minha cartela no espaço de Acervo de Posto avancado 1 e no mapa a ficha de valor 1 ao lado da colonia  de Haumea indica que é lá que a carta do colonizador está.

    3) Orbitar brevemente Haumea para criar um elevador espacial, graças ao cargueiro promovido GCR. Na foto, o elevador está representado pela trave de madeira cinzenta. Note que Haumea e o elevador espacial NÃO estão conectados nem estão próximos da fábrica em Sedna no canto inferior esquerdo (disco + cubo grande)

    4) Ir ainda mais distante para chegar ao objeto transnetuniano mais longe do tabuleiro, o planetóide Sedna para aí reivindicar e cumprir o Futuro Busca por Exoplanetas. Deixei o cargueiro promovido por lá. Isto foi um erro estratégico (leia mais abaixo)

    5) *Teoricamente* retornar em triunfo para a Terra (Home Bernal) com a Ficha de Glória de Netuno, que concede 6 VP se fizer isso, ao invés de simplesmente alocar ela direto na sua cartela virada no valor basico (1 VP). No alto da foto, próximo de Jupiter, está o foguete quando a partida terminou. Mesmo com o propulsor mais poderoso e eficiente de High Frontier, faltou uma rodada para chegar na Terra e tive que me contentar com a ficha no valor de 1 VP. 

    Se tivesse calculado exatamente, teria sido mais recompensador em esquecer do plano de retornar à Terra e, ao invés de deixar o cargueiro/Fábrica Móvel em Sedna (classe espectral H, ja tinha uma fábrica dessa em Luna), reivindicaria e estabeleceria o cargueiro promovido numa localidade do tipo M, a única que ainda nao tinha industrializado na partida. Os candidatos seriam o objeto transnetuniano 5M Huya (1-5 de  sucesso em 1d6) e a lua 8M Tritão de Netuno (sucesso automatico, mas nao tinha fundo para bancar Falhar Não é opçao, teria uma chance de 1 em 1d6 de destruir o foguete). 

    Mas novamente, não dá para ter tudo em HF e esse é um dos charmes do jogo. Placar final: 176 VP. Mesmo com o erro, fiquei muito satisfeito com o cumprimento quase total da missão!

    Muito legal o seu relato, obrigado, um dia vou ter a disposição de jogar solo ainda. 
    Sinto que os Futuros dão um tchan no jogo, mas quero ir introduzindo os módulos ao poucos até chegar nessa parte. 

    3
  • Victor
    2516 mensagens MD
    avatar
    Victor05/01/25 07:24
    Victor » 05/01/25 07:24

    Claro, sem pressa ;). Vá galgando as poucos, pois os Futuros encontram-se lá em cima na dificuldade, e virarão parte de sua estratégia quando já estiver acostumado com os modulos 1 e 2.

    0
  • cdbergonzini
    419 mensagens MD
    avatar
    cdbergonzini05/01/25 08:07
    cdbergonzini » 05/01/25 08:07

    O modo solo feito pelo Victor é muito bom.  Já joguei algumas vezes.  O mais difícil é ficar gastando muita aqua pasta pegar as cartas,  então demora um pouco mais pasta conseguir fazer os primeiros lançamentos.  
    Eu fico imaginando,  a cada ciclo solar,  você apresentando os relatórios às empresas mostrando os avanços. 

    2
  • Healfull
    268 mensagens MD
    avatar
    Healfull05/01/25 18:54
    Healfull » 05/01/25 18:54

    cdbergonzini::O modo solo feito pelo Victor é muito bom.  Já joguei algumas vezes.  O mais difícil é ficar gastando muita aqua pasta pegar as cartas,  então demora um pouco mais pasta conseguir fazer os primeiros lançamentos.  
    Eu fico imaginando,  a cada ciclo solar,  você apresentando os relatórios às empresas mostrando os avanços. 

    Realmente é um jogo em que cada modo há uma forma diferente de se contar uma história. 

    2
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High Frontier 4 All - Pequenos relatos sobre uma primeira partida completa
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