cdbergonzini::Isso é o mais gostoso desse jogo. A história que vai sendo montada seria história para livros
Com toda a certeza,
cdbergonzini . É muito legal ver como vai o progresso tecnológico-industrial de seu programa espacial, como as missões vão ficando cada vez mais complexas.
Por exemplo, hoje joguei uma partida do meu cenario-solo (CEO), usando os módulos 0 1, 2 e 4. Foi uma sessão atipica por ter conseguido dois Futuros bem diferentes. No primeiro Futuro criei um Imperio Espacial através do colonizador robótico promovido Singularidade. Já no segundo conseguir criar um filho prodígio (wunderkind) de colonizador humano spaceborn, que normalmente não é permitido.
A foto abaixo detalha a situacao do final da partida no extremo do sistema solar, seguido de texto descrevendo a estrategia final e como o tempo é limitado e importante:
Uma dos aspectos que mais curto nesse jogo é que apesar de durar 7 Ciclos Solares de 12 anos cada (equivalente no jogo a 84 rodadas), NÃO DÁ para fazer tudo.
Raras foram as partidas que falei "todas as missões que queria realizei, agora só vou pegar uns pontinhos nessas rodadas finais". Nessa partida por exemplo, até o 5o ciclo solar eu basicamente só usei vela solar e o propulsor da carta de tripulacao. Só daí que produzi e promovi o melhor propulsor terawatt do jogo (Dédalo) para fazer uma gigantesca missão:
1) Cumprir obrigatoriamente um projeto Êxodo ao longíssimo objeto transnetuniano 2002TX (canto inferior direito da foto, coberto apenas por um disco)
2) Em seguida industrializar e criar uma colônia astrobiológica no planetóide-anão Haumea (canto inferior esquerdo da foto com disco, cubo pequeno e domo), cumprindo o Futuro Nanite Goo (colonizador espacial Sunburn League). Para reduzir a Massa do Foguete, Deixei essa carta de colonizador espacial na colônia como um Posto Avançado. A carta foi para a minha cartela no espaço de Acervo de Posto avancado 1 e no mapa a ficha de valor 1 ao lado da colonia de Haumea indica que é lá que a carta do colonizador está.
3) Orbitar brevemente Haumea para criar um elevador espacial, graças ao cargueiro promovido GCR. Na foto, o elevador está representado pela trave de madeira cinzenta. Note que Haumea e o elevador espacial NÃO estão conectados nem estão próximos da fábrica em Sedna no canto inferior esquerdo (disco + cubo grande)
4) Ir ainda mais distante para chegar ao objeto transnetuniano mais longe do tabuleiro, o planetóide Sedna para aí reivindicar e cumprir o Futuro Busca por Exoplanetas. Deixei o cargueiro promovido por lá. Isto foi um erro estratégico (leia mais abaixo)
5) *Teoricamente* retornar em triunfo para a Terra (Home Bernal) com a Ficha de Glória de Netuno, que concede 6 VP se fizer isso, ao invés de simplesmente alocar ela direto na sua cartela virada no valor basico (1 VP). No alto da foto, próximo de Jupiter, está o foguete quando a partida terminou. Mesmo com o propulsor mais poderoso e eficiente de High Frontier, faltou uma rodada para chegar na Terra e tive que me contentar com a ficha no valor de 1 VP.
Se tivesse calculado exatamente, teria sido mais recompensador em esquecer do plano de retornar à Terra e, ao invés de deixar o cargueiro/Fábrica Móvel em Sedna (classe espectral H, ja tinha uma fábrica dessa em Luna), reivindicaria e estabeleceria o cargueiro promovido numa localidade do tipo M, a única que ainda nao tinha industrializado na partida. Os candidatos seriam o objeto transnetuniano 5M Huya (1-5 de sucesso em 1d6) e a lua 8M Tritão de Netuno (sucesso automatico, mas nao tinha fundo para bancar Falhar Não é opçao, teria uma chance de 1 em 1d6 de destruir o foguete).
Mas novamente, não dá para ter tudo em HF e esse é um dos charmes do jogo. Placar final: 176 VP. Mesmo com o erro, fiquei muito satisfeito com o cumprimento quase total da missão!