Logo Ludopedia
Novidades
  • Informações
  • Ludonews
  • Lançamentos
  • O que vem por ai
  • Em Breve
  • Anúncios
  • Financiamento Coletivo
Jogos
  • Pesquisa
  • Todos os Jogos
  • Editoras
  • Domínios
  • Categorias
  • Temas
  • Mecânicas
  • Ranking
  • Board Games
  • RPG
  • +Rankings
  • Por Dentro
  • Ludozine
  • Análises
  • Dúvida de Regras
  • Aprenda a Jogar
  • Jogatinas
  • Ludopedia
  • Prêmio Ludopedia
  • Censo Ludopedia
  • Colaborar
  • Cadastro de Jogo
Comunidade
  • Fórum
  • Todos os fóruns
  • Tópicos Recentes
  • Últimas 24 horas
  • Listas
  • Todas as listas
  • Listas Mais Vistas
  • Mídias
  • Canais
  • Podcasts
  • Conteúdo
  • Grupos
  • Arquivos
  • Imagens
  • Videos
Mercado
  • Ludostore
  • Marketplace
  • Leilões
  • Todos os Anúncios
  • Quero Vender
  • Smart Trails
  • Todas as Categorias
  • Lançamentos
Jogos ({{totalJogos}}) Mercado ({{totalAnuncios}}) Tópicos ({{totalTopicos}}) Usuários ({{totalUsuarios}}) Canais ({{totalCanais}}) Listas ({{totalListas}})
Nenhum Jogo Encontrado
  • {{jogo.nm_jogo}} ({{jogo.ano_publicacao}}) {{jogo.nm_distribuidora}} {{jogo.qt_jogadores_str}} {{jogo.tempo_jogo}}
Nenhum Anúncio Encontrado
  • {{anuncio.nm_item}} {{anuncio.qtde}} anúncios A partir de {{anuncio.vl_venda|formataValor}}
Nenhum Tópico Encontrado
  • {{topico.titulo}} Por {{topico.usuario}} {{topico.nm_jogo}}
Nenhuma Lista Encontrada
  • {{lista.nm_lista}} Por {{lista.usuario}} {{lista.qt_itens|plural('item', 'itens')}}
Nenhum Usuário Encontrado
  • {{usuario.usuario}} Membro desde {{usuario.dt_cadastro|mesAnoExtenso}}
Nenhum Canal Encontrado
  • {{canal.nm_canal}} {{canal.qt_postagens|plural('postagem','postagens')}} Última {{canal.dt_ultima_postagem|dataHoraHuman}}
Ver todos os resultados ({{totalJogos}}) Ver todos os resultados ({{totalAnuncios}}) Ver todos os resultados ({{totalTopicos}}) Ver todos os resultados ({{totalUsuarios}}) Ver todos os resultados ({{totalCanais}}) Ver todos os resultados ({{totalListas}})
Entrar Cadastre-se

Acesse sua conta

Crie sua Conta
Ou acesse com as redes sociais

Crie sua conta

Ou utilize suas redes sociais

Menu de Navegação

  • Novidades
    • Informações
    • Ludonews
    • Lançamentos
    • O que vêm por aí
    • Em Breve
    • Anúncios
    • Financiamento Coletivo
  • Jogos
    • Pesquisa
    • Todos os Jogos
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
    • Ranking
    • Board Games
    • RPG
    • +Rankings
    • Por Dentro
    • Ludozine
    • Análises
    • Dúvida de Regras
    • Aprenda a Jogar
    • Jogatinas
    • Ludopedia
    • Prêmio Ludopedia
    • Censo Ludopedia
    • Colaborar
    • Cadastro de Jogo
  • Comunidade
    • Fórum
    • Todos os fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Últimas 24 horas
    • Listas
    • Todas as listas
    • Listas Mais Vistas
    • Mídias
    • Canais
    • Podcasts
    • Conteúdo
    • Grupos
    • Arquivos
    • Imagens
    • Videos
  • Mercado
    • Ludostore
    • Marketplace
    • Leilões
    • Todos os Anúncios
    • Quero Vender
    • Smart Trails
    • Todas as Categorias
    • Últimos Lançamentos

Minha Conta

Avatar

0
  • Usuário
  • Perfil
  • Coleção
  • Partidas
  • Partidas Pendentes
  • Badges
  • Chamados
  • Grupos
  • Canais
  • Edições
  • Seguindo
  • Meeps
  • Saldo Meeps
  • Atividades Meeps
Ver tudo
  • {{notificacao.dt_notificacao|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{mensagem.assunto}} ({{mensagem.resumo}})
    {{mensagem.usuario}} - {{mensagem.dt_mensagem|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{config.descricao}}
  • Como Comprador
  • Meu Mercado
  • Minhas Compras
  • Avaliações Pendentes
  • Reembolsos
  • Endereços
  • Como Vendedor
  • Minhas Vendas
  • Meus Anúncios
  • Meus Leilões
  • Pergunta não Respondidas
  • Aguardando Envio
  • Meu Saldo
Fale conosco Ajuda Sair da conta
  • Menu
  • Jogos
    • Lançamentos Nacionais
    • Ranking
    • Prêmio Ludopedia
    • Cadastrar um jogo
    • Pesquisa
    • Pesquisa Avançada
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
  • Canais
    • Últimas Postagens
    • Últimas Postagens - Inscritos
    • Canais
    • Canais - Inscritos
    • Meus Canais
  • Fórum
    • Fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Tópicos que sigo
    • Últimas 24 Horas
    • Tópicos Não Lidos
    • Tópicos Favoritos
    • Criar um Tópico
  • Listas
    • Listas Recentes
    • Listas Não Lidas
    • Minhas Listas
    • Listas Favoritas
    • Criar uma Lista
  • Mercado
    • Ludostore
    • Meu Mercado
    • Anúncios
    • Leilões
    • Trocas
    • Criar um anúncio
    • Criar um Leilão
  • Vídeos
    • Todos os Vídeos
    • Análise
    • Customização
    • Entrevista
    • Evento
    • Jogatina
    • Regras
    • Unboxing
    • Subir um vídeo
  • Multimídia
    • Arquivos
    • Imagens
    • Subir Arquivo
    • Subir Imagens
  • Podcasts
    • Todos Podcasts
    • Últimos episódios
  • Grupos
    • Pesquisar um Grupo
    • Meus Grupos
    • Criar um Grupo
  • Partidas
    • Minhas Partidas
    • Cadastrar uma Partida
  • Sobre
    • Fale Conosco
  1. Fórum
  2. Análises
  3. Mosaico anuncia jogo e não lança, mas acha que não tá errada

Mosaico anuncia jogo e não lança, mas acha que não tá errada

  • davimds
    155 mensagens MD
    avatar
    davimds28/01/25 10:18
    davimds » 28/01/25 10:18

    BoizaoFurioso::O proletariado sequer compra jogo. Tampouco irá reclamar que conseguiu juntar dinheiro meses antes do lançamento porque aquilo que foi programado atrasou, nós estamos no Brasil. Você disse em algum comentário não com essas palavras mas dando um sentido como: Em virtude do atraso do jogo o sujeito junta grana por mais de 1 ano e se frustra. Porra, considerando o preço dos jogos um ferrado de verdade precisaria de uns 2 anos  juntando para comprar um jogo mais caro. Esse cara sequer sabe que esse hobbie existe. Seguindo essa narrativa o sujeito acharia é bom do jogo atrasar, teria mais tempo para acumular dinheiro. 

    Esse hobbie é sim ultra pequeno e nichado, principalmente no Brasil, e é exatamente por isso que as editoras nacionais têm tantos problemas. O cara para ter esse hobbie (não quem tem um jogo ou outro) tem que ser no mínimo classe média alta, o que torna o mercado potencial consumidor minúsculo. Nossos impostos são escorchantes, tornando a atividade de empreender e ser consumidor na área insalubre. Empreender já é difícil aqui, em uma área que o core é importação, torna ainda mais impossível.

    Para se nacionalizar um jogo é necessário uma penca de funcionários (que são caríssimos, mesmo o funcionário recebendo pouco, pois o Estado mordendo sua parte enorme), importação de produtos (o que é praticamente inviável), logística ridícula (e cara devido ao Estado), burocracia estatal, ter que molhar a mão de meio mundo se quiser fazer a coisa rápido para agradar o palmeirense, manicômio jurídico (principalmente tributário) de custo colossal... e quem financia isso? O consumidor. Mas, justamente por isso e outras coisas, se torna um mercado de luxo que poucos têm acesso. E se poucos consomem você não tem escala e também não consegue diluir seu custo absurdo. 

    É um ciclo, e para isso mudar é necessário uma coisa: Diminuição de impostos, até mesmo para surgir mais players (empresas atuantes na área) internos e externos, aumentando a oferta de produtos e reduzindo os custos, atraindo mais consumidores. As empresas são apenas reflexo da fome Estatal, que é o verdadeiro vilão dessa história. 

    Entendo que você está bem equivocado, ainda que o hobbie seja nichado e elitista a grande maioria é sim proletariada, não apenas master ricos. 

    Você pode estar confudindo uma pessoa de uma Camada mais operacional com salário mínimo como único representante do proletariado,  e ainda assim estas pessoas por mais que muitas infelizmente não tem acesso, algumas poucas fazem parte do hobbie.

    Agora a camada de outros proletários, mesmo que pessoas que ganhem sei lá, 10 mil ainda são proletários (aliás bem mais que isso também  mas só um exemplo) e ainda precisam se programar pois tem outros gastos e 10% do salário em um hobbie não é simples,  pode de repente não precisar juntar o ano todo, mas alguma programação é necessária.

    Concordo que um grande problema é a baixa qtde e com isso encarecimento do produto por tiragem insuficiente,  tem custos agregados, mas daí a falar que o formato que a editora trabalha anunciando sem dar prazos não prejudica o consumidor é um pulo gigante, eu já vi outras pessoas e já deixei de comprar jogos que acharia legal esperando outros que viriam porque tenho um valor limitado, jogo não vem ou atrasa mais e isso prejudica sim um planejamento.

    5
  • BoizaoFurioso
    2 mensagens MD
    avatar
    BoizaoFurioso30/01/25 01:41
    BoizaoFurioso » 30/01/25 01:41

    davimds::
    BoizaoFurioso::O proletariado sequer compra jogo. Tampouco irá reclamar que conseguiu juntar dinheiro meses antes do lançamento porque aquilo que foi programado atrasou, nós estamos no Brasil. Você disse em algum comentário não com essas palavras mas dando um sentido como: Em virtude do atraso do jogo o sujeito junta grana por mais de 1 ano e se frustra. Porra, considerando o preço dos jogos um ferrado de verdade precisaria de uns 2 anos  juntando para comprar um jogo mais caro. Esse cara sequer sabe que esse hobbie existe. Seguindo essa narrativa o sujeito acharia é bom do jogo atrasar, teria mais tempo para acumular dinheiro. 

    Esse hobbie é sim ultra pequeno e nichado, principalmente no Brasil, e é exatamente por isso que as editoras nacionais têm tantos problemas. O cara para ter esse hobbie (não quem tem um jogo ou outro) tem que ser no mínimo classe média alta, o que torna o mercado potencial consumidor minúsculo. Nossos impostos são escorchantes, tornando a atividade de empreender e ser consumidor na área insalubre. Empreender já é difícil aqui, em uma área que o core é importação, torna ainda mais impossível.

    Para se nacionalizar um jogo é necessário uma penca de funcionários (que são caríssimos, mesmo o funcionário recebendo pouco, pois o Estado mordendo sua parte enorme), importação de produtos (o que é praticamente inviável), logística ridícula (e cara devido ao Estado), burocracia estatal, ter que molhar a mão de meio mundo se quiser fazer a coisa rápido para agradar o palmeirense, manicômio jurídico (principalmente tributário) de custo colossal... e quem financia isso? O consumidor. Mas, justamente por isso e outras coisas, se torna um mercado de luxo que poucos têm acesso. E se poucos consomem você não tem escala e também não consegue diluir seu custo absurdo. 

    É um ciclo, e para isso mudar é necessário uma coisa: Diminuição de impostos, até mesmo para surgir mais players (empresas atuantes na área) internos e externos, aumentando a oferta de produtos e reduzindo os custos, atraindo mais consumidores. As empresas são apenas reflexo da fome Estatal, que é o verdadeiro vilão dessa história. 

    Entendo que você está bem equivocado, ainda que o hobbie seja nichado e elitista a grande maioria é sim proletariada, não apenas master ricos. 

    Você pode estar confudindo uma pessoa de uma Camada mais operacional com salário mínimo como único representante do proletariado,  e ainda assim estas pessoas por mais que muitas infelizmente não tem acesso, algumas poucas fazem parte do hobbie.

    Agora a camada de outros proletários, mesmo que pessoas que ganhem sei lá, 10 mil ainda são proletários (aliás bem mais que isso também  mas só um exemplo) e ainda precisam se programar pois tem outros gastos e 10% do salário em um hobbie não é simples,  pode de repente não precisar juntar o ano todo, mas alguma programação é necessária.

    Concordo que um grande problema é a baixa qtde e com isso encarecimento do produto por tiragem insuficiente,  tem custos agregados, mas daí a falar que o formato que a editora trabalha anunciando sem dar prazos não prejudica o consumidor é um pulo gigante, eu já vi outras pessoas e já deixei de comprar jogos que acharia legal esperando outros que viriam porque tenho um valor limitado, jogo não vem ou atrasa mais e isso prejudica sim um planejamento.

    Entendo seu ponto, mas a questão primordial para atraso de jogos (que para mim sequer é um problema) também é o Estado. Ele interfere no tamanho do hobbie, tamanho do mercado, questões burocráticas, custos de produção... tudo. A culpa menor é das produtoras, ainda mais em um mercado que vive de importação. 
    No tocante ao perfil dos jogadores, como eu já disse no comentário anterior, são no mínimo classe média alta, falei expressamente. Óbvio que nem todos são absurdamente ricos, mas ao menos são pequenos burgueses. Quando foi cunhado esse termo "burguês"  foi direcionado para pequenos comerciantes, pois os verdadeiros ricos era a aristocracia, a qual incluia o Estado, a igreja e os amigos do rei. Curiosamente justamente quem cunhou o termo e atacava a classe não eram o proletariado, e sim a aristocracia, os verdadeiros ricos, que se sentiram incomodados com a mobilidade social e a perda da exclusividade. É assim até hoje. Fato é que esse burguês (classe média alta e rico) são poucos, e mesmo que consumam muito é impossível ter escala e tornar o negócio de fato rentável, o que, por óbvio, acabaria por torná-lo mais acessível, é um ciclo.
    E sim, o classe média alta nominalmente está infinitamente mais próximo do pobre que do multimilionário. A classe média depende do seu trabalho, a aristocracia detêm os meios de produção em massa. Mas, em questão de padrão de vida (que também inclui o consumo) ele está bem mais próximo do rico que do operário. Isso é isso que acaba refletindo no hobbie, somente os dois grupos têm acesso ou sequer vão se interessar. 

    0
  • davimds
    155 mensagens MD
    avatar
    davimds30/01/25 07:50
    davimds » 30/01/25 07:50

    BoizaoFurioso::
    davimds::
    BoizaoFurioso::O proletariado sequer compra jogo. Tampouco irá reclamar que conseguiu juntar dinheiro meses antes do lançamento porque aquilo que foi programado atrasou, nós estamos no Brasil. Você disse em algum comentário não com essas palavras mas dando um sentido como: Em virtude do atraso do jogo o sujeito junta grana por mais de 1 ano e se frustra. Porra, considerando o preço dos jogos um ferrado de verdade precisaria de uns 2 anos  juntando para comprar um jogo mais caro. Esse cara sequer sabe que esse hobbie existe. Seguindo essa narrativa o sujeito acharia é bom do jogo atrasar, teria mais tempo para acumular dinheiro. 

    Esse hobbie é sim ultra pequeno e nichado, principalmente no Brasil, e é exatamente por isso que as editoras nacionais têm tantos problemas. O cara para ter esse hobbie (não quem tem um jogo ou outro) tem que ser no mínimo classe média alta, o que torna o mercado potencial consumidor minúsculo. Nossos impostos são escorchantes, tornando a atividade de empreender e ser consumidor na área insalubre. Empreender já é difícil aqui, em uma área que o core é importação, torna ainda mais impossível.

    Para se nacionalizar um jogo é necessário uma penca de funcionários (que são caríssimos, mesmo o funcionário recebendo pouco, pois o Estado mordendo sua parte enorme), importação de produtos (o que é praticamente inviável), logística ridícula (e cara devido ao Estado), burocracia estatal, ter que molhar a mão de meio mundo se quiser fazer a coisa rápido para agradar o palmeirense, manicômio jurídico (principalmente tributário) de custo colossal... e quem financia isso? O consumidor. Mas, justamente por isso e outras coisas, se torna um mercado de luxo que poucos têm acesso. E se poucos consomem você não tem escala e também não consegue diluir seu custo absurdo. 

    É um ciclo, e para isso mudar é necessário uma coisa: Diminuição de impostos, até mesmo para surgir mais players (empresas atuantes na área) internos e externos, aumentando a oferta de produtos e reduzindo os custos, atraindo mais consumidores. As empresas são apenas reflexo da fome Estatal, que é o verdadeiro vilão dessa história. 

    Entendo que você está bem equivocado, ainda que o hobbie seja nichado e elitista a grande maioria é sim proletariada, não apenas master ricos. 

    Você pode estar confudindo uma pessoa de uma Camada mais operacional com salário mínimo como único representante do proletariado,  e ainda assim estas pessoas por mais que muitas infelizmente não tem acesso, algumas poucas fazem parte do hobbie.

    Agora a camada de outros proletários, mesmo que pessoas que ganhem sei lá, 10 mil ainda são proletários (aliás bem mais que isso também  mas só um exemplo) e ainda precisam se programar pois tem outros gastos e 10% do salário em um hobbie não é simples,  pode de repente não precisar juntar o ano todo, mas alguma programação é necessária.

    Concordo que um grande problema é a baixa qtde e com isso encarecimento do produto por tiragem insuficiente,  tem custos agregados, mas daí a falar que o formato que a editora trabalha anunciando sem dar prazos não prejudica o consumidor é um pulo gigante, eu já vi outras pessoas e já deixei de comprar jogos que acharia legal esperando outros que viriam porque tenho um valor limitado, jogo não vem ou atrasa mais e isso prejudica sim um planejamento.

    Entendo seu ponto, mas a questão primordial para atraso de jogos (que para mim sequer é um problema) também é o Estado. Ele interfere no tamanho do hobbie, tamanho do mercado, questões burocráticas, custos de produção... tudo. A culpa menor é das produtoras, ainda mais em um mercado que vive de importação. 
    No tocante ao perfil dos jogadores, como eu já disse no comentário anterior, são no mínimo classe média alta, falei expressamente. Óbvio que nem todos são absurdamente ricos, mas ao menos são pequenos burgueses. Quando foi cunhado esse termo "burguês"  foi direcionado para pequenos comerciantes, pois os verdadeiros ricos era a aristocracia, a qual incluia o Estado, a igreja e os amigos do rei. Curiosamente justamente quem cunhou o termo e atacava a classe não eram o proletariado, e sim a aristocracia, os verdadeiros ricos, que se sentiram incomodados com a mobilidade social e a perda da exclusividade. É assim até hoje. Fato é que esse burguês (classe média alta e rico) são poucos, e mesmo que consumam muito é impossível ter escala e tornar o negócio de fato rentável, o que, por óbvio, acabaria por torná-lo mais acessível, é um ciclo.
    E sim, o classe média alta nominalmente está infinitamente mais próximo do pobre que do multimilionário. A classe média depende do seu trabalho, a aristocracia detêm os meios de produção em massa. Mas, em questão de padrão de vida (que também inclui o consumo) ele está bem mais próximo do rico que do operário. Isso é isso que acaba refletindo no hobbie, somente os dois grupos têm acesso ou sequer vão se interessar. 

    Responsabilidade do governo por falta de incentivo fiscal e cultural ok.

    Mas essa passada de pano nas editoras não dá, é culpa do governo a grok anunciar por exemplo banquete a odin noruegueses a mais de 3 anos e ficar sem dar status e só recentemente falar sai no.2 semestre de 24 e não sair?

    A galapagos resolver montar um CD em um local de mofo absurdo e isso impactar na visão do mercado como um todo em credibilidade?

    Que o maior evento de boardgame do país tem esperas absurdas pra ter acesso para jogar e as pessoas comem no chão?

    E por aí vai. O Brasil historicamente não valoriza cultura, incentivos são ínfimos, deveria ter uma jogateca em cada escola, pessoas preparadas e incentivo.

    Mas a empresa tem as suas responsabilidades,  tratar com mais profissionalismo quem está no hobbie e entrando nele, ter ações de marketing que possam inserir mais pessoas e cumprir o mínimo combinado.

    4
  • MatheusAleM
    131 mensagens MD
    avatar
    MatheusAleM02/02/25 13:45
    MatheusAleM » 02/02/25 13:45

    O problema principal é falta de transparência, como outros colegas já falaram.



    Não vejo problema na empresa anunciar que jogo tal sai daqui a 1 ano e o jogo acabar não saindo, DESDE QUE ela avise periodicamente o status do negócio. Se 6 meses depois do anúncio ela tiver alguma notícia de atraso de 3 meses por parte dos produtores, ela tem que chegar no mesmo lugar onde anunciou e falar "pessoal, há um atraso por parte dos produtores, então acrescentamos mais 3 meses na previsão do lançamento". Se 3 meses depois ela tem a notícia de que o jogo pode não sair pelo motivo X, ela tem que chegar no mesmo lugar do anúncio e falar "galera, é possível que haja o cancelamento pelo motivo X, mas estamos nos empenhando para que isso não ocorra". E por aí vai.


    Se o anúncio envolveu pré-venda, então o problema fica maior e acho que deveria ser obrigação contratual (em pré-venda de qualquer produto) avisar qualquer comprador de qualquer eventualidade que possa comprometer a entrega na data prevista, inclusive com devolução do valor corrigido + multa caso a venda seja cancelada sem que o comprador tenha sido avisado antes da data prevista da entrega.


    0
  • storum
    1085 mensagens MD
    avatar
    storum12/03/25 11:18
    storum » 12/03/25 11:18

    Resumindo ao máximo, só gera direitos e obrigações para a editora se ela fez pré venda com o seu dinheiro, nesse caso o cliente tem todo o direito de desistir da compra com o atraso e pedir o reembolso, seja isso com lojista ou editora, em alguns casos ate com juros e correção. Ou a editora resolve amigavelmente a situação, ou vc poderá aciona-la judicialmente. Anunciar um jogo sem realizar pré-venda ou comprometer financeiramente qualquer cliente, não gera direito algum pra editora, expectativas = promessas. Se a editora anuncia um jogo, não lança, não compromete ninguém financeiramente, vc não tem direito algum de reinvidicar, apenas, criticar, etc. Não adianta ficar mandando e-mails cobrando o lançamento de um jogo para a editora, convenhamos, nenhuma editora tem paciência de ficar respondendo e-mails, etc. Pode surgir imprevistos, atrasos, cancelamentos, desistência, etc.

    Se anunciou, agradeça, mas não gere "expectativas de festança" de que definitivamente o jogo será lançado, existem muitos que ficaram só na promessa !

    1
Responder
  • 1
  • 2
  • 3(current)
Mosaico anuncia jogo e não lança, mas acha que não tá errada
  • Logo Ludopedia
  • LUDOPEDIA
  • Ludopedia
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Apoiador
  • Mídia Kit
  • API
  • LudoStore
  • Acesso a Loja
  • Leilões
  • Meeps - Cashback
  • Quero Vender
  • Ajuda
  • Políticas
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Devolução e Reembolso
  • Redes Sociais
  • Mee - Mascote da Ludopedia
LUDOPEDIA COMERCIO LTDA - ME | CNPJ: 29.334.854/0001-96 | R Dr Rubens Gomes Bueno, 395 - São Paulo/SP | contato@ludopedia.com.br

Este site utiliza cookies, conforme explicado em nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições.