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Embora o jogo de tabuleiro
Evolution trace sua gênese para um jogo russo de baixo orçamento publicado pela Rightgames, é a reinvenção do jogo por Dominic Crapuchettes e North Star Games que fez de Evolution um clássico moderno de jogos de tabuleiro. A North Star publicou sua primeira tentativa de Evolution em 2014, e desde então houveram várias expansões. Além disso, a North Star desenvolveu
Oceanos , que era um jogo independente baseado em mecânicas semelhantes.
Nature é uma evolução posterior do jogo original. Se pensou em Oceans como Evolution 2.0, então Nature é Evolution 3.0.
A mecânica em
Nature é semelhante à Evolution e Oceans, pois os jogadores usam cartas para adaptar, evoluir e desenvolver suas espécies aproveitando ao máximo a comida disponível. Todos começam com uma espécie e adicionam uma nova espécie em cada uma das quatro rodadas. Todas as espécies começam pequenas e herbívoras, mas podem crescer em tamanho físico e também aumentar a população. Inicialmente, com os jogadores tendo apenas uma espécie cada, é provável que haja comida suficiente, mas a competição por comida se torna mais intensa à medida que os jogadores adicionam mais espécies a cada rodada e aumentam o tamanho de sua população. E à medida que a competição por comida se intensifica, os jogadores podem modificar suas espécies para torná-las carnívoras tornando-se predadores se empanturrando de outras espécies em vez de forragear vegetação. Da mesma forma, os jogadores podem adicionar características defensivas que os protegem dos predadores. A comida que as espécies consomem é adicionada às bolsas dos jogadores, onde é convertida em pontos de vitória no final do jogo.

Assim como em Evolution, tudo é controlado por cartas, mas, como aquelas espécies em evolução, Dominic Crapuchettes aprendeu com implementações anteriores. As cartas são multiuso. Pode usá-las obviamente com as características indicadas: as joga inicialmente viradas para baixo para que outros jogadores não saibam quais características você está adicionando naquela rodada até a revelação simultânea. As características são empilháveis, pois pode adicionar a mesma característica a uma espécie duas vezes para dobrar seu efeito - embora isso ainda esteja sujeito ao limite do número total de características que qualquer espécie pode ter. Alternativamente, também pode descartar uma carta para desenvolver uma espécie ou aumentar sua população. As cartas parecem mais simplificadas, mas gostamos especialmente das fichas de madeira usadas em Nature para representar cada espécie. Elas também são projetadas para serem empilhadas, de modo que quando aumenta o tamanho de uma espécie, aumenta fisicamente o tamanho da pilha. Também pode ver rapidamente quais espécies são carnívoras porque as fichas de madeira são duplas, então pode simplesmente virar uma ficha para o lado vermelho significando que sua espécie é vermelha em dentes e garras...

A grande sacada para
Nature é que a North Star o projetou para ser altamente modular. O jogo básico tem apenas um punhado de cartas de características diferentes, mas pode aumentar a aposta introduzindo os vários módulos, individualmente ou em combinação. O jogo principal vem com cinco dessas "expansões" embutidas - Voo, Floresta Tropical, Tundra, Desastres Naturais e Jurássico (sim - pode jogar com dinossauros) - mas o plano da North Star Games é que mais dois módulos sejam lançados a cada ano na próxima década! Quando chegarmos à década de 2030, comprar esses módulos adicionais parecerá uma segunda natureza :-)
Nature é a evolução natural dos jogos Evolution, e baseia-se na experiência dessas iterações anteriores. Ele joga notavelmente mais rápido do que Evolution porque é jogado em quatro rodadas muito finitas, ou seis se estiver jogando com módulos adicionais. Em comparação, Evolution continua até o baralho acabar. Também depende menos da sorte do sorteio: Evolution pode ser bastante punitivo porque os jogadores precisam de cartas de características específicas antes que suas espécies possam se tornar predadoras, mas esse não é o caso em Nature porque a característica predadora está sempre disponível gratuitamente.
Nature incorpora um forte elemento de dedução e blefe antes daquelas revelações simultâneas de características importantíssimas. Ele simula o que Darwin descreveu como a sobrevivência do mais apto, então não deve se surpreender ao descobrir que é um jogo altamente competitivo de "Toma Essa". Mostrado aqui no Board's Eye View está um protótipo de pré-visualização produzido pela North Star antes do lançamento no Kickstarter. Ele dá uma amostra da bela arte de Catherine Hamilton e dos altos valores de produção da North Star.
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Traduzido*** por
Marcelo GS
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