Mauricio Sergent::O MARIA e o FRIEDRICH, podem ser considerados um WARGAME ?
Mesmo não sendo das grandes guerras, mas são baseados em guerras históricas.
Entendo que sim!
E não precisam ser somente das Grandes Guerras, temos os wargames leves da Academy Games que são focados nas guerras americanas e na fundação da Inglaterra, por exemplo.
Extraido do BGG:
Jogos de Guerra (Wargames)
Jogos de guerra são jogos que retratam ações militares. Eles podem ser ambientados em diversos períodos históricos, desde a Antiguidade até conflitos contemporâneos e até mesmo futuros. Tematicamente, os jogos de guerra abrangem desde combates entre pequenas unidades em tabuleiros menores até conflitos detalhados de larga escala, incluindo guerras globais. Embora a maioria dos jogos de guerra seja baseada em situações históricas, há também aqueles que exploram fantasia ou ficção científica, além de cenários hipotéticos baseados em história (como uma guerra nuclear entre a União Soviética e os EUA). Provavelmente, o período mais popular para jogos de guerra é a Segunda Guerra Mundial, seguido pelas Guerras Napoleônicas e a Guerra Civil Americana. No entanto, os jogos de guerra abrangem uma ampla gama de conflitos, sendo provável encontrar um jogo que cubra qualquer guerra de interesse.
Três Níveis
Um jogo de guerra pode operar em um dos três níveis de guerra:
tático,
operacional ou
estratégico.
- Táticos: Retratam combates, batalhas ou séries de batalhas, usando unidades de menor escala e mapas que representam campos de batalha de poucos quilômetros ou menos. Exemplos: Advanced Squad Leader e Combat Commander: Pacific.
- Operacionais: Cobrem ações militares mais amplas, como uma guerra menor inteira, uma série de operações ou uma campanha dentro de uma guerra maior. As unidades são maiores que nos jogos táticos. Exemplos: Fortress Europa e 1914: Twilight in the East.
- Estratégicos: Recriam grandes guerras em larga escala. As unidades geralmente são corpos de exército ou exércitos inteiros, mas jogos "monstro" (com grandes mapas e muitas peças, demorando para jogar) podem incluir divisões ou unidades menores. Jogos estratégicos frequentemente lidam com questões como produção de novas unidades militares. Exemplos: World in Flames, Paths of Glory e Here I Stand.
Outros Aspectos
Além do nível de guerra, há outras opções temáticas, como jogos que se concentram exclusivamente em batalhas navais (
Wooden Ships & Iron Men,
Sixth Fleet: Modern Naval Combat in the Mediterranean) ou em batalhas aéreas.
Esses jogos variam amplamente em mecânicas, temas e complexidade, sendo geralmente mais complexos que outros tipos de jogos, embora existam exceções. Nem todos os jogos com combate são considerados wargames (por exemplo,
Imperial e
Age of Empires III: The Age of Discovery).
Alguns jogos de guerra também incluem aspectos políticos, como
Ici, c'est la France! The Algerian War of Independence 1954-1962 e
Triumph of Chaos.
Número de Jogadores
A maioria dos jogos de guerra é projetada para dois jogadores, especialmente os jogos táticos. No entanto, alguns permitem três ou mais jogadores, como
World in Flames,
Friedrich,
Here I Stand e
Pax Romana. Os objetivos variam, incluindo capturar áreas, destruir forças inimigas ou acumular pontos de vitória.
Tabuleiro e Miniaturas
A maioria dos jogos de guerra utiliza fichas de papelão para representar unidades militares, com símbolos e números indicando atributos como tamanho, tipo (cavalaria, cruzador, arqueiro, infantaria mecanizada), força de combate e velocidade de movimento. Também existem jogos com miniaturas ou blocos de madeira, chamados de
Block Games.
As mecânicas de movimento podem ser baseadas em hexágonos (
The Russian Campaign), áreas (
Warriors of God: The Wars of England & France, 1135-1453), ou pontos interligados (
Friedrich). O combate é frequentemente resolvido com rolagem de dados e tabelas de resolução (
Rise and Decline of the Third Reich), ataques diretos (
Wellington: The Peninsular War 1812-1814), ou cartas (
Kingmaker). Jogos guiados por cartas (CDG) tornaram-se populares, permitindo ativar unidades ou usar benefícios das cartas. Exemplos incluem
We the People,
Paths of Glory e
Empire of the Sun: The Pacific War 1941-1945.