paulo:: paulo:::Fahr:::paulo:::: entao galera , simplesmente usamos a seguinte regra : quando um jogador utiliza de um espaço no mercado , ja utilizado por outro jogador ou seja, quando necessita pagar em moedas a "penalidade por usar um espaço ja ocupado", nesse caso em especifico o Mercator nao recebe recurso nem camelo se for o caso.....
por Ex: um jogador utiliza o espaço do mercado para pegar camelos , Mercator recebe 1 camelo , conforme sua habilidade. Mas se um 2° jogador utilizar esse espaço na mesma rodada , nesse caso entao jogamos que ele "mercator", nao recebe um 2° camelo. Porem se for utilizados outros espaços do mercado pela 1° vez nessa mesma rodada , o Mercator recebe o outro recurso normalmente.
simplificando , Mercator só ira receber um recurso de um tipo , na 1° vez que alguem utilizar aquele espaço de mercado.
Temos jogado utilizando dessa regra , e por aqui em nosso grupo ate aqui todos aprovaram !!!! espero ter ajudado ,, valeu !!!
Vocês já jogaram quantas vezes!? Não vejo necessidade de usar house rule para nerfar um dos personagens neste jogo; mesmo achando alguns realmente melhores que outros, pois isso faz parte de um jogo com a mecânica de jogadores com diferentes habilidades.
Obs: não estou de forma alguma dizendo que não devem fazer isso, ou menos ainda que não podem, pelo contrário, acho que todo grupo deve usar house rules que agradem a todos e que vá aumentar a diversão de todos, porém, também penso que o próprio grupo deve conhecer bem o jogo para depois alterar alguma coisa, já tendo certeza que sabem jogar bem o jogo e que é necessária uma house rule para melhorar a satisfação de todos com o jogo. Então minha dica é testarem mais o jogo sem a house rule, acho que com jogadores mais experientes que vão usar pouco o mercado e vão saber extrair bem o que seu personagem tem de melhor, o mercador terá muito mais dificuldade de ganhar uma partida, tendo muito mais jogatinas decididas por estratégias e/ou erros individuais do que pelo personagem escolhido.
Marthos::::
Sorteio dos personagens e pronto!
Mas sabe que a regra diz para sortear um número de personagem a mais que o número de jogadores e depois os jogadores escolhem os personagens em ordem inversa? Ou seja, não há sorteio direto de um personagem para um jogador.
Essa parte eu acho um pouco injusta, pois ser o primeiro somente na primeira rodada não vai te dar grande vantagem no jogo, e ser o último a escolher o personagem, escolhendo somente entre os dois que sobraram, acho que pode pesar bastante, então acho melhor deixar todos personagens para escolha, ou abrir ao menos um número de personagens de dois a mais que o número de jogadores.
paulo:por aqui ,,ja jogamos mais de 15 partidas , ja venci com 6 personagens diferentes ,,,,,mas chegamos a conclusao ( e isso ja foi assunto polemico em outros sites ) que o Mercator sim possui uma habilidade superior aos demais !!!!!!
sabemos que dependendo da configuração do tabuleiro , a escolha de personagens , e os jogadores so utilizarem o mercado quando realmente precisam ,,,, tudo isso pode deixar a habilidade dele mais fraca ... no entanto achamos por melhor utilizar de uma house rule , criada por nos para resolver o problema desse personagem.
essa é apenas a opiniao minha e do grupo aqui !!!!!
Entao Farh , eu ja havia respondido sua pergunta na pagina anterior deste mesmo forum ,,, mas olha só depois dessa data ae , acho que jogamos marco Polo mais uma 5 vezes ( entao ja perdi a conta de quantas partidas , 20 - 20 e tantas enfim ) , nosso grupo aqui continua com a mesma opiniao ................. repetindo sabemos que jogar contra mercator ,deve-se usar o mercado somente quando realmente é preciso , depende tbm da configuração do tabuleiro , escolha de personagens enfim ,, tudo isso que voce e um monte de gurizada ai nao só aqui como no BGG tambem alegam ....... eu poderia ficar aqui tentando te explicar o quanto a habilidade do mercator comparado com outros personagens (inclusive da expanssao) é efetiva ... tem personagem da expanssao que para ganhar uma misera moedinha tem que colocar um posto de troca , e para ganhar um dado preto e etc , precisa ja ter colocado no mapa acho que 6 ou 7 postos de troca ,,,, olha o sofrimento que é isso , Mercator recebe recursos assim , sem esforço algum!!!!!!!! agora imagine alguem jogando com mercator numa partida com 4 jogadores ??impossivel nao ganhar pelo menos um recurso a cada rodada ( sabemos que ele irá ganhar mais que 1 recurso) mas só utilizei isso como exemplo !!!!!!!
por fim ,, respeito sua opiniao e de outros usuarios que educadamente se manifestam quanto a esse assunto "tao polemico" , , mas por enquanto por aqui continuaremos usando essa House rule que citei anteriormente .....um abraço a todos
valeu !!!!!
Pois então, foi o que eu disse, se já jogaram diversas vezes, devem sim deixar o jogo da forma que fica mais divertido aí entre vocês... Estão corretos... Porém, o jogo foi testado umas 20, 30 vezes a mais do que vocês jogaram e com uma quantidade enorme de jogadores diferentes. O mercador, na minha opinião, é médio em 2 jogadores, forte em 3 e muito forte em 4, mas pra que nerfar ele se outros personagens continuarão muito fortes!? Posso estar sendo um pouco prepotente, mas eu diria que se eu chegasse pra jogar com você várias partidas em 4 jogadores e você sempre escolhesse o mercador e eu pudesse escolher outro antes dos outros jogadores, eu venceria mais partidas que você (claro que se os outros 2 jogadores não lhe beneficiassem de propósito) e, para justificar enfraquecer o personagem dessa forma como fazem, você teria que ganhar a grande maioria das partidas (2 em cada 3 por exemplo) com o poder normal dele, senão não faz sentido.
Sobre o personagem da expansão citado, eu não acho ele forte mesmo, mas não sei se vocês jogaram certo com ele, ao colocar o primeiro posto ele ganha 1pt, no segundo, ele ganha 1pt+1 dinheiro, na terceira, 1pt, 1 dinheiro e 1 camelo... no final, ao colocar a sétima, já vai estar totalizando 7pts, 6 moedas, 5 camelos, 4 pimentas, 3 tecidos, 2 ouros e 1 dado extra, como eu disse, não acho ele muito forte, mas não é irrisório o que ganha também... Da expansão já joguei com todos e acho o Fratre Nicolao e o Gunj (ou "a" Gunj, sei lá), muito fortes também, sempre estão entre os primeiros a serem escolhidos aqui, juntamente com os mais fortes do jogo base...
Obs: só continuo argumentando pois você também colocou seus argumentos, que pra mim não são válidos para justificar a nerfada, não estou tentando fazer você mudar de opinião não rs, abraços