SETI: Uma aventura no espaço nota 7?
Quando estive em Essen esse ano acabei conhecendo o
SETI sem ter sido agraciado pelo hype prévio, só fui saber que existia quando fiz meu dever de casa para a feira. Recentemente recebemos o anúncio do lançamento Brasileiro e a cobrança pelo nosso
review chegou rachando.@
Patanga, o monge implácavel, me mandou uma intimação serena por WhatsApp, então parece que agora é o momento de finalmente escrever isso. Vem junto!
O Contexto
Durante o dia da imprensa acabei conhecendo o jogo e bati um papo breve com o designer
Tomas que foi muito simpático e inclusive, me contou sobre o processo de desenvolvimento do jogo que levou uns 5 anos! Não lembro dos detalhes: problema de quem escreve algo com 3 meses de atraso, mas você sempre pode ler o
Diário de Design do BGG (Google Translate é seu amigo). Conversa vai, conversa vem, aprendi que o jogo tem 100+ cartas únicas baseadas em ciência real, e isso sozinho já me fisga (curto bastante o tema). Esse monte de carta única me fez pensar…
Ark Nova no espaço? — Pensamento dúbio.
Perguntei um pouco sobre a interação dos jogadores e como se comparava com o
Galileo Galilei que também estava sendo lançado (ele lançou 3 jogos no mesmo ano, junto do Tea Garden). Em resumo,
SETI é mais pesado e tem mais interação que Galileo.
Minha escolha estava selada. Acabei jogando uma partida introdutória na feira, e tive mais 4 partidas nesses 3 meses. Joguei em todos os
player counts.
O Cru
Fontes de Interação
- Bônus para o jogador que mais colaborou com o estudo das galáxias. Demais jogadores ganham um bônus.
- O segundo jogador a começar a estudar uma galáxia ganha um bônus (para estimular a competição entre jogadores).
- Jogadores tem algum grau de controle no momento em que os planetas se movem (orbitação). É possível ficar bem frustrado (ou feliz) quando isso ocorre num momento decisivo.
- "Worker Placement" nos planetas e bônus alienígena. Quem chega primeiro ocupa o espaço dos demais jogadores.
- Draft de cartas e draft de upgrades. Referente aos upgrades, você ganha mais pontos por ser o primeiro, além de escolher qual bônus você irá receber.
- Corridas para escolher as pontuações de fim de jogo.
- Os diferentes aliens estimulam diferentes mecânicas do jogo que podem amplificar ainda mais a interação. Destaque para os aliens vermelhos.
Fontes de Sorte
- Alienígenas que são revelados apenas durante o meio do jogo.
- Saque de cartas às cegas (em algumas ações).
Integração do Tema
- Seria preciso algum esforço pra mudar o tema para "Comerciantes Europeus no período histórico XYZ", mas ainda assim é possível.
O Bom
- Tema sólido para o nerd do espaço: tem asteroide dificultando movimentação, tem órbita de planeta, tem estudo de galáxias, tem vida alienígena, tem longa viagem para chegar em Urano e tem 100+ cartas únicas com flavor text e ciência baseada na realidade. As ações dessas cartas em geral fazem sentido com o seu tema.
- Boa dose de interação: o jogo tem uma interação mediana (para um euro), não chega a ser faca no olho, mas mais significativo que um Ark Nova certamente (que tem bem pouca). Na verdade eu acho a interação tão boa para o que se propõe que jogar em 2P para mim não é uma opção, pois é muito inferior. Destaque para o Alien vermelho : este Alien traz algumas cartas com pontuações secretas de fim de jogo, porém essas cartas possuem um custo de "risco" associado, o jogador com o maior risco no final do jogo perde 10% dos seus pontos de vitória. O tema é bem bacana, são tecnologias encontradas que potencialmente destruíram a civilização alienigena, o que causa protestos na Terra já que nos fazem rumar para o mesmo desfecho.
- Produção Filé: Um jogo com cara de edição Deluxe de KS direto na versão retail. Isso é mérito da CGE eu diria, pois o Kutna Hora teve a mesma produção de altíssima qualidade.
O Ruim
- Nem todos os aliens são divertidos: O alienígena "verde das esferas" tem um efeito tão básico que é praticamente como se ele não estivesse em jogo. Muito menos interessante que os demais. Eu praticamente sugeriria tirar ele de jogo.
- Para mesas cheias: Eu nem jogaria em 2P, 3P é bom, mas 4P é bem melhor. Eu não acho que o jogo tenha feito um bom trabalho em escalar apropriadamente nas diferentes contagens. Uma das principais fontes de interação no jogo é o puzzle “semi-coop” de investigar as galáxias distantes. De certa forma um controle de área que demanda muito timing dos jogadores, já que pesquisar numa área onde outros jogadores estão pode te dar alguns bônus. Isso fica bem limitado em contagens menores, ao passo de que essa ação não é sequer interessante em 2 players. Controverso, mas é o tipo de coisa que acho que é um design quase falho, da pra jogar, mas parece que fica faltando algo. Para mim é um jogo que deveria ser vendido como 3P-4P.
O Cinza
- Tamanho: os componentes não chegam a ser exagerados como a tendência do momento, porém ainda assim não é dos mais compactos.
- Potencialmente longo: Pode preparar as 3 horas de desbravamento no espaço.
Parece muita coisa, mas não é não. O setup é razoável, diria que é até fácil.
Veredito
SETI foi uma graça surpresa pra quem, como eu, busca o seu Euro Perfeito no espaço. Infelizmente não foi dessa vez,
SETI é um jogo super sólido, e sim, vale mais do que um 7. No entanto, saber que ele é tão dependente do player count, e que o seu máximo é em 4P, me deixa um gosto amargo. A produção é ótima, mesmo ocupando um pouco mais de espaço do que eu gostaria.
Referente ao design em si ele não vai explodir sua cabeça, porém aliado ao excelente tema e produção, pode sim tornar-se um queridinho ai dos grupos que estimam uma boa exploração espacial.
Selo Spiel des Djows™ para "Melhor euro no espaço de um designer workaholic super gente boa que chegou abalando no seu primeiro ano de designer profissional."
Nota 8 (
Sistema de Avaliação Spiel des Djows). Certamente chamaria um grupo para jogar ele (até mesmo em 3P). Não acho que a nota vai melhorar, pois uma parte de mim quer jogar ele só em 4P e isso não é exatamente fácil de conseguir ultimamente.
Eu e o designer em Essen 2024.
Um feliz ano novo a todos os nossos leitores, haters, e donos de empresas de boardgames que nos chantagearam emocionalmente. É sempre um prazer estar com vocês e que venha 2025. Ouvi dizer que Spiel des Djows estará em peso em Essen 2025, e um tal de podcast talvez vá realmente acontecer. Será?