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  3. Dorfromantik: The Board Game
  4. Dorf Romantik e a Miragem dos Rankings - Review

Dorf Romantik e a Miragem dos Rankings - Review

Dorfromantik: The Board Game
  • avatar
    evieira29/12/24 23:45
    avatar
    evieira
    29/12/24 23:45
    718 mensagens MD




    https://pbs.twimg.com/media/Dss47mDXQAEe7vc.png

    Na década de 80, o ápice da diversão eletrônica era o fliperama.

    Já existiam os videogames (eu tive um Atari 2600), mas o fato é que os videogames da época eram jogado sozinho ou com poucos amigos, enquanto o fliperama ficava em lugar público, aberto a todos. Isso acirrava a competição.

    Normalmente, a máquina mantinha  um ranking dos melhores placares obtidos. Terminar uma partida e conseguir colocar seu nome na lista era uma pequena glória lúdica (que fatalmente seria esquecida assim que a máquina fosse desligada). Os designers de fliperama perceberam que isso engajava os jogadores a comprar  mais fichas e, logo o ranking se tornou um padrão da indústria.

    Nas máquinas mais populares, havia disputa para manter suas iniciais no topo do ranking. Em alguns lugares haviam pessoas que jogavam todo dia para manter seus nomes no alto dos placares (pois naquele tempo onde as máquinas não tinham memória persistente, os ranking zeravam a cada dia).

    Essa mania de rankings se alastrou para o videogame. Nas revistas, vinham páginas com os melhores placares de cada jogo.  Com o advento da Internet e dos jogos em rede, os rankings dos videogames aos poucos se tornaram persistentes (isso é, não eles não se perdem no fim do dia quando a máquina desliga) e globalizados (a maioria dos jogos tem um ranking único que engloba todas as unidades vendidas do jogo). Agora, quando você termina uma partida, você pode saber realmente o quão bom (ou ruim) você é em relação ao mundo.

    Paradoxalmente, isso acabou com a graça dos rankings (pelo menos, na minha opinião). Você faz a melhor partida da sua vida e no final descobre que seu placar é o 300.000 melhor… daquele mês. Não é muito legal ter a sua mediocridade esfregada na sua cara e saber que você não tem a menor chance de competir por um lugar honroso naquela lista (a menos, claro, que você dedique sei lá, horas e horas àquele jogo).

    Não deve ter sido a toa que o design dos jogos eletrônicos acabou saindo da necessidade de ter um placar e scoreboards. Os jogos hoje são normalmente narrativos e focados objetivos. Existem detalhes para atiçar a sanha completista dos jogadores hardcore (e tome bandeirinha para você procurar no mapa), mas você pode seguir a história sem medo de ser comparado com os outros. Quando muito, existem alguns níveis de proficiência (estrelinhas dadas no final de uma fase).

    Nos raros jogos estilo arcade que ainda possuem placares, os scoreboards normalmente possuem filtros para os placares daquele dia, do ultimo mês e ano e a possibilidade de você ter um ranking só com os seus amigos. As pessoas gostam de competir, mas dentro de limites onde elas se sintam capazes de evoluir.

    Todo esse prólogo foi para introduzir a minha análise de Dorfromantik, jogo anunciado no Brasil pela Across the Board que enfileirou uma saraivada de prêmios, sendo o principal deles o Spiel des Jahres. Nesse jogo, você e seus amigos estarão, como em um videogame antigo, lutando pelo topo do ranking. Será que vocês conseguem?

    Quebra-cabeça cooperativo


    https://cf.geekdo-images.com/FDwMaBe-9SDA3zUIh8ZdrA__imagepage/img/AfxBUn2cxWWU5ZuT1rXinSt4cfc=/fit-in/900x600/filters:no_upscale():strip_icc()/pic7636006.jpg


    Adaptado de um videogame de mesmo nome, o jogo se apresenta quase como um Sandbox Casual, com pouquíssimas regras.

    O jogo funciona basicamente como um quebra-cabeças, onde a cada turno o jogador da vez compra uma peça e coloca na mesa, ligando as demais peças já colocadas, montando uma paisagem. As únicas regras de colocação é que tem que ligar a uma peça já colocada e que os caminhos e as estradas de ferro precisam ser respeitadas. De resto, vale tudo.
    O jogo possui duas pilhas de peças: as peças normais e as peças de missão. Sempre que há menos de 3 peças de missão incompletas no jogo, deve-se comprar uma peça de missão, senão, deve-se comprar uma peça normal. O jogo acaba quando acabam-se as peças normais.

    https://covildosjogos.com.br/wp-content/uploads/2024/12/dorkromantik1-300x220.png


    As missões invariavelmente dizem respeito a um tamanho de um tipo de território que deve ser completado com tiles contíguos. O jogo também dá pontos por determinados territórios que tenham uma bandeirinha, contando que eles fiquem claramente cercados sem tiles faltando e pelos maiores caminhos e estradas de ferro criados. E esse é o seu placar.

    https://covildosjogos.com.br/wp-content/uploads/2024/12/dorkromantik2-300x271.png


    Mas, não acabou: feito isso, você pega o seu resultado e confere em uma tabela, que te dá uma posição em um ranking e uma quantidade “pontos de campanha” para você completar um mapinha. A medida que se anda nesse mapa, ganha-se o direito de abrir as mini expansões que vem no jogo e habilitar certas cartas e tiles especiais. Essas peças aumentam a complexidade do jogo e a possibilidade de pontuação. O objetivo é completar tudo e alcançar o nível mais alto do placar (que é o nível de “Imperatriz”).

    Minhas impressões


    https://i.ytimg.com/vi/RKQAHy2f-2Y/maxresdefault.jpg


    Preciso confessar que não joguei o jogo de tabuleiro em si e sim a sua versão digital no Steam. Vi alguns vídeos de gameplay para ver as diferenças do jogo e acredito que foi o suficiente para comentar o que achei.

    O jogo te engana. A princípio, ele parece muito casual. Você pode fazer o que quiser. Se você não estiver preocupado com o placar, ele pode ser visto como um mero passatempo. Você coloca as peças a seu bel prazer. Mas, se você quiser realmente pontuar cada vez melhor, vai sofrer na decisão sobre onde colocar cada tile e em que posição exata.
    No videogame, o jogo possui um leaderboard que tem os problemas que já citei na introdução. A não ser que você seja extremamente competitivo e tenha muito tempo para dedicar ao jogo, rapidamente você aprende a ignorá-lo.
    O board game não tem isso, apenas os níveis predeterminados que podem ser vistos como propostas de desafio.
    Embora ele seja vendido como um jogo cooperativo, na verdade ele deve ser visto como um jogo solo. Não existem limites de comunicação ou de informação. O jogador ativo é basicamente uma formalidade, pois na maioria das vezes os jogadores vão discutir o que fazer e o jogo pode se tornar o paraíso dos Alphas.

    Ainda não fiz uma tentativa, mas acredito que este venha a ser um bom jogo para jogar com minha esposa. Não estaremos competindo e a sua natureza não agressiva (o jogo não fica te colocando em modo de urgência, como acontece na maioria dos cooperativos) acredito que ele possa ser uma bom passatempo a dois. Você nunca vai “perder” uma partida de Dorfromantik. Apenas talvez não alcance o objetivo desejado.

    Por fim, acho que vale destacar algumas diferenças entre o jogo de tabuleiro e o videogame: neste existe um pouco mais de variedade nas missões (os objetivos vão ficando mais exigentes, via de regra) e você recebe tiles novos para usar durante a partida (pelo que li das regras, isso não acontece no board game, mas posso estar enganado em relação a isso). Há também diferentes modos de jogo.

    Conclusões

    Se Carcassonne foi genial com sua ideia de revolucionar o quebra-cabeças, criando a partir dele um jogo extremamente competitivo, Dorfromantik agora segue o mesmo caminho, criando um quebra cabeças moderno, onde o final não é uma paisagem pré-definida, mas que premia o jogador por atender aos padrões sugeridos e oferece novidades que possam mantê-lo interessado na próxima partida.

    É bem fácil entender porque o comitê do Spiel des Jahres adorou o jogo: ele apresenta elegância e uma profundidade que não aparece a primeira vista. Pode ser jogado por crianças e por jogadores experientes e ainda assim vai entregar algum nível de diversão. Além disso, ele adapta para o board game de maneira bem inteligente os mecanismos de recompensar os jogadores que são utilizados nos jogos eletrônicos casuais modernos (isto é, os jogos de celular).

    Eu não achei o jogo maravilhoso, mas agradável o suficiente para passar o tempo quando não estou afim de pensar muito. Não sei se irei comprar o jogo físico, pois acredito que o virtual já atenda a minha necessidade, mas vejo boas qualidades nele como jogo solo: é fácil de jogar com pouquíssimo trabalho de manutenção do jogo. É jogar, contar os pontos e andar no mapa da campanha. Como não há limites de partidas, um dia você acabará vencendo.

    Mas talvez nunca chegue no nível da Imperatriz!

    Nota 7/10.
     
     
     

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    Comentários:

  • ChrisOliveira
    548 mensagens MD
    avatar
    ChrisOliveira30/12/24 10:14
    ChrisOliveira » 30/12/24 10:14

    Esse jogo, no switch, é a minha terapia contra níveis elevados de cortisol.

    5
  • igorknop
    953 mensagens MD
    avatar
    igorknop30/12/24 11:00
    igorknop » 30/12/24 11:00

    Olha, recomendo muito jogar a versão física, de peito aberto, sem pressão ou expectativas e voltar no texto depois. Achei a experiência muito diferente da do digital. Resolver o quebra-cabeças em grupo muda tudo além da sensação tátil, a parte física da coisa. Mesmo se alguém assumir o controle da partida (como aconteceu em uma das que joguei). Vamos puxar essa mesa na Covilcon!

    8
  • evieira
    718 mensagens MD
    avatar
    evieira30/12/24 12:04
    evieira » 30/12/24 12:04

    igorknop::Olha, recomendo muito jogar a versão física, de peito aberto, sem pressão ou expectativas e voltar no texto depois. Achei a experiência muito diferente da do digital. Resolver o quebra-cabeças em grupo muda tudo além da sensação tátil, a parte física da coisa. Mesmo se alguém assumir o controle da partida (como aconteceu em uma das que joguei). Vamos puxar essa mesa na Covilcon!


    Eu levei em consideração a questão de que na mesa é diferente, mas o ponto é que a tendência é um alpha dominar as ações.

    Eu acho que vai ser bom de jogar com a minha esposa. A gente costuma jogar juntos esses desafios do Sagrada e do Calico no computador, acho que esse jogo daria certo com ela.

    De qualquer forma, convite aceito!!

    Sds,

    Eduarso

    1
  • viambiental2005
    3 mensagens MD
    avatar
    viambiental200531/12/24 21:05
    viambiental2005 » 31/12/24 21:05

    No switch também é minha terapia, principalmente em feriados prolongados longe de casa e sem poder levar BG junto. É muito bom mesmo!

    Esperando ansiosamente a Across the Board lançar.

    2
  • Doidera
    1039 mensagens MD
    avatar
    Doidera01/01/25 14:13
    Doidera » 01/01/25 14:13

    Bom demais ler esse tipo de opinião sincera.

    Quem comprar o jogo depois de ler esse texto, saberá exatamente o tipo de jogo que está adquirindo.

    1
  • evieira
    718 mensagens MD
    avatar
    evieira01/01/25 14:20
    evieira » 01/01/25 14:20

    Doidera::Bom demais ler esse tipo de opinião sincera.

    Quem comprar o jogo depois de ler esse texto, saberá exatamente o tipo de jogo que está adquirindo.


    O objetivo é exatamente esse, deixar os potenciais compradores do jogo informados para que eles não se desapontem.

    A grande maioria dos jogos lançados comercialmente são jogos “decentes”, razoavelmente bem feitos e atendendo a uma proposta específica. As editoras fazem um bom trabalho de seleção.

    A questão é se o jogo é bom ou não para você, especificamente!

    Sds,

    Eduardo

    2
  • MiniLoot
    279 mensagens MD
    avatar
    MiniLoot02/01/25 11:18
    MiniLoot » 02/01/25 11:18

    Beacon Patrol é uma ótima opção para quem quer ter menos discussão ainda. Costumo jogar antes de ir dormir (as vezes até na cama _ timles quadrados facilitam nesse quesito).

    Adoro a pegada de construção de mapa e o baixo estresse estratégico (maximizar decisões num joguinho como esse, pelo menos pra mim, não geram fadiga mental). Mas pelo preço sugerido, não me encanta nem um pouco. Já tenho minha preferência que comentei acima. No mais, recomendo as pessoas terem pelo menos um jogo desse estilo na coleção.

    1
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Dorfromantik: The Board Game - Dorf Romantik e a Miragem dos Rankings - Review
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