Nota: para evitar redundância, trouxe o comentário com as regras organizadas para o tópico principal. Lembrando que essa é uma adaptação de uma variante que encontrei. Estou em fase de testes para balancear a variante. Por isso vou deixar registrada sempre as últimas alterações em vermelho.
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Há tempos venho buscando uma variante solo funcional para esse jogo.
Adoro o tema Catan, e acho essa versão do jogo muito interessante. Mas o coitado não tava vendo mesa. Quase foi pra venda. Quase...
Por isso, venho compartilhar com vocês (que talvez também tenham uma cópia desse jogo guardada lá no fundo da prateleira mais alta, ou até atrás de outros jogos) uma das três variantes que eu encontrei no BGG, do usuário @Beans32 (link para o post original), denominada "Rivals for Caron Bot", que eu traduzi e adaptei, pois havia muitas lacunas. Como se trata de uma variante, eu tomei a liberdade de complementar conforme achei adequado (inclusive, aceito sugestões!). Eu já tinha visto ela anteriormente, mas confesso que tava com preguiça de testar e fui deixando passar... Até hoje.
A princípio eu joguei uma partida, e como estava enferrujado nas regras, foram uns 15 minutos só pra lembrar delas e mais uma hora aproximadamente pra terminar a partida. Já adianto que gostei bastante dessa primeira partida, que foi com o conjunto base até 7 pontos. Foi bem apertada a vitória! Jogando com mais frequência, esse tempo reduz, com certeza.
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Regras reorganizadas - Variante 1 - (última atualização 02/01/2025 - Modificações em vermelho)
Adversário:
- O adversário do jogador é um automa chamado simplesmente de “Bot”.
Modificações no Setup:
- Realizar o setup normal do jogo, mas para um jogador apenas;
- Remover:
- 5 Estradas;
- 3 Aldeias;
- 4 Cidades;
- 8 Regiões.
- O Bot não usa as cartas iniciais, não realiza construções, nem constrói estradas e nem recebe novas regiões;
- O jogador começa o jogo normalmente, com os 2 pontos de vitória das aldeias;
- O Bot começa com o domínio das fichas de comércio e de herói, ou seja, começa com 4 pontos de vitória (considerando mais 2 pontos que representam as aldeias iniciais);
- No cenário introdutório: o Bot começa com 2 pontos;
- O Bot começa com 5 pontos, assim como o jogador;
- Posicionar um token no primeiro monte de recolha mais a esquerda;
Considere que o Bot tem (e que esses valores não se alteram):
- 5 pontos de comércio
- 5 pontos de força
- 5 pontos de habilidade
Considere que o Bot tem (e pode perder ao longo da partida)
- 2 navios mercantes
Modificações do Jogo:
- Todas as rolagens são realizadas como se fosse o seu turno;
- O Bot marca 1 ponto de vitória para cada 6 recursos obtidos;
- Use um d6 para registrar os recursos e um d12 para registrar os ponto de vitória do Bot - ou qualquer outra forma que achar conveniente;
- Não se esqueça de que o Bot começa com as fichas de herói e de comércio.
Estrutura da rodada:
1 - Lançar os dados:
- O jogador rola os dois dados normalmente;
- O Bot ganha recursos nas rolagens de produção;
- O Bot não registra quais recursos ele ganha, apenas quantos;
- O Bot ganha os recursos conforme a quantidade de pontos que ele tem acumulados:
- De 0 a 6 pontos (de 0 a 3 na versão introdutória):
- 0 recursos em rolagens de 1
- 1 recurso nas rolagens de dado de 2 a 5
- 2 recursos em rolagens de 6
- A partir de 7 pontos (a partir de 4 na versão introdutória):
- 2 recursos em todas as rolagens
- Quando todos os montes de recolha do conjunto básico estiverem vazios (independentemente da pontuação):
- 2 recursos nas rolagens de dado de 1 a 4
- 3 recursos em rolagens de 5 e 6
- Ao rolar os dados, caso o resultado do evento seja diferente do Assalto do Ladrão, você recebe o seu recurso primeiro, depois registra o recurso do Bot no d6, depois marca o ponto de vitória do Bot se for preciso (quando vira do 6 para 1 no d6) então aplica o efeito do Evento;
- Na rolagem do Assalto do Ladrão, esse evento é resolvido primeiro, conforme a regra. Caso o Bot tenha 1 recurso e volte para o 6, ele reduz o ponto de vitória.
2 - Fase de ação: o jogador realiza essa fase normalmente.
3 - Recolher (comprar) cartas: o jogador realiza essa fase normalmente.
4 - Trocar cartas da mão: o jogador realiza essa fase normalmente.
*5 - Fase de manutenção do Bot: Após o jogador finalizar seu turno:
- O Bot descarta a carta do topo de um dos montes de compra (recolha) após cada turno seu, iniciando pelo monte mais à esquerda;
- Ele alterna entre os montes de compra (recolha) na ordem, da esquerda para a direita, e retornando ao primeiro após o descartar uma carta do último monte antes da pilha virada para cima (cenários temáticos) ou de eventos (cenário introdutório);
- Após descartar a carta, posicione o token em frente ao próximo monte de recolha a direita do último monte descartado;
- A carta descartada é removida do jogo e colocada no descarte comum;
- As cartas descartadas não são utilizadas pelo Bot;
- Quando não houver mais cartas para descartar, o jogo continua até o jogador ou o Bot alcançarem os pontos necessários para vitória.
Ficha de comércio e ficha de herói:
- Você precisa de 6 pontos de comércio e 6 pontos de força para tomar as fichas de comércio e de herói do Bot;
- O Bot começa o jogo com 5 pontos de força e comércio, esses valore não mudam ao longo do jogo;
- Caso ambos tenham 5 pontos de comércio ou pontos de força, ocorre um empate, e ninguém recebe a ficha.
Resultados do dado de eventos:
- Assalto do ladrão: Quando o símbolo do tacape é rolado no dado de evento, o Bot perde 1 recurso, se disponível. Você segue as regras normais.
- Comércio: Até que você alcance 5 pontos de comércio, o Bot rouba um recurso de sua escolha sempre que o símbolo de comércio é rolado no dado de evento;
- Festa: O Bot é sempre considerado como tendo 5 símbolos de habilidade;
- Colheita Abundante: O Bot e você recebem 1 recurso quando o símbolo de colheita abundante é rolado.
- Evento: As cartas de evento são resolvidas dando preferência ao Bot. Nem todos os eventos têm efeitos contra o Bot. Alguns efeitos complexos são discutidos em um tópico posterior (opcional).
- Regra geral: usar a carta de evento contra você, como se fosse o Bot que tivesse sacado a carta. Quando o evento beneficia os dois, você aproveita o benefício.
Condições de Vitória
- Cenário introdutório: O primeiro a atingir 7 pontos vence.
- Cenários temáticos: O primeiro a atingir 12 pontos vence.
- Duelo dos príncipes: O primeiro a atingir 13 pontos vence.
*Opcional: Efeitos complexos nas cartas (em construção):
Regra geral: Sempre que um efeito instruir a descartar uma carta do adversário (ação, expansão, unidades): Escolha uma carta do monte de descartes comum e coloque no fundo de um monte a sua escolha.
Cartas de evento:
- Feudo fraterno: Sempre contra o jogador. Se a força estiver empatada, nada acontece, se o jogador estiver perdendo, o descarte é aleatório e se estiver com vantagem de força, o jogador escolhe as cartas.
- Contenda: Sempre contra o jogador. Se a força estiver empatada, nada acontece, se o jogador estiver perdendo, o descarte é aleatório e se estiver com vantagem de força, o jogador escolhe os edifícios.
- Corrida dos navios mercantes: O Bot começa o jogo com 2 navios mercantes e pode perdê-los via Navio Pirata. Compare o número de navios do Bot com o seu e resolva o evento.
- Ano produtivo: O Bot recebe um recurso. O jogador segue as regras normalmente.
Cartas de ação/Expansões de lugar/Unidades:
- Navio Pirata: Reduza em um o número de navios do Bot.
- Razia: Role um d3 (1-2 = 1; 3-4 = 2 e 5-6 = 3): esse é o número de recursos que você pode tirar do Bot.