GabrielAlmeida::Paths of Glory num tá um patamar acima dos outros dois não?
Raneron:: PoG tá discrepante aí. É outra prateleira.
MuCiLoN::GabrielAlmeida:::Paths of Glory num tá um patamar acima dos outros dois não?
Em realidade o que eles tem em comum é que, pelo bgg, seriam os 3 melhores jogos na categoria "guerra":
1- Guerra do Anel
2- Twilight Struggle
3- Paths of Glory
No ranking geral:
8- Guerra do Anel
(...)
13- Twilight Struggle
(...)
241- Paths of Glory
Como curiosidade, tanto Twilight Struggle quanto Paths of Glory já foram avaliados na posição número 1 no ranking geral do BGG, sendo que apenas outros 6 jogos (tigris & Euphrates, puerto rico, agrícola, Pandemic Legacy, gloomhaven e brass Birmingham) conseguiram.
Em termos de dificuldade, Paths of Glory está alguns patamares acima, pela quantidade absurda de exceções que, dizem, faz Guerra do anel parecer um jogo mais tranquilo.
Caro
GabrielAlmeida,
Raneron e
MuCiLoN
Meu camarada, eu acho que talvez nem seja o caso de dizer que um seja melhor que o outro, porque, na minha humilde opinião, são três propostas lúdicas diferentes, que têm em comum apenas o tema bélico.
Em um primeiro momento o Twilight Struggle e o Paths of Glory parecem mais próximos. Ambos são jogos para dois jogadores e os próprios mapas são levemente parecidos, ou melhor dizendo seguem um conceito semelhante. Já o Guerra do Anel tem um outro estilo de mapa e comporta mais jogadores. Algo parecido acontece em relação à complexidade, porque o Guerra do Anel (4.22) é superior ao Paths of Glory (3.85) e ao Twilight Struggle (3.61). Só que nesse caso eu acho que rola uma certa distorção do conceito de complexidade, porque pelo menos para mim o Paths of Glory me parece bem mais complexo, principalmente por conta do detalhamento a que ele se propõem.
Nesse sentido, é sempre bom lembrar que mesmo sendo lançado em 1999, já durante a Era dos Jogos Modernos, o Paths of Glory se assemelha muito mais aos wargames tradicionais, estilo Avalon Hill do período 1975-1985, do que dos jogos modernos. Isso quer dizer que ele exige uma dedicação muito maior para dominar o jogo, e poder extrair na plenitude tudo que ele tem para oferecer, do que ocorre com os atuais jogos modernos. Basta comparar o tempo de partida indicado nas fichas dos respectivos jogos no BGG. Claro que esse não é um parâmetro muito preciso, mas mesmo assim dá para ter uma noção que esses jogos realmente estão em prateleiras diferentes. Os tempos de duração das partidas de Twiligth Struggle e Guerra do Anel, são de 120-180 minutos o primeiro, e 150-180 minutos o segundo. Já o Paths of Glory com suas 8 horas de duração de partida é totalmente outra conversa.
Assim sendo, tenho cá minhas dúvidas se faz algum sentido comparar jogos tão distintos, com apenas em comum o tema e a alta colocação no ranking específico do BGG, embora evidentemente esses critérios sejam válidos, sob determinado ponto de vista. O problema é que nesse caso, como os pontos em comum são tão poucos, a preferência pessoal acaba tendo um peso muito maior.
Por conta disso, com todo o respeito ao tema proposto pelo camarada Mucilon, e que mesmo talvez não fazendo sentido, no meu humilde entendimento, ainda assim gerou um bom questionamento e uma reflexão legal, eu fique com a impressão de estar comparando laranja, maçã e banana, para saber qual é a melhor fruta, apenas porque elas são frutas. Porém, mais uma vez essa é apenas a minha opinião, e respeito totalmente a opinião de quem achar que a comparação desses três jogos faz todo o sentido, mesmo que não o faça para mim.
Um forte abraço e boas jogatinas!
Iuri Buscácio