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  3. Munchkin
  4. Porque muitas pessoas não gostam de munchkin?

Porque muitas pessoas não gostam de munchkin?

Munchkin
  • avatar
    bepontes807/12/24 22:36
    avatar
    bepontes8
    07/12/24 22:36
    13 mensagens MD

    eu fico vendo todo mundo reclama ou fala mal de munchkin, estou querendo comprar so fiquei na duvida.

    4
    0
    2
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    R$ 85,56 (no boleto)
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  • iuribuscacio
    3108 mensagens MD
    avatar
    iuribuscacio07/12/24 23:04
    iuribuscacio » 07/12/24 23:04

    bepontes8::eu fico vendo todo mundo reclama ou fala mal de munchkin, estou querendo comprar so fiquei na duvida.

    Caro bepontes8

    O Munchkin é um jogo que eu acho ótimo, mas que muita gente torce o nariz com alguma razão. Curiosamente esse é um jogo dos que mais vende.

    O problema maior do Munchkin é que ele demora muito mais tempo do que deveria. Além disso, como ele é um jogo com muito humor, chega uma hora em que as piadas deixam de ser engraçadas e se tornam apenas irritantes. Na décima vez em que sai uma carta mudando o sexo da pessoa isso deixa de ter graça.Dito isso, há algumas regras da casa que ter permitem fazer a partida durar menos tempo. 

    1ª - Limitar a quantidade de rodadas da partida. Se na décima rodada ninguém tiver atingido o nível 10, a partida acaba e se houver dois jogadores no mesmo nível, ganha quem tiver os itens mais valiosos.

    2ª - Limitar ao invés do número de rodadas o tempo, mas isso é meio, complicado, porque um eventual jogador mais competitivo pode não entender a natureza bagunçada, bem humorada e escrachada do jogo, resolver jogar sério, e fazer cera para o tempo passara mais rápido, e ele poder ganhar.

    3ª - Ao invés de usar 10 níveis, usar apenas cinco, com cada jogador subindo dois níveis de cada vez.

    4ª - Já começar a partida sorteando para cada jogador uma carta de classe e outra de raça, para ele saber quais equipamentos pode manter, descartar ou negociar com os outros jogadores.

    Sem essas regras da casa, realmente as partidas terminam sendo longas demais.

    Por fim, muita gente deve te responder esculachando o jogo, dizendo que ele é uma porcaria, e o pior jogo do mundo. Eu te recomendo a não acreditar, em nada disso, e aliás não acreditar, nem em mim mesmo, apesar de achar que minhas house rules melhoram bastante o principal problema do jogo. O melhor nesse caso é vocë procurar assistir algum vídeo de gameplay, e tirar as suas próprias conclusões.

    No mais, independente disso tudo, o fato é que muita, mas muita gente mesmo, iniciou no hobby com o Munchkin, que foi um dos primeiros jogos modernos lançados por essas bandas. E mesmo com grande parte do hobby descendo o sarrafo no jogo, um ponto a se refletir, é que mesmo com todo esse ódio generalizado, o jogo ainda é vendido, e muito bem vendido por sinal até hoje. O mesmo já não pode ser dito de uma pá de outros jogos que são o sonho de consumo de muitos "sommeliers de board games" por aí, e eu acho que vale muito a pena pensar a respeito. Mas essa é apenas a minha humilde opinião.

    Um forte abraço e boas jogatinas!

    Iuri Buscácio   

    12
  • gabriel
    1439 mensagens MD
    avatar
    gabriel07/12/24 23:11
    gabriel » 07/12/24 23:11

    iuribuscacio::O problema maior do Munchkin é que ele demora muito mais tempo do que deveria.

    Aqui foi cirúrgico,

    iuribuscacio::
    No mais Independente disso tudo, o fato é que muita, mas muita gente mesmo, iniciou no hobby com o Munchkin, que foi um dos primeiros jogos modernos lançados por essas bandas.

    e aqui adiciono só que muita gente apenas já cansou do munchkin mesmo, justamente por ter jogado à exaustão. A piada uma hora perde a graça. Mas é um jogo ok.

    5
  • JuanC
    1 mensagens MD
    avatar
    JuanC08/12/24 00:22
    JuanC » 08/12/24 00:22

    Munchkin foi o primeiro amor e o jogo que me trouxe para o hobby. Até hoje lembro de ver o episódio do Tabletop do Will Wheaton jogando com o criador do jogo. Gostei tanto do jogo que tenho ele até hoje, comprei 5 expansões e joguei todas. Nunca fui de contar jogatinas, mas acredito ter +100 partidas de Munchkin na minha vida. Chegava em um ponto de apenas de ver a arte da carta, eu já saber o texto decorado e todos os efeitos. Enfim, depois de alguns anos no hobby e de ter jogados e colecionado mais de 150 jogos, acredito que tenho uma ideia do porque o Munchkin é tão odiado por algumas pessoas do hobby.


    1- O problema do Take that: esse é uma mecânica que é bastante polêmica, e tem pessoas que não tocam em certos jogos se eles tiverem essa mecânica presente em qualquer nível. Depende muito do gosto de cada um, porém eu não vejo ela como uma mecânica necessariamente ruim, e sim o que importa é como ela colocada em prática. Tem jogos que ela é implementada como deveria, por exemplo em um dos meus jogos favoritos, Spartacus. Porém acredito que no Munchkin ela acontece de forma muito gratuita, e desbalanceada. Tem cartas muito melhores que outras (ex. perder 2 níveis contra perder um calçado), maldições do próprio jogo que você não pode fazer nada se não tiver proteção e outras coisas. Muitas vezes você não tem maneira de proteger e o sentimento que fica é de injustiça porque você não teve a sorte de ter uma carta que bloqueava aquilo. Falando em sorte vamos para o segundo ponto:

    2- Sorte e mais sorte: combate de dados contra combate com cartas, eurogames contra ameritrash, o assunto de sorte também é muito polêmico no mundo dos bgs, e aqui no Munchkin é o que não falta. Novamente, não acho sorte uma coisa necessariamente ruim. Tire todo fator de sorte de um jogo e ele se torna algo como xadrez, onde o jogador mais experiente sempre tem vantagem sobre os oponentes. Faça um jogo só de sorte feito candyland, e qualquer pessoa pode ganhar se rolar os resultados certos, porém isso diminui o senso de recompensa e de conquista, sabendo que ao vencer não foi graças as suas decisões, mas sim, do "coração dos dados". A sorte pode ser bem implementada, para simular os fatores imprevisíveis do campo de batalha em um jogo de guerra por exemplo. Já no Munchkin, o caso é diferente. Quase tudo parece sorte. A sua mão inicial, os tesouros que você recebe ao matar um monstro, quando você saqueia uma sala, arromba a porta, enfim. O deck de porta é todo concentrado num deck só, e isso causa problemas, porque não tem muito sentido eu encontrar um dragão nível 20 sendo nível 1 ou 2. Também pode acontecer de ter uma partida inteira que uma pessoa não encontre monstro algum. Além disso, com a mão inicial uma pessoa pode começar como Elfo e Bardo (ou clérigo), com os melhores equipamentos (joelheira da sedução, capa da proteção etc) e outra pessoa cheia de equipamentos pra raças que não possui ou requerimentos que não pode cumprir. O jeito que o jogo "arruma" pra tentar consertar esse balanceamento é a negociação entre os jogadores e poder focar em quem está mais na frente. Mas isso só parece uma forma preguiçosa de tentar balancear uma coisa mal feita. O que nos leva pra o último ponto.

    3- Kingmaking e Marcando quem está frente: um cenário normal de acontecer no Munchkin é: um jogador estar prestes a ganhar o jogo, ai todos os jogadores jogam poções e maldições que estavam guardando contra ele, e ai ele perde o combate. Na vez do próximo jogador, ninguém tem cartas para jogar contra ele e então ele ganha uma vitória sem gosto. Não só você é penalizado e se torna extremamente marcado ao se tomar o primeiro lugar, como o take that constante pode ser chato e até morgar certo jogadores. Já tive amigos que não queriam mais jogar jogos de tabuleiro em geral depois de partidas estressadas de Munchkin. Além do que, essa prática de constantemente marcar o primeiro jogador torna o jogo cada vez mais longo, o que é outro problema de Munchkin já mencionado aqui, ele excede seu tempo de estadia sem uma necessária progressão do jogo pra justificá-la.

    Conclusão: Acho que o principal problema de Munchkin está em tentar ser um jogo casual, e usar essa desculpa para ter várias mecânicas desbalanceadas, e o jogo mesmo possuindo qualidades e bons momentos, estes se tornam repetitivos com um tempo, perdendo parte da magia das primeiras jogatinas. Quando se compara Munchkin com outros jogos do hobby percebesse as falhas do jogo, e que existem melhores alternativas.

    9
  • LeoOSVS
    90 mensagens MD
    avatar
    LeoOSVS08/12/24 01:34
    LeoOSVS » 08/12/24 01:34

    Adoro, mas infelizmente pode acontecer de demorar muito para terminar uma partida.

    1
  • iuribuscacio
    3108 mensagens MD
    avatar
    iuribuscacio08/12/24 01:44
    iuribuscacio » 08/12/24 01:44

    JuanC::Munchkin foi o primeiro amor e o jogo que me trouxe para o hobby. Até hoje lembro de ver o episódio do Tabletop do Will Wheaton jogando com o criador do jogo. Gostei tanto do jogo que tenho ele até hoje, comprei 5 expansões e joguei todas. Nunca fui de contar jogatinas, mas acredito ter +100 partidas de Munchkin na minha vida. Chegava em um ponto de apenas de ver a arte da carta, eu já saber o texto decorado e todos os efeitos. Enfim, depois de alguns anos no hobby e de ter jogados e colecionado mais de 150 jogos, acredito que tenho uma ideia do porque o Munchkin é tão odiado por algumas pessoas do hobby.


    1- O problema do Take that: esse é uma mecânica que é bastante polêmica, e tem pessoas que não tocam em certos jogos se eles tiverem essa mecânica presente em qualquer nível. Depende muito do gosto de cada um, porém eu não vejo ela como uma mecânica necessariamente ruim, e sim o que importa é como ela colocada em prática. Tem jogos que ela é implementada como deveria, por exemplo em um dos meus jogos favoritos, Spartacus. Porém acredito que no Munchkin ela acontece de forma muito gratuita, e desbalanceada. Tem cartas muito melhores que outras (ex. perder 2 níveis contra perder um calçado), maldições do próprio jogo que você não pode fazer nada se não tiver proteção e outras coisas. Muitas vezes você não tem maneira de proteger e o sentimento que fica é de injustiça porque você não teve a sorte de ter uma carta que bloqueava aquilo. Falando em sorte vamos para o segundo ponto:

    2- Sorte e mais sorte: combate de dados contra combate com cartas, eurogames contra ameritrash, o assunto de sorte também é muito polêmico no mundo dos bgs, e aqui no Munchkin é o que não falta. Novamente, não acho sorte uma coisa necessariamente ruim. Tire todo fator de sorte de um jogo e ele se torna algo como xadrez, onde o jogador mais experiente sempre tem vantagem sobre os oponentes. Faça um jogo só de sorte feito candyland, e qualquer pessoa pode ganhar se rolar os resultados certos, porém isso diminui o senso de recompensa e de conquista, sabendo que ao vencer não foi graças as suas decisões, mas sim, do "coração dos dados". A sorte pode ser bem implementada, para simular os fatores imprevisíveis do campo de batalha em um jogo de guerra por exemplo. Já no Munchkin, o caso é diferente. Quase tudo parece sorte. A sua mão inicial, os tesouros que você recebe ao matar um monstro, quando você saqueia uma sala, arromba a porta, enfim. O deck de porta é todo concentrado num deck só, e isso causa problemas, porque não tem muito sentido eu encontrar um dragão nível 20 sendo nível 1 ou 2. Também pode acontecer de ter uma partida inteira que uma pessoa não encontre monstro algum. Além disso, com a mão inicial uma pessoa pode começar como Elfo e Bardo (ou clérigo), com os melhores equipamentos (joelheira da sedução, capa da proteção etc) e outra pessoa cheia de equipamentos pra raças que não possui ou requerimentos que não pode cumprir. O jeito que o jogo "arruma" pra tentar consertar esse balanceamento é a negociação entre os jogadores e poder focar em quem está mais na frente. Mas isso só parece uma forma preguiçosa de tentar balancear uma coisa mal feita. O que nos leva pra o último ponto.

    3- Kingmaking e Marcando quem está frente: um cenário normal de acontecer no Munchkin é: um jogador estar prestes a ganhar o jogo, ai todos os jogadores jogam poções e maldições que estavam guardando contra ele, e ai ele perde o combate. Na vez do próximo jogador, ninguém tem cartas para jogar contra ele e então ele ganha uma vitória sem gosto. Não só você é penalizado e se torna extremamente marcado ao se tomar o primeiro lugar, como o take that constante pode ser chato e até morgar certo jogadores. Já tive amigos que não queriam mais jogar jogos de tabuleiro em geral depois de partidas estressadas de Munchkin. Além do que, essa prática de constantemente marcar o primeiro jogador torna o jogo cada vez mais longo, o que é outro problema de Munchkin já mencionado aqui, ele excede seu tempo de estadia sem uma necessária progressão do jogo pra justificá-la.

    Conclusão: Acho que o principal problema de Munchkin está em tentar ser um jogo casual, e usar essa desculpa para ter várias mecânicas desbalanceadas, e o jogo mesmo possuindo qualidades e bons momentos, estes se tornam repetitivos com um tempo, perdendo parte da magia das primeiras jogatinas. Quando se compara Munchkin com outros jogos do hobby percebesse as falhas do jogo, e que existem melhores alternativas.

    GabrielAlmeida::
    iuribuscacio:::O problema maior do Munchkin é que ele demora muito mais tempo do que deveria.


    Aqui foi cirúrgico,








    iuribuscacio:::
    No mais Independente disso tudo, o fato é que muita, mas muita gente mesmo, iniciou no hobby com o Munchkin, que foi um dos primeiros jogos modernos lançados por essas bandas.


    e aqui adiciono só que muita gente apenas já cansou do munchkin mesmo, justamente por ter jogado à exaustão. A piada uma hora perde a graça. Mas é um jogo ok.


    Caro JuanC e GabrielAlmeida

    Rapazes, eu concordo com tudo que vocês falaram. Realmente o Munchkin tem muita sorte, as cartas são desbalanceadas, o take that é exagerado, e coisa e tal. Além disso realmente as partidas são muito arrastadas e demoram uma eternidade. Quando o hobby estava bem no início o jogo fazia muito sucesso, tanto que as pessoas  jogaram exaustivamente a ponto de enjoarem. Porém, novos jogos surgiram, o mercado nacional cresceu, a quantidade de lançamentos de edições nacionais dos grandes board games gringos aumentou, jogos 100% brasileiros deram as caras, assim como novas editoras pintaram. Por conta disso, o Munchkin deixou de ser aquela única opção do início do hobby.
      
    Apesar disso, eu gostaria de acrescentar duas coisas. A primeira é que certamente muita gente que comenta aqui no Ludopedia já tem anos de estrada, e provavelmente já jogou muito o Munchkin. Por outro lado, sempre tem gente nova descobrindo o hobby a cada ano. Em função disso, talvez o Munchkin tenha enchido o saco, para o sujeito depois da centésima partida dele. Mas para quem ainda está começando o jogo pode agradar, como acontecia com muita gente no início do hobby, embora as pessoas tenham vergonha de admitir hoje em dia. Eu vejo algo assim acontecer com o Dixit por exemplo, que parece que de alguns anos para cá, se tornou necessário falar mal dele e dizer que não gosta do jogo, como forma de se afirmar com grande conhecedor de board games. Contrariamente, eu não tenho a menor pretensão nesse sentido, e sou o primeiro a reconhecer que diversas pessoas conhecem de jogos de tabuleiro modernos muito mais do que eu, e que quase sempre que eu entro aqui no Ludopedia, acabo aprendendo um pouco mais. Por isso, não tenho a menor vergonha de dizer que adoro o Dixit, e que nenhum outro jogo me diverte mais e me satisfaz tanto, nem o meu muito amado Stone Age, o que para mim significa muita coisa. Também não tenho problema nenhum em dizer que gosto do Munchkin, embora jogue-o raramente, e sempre aplicando as minhas regras da casa para diminuir o tempo de partida. Se isso levar a uma queda do meu conceito prante algumas pessoas, por mim tudo bem, porque eu não tenho problema algum com isso, e para mim vale muito mais a autenticidade do que um eventual prestígio, entre os pares.

    Outra questão caso que eu vejo que serve de fundamento para muito da antipatia, que algumas pessoas tem pelo Munchkin, me parece nascer de uma forma equivocada de ver o jogo. Com toda a certeza o Muchkin é desbalanceado. Com toda a certeza o Munchkin tem muita sorte. Com toda a certeza o Munchkin tem Take That demais, e essa é inclusive a premissa base do jogo. A questão, pelo menos do meu ponto de vista, é que ele é feito exatamente para ser assim mesmo, totalmente desbalanceado, injusto, caótico e aleatório. Em uma partida você terá enorme vantagem com as cartas que receber, e os números que tirar no dado, e na partida seguinte o universo inteiro vai conspirar contra você. E o Munchkin além não fazer nada para equilibrar isso, ainda procura tornar as coisa ainda mais desequilibradas. Isso tudo porque o jogo não tem absolutamente nenhum compromisso com a seriedade. Ele é um jogo escrachado mesmo, portanto eu não vejo muito sentido de exigir dele coisas como balanceamento, equilíbrio e mitigação do fator sorte. Se alguém joga o Munchkin com esse tipo de expectativa, na verdade a pessoa é que está equivocada (no meu ponto de vista), do mesmo modo que estaria equivocada uma pessoa que fosse jogar TI4 ou Mage Knight com 6 jogadores esperando um partida rápida, ou alguém que fosse jogar Brass: Birmigham ou Food Chain Magnate como jogos famílias leves e casuais.

    Dito isso, eu entendo perfeitamente quem já tirou tudo o que havia para tirar do Munchkin, e reconheço que ele tem vários problemas, sendo a longa duração das partidas o principal deles. Só não acho justo que se analise negativamente o jogo partindo do pressuposto de que ele tem "defeitos", por não atender determinados padrões de jogos mais sérios, coisa que o jogo jamais tentou fazer, nem que ele seja avaliado partindo do pressuposto de que a pessoa já jogou até enjoar. 

    Por isso, a reflexão que eu faço é que o fato do jogo não atender as nossas expectativas, incompatíveis com a proposta do jogo, ou o fato de nós já termos enjoado dele, não torna necessariamente o Munchkin ou qualquer outro jogo ruim, por si só. Ele apenas pode continuar sendo um jogo bom, mas inadequado para aquele nosso momento atual dentro do hobby, mas para outra pessoa servir muito bem.   

    Pelo menos eu acho que em uma coisa todo mundo concorda, tenha se jogado Munchkin uma, dez ou cem vezes. As partidas são realmente muito longas, o que realmente torna fundamental utilizar alguma house rule para diminuir esse tempo.

    Um forte abraço e boas jogatinas!

    Iuri Buscácio

    3
  • bjatot
    1 mensagens MD
    avatar
    bjatot08/12/24 01:52
    bjatot » 08/12/24 01:52

    O resumo do resumo desta questão é: Munchkin é um jogo que joga VOCÊ.

    Ele foi um dos primeiros jogos modernos que comprei. Porém conforme você vai tendo contato com outros jogos do Hobby, vai percebendo que existem outros jogos que te permitem ter mais controle e realizar escolhas que realmente terão consequências significativas. Quando você vence um jogo que te permite isto, a sensação de vitória é mais recompensadora do que em Munchkin. Às vezes nem precisa vencer, às vezes só sentir que você jogou bem, já é recompensador.
    Pra isto é necessário que o JOGADOR jogue o jogo.

    O JuanC tocou nas questões principais de forma detalhada.

    2
  • iuribuscacio
    3108 mensagens MD
    avatar
    iuribuscacio08/12/24 02:17
    iuribuscacio » 08/12/24 02:17

    bjatot::O resumo do resumo desta questão é: Munchkin é um jogo que joga VOCÊ.

    Ele foi um dos primeiros jogos modernos que comprei. Porém conforme você vai tendo contato com outros jogos do Hobby, vai percebendo que existem outros jogos que te permitem ter mais controle e realizar escolhas que realmente terão consequências significativas. Quando você vence um jogo que te permite isto, a sensação de vitória é mais recompensadora do que em Munchkin. Às vezes nem precisa vencer, às vezes só sentir que você jogou bem, já é recompensador.
    Pra isto é necessário que o JOGADOR jogue o jogo.

    O JuanC tocou nas questões principais de forma detalhada.

    Caro bjatot

    Rapaz você foi perfeito no seu comentário. Realmente o Munchkin é um jogo muito caótico e aleatório, em que o jogador não tem muito controle de nada. Não há o menor compromisso com a estratégia e o jogador mais reage ao resultado das cartas sorteadas e ao resultados dos dados, do que qualquer outra coisa. 

    Se a pessoa não tem problema com isso, e estiver disposta a entrar na brincadeira e jogar na base da palhaçada é provável que ela goste do Munchkin, mais uma vez ressalvada a problemática da duração das partidas. Por outro lado, se ela quiser um jogo mais estratégico e equilibrado, que prestigie um bom planejamento e uma boa leitura de mesa, com toda a certeza, o Munchkin não é para ela.

    É aquela história, se o sujeito quer uma experiência audiovisual cerebral e compenetrada, ele vai assistir um filme do Bergman ou do Fellinni, e não um episódio do Pica-Pau. Mas isso também não quer dizer, que um episódio do Pica-Pau não caia muito bem quando se quer uma distração leve e totalmente descompromissada. 

    Um forte abraço e boas jogatinas!

    Iuri Buscácio

    0
  • Raio
    2001 mensagens MD
    avatar
    Raio08/12/24 13:23
    Raio » 08/12/24 13:23

    Porque o jogo é frustrante. Tem um kingmaker muito pesado, mais pesado do que o suportável, desbalanceado e com piadinhas que não se mantém.

    Ele também dura mais do que deveria e a diversão se perde em meio a tantos "problemas", como os citados acima.

    Eu joguei, não gostei e não jogaria se me convidassem.
    Existem infinitos jogos melhores que esse no mercado.

    0
  • igorfernandespi
    585 mensagens MD
    avatar
    igorfernandespi08/12/24 17:56
    igorfernandespi » 08/12/24 17:56

    bepontes8::eu fico vendo todo mundo reclama ou fala mal de munchkin, estou querendo comprar so fiquei na duvida.

    Foi meu primeiro jogo. Compre,você vai adorar. Um ano depois você vai entender porque ele é odiado por muitos,mas até lá você já vai ter se divertido muito 

    7
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Munchkin - Porque muitas pessoas não gostam de munchkin?
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