patrickbnu::Eu considero ele um jogo familia expert haha ele tem regras fáceis, mas é um jogo calculista, pareceu bacana de jogar e não tão pesado (pra mim jogo pesado é jogo denso de regras e não jogo que podes ficar calculando várias jogadas).
Dito isso, lembro de um jogo que tem algumas pegadas parecidas, Airlines Europe, da uma olhada.. só não tem no Brasil ele...
Tb acho que o Airlines Europe tem mesmo algum feeling do Acquire. É um misto entre Acquire e Ticket to Ride.
Bom, substituir o Acquire não tem como, ele é muito original. Eu citaria alguns que dão alguma lembrança das principais mecânicas do Acquire. Se tiver a parte da gestão de investimento já daria pra citar, mas se tiver também o aspecto espacial da construção de território aí dá ainda mais o feeling. No entanto a mecânica das fusões é quase única, ou pelo menos não lembro agora, só conheço o Big Boss que foi mencionado, que não joguei ainda mas para o meu gosto pessoal foi desinteressante perto do Acquire e de outros que já tenho.
Fora esses que já citaram....
Tem o San Francisco Cable Car / Metro que tb dá um pouco do feeling do investimento e especulação, é jogo bem leve, mas gostoso de jogar. Esse jogo era encontrado barato até um tempo atrás.
Um jogo que dá um feeling do Acquire é o Chicago Express, excelente. O Paris Connection tb, acho mais ou menos, mas pra mim é como se fosse um Chicago Express mais leve.
O Imperial 2030 tem a parte de investimentos e controle de área, embora seja temática tão distante acho que tb pode ser lembrado, jogão.
O The Princess of Florence tb tem a parte da contrução do território ao mesmo tempo em que é feito investimento. Não curto muito mas vale citar.
Outro é o Jogo do Poder, antigão da Grow, na gringa chama Cartel. O autor era amigo do Sid Sackson e cita que o Acquire foi inspiração. D´pra encontrar usado barato, mas geralmente em condições de muito desgaste.
Vlw!